As lentilhas são uma planta leguminosa. É usado ativamente na culinária por muitos povos, como resultado dos quais criadores criaram muitas variedades. Informações sobre o que são variedades dessa cultura, qual a diferença entre elas e quais propriedades úteis elas têm estão contidas no artigo.
As melhores variedades
As lentilhas não são tão populares entre os jardineiros quanto as batatas, mas também podem ser cultivadas em cabanas de verão. Abaixo estão os nomes e descrições das variedades mais produtivas com frutas deliciosas.
Você sabe As lentilhas são consideradas uma das plantas mais antigas da família das leguminosas. Lentilha bAmbos foram descobertos por arqueólogos na Suíça moderna em edifícios que remontam à Idade do Bronze.
Anfia
Esta é uma das variedades mais produtivas. O amadurecimento ocorre em 3 meses. As plantas crescem 57 cm de altura. Além da alta produtividade, a variedade possui várias características positivas: é autopolinizante, caracterizada pela resistência a períodos de estiagem, doenças importantes, aversão ao alojamento e derramamento. Os frutos desta variedade são verdes, achatados. Amadurecem em junho.
Lyubava
As plantas crescem meio metro de altura e formam muitas folhas. O período de maturação é de 70 a 75 dias. A colheita pode ser colhida em julho. Os grãos são amarelos e redondos. A variedade Lyubava é caracterizada por boa tolerância às diferenças de temperatura, autopolinização. As plantas não se deitam, os frutos não caem.
Luganchanka
A maturidade dessa lentilha está no meio do amadurecimento - os frutos amadurecem de 81 a 95 dias após a emergência. Os arbustos crescem até um máximo de 57 cm e o nível de produção é de até 300 grãos de um arbusto. As principais qualidades positivas de Luganchanka são frutas amarelas bonitas e saborosas, boa imunidade às principais doenças.
Penza 14
Os grãos dessa variedade amadurecem a médio prazo - em 90 a 95 dias. A variedade é polinizada de forma independente, não hospeda e resiste bem a doenças e insetos nocivos. A altura dos arbustos é de cerca de 45 cm e os frutos têm uma forma arredondada e plana. A cor da casca é verde. O comprimento do casulo é de 14 cm.
Amostras Chiflik 7
A variedade é caracterizada por um período médio de amadurecimento (80 a 85 dias), um nível médio de produtividade, uma tendência a acomodação, autopolinização e forte imunidade. A colheita pode ser realizada a partir de junho. Os frutos são trapézios ou romboides. A concha é pintada na cor verde-amarela, fina, bem fervida.
Verde Petrovskaya
Esta amostra varietal é apreciada devido à sua alta produtividade, resistência ao alojamento e derramamento, autopolinização. Os arbustos atingem uma altura máxima de 45 cm e os frutos são formados de verde com um tom azulado. Eles são de formato arredondado.
Petrovskaya 6
As principais vantagens da variedade: os frutos não caem, os arbustos não se deitam, a planta se autopoliniza. As lentilhas amadurecem em 90 dias. É de formato redondo, amarelo. As vagens têm 3 cm de comprimento.
Stepnaya 244
O feijão atinge a maturidade em 90 dias. Os arbustos crescem cerca de 45 cm, formam-se muitas folhas e vagens de 2 cm de comprimento, que não se deitam, os frutos não caem. As plantas toleram bem a seca. Feijão redondo, achatado. A cor é verde-amarela.
Aida
Variedade de alto rendimento com maturação precoce média. A colheita pode ser feita 90 dias após o surgimento dos brotos. Os arbustos atingem uma altura de 55 cm e um grande número de folhas é formado sobre eles. As frutas são verde-amarelas, arredondadas, planas.
Donskaya
Indicadores de alta produtividade tornam essa variedade atraente para o cultivo. Os arbustos crescem 58 cm, raramente sofrem doenças, não se deitam. Derramamento de frutas não ocorre. O feijão é redondo, achatado, verde-amarelo.
Amado
Os primeiros frutos desta lentilha aparecem três meses após a germinação dos brotos. Eles são arredondados, achatados, verde-amarelo. A altura máxima da planta é de 55 cm e a produtividade da variedade é caracterizada por altas taxas.
Niva 95
A fertilidade dessa variedade varia de média a alta e depende das condições de crescimento. Os frutos atingem a maturidade por um período de 68 a 85 dias. Os arbustos crescem 50 cm e os frutos são redondos, achatados e amarelos. A variedade possui várias características positivas, incluindo forte imunidade, resistência a derramamentos e alojamentos.
Vekhovskaya 1
A planta forma arbustos subdimensionados com até 36 cm de altura e boa folhagem. Os indicadores e características de desempenho são excelentes. Entre as “vantagens” das lentilhas Vekhovskaya está o fato de não se deitar e não desmoronar, tolerar períodos de seca, não adoecer e não ser afetado por insetos nocivos. Seus frutos são arredondados, achatados, amarelos.
Esperança
81–96 dias decorrem desde o surgimento dos brotos até a maturação dos frutos. Os arbustos têm uma altura de até 50 cm, sentem-se normais durante as secas, não morrem, os frutos dos galhos não caem. Os feijões são amarelos, arredondados, planos.
Rause
Essa variedade possui arbustos de altura média - geralmente não excedem 57 cm e os frutos amadurecem em 81 a 96 dias. As principais características das lentilhas Rouse: alta produtividade, autopolinização, excelente resistência a doenças. Feijão com casca verde-amarela, achatado, arredondado.
Classificação das espécies
Existem várias variedades de lentilhas. Suas diferenças estão em cor, composição, forma, propriedades úteis, presença / ausência de casca, método de cozimento e sabor.
Importante! Para comer, você deve escolher apenas grãos de alta qualidade. Eles devem ser insetos intactos, de cor uniforme, sólidos, secos, sólidos, limpos.
Preto
Os frutos desta espécie lembram muito o caviar preto, pelo qual receberam o nome "beluga". Vista criada no Canadá. Os grãos são pequenos, cerca de 2-3 mm. Eles contêm aproximadamente 35% de proteína e 53% de carboidratos. Após o cozimento, os grãos mantêm sua cor e forma, e sua casca amolece. Os primeiros pratos, ensopados, acompanhamentos, saladas, molhos e pratos doces são preparados com eles.
Este tipo é recomendado para ser introduzido na dieta de pessoas com anormalidades cardíacas, problemas vasculares, câncer, reumatismo, deficiência de vitaminas, doenças gastrointestinais, diabetes, evacuações irregulares
Vermelho
Uma característica dos feijões vermelhos é que eles não têm casca; portanto, após o tratamento térmico, são cozidos e perdem a forma. Eles são recomendados para cozinhar sopas. Ao contrário de outros tipos, eles contêm mais proteínas de ferro e vegetais e também são os de maior teor calórico.
Recomenda-se comer lentilhas vermelhas para quem tem baixa hemoglobina e tem doenças do sistema circulatório
Verde
Acredita-se que esta espécie tenha sido desenvolvida pelos franceses. A variedade verde contém a fibra mais dietética. Ao cozinhar, não ferve, os pratos são muito saborosos. Saladas, acompanhamentos, caçarolas, primeiros pratos são feitos.
Importante! Ao comer lentilhas verdes ao mesmo tempo que arroz ou outros cereais, quase todo o complexo de aminoácidos necessário para a síntese de proteínas entra no corpo.
Este tipo é recomendado para aqueles que são diagnosticados com colecistite, hipertensão e reumatismo.
Laranja
Os grãos de laranja não têm casca, então, deliciosos cereais, almôndegas, purê de batatas, acompanhamentos. Eles são preparados de forma rápida e simples, e sua assimilação é fácil, porque eles se tornam muito macios. Durante o tratamento térmico, os frutos não perdem substâncias valiosas e propriedades benéficas.
Amarelo
As lentilhas amarelas, como o vermelho e a laranja, não possuem casca, o que leva a uma preparação rápida, maciez, sabor delicado e boa digestibilidade após o tratamento térmico. Os frutos desta planta não crescem nesta forma, são obtidos pela moagem do feijão verde.
As lentilhas amarelas são usadas com mais frequência em receitas de purê de batatas, pastas, ensopados e coberturas para assar. É comum na culinária nacional da Índia.
