A cenoura é uma das culturas de raízes comestíveis mais úteis, com uma composição rica em vitaminas e minerais. Traz grandes benefícios para o corpo, principalmente porque se refere às culturas com as quais estamos familiarizados. No entanto, ao amamentar um bebê, há peculiaridades em comer cenouras, com as quais vamos nos familiarizar ainda mais.
Você sabe O local de nascimento das cenouras é o Afeganistão, onde cresceu em condições naturais e era de uma cor púrpura profunda. Mas a Holanda familiar para nós foi apresentada ao mundo pela Holanda de maneira seletiva.
Pode comer ou não
Se você responder brevemente a essa pergunta, então - sim, sem dúvida, a cenoura pode ser consumida por uma mãe que amamenta. Este vegetal nutre o corpo com as vitaminas e minerais necessários, ajuda a fortalecer a saúde e aumenta a imunidade da mãe e do bebê.
Propriedades úteis de cenoura para mãe e bebê
O efeito benéfico dessa cultura radicular é determinado por sua rica composição química e vitamínica, especialmente pelo alto teor de vitamina A - retinol. É vital para o desenvolvimento adequado do bebê e a manutenção da saúde de sua mãe. O retinol está ativamente envolvido na formação da imunidade e, portanto, na resistência do corpo a infecções virais.
A amamentação permite saturar o corpo do bebê com vitamina A naturalmente através do leite materno. Essa cultura também faz parte de alguns cosméticos e máscaras que melhoram a condição da pele, cabelos e unhas de uma mulher que amamenta.
- Durante a HB, o produto é necessário pelos seguintes motivos:
- alto teor de cálcio permite fortalecer o sistema esquelético da mãe e do bebê;
- o beta-caroteno possui propriedades antioxidantes, removendo os radicais livres e preservando a juventude de maneira natural;
- a ingestão a longo prazo do produto (140-150 g por dia) reduz a quantidade de colesterol "ruim" no sangue em 20%;
- alto teor de potássio ajuda a fortalecer o coração e os vasos sanguíneos;
- o vegetal tem um bom efeito na visão, ajudando a lidar com a "cegueira noturna";
- o ferro protege o corpo da anemia, aumenta a hemoglobina e é uma prevenção do raquitismo infantil;
- o vegetal aumenta o tônus físico do corpo, reabastece a força, acrescenta energia;
- as cenouras têm um efeito positivo no processo de lactação;
- raiz de baixa caloria (apenas 35 kcal por 100 g) permite usá-lo sem medo de ganhar excesso de peso.
Danos e possíveis contra-indicações
Por mais útil que seja o vegetal, ele não deve ser incluído na dieta se a intolerância individual a esse produto tiver sido observada anteriormente. Com muita cautela, mulheres com problemas gástricos, principalmente úlcera péptica, também devem tratá-lo.
Além disso, acredita-se que frutas e legumes vermelhos ou alaranjados na dieta de uma mãe possam causar alergias ou distúrbios digestivos na criança. E embora nem toda criança tenha intolerância a frutas dessa cor, é melhor para uma mãe que amamenta gradualmente começar a consumir frutas e legumes brilhantes.
Importante! Se náusea, dor de cabeça intensa, erupção cutânea ou pele descolorida aparecer após comer o vegetal, você deve procurar imediatamente ajuda médica.
Você também deve saber como podem ocorrer alergias em bebês. Pode ser uma erupção cutânea ou descamação, assaduras, fezes viradas ou cuspir com frequência. Nesse caso, as cenouras devem ser removidas da dieta por vários meses, após o que, após consultar um pediatra, tente inseri-la novamente.
Além disso, é importante saber sob quais condições a cultura cresceu, quais nitratos e coberturas foram processados no local com culturas de raízes, portanto, é melhor comprar frutas de um produtor confiável ou cultivá-las você mesmo.
Comer cenouras amamentando
A introdução dessa cultura de raízes na dieta de uma mulher que amamenta depende da idade do bebê.
No primeiro mês
A princípio, os órgãos digestivos de um bebê recém-nascido ainda são imaturos e estão apenas começando a se adaptar aos alimentos, de modo que a mãe deve ser seletiva em sua dieta.Nas primeiras 2-3 semanas desde o nascimento do bebê, é melhor não comer cenoura e só então introduzi-lo gradualmente na dieta.
E você precisa começar literalmente em quatro partes de uma pequena colheita de raiz cozida e comê-la na primeira metade do dia, após o qual monitorar cuidadosamente a reação do bebê, rastreando possíveis reações alérgicas, mudanças de comportamento, condição da pele e das fezes.
Vegetais crus não são recomendados, pois podem causar problemas digestivos na criança. Na ausência de uma reação negativa no bebê, você pode aumentar gradualmente a quantidade do produto para 2 pequenas colheitas de raízes cozidas por dia, durante uma semana.
No segundo mês
Durante esse período, na ausência de efeitos colaterais, uma mulher que amamenta pode comer cenouras cozidas ou assadas na quantidade de 100-150 g por dia. As cenouras cruas ainda não estão incluídas na dieta.
No terceiro mês
Se o bebê estiver completamente saudável, a mãe poderá retornar gradualmente à sua dieta habitual. Você não deve fazer isso abruptamente, é melhor introduzir um novo produto para a criança a cada 2-3 dias e observar sua reação. Cenouras cozidas ou assadas podem ser consumidas 3-4 vezes por semana, 150 g por dia.
Você pode beber suco de cenoura bem diluído em água (concentração não superior a 50%), enquanto é melhor começar com 1-2 goles por dia e não se esqueça de monitorar a reação da criança.
Tendo em conta o bem-estar do bebê, você deve ajustar sua dieta. Algumas crianças precisam de mais tempo (até seis meses) para estabelecer completamente o trabalho das enzimas e do trato gastrointestinal.
Receita em vídeo: Cenouras assