A pimenta é um vegetal popular que muitas pessoas adoram. Para ter certeza de que não há produtos químicos, os proprietários geralmente decidem cultivar a planta por conta própria. Considere como cultivar mudas de pimenta a partir de sementes, como e quando plantá-la adequadamente em terreno aberto.
Quando é melhor plantar mudas de pimenta?
Determinar a data do desembarque é importante. É muito cedo para fazer isso no início do inverno, já que nesse momento ainda há pouca luz e as mudas ficam fracas, é improvável que elas possam colher uma boa colheita no futuro. As pimentas são cultivadas com mudas devido à longa estação de crescimento, que dura em média 135 dias.
Você sabe O país de Alexandria ganhou prosperidade devido ao fato de Marco Aurélio, na hora certa, ter instituído um imposto sobre a importação de pimenta.
As primeiras colheitas são recomendadas não antes da segunda quinzena de fevereiro. Se as sementes estiverem secas demais e o período de emergência das mudas se mover, as mudas terão tempo para crescer mais forte antes de plantar em campo aberto. Geralmente, as mudas das sementes auto-coletadas aparecem após uma semana e das sementes adquiridas - após duas semanas. O prazo para o plantio das sementes é considerado em meados de março, caso contrário as mudas não terão tempo para crescer e a colheita não amadurecerá.
Condições para o cultivo de pimenta em casa
Para que as mudas cresçam, você precisa criar as condições certas:
- Temperatura. Os índices ótimos são +25 ... + 27 ° C. Este nível garantirá a germinação das sementes no devido tempo. Após a emergência, os recipientes são transferidos para 4 dias em que a temperatura é de +20 ° C. Isso permitirá que as raízes se formem, retardando o crescimento do caule. Após o aparecimento de várias folhas de pleno direito, o regime é de +25 ... + 30 ° C durante o dia e +15 ... + 18 ° C à noite. Se o solo for aquecido, a temperatura do ar pode ser 10 graus mais baixa que o recomendado.
- Iluminação. Deve estar no intervalo de 4 a 6 mil suítes. A pimenta exige não apenas a luz, mas também a sua composição espectral. Com a falta de luz natural, lâmpadas fluorescentes ou LED adicionais devem ser fornecidas.
- Humidade do ar. Ar seco e correntes de ar são prejudiciais à pimenta. A planta pode parar de crescer e descartar a folhagem. Mas assim que os indicadores voltarem ao normal, a fábrica se recuperará rapidamente. As mudas, localizadas perto de aparelhos de aquecimento, na estação fria precisam ser pulverizadas a partir de uma pistola de pintura.
O processo de semear pimenta para mudas
Antes de plantar sementes de pimenta para mudas, você precisa se preparar para este procedimento: selecionar recipientes, comprar ou preparar o solo, processar o material de plantio. Considere estas etapas com mais detalhes.
Seleção de capacidade
Os jardineiros argumentam que é melhor usar recipientes de plástico colorido opaco, já que a luz é útil para o crescimento do caule, e não o sistema radicular. Se você tiver apenas recipientes transparentes, coloque-os em caixas de papelão. A capacidade correta deve atender aos seguintes requisitos:
- toda a área, sem divisão em setores;
- volume de cerca de 0,4 l, suficiente para 3 sementes;
- o fundo é plano, para a possibilidade de colocar uma camada de drenagem.
Você também pode usar caixas de madeira, vasos de turfa.
Preparação do solo
O solo deve estar solto, absorvendo água, com nutrientes, reação neutra. A mistura final comprada na loja é combinada com areia cuidadosamente peneirada, aderindo a uma proporção de 3: 0,5. Em seguida, adicione 40 g de cinza, farinha de dolomita e um complexo de fertilizantes. Para a autopreparação da mistura do solo, húmus, turfa e areia são misturados na proporção de 2: 2: 1. Peneirado e calcinado no forno por 60 minutos para remover os esporos da doença.
Importante! Como a pimenta é sensível à acidez da terra e à quantidade de sal nela, é necessário atingir um pH de 6–6.5 Para normalizar o indicador, recomenda-se adicionar cal à taxa de 1 g de substância por 62 g de solo.
Tratamento de sementes
As sementes de pimenta doce e quente podem perder frescura durante o armazenamento, portanto são inspecionadas quanto a danos. Para aumentar a porcentagem de germinação, é recomendável realizar:
- Seleção de sementes. As sementes existentes são mergulhadas em uma solução de cloreto de sódio a 3% e mantidas por 5 minutos. As sementes adequadas para o plantio permanecerão no fundo (pop-ups são removidas), são limpas de resíduos de sal e secas.
- Decapagem. As sementes são divididas em grupos por tamanho e colocadas em uma solução a 1% de permanganato de potássio. Deixe por 15 minutos, depois lave e seque.
- Saturação de micronutrientes. Passe dois dias antes do pouso. O material é acondicionado em sacos de gaze. Uma solução de cinza de madeira é preparada colocando 2 g da substância em 1 litro de água. Os sacos de sementes são mantidos na composição resultante por várias horas, lavados e secos.
- Germinação. As sementes são colocadas em gaze molhada em uma camada. Tampa superior com o mesmo material. Por um tempo, colocam em um local quente e esperam o surgimento de brotos, hidratando periodicamente o tecido.
- Sparging. O método é realizado 14 dias antes da semeadura. Um recipiente fundo é preenchido com água à temperatura ambiente em 2/3. No fundo, há uma ponta de compressor para o aquário. Após o aparecimento das bolhas, o material de plantio é abaixado e deixado por 2 dias, após o qual é removido e seco.
- Endurecimento. Realizados por dois métodos: embebidos em água morna e após o surgimento dos brotos, eles são transferidos para um local frio com temperatura de +2 ° C, deixados por um dia e depois secos; as sementes são sujeitas a mudanças de temperatura - são mantidas a +20 ° C e mais por 12 horas e depois colocadas no frio pelo mesmo tempo.
Os especialistas garantem que não há necessidade de aplicar todos os métodos, basta aplicar 2-3 dos itens acima.
Você sabe Um pimentão comido repõe a necessidade diária de um adulto de vitamina R.
Tecnologia de pouso
O plantio de sementes para mudas é realizado de acordo com este esquema:
- O tanque é desinfetado em uma solução de permanganato de potássio, preenchida com solo preparado, ligeiramente compactado. O lado deve subir acima do solo em cerca de 2 cm.
- Usando uma pinça, as sementes chocadas são dispostas. A distância entre eles deve ser de cerca de 2 cm.
- A mistura do solo é derramada por cima com uma camada de 1,5 cm, que também é compactada.
- O solo é umedecido com uma pistola de pintura.
- O recipiente é coberto com filme ou vidro para criar um efeito estufa e colocado no calor.
Apresenta cuidados com mudas
Após a emergência, a partir do 7º dia após o plantio, os recipientes são reorganizados em local fresco e começam a derramar com água morna. Para que a folhagem se forme adequadamente nas mudas, os recipientes a cada 2 dias se voltam para a luz em lados opostos.
Mergulho
Pimentas mergulham pela primeira vez na fase de formação de duas folhas, isso acontece 3 semanas após o plantio. Como as mudas se desenvolvem lentamente, é melhor mergulhar em pequenos recipientes, cujo volume aproximado é de 150 ml. Um tamanho semelhante permite que as raízes preencham o solo mais rapidamente.
Importante! A temperatura da terra com brotos não deve cair abaixo de +15 ° C. Caso contrário, as mudas vão parar de crescer.
A água é abundantemente regada, a planta é cuidadosamente removida. O orifício no novo local deve ser dimensionado para que as raízes se ajustem livremente sem dobrar. Depois de colocar a pimenta por cima, o buraco é coberto com terra e compactado. Molhe e, se necessário, adicione o solo.
Top vestir
Antes de plantar em um local permanente, as mudas são alimentadas duas vezes:
- 14 dias após o mergulho;
- 2 semanas após a aplicação anterior do fertilizante.
Formulações prontas são adequadas para isso:
- "Agrícola";
- "Fortaleza";
- "Lux".
Rega
A rega completa é realizada somente após o aparecimento do primeiro par de folhas. Antes disso, se necessário, a superfície do solo é molhada com uma pistola de pintura. A rega é realizada com água morna. É melhor que faça chuva ou derreta a água, se for de uma torneira, deve ser insistida por dois dias.
Possíveis dificuldades
Apesar de o cultivo de pimentão ser um processo simples, os iniciantes podem ter problemas.
Você sabe A primeira menção à pimenta remonta a três milênios. A gravação foi feita em sânscrito em uma das fontes da literatura indiana.
Considere-os, assim como soluções:
- As sementes não brotaram. O motivo pode ser um material de plantio de baixa qualidade, desinfecção insuficiente da terra ou recipientes. Para evitar isso, as sementes não são armazenadas por mais de 4 anos e não economizam no procedimento de desinfecção.
- Crescimento insuficiente de plântulas. Razões: pouca luz, fertilizante, alagamento da terra. É fácil resolver o problema - eles fornecem luz adicional instalando lâmpadas, adicionam a quantidade certa de fertilizante e a rega é realizada conforme a necessidade.
- Mudas são muito longas. O motivo pode ser a falta de luz, aterrissando em campo aberto antes do previsto. Para evitar isso, o plantio no solo é realizado não antes de meados de abril, a temperatura em que as mudas estão crescendo deve estar dentro de +18 ... + 20 ° С.
Plantar mudas no chão
A aterrissagem é realizada somente após a temperatura no escuro não cair abaixo de +12 ... + 14 ° C.
Além disso, outras condições devem ser observadas:
- O local de pouso deve estar ensolarado e livre de correntes de ar.
- A Terra precisa ser desenterrada.
- O solo é fertilizado com turfa ou húmus.
- Sob cada arbusto, cave um buraco separado. Eles devem estar a uma distância de 0,4 m um do outro e as linhas são separadas por passagens de pelo menos 1,5 m.
- O fertilizante é derramado em cada poço.
- Remova cuidadosamente as mudas do recipiente, sem danificar o coma de terra, e coloque-o no buraco.
- Polvilhe com terra por cima, cobrindo as raízes.
- Regada.
- O chão está coberto de turfa.