Os curandeiros medievais consideravam o gengibre a melhor cura para a praga, e o limão era recomendado para melhorar os processos digestivos e as defesas do corpo. A medicina moderna não se afastou das tradições antigas e comprovou cientificamente as propriedades curativas de ambos os produtos. Hoje, o chá quente de limão e gengibre para muitos é o primeiro agente anti-frio e antiviral. Aprenda a fazer uma bebida saudável e, para quem é contra-indicado, aprenda mais com o artigo.
As propriedades curativas do gengibre com limão
A farmácia de gengibre é amplamente conhecida em todo o mundo, mas os pioneiros de seu efeito terapêutico foram os antigos seguidores da medicina chinesa. Não é de admirar que as enormes plantações dessa planta perene sejam encontradas hoje em fazendas asiáticas.
Você sabe O nome científico da farmácia de gengibre Zīngiber officināle vem da palavra "singabera", que é traduzida do sânscrito como "raiz com chifres". E em chinês, "gengibre" significa "masculinidade".
As matérias-primas mais valiosas do gengibre são seus tubérculos picados. Destes, para fins medicinais e preventivos, são preparadas decocções, chás e tinturas. Os pesquisadores acreditam que a composição química da planta enriquecida com vitaminas e minerais contribui para a funcionalidade adequada de todos os sistemas do corpo humano.
Em conjunto com limão e mel, este produto estimula as defesas do corpo e ajuda a curar resfriados, minimiza os riscos de doenças coronárias, asma, artrose, artrite, reumatismo, neoplasias malignas, reduz dores musculares e articulares, melhora a condição dos cabelos, unhas e pele.
- Está provado que a ingestão regular de chá de gengibre com limão tem um efeito mágico nos seres humanos. Ou seja:
- melhora a fórmula sanguínea, enriquecendo-a com vitaminas (grupos B, C, E, K, PP) e minerais (potássio, cálcio, magnésio, sódio, ferro, manganês, cobre, selênio, zinco), extremamente necessários para a exaustão física e anemia;
- graças ao ácido ascórbico inerente à composição, ajuda no tratamento de influenza, escorbuto, resfriados e doenças virais, reumatismo e tuberculose;
- fortalece o sistema imunológico (a mistura tem um efeito antibacteriano e anti-inflamatório, tonifica a vitalidade);
- normaliza o funcionamento dos órgãos do trato gastrointestinal (promove a fácil assimilação dos alimentos, estimula a produção de suco gástrico, controla as funções secretoras e também evita indigestão, flatulência, doenças hepáticas e renais);
- estabelece a funcionalidade do sistema cardiovascular (fortalece as artérias, remove toxinas, toxinas e colesterol, impede o desenvolvimento de gota, aterosclerose, tromboflebite);
- desinfeta a cavidade oral e elimina o odor desagradável;
- acalma o sistema nervoso, ajuda com insônia e estresse;
- promove a perda de peso;
- devido à estimulação da circulação sanguínea ativa aumenta a libido masculina.
Aplicação de chá
A raiz de gengibre tem sido considerada uma panacéia. Por exemplo, os antigos gregos a usavam como uma cura para comer demais, os sábios chineses recomendavam fazer chás de tubérculos para melhorar a memória, os asiáticos do leste mastigavam esse produto todas as manhãs para prolongar sua juventude, e os marinheiros brigavam com ele com enjoo.
Você sabe Raízes de gengibre foram descobertas pela primeira vez cerca de 5 mil anos atrás nas regiões do norte da Índia. Graças aos comerciantes árabes, o mundo inteiro reconheceu o perene inútil. No mercado atual, os principais fornecedores deste produto são Brasil, China, Nigéria, Austrália, Barbados e Jamaica.
Hoje, os pratos de gengibre em conserva são servidos com pratos de peixe e carne, também adicionados na forma de especiarias secas; O limão é usado durante o cozimento para obter um sabor azedo específico, bem como para decorar sobremesas.
O uso generalizado de ambos os produtos na culinária não subestima seus benefícios à saúde.. Pelo contrário, os médicos, além de ingerir vários pratos com base na raiz e nas frutas de cura, são aconselhados a beber pelo menos uma xícara de bebida de gengibre e limão com mel diariamente. Esse tipo de consumo de chá é especialmente relevante para resfriados, imunidade enfraquecida, anemia e obesidade.
Para perda de peso
O gengibre contém gingeróis, cafeína e fitoquímicos, que, quando reagidos, diluem o sangue e estimulam a circulação sanguínea. Assim, os vasos são limpos de toxinas e toxinas acumuladas. Esses processos, por sua vez, aumentam a imunidade e contribuem para a queima de tecidos gordurosos. O limão enriquece o corpo com vitaminas e minerais, aumentando a ação da "raiz com chifres".
Importante! Para crianças menores de dois anos, o gengibre é estritamente proibido. Isto é devido às propriedades da "raiz com chifres" para desequilibrar o funcionamento de sistemas cardiovasculares e digestivos imaturos em bebês.
Comer tubérculos de gengibre inteiros e fatias de limão não é uma experiência agradável. No processo de tratamentos culinários, uma quantidade significativa de substâncias úteis pode ser perdida; portanto, os fitoterapeutas consideram o chá verde com gengibre e limão como a opção ideal para consumir esses medicamentos. Recomenda-se beber sem açúcar três vezes ao dia.
Para verificar as propriedades de queima de gordura das frutas e especiarias, pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda, realizaram muitos experimentos. Como resultado, eles chegaram à conclusão de que por semana, com uma dieta razoável e atividade física moderada, o consumo de chá com gengibre e limão ajuda a perder entre 4,0 e 4,5 kg de excesso de peso. Além disso, a bebida evita o desenvolvimento de deficiência de vitaminas e tem um efeito tônico.
Para prepará-lo, você precisa ferver 300 ml de água e adicionar uma raiz de gengibre ralada (até 2 cm de comprimento). A mistura resultante foi mantida em fogo baixo por 5 minutos, depois removida da estufa, filtrada e adicionadas 2 fatias de limão. Se desejado, a receita pode ser melhorada com um ingrediente adicional das folhas do capim-limão.
Importante! Gengibre sobreÉ aconselhável cozinhar tvar e chás em recipientes de vidro ou esmaltados. Em nenhum caso você pode usar panelas de alumínio, pois seus metais constituintes em reação aos óleos essenciais destroem os componentes da cura e se transformam em um veneno perigoso.
Para imunidade
O chá de limão e gengibre revigora bem e estimula as defesas do corpo. O uso regular de tal bebida em combinação com caminhadas diárias ao ar livre, boa nutrição e atividade física moderada garante excelente saúde.
Um erro comum na preparação de uma bebida terapêutica é medir os ingredientes necessários "a olho". A violação de proporções pode ter um efeito prejudicial no corpo.
Para evitar consequências negativas Os fitoterapeutas aconselham a preparar uma bebida a partir de partes iguais de raiz de gengibre ralada e suco de limão (2 colheres de sopa cada). Esses componentes são misturados em um recipiente de vidro e despeje 2 xícaras de água fervente. Quando o chá esfriar um pouco, adicione 1 colher de sopa de mel líquido.
É importante que a temperatura do líquido esteja abaixo de + 65 ° C; caso contrário, os componentes do produto apícola serão transformados em substâncias tóxicas. Beber tome diariamente antes de dormir. Com grave depleção do corpo, recomenda-se aumentar a dose diária em até 3 vezes.
Importante! O consumo abundante e descontrolado de gengibre é repleto de diarréia, vômitos e reações alérgicas. Se esses sintomas aparecerem, pare o tratamento imediatamente e consulte um médico.
Do resfriado comum
Interagindo, os componentes do gengibre, limão e mel são capazes de destruir bactérias e vírus no corpo humano que causam processos inflamatórios e resfriados. Se o chá de gengibre com limão é frequentemente tomado durante a doença, o escarro se liquefaz e sua expectoração melhora, motivo pelo qual a bebida é recomendada para tosse seca e para a prevenção de bronquite. Além disso, o paciente tem transpiração intensa, o que ajuda a reduzir a temperatura corporal.
O medicamento é considerado um bom analgésico, pois alivia cólicas e dores nas infecções respiratórias agudas.
Vencimento a capacidade do gengibre para melhorar a circulação sanguínea, os membros e a superfície da pele são aquecidos, as toxinas e as toxinas são lavadas para fora do corpo. Em um complexo, isso contribui para uma recuperação rápida.
Para preparar esta bebida curativa e revigorante, é necessário cortar em anéis ou moer a raiz de gengibre (cerca de 1,5 cm de comprimento), despeje por cima com 1 colher de sopa de suco de limão e despeje 400 ml de água fervente. A chaleira é coberta com uma tampa e deixada por 20 minutos para insistir. Após meia hora, o mel pode ser adicionado à bebida a gosto.
Você sabe UmOs amantes ingleses de bebidas caseiras descobriram o sabor da cerveja de gengibre no século XIII. Aconteceu em uma das cervejarias de Yorkshire. Esta bebida atingiu seu pico de popularidade no século XX, conquistando uma posição segura nas linhas de produção da Grã-Bretanha, EUA e Canadá.
Possíveis propriedades nocivas do chá
Não tome chá com gengibre e limão como uma panacéia para todas as doenças. A paixão excessiva por eles pode causar danos significativos ao corpo. O trato digestivo será o primeiro a responder, resultando em diarréia, dor de estômago, azia, náusea e vômito.
Além disso, a "raiz com chifres" não é adequada para todos. Deve-se ter cuidado com as pessoas que usam cálculos biliares e anticoagulantes.. Portanto, antes de tomar chá, é importante garantir que não haja contra-indicações e monitorar rigorosamente que a dose diária de gengibre consumida não exceda 8 g.
Ignorar esses requisitos é repleto de:
- deficiência visual;
- arritmia;
- insônia;
- doenças do trato gastrointestinal em um curso crônico;
- exacerbações de patologias da pele (processos inflamatórios);
- reações alérgicas a ervas, plantas;
- sangramento interno e externo;
- o aparecimento de pedras na vesícula biliar e nos dutos.
Você sabe Nas obras-primas culinárias da Europa, o gengibre é mais frequentemente combinado com frutas cítricas. E no sudeste da Ásia, a geleia de chow-chow é preparada a partir das raízes, considerada um prato nacional. Enquanto isso, os chineses estão acostumados a fazer frutas cristalizadas com este produto, e não há outros aditivos neles.
Contra-indicações
- Bebidas de limão com gengibre são estritamente contra-indicadas em:
- cirrose do fígado;
- úlceras do trato digestivo;
- gastrite;
- hemorróidas;
- tendência a sangramentos nasais freqüentes;
- pressão alta;
- doença cardíaca coronária;
- febre;
- queimaduras;
- doença de cálculo biliar;
- antes da próxima cirurgia;
- durante a gravidez e lactação.
Se não houver contra-indicações, os médicos recomendam beber chá com limão e gengibre diariamente, pois essa bebida não é apenas saborosa, mas também muito saudável. O principal é observar a medida e preparar a bebida estritamente de acordo com a receita.