O tomate é um vegetal delicioso, de grande valor para a saúde humana. É utilizado para fins culinários, médicos e até cosméticos. No entanto, a ingestão de tomate está associada a um efeito prejudicial quando, por razões de saúde, uma pessoa não deve usar este produto. É por isso que vale a pena descobrir quais propriedades úteis e prejudiciais os tomates têm e quais são as contra-indicações para seu uso.
Composição e conteúdo de substâncias
O tomate é legitimamente considerado um depósito de nutrientes. De fato, eles contêm uma quantidade significativa de vitaminas, macro e microelementos.
Entre os principais estão:
- vitaminas A, B1, B2, PP, B4, B5, B6, B9, H, C, E, K;
- glicose
- frutose;
- pectina;
- amido;
- carotenóides;
- fibra;
- licopeno;
- xantofila;
- iodo;
- ferro
- cálcio
- silício;
- Sódio
- magnésio
- enxofre;
- fósforo;
- cloro
Você sabe Outro nome para a planta, "tomate", tem raízes astecas, já que era chamado de "tomate" em seu idioma.
Tomates Calóricos
O conteúdo calórico do produto depende da variedade.
Em média, os indicadores KBZhU por 100 g são os seguintes:
Esquilos | 1,1 g |
Gorduras | 0,2 g |
Carboidratos | 3,7 g |
Conteúdo calórico | 20 kcal |
Existem menos espécies com alto teor calórico. Assim, em 100 g de tomate cereja são apenas 14 kcal. O valor energético da preservação depende da quantidade usada na preparação de especiarias, mas, em média, não excede o teor calórico de um produto fresco.
Propriedades úteis e danos aos tomates
Tomates de várias variedades e espécies têm muitas propriedades úteis e até medicinais. Muitas pessoas têm medo de comer variedades criadas artificialmente, porque acreditam que são menos úteis, mas não é assim. Ao contrário da crença popular, também deve ser esperado um efeito positivo dos híbridos.
- As propriedades úteis dos tomates incluem:
- fortalecimento do sistema músculo-esquelético;
- proteção muscular contra entorses;
- recuperação do corpo, em particular, cérebro e fígado, após intoxicação por álcool;
- prevenção de câncer;
- preservação da visão;
- baixar colesterol;
- melhoria dos sistemas circulatório e cardiovascular;
- prevenção das doenças de Alzheimer e Parkinson;
- normalização dos movimentos intestinais;
- efeito curativo na pele;
- metabolismo melhorado;
- normalização da função pulmonar;
- reforçar a imunidade devido à presença de nutrientes úteis na composição, especialmente úteis para tomates cor de rosa, que contêm 1/3 a mais de matéria seca;
- baixo teor calórico, especialmente nas variedades de amarelo e laranja;
- preservação de vitaminas e minerais durante o cozimento, o que torna os tomates salgados e em conserva não menos úteis.
Apesar de uma lista impressionante de propriedades benéficas, o tomate pode afetar adversamente o corpo.
- Entre os possíveis efeitos nocivos da ingestão do produto estão os seguintes:
- uma reação alérgica ao comer frutas vermelhas - nesse caso, você pode usar amarelo e laranja;
- disfunção do fígado e trato gastrointestinal com excesso do produto;
- aumento da acidez no estômago (variedades de amarelo e laranja contendo menos ácido são a exceção);
- a presença de vinagre, sal e açúcar em tomates em conserva pode ser prejudicial para pessoas com problemas de saúde.
Para homens
Os tomates trazem benefícios especiais para o sexo masculino, pois têm um efeito positivo na condição da próstata. Este vegetal é um excelente profilático contra adenoma e câncer de próstata, além de prostatite. Além disso, com a ingestão regular de tomate, a probabilidade de inflamação da próstata é de apenas 25%.
Para mulheres
O vegetal em questão é simplesmente indispensável durante a gravidez. Contém ácido fólico, cuja preparação é especialmente importante para gestantes no primeiro trimestre, para a qual mais tomates devem ser adicionados à dieta. Além disso, é importante que as mulheres na idade pré-menopausa pensem na ingestão diária de tomate, pois os elementos úteis na composição do vegetal ajudam a amenizar os sintomas desagradáveis da menopausa.
Recursos de uso
Dadas as características do produto e sua composição, algumas pessoas com problemas de saúde devem ter o cuidado de incluí-lo na dieta. É especialmente importante abordar a nutrição com doenças hepáticas, pancreatite, diabetes, hipertensão e excesso de peso. Nesses casos, você precisa entender quais benefícios e danos o tomate pode causar e se eles podem ser consumidos.
Para diabéticos
As recomendações para comer ou eliminar tomates da dieta de diabéticos dependem do tipo de doença.