Branco
Farinha de lentilha e lanches são feitos da variedade branca. Ela tem o menor sabor e características aromáticas. Os grãos são grandes, parecendo um pouco com feijão pequeno. O feijão branco é o mais difícil, por isso, deixe de molho antes de cozinhar. Eles são mais adequados para ensopar: eles fazem ensopado ou ensopado com legumes.
Castanho
O feijão marrom é ideal para cozinhar sopas, porque não ferve e não amacia a consistência do mingau. Acima de tudo, esta espécie é apreciada pelos americanos.
Esta espécie tem grãos grandes. Eles têm um sabor picante e um cheiro de noz. Eles não precisam de imersão antes de cozinhar.
Raso
Além do fato de as lentilhas terem cores diferentes, ainda são grandes e pequenas. Grãos grandes atingem 6–8 mm de diâmetro, grãos pequenos até 5 mm. O último - cozinhe mais rápido.
Propriedades úteis
Na culinária, as lentilhas são populares, em primeiro lugar, devido ao seu valor nutricional e rica composição vitamínica e mineral.
Vitaminas
O feijão contém quase todas as vitaminas. A maioria deles possui vitamina B1 - 100,3 g do produto contém 33,3% da norma diária para o corpo humano, B4 - 19,3%, B6 - 27%, B5 - 24%, B9 - 22,5%, PP - 27 , 5%, B2 - 11,7%. Vitaminas A, C, E, H, K, beta-caroteno também estão presentes.
Importante! Para preservar a quantidade máxima de substâncias valiosas, as lentilhas não devem ser cozidas, mas germinadas.
Ferro
Dos minerais, as lentilhas são especialmente ricas em ferro. Para satisfazer a dose diária desse elemento, uma pessoa precisa comer cerca de 180 g de feijão (um copo de 200 ml).
O produto também contém muito potássio (27%), silício (266%), magnésio (20%), enxofre (16%), fósforo (48%), cobalto (116%), manganês (59%), cobre (66%) ), molibdênio (110%).
Fitoestrogênios
As lentilhas pertencem aos produtos que contêm fitoestrogênios da classe das isoflavonas - substâncias que podem ter um efeito estrogênico e anti-estrogênico. Hoje, sua influência no corpo humano não é totalmente compreendida. Existem estudos que indicam que eles podem reduzir o efeito dos hormônios sexuais nos homens, levar à função reprodutiva prejudicada em crianças, impedir o desenvolvimento de câncer de próstata e aumentar o humor.
Calorias da lentilha
Os frutos de lentilha são bastante calóricos - 100 g contém de 297 a 318 kcal (dependendo do tipo), que é de 18 a 20% da dose diária para humanos. A mesma quantidade contém:
- 24 g de proteína;
- 1,5 g de gordura;
- 46,3 g de carboidratos;
- 11,5 fibra dietética;
- 14 g de água.
Propriedades úteis e prejudiciais das lentilhas
Devido à sua rica composição química, as lentilhas são capazes de exercer efeitos benéficos e negativos no corpo humano.
- Entre as ações úteis, devem ser mencionadas as seguintes:
- Promover recuperação muscular mais rápida após esforço físico;
- circulação sanguínea melhorada;
- prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
- redução do colesterol no sangue;
- melhoria da atividade cerebral;
- normalização do metabolismo e digestão;
- eliminação de pele seca;
- prevenção de câncer;
- fortalecimento do sistema imunológico;
- eliminação de toxinas.
As lentilhas podem causar danos quando usadas em excesso ou se uma pessoa tiver intolerância individual. Não deve ser consumido por pessoas com gota, doença renal, uma vez que a purina, que faz parte da fruta, leva ao acúmulo de ácido úrico.
Você sabe Nas paredes de estruturas antigas que remontam aos tempos do faraó egípcio Ramsés II, há imagens de refeições, durante as quais a sopa de lentilha é usada, bem como o processo de cozimento deste prato.
Assim, as lentilhas são um valioso produto alimentar com uma rica composição vitamínica e mineral. Existem vários tipos e variedades que diferem em cor, sabor, aparência e outras características, mas são todos adequados para alimentação e podem diversificar agradavelmente a dieta diária.