O sabor e a comercialização dos garfos de repolho dependem diretamente do cumprimento do regime da água. A rega nos estágios iniciais da estação de crescimento afeta a formação da colheita; portanto, você deve prestar a devida atenção a como e em que quantidade regar o repolho durante a estação.
Seleção de água para irrigação
A temperatura da água utilizada é essencial. Muito frio causa estresse na planta, provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas e inibe o sistema radicular, de modo que a água coletada no poço deve ser aquecida a +18 ... + 23 ° С. Além do aquecimento, a água da torneira também deve ser defendida em recipientes abertos - baldes, bacias, etc., para que o cloro desapareça. A melhor opção seria coletar água da chuva e os reservatórios naturais podem ser usados apenas se não forem poluídos por efluentes industriais e domésticos.
Quando e com que frequência regar repolho
O repolho é uma cultura que adora umidade e precisa de rega abundante e frequente. Mas, ao mesmo tempo, as condições climáticas do terreno e as condições climáticas devem ser levadas em consideração para não sobrecarregar as plantas. Determine se deve regar o repolho cavando o solo com uma pá na cama até a profundidade da lâmina. Se a terra estiver um pouco molhada - chegou a hora e você não pode esperar até que seque. A umidade ideal do solo necessária para o desenvolvimento normal da colheita é de 80%. A rega é realizada na ausência de luz solar direta: de manhã, à noite ou em um dia nublado.
Métodos de rega
Os jardineiros organizam a irrigação de suas parcelas de acordo com suas capacidades técnicas, mas deve-se ter em mente que, em clima frio, os arbustos são regados sob a raiz ou de cima, se estiver quente e seco. Para fazer isso, use métodos diferentes de fornecimento de umidade às plantas, cujos principais serão discutidos mais adiante.
Importante! Se o molho foliar ou tratamento medicamentoso for feito, você poderá regar o repolho por cima apenas um dia após o procedimento.
Manual
Com a ajuda de um balde ou um regador, é possível regar com precisão a água com a quantidade certa de água, que você pode aquecer ou adicionar cobertura, e o bico com um divisor permite irrigar os arbustos de cima nas folhas. Esse método é barato e econômico, mas repleto de esforço físico prolongado e um grande investimento de tempo com uma grande área de leitos.
Com uma mangueira
Usar uma mangueira é a maneira mais fácil e barata de regar rapidamente uma área pequena. Ao mesmo tempo, várias mudas, especialmente jovens e imaturas, morrem inevitavelmente, esmagadas pelos pesados anéis de mangueira sujos. Uma grande quantidade de água sob pressão corrói e obstrui as camadas superiores do solo, poluindo as plantas e, em seguida, é absorvida no solo por um longo tempo, impedindo a possibilidade de afrouxá-lo qualitativamente.
Pela chuva
Recentemente, apesar do alto custo, os sistemas de irrigação automática para irrigação, tanto em grandes campos como em pequenos leitos, têm sido cada vez mais utilizados. Equipados com diferentes tipos de aspersores conectados à mangueira assentada, permitem ajustar a vazão, o tamanho da gota, o raio e o ângulo de pulverização. Ao mesmo tempo, além do solo, o ar é umedecido e as folhas das plantas são resfriadas.
Gotejamento
A maneira mais fácil e econômica de "regar" as camas é o método de gotejamento, que, no entanto, requer alguma preparação e custos. Uma mangueira com orifícios feitos à mão ou comercial com conta-gotas integrada através da qual a água escorre lentamente é colocada ao longo dos arbustos nas camas.
- Essa rega tem várias vantagens valiosas:
- consumo mínimo de água (em comparação com outros métodos);
- as gotas de umidade são rapidamente absorvidas e vão diretamente para as raízes das plantas;
- somente plantas cultivadas recebem água, não ervas daninhas;
- não requer esforço físico;
- não leva tempo;
- pode ser realizado a qualquer hora do dia sem risco de queimar folhas devido a quedas caindo sobre elas.
A quantidade de água ao molhar
Os arbustos jovens de repolho precisam de pelo menos 1-2 litros de água diariamente. Em plantas adultas, é necessário gastar até 15 litros por 1 m² e durante o período de amarração e crescimento de garfos - até 30 litros.
Importante! Quando o solo fica alagado por mais de 8 horas, as raízes do repolho começam a morrer.
Horário de irrigação durante as etapas da vegetação
Cada variedade de repolho passa por suas fases de desenvolvimento em momentos diferentes e, consequentemente, a intensidade da irrigação muda com isso. As variedades precoces requerem mais umidade no início do verão, com amadurecimento tardio em agosto; portanto, o cronograma de rega é elaborado levando em consideração as características varietais da planta e os fatores climáticos. Os jardineiros costumam ter a questão de regar o repolho depois da chuva. Chuvas leves não afetam o momento da irrigação e o fluxo da água. A chuva de intensidade média muda a rega por 3 a 7 dias, e a chuva prolongada a substitui completamente.
Primeiros tiros
Quando semeado em campo aberto, o fraco sistema radicular dos brotos depende muito da composição do solo e de sua capacidade de reter a umidade. Nas primeiras 2-3 semanas, os brotos em solos arenosos precisam ser regados a cada 2-3 dias, e em gramados mais pesados e densos é suficiente para irrigar a cada 4-5 dias. Se necessário, você pode combinar a rega com a cobertura.
Você sabe O caule do repolho é o caule e a cabeça do repolho — é um enorme rim invernal.
Após o desembarque
Com o método de crescimento das mudas, os brotos são abundantemente regados nos buracos durante o plantio. Depois disso, a primeira irrigação é realizada após 5-6 dias. Durante o crescimento das folhas antes da formação dos garfos, o repolho é regado em média 4-6 vezes por semana em clima temperado e até 10 vezes nas regiões sul.
Durante a formação
A umidade é especialmente necessária quando os garfos são amarrados e crescem. Nesse momento, o solo deve ser derramado a uma profundidade de 40 cm, mas a irrigação nesse período deve ser especialmente uniforme e constante. Se permitirmos que o solo seque e depois regue-o abundantemente, as folhas internas da cabeça crescerão mais rapidamente e rasgarão as superiores, como resultado, toda a colheita perderá sua apresentação.
Características da rega
O repolho hidratante precisa constantemente do suporte da umidade ideal do solo e do ar. Ao cultivar em campo aberto, esses indicadores diferem dos de efeito estufa, que devem ser levados em consideração ao regar.
Você sabe O chucrute é mais útil que o cru, porque contém 2 vezes mais vitaminas e nutrientes que surgem no processo de fermentação.
Rega ao ar livre
Em espaços abertos, sob a influência do sol e do vento, a superfície do solo seca rapidamente e as raízes da cultura localizadas na camada superior da terra requerem irrigação mais frequente. Com a falta de umidade, as cabeças do repolho são amarradas com relutância, a suculência das folhas diminui e veias duras se formam nelas.
O cultivo de repolho nos campos continua até as geadas. As variedades tardias que amadurecem no outono, em clima seco, continuam sendo regadas semanalmente, mesmo em setembro, porque ainda crescem nessa época. Antes da colheita em outubro, a partir da segunda década, a rega é interrompida para completar a vegetação das plantas, aumentar o prazo de validade e melhorar a transportabilidade das cabeças de repolho.
Molhar na estufa
Em um terreno coberto, é muito mais fácil fornecer a umidade necessária do que em um campo. Para aumentá-lo, é utilizada aspersão e, com excesso, é ventilada uma estufa. A irrigação é realizada em abundância, em média uma vez a cada 10 dias. Se o policarbonato é o material para abrigo, que retém o calor melhor que outros, a rega é realizada com mais frequência, pois a terra seca mais rapidamente. As variedades precoces e precoces de repolho, que geralmente são cultivadas em estufas, podem ser regadas até que os garfos sejam colhidos.
Além das regras gerais de medidas de irrigação, para obter uma colheita de repolho de alta qualidade, é necessário observar os requisitos individuais de cada espécie e variedade, adubar a tempo e também cultivar e adubar o solo para preservar a umidade e garantir a troca de ar pelas raízes da cultura.