- No tipo 1 esse vegetal será útil porque os pacientes não têm insulina e são necessários carboidratos para restaurar o equilíbrio. No entanto, neste caso, o tomate não deve ser consumido mais de 300 g por dia.
- Tipo 2 envolve comer apenas tomates frescos em uma quantidade mínima. A taxa de consumo deve ser calculada por cada paciente, com base no conteúdo calórico diário individual.
Importante! A preservação do tomate no diabetes tipo 2 é estritamente proibida.
Com hipertensão
Com a hipertensão, é importante consumir vegetais, pois eles melhoram o funcionamento do sistema cardiovascular humano e normalizam as funções sanguíneas. Por esse motivo, a hipertensão deve ter mais de 250 g de tomate por dia na dieta. Eles precisam ser consumidos frescos. A preservação do tomate deve ser descartada, já que picles e legumes em conserva a alta pressão apenas prejudicam.
Para o fígado
No funcionamento normal do fígado, o tomate está envolvido na limpeza de órgãos. Se, na história, existem doenças associadas à disfunção hepática, o uso do produto deve ser abordado com sabedoria. Para remover pedras dos ductos hepáticos antes do jantar, você precisa comer 1 tomate. Com a cirrose, você pode usá-los frescos, mas é especialmente útil beber suco de tomate preparado na hora.
Você também deve excluir vegetais e sucos salgados e enlatados.
Para o pâncreas
O vegetal em questão viola as funções secretoras do estômago e do pâncreas. Portanto, na forma aguda de pancreatite, deve ser removido da dieta. Se, com pancreatite crônica, o médico observa o início da remissão persistente, o vegetal pode ser consumido em doses razoáveis. Neste caso, é melhor se livrar das peles, picar e aquecer o tomate.
Ao perder peso
Devido ao teor calórico extremamente baixo, o tomate é considerado uma ótima opção para uma dieta ao perder peso. Além do baixo valor energético, este produto é rico em fibras, o que ajuda a remover o excesso do trato digestivo. Como o vegetal contém principalmente carboidratos, é melhor comê-lo no café da manhã ou no almoço. Padrões específicos dependem do tipo de dieta, ingestão diária de calorias e outros fatores individuais.
Contra-indicações
Antes de comer tomates, verifique se você não tem contra-indicações para o uso deles.
Estes incluem:
- alergia ao vegetal descrito;
- cálculos biliares
- gastrite com alta acidez;
- úlcera no estômago;
- pancreatite aguda;
- artrite;
- patologia renal;
- gota
- tomando medicamentos à base de potássio.
Importante! Na presença de patologias graves, você definitivamente deve consultar um médico antes de introduzir o tomate na dieta.
Características do uso de tomate em cosmetologia
Além de cozinhar, o tomate também é usado no campo cosmético. As propriedades benéficas do vegetal afetam a aparência. Em maior medida, os tomates afetam a pele: são usados para nutrir, tonificar, rejuvenescer, fortalecer a pele, melhorar o funcionamento das glândulas sebáceas e poros estreitos.
Em casa, eles fazem máscaras com eles. O melhor de tudo é que eles ajudam em conjunto com a ingestão.
As regras básicas para escolher bons tomates
Para que o tomate traga o máximo de benefícios, é necessário escolher as melhores frutas.
Eles têm as seguintes propriedades:
- pele lisa, sem rachaduras e rugas;
- falta de pontos suspeitos e um ataque;
- estrutura densa;
- cor uniforme.
Você sabe Do ponto de vista botânico, o tomate é uma fruta. No entanto, em 1893, foi realizada uma ação nos Estados Unidos a respeito de qual tipo de fruta um tomate pertence. O juiz supremo pronunciou o veredicto, chamando-o de vegetal, uma vez que essas frutas são consumidas no almoço e não servidas na sobremesa.
Dicas úteis de culinária
O tomate pertence aos produtos que podem ser preparados em variações completamente diferentes.
Para fazer com que cada prato com sua participação desfrute e se beneficie, tente usar as seguintes dicas:
- o vegetal conserva o melhor sabor se não for armazenado na geladeira, mas à temperatura ambiente;
- não tenha medo de experimentos - você pode cozinhar quase tudo com tomates: saladas, sopas, molhos, tortas, omeletes, acompanhamentos, pizzas, sucos, ensopados e até pratos doces;
- não vale a pena retirar a casca e as sementes dos frutos; no entanto, se de acordo com a receita você precisar se livrar da pele, é melhor escaldar o vegetal antes do procedimento;
- os tomates são combinados com alecrim, alho, aipo, salsa e tomilho.
Os benefícios do tomate para o corpo são muito grandes, portanto esse vegetal merece ser incluído na dieta. Apesar disso, um tomate pode afetar e não da melhor maneira, causando danos a uma pessoa. Se você tratar adequadamente sua dieta e comer tomates na quantidade certa e na forma correta, este produto trará apenas benefícios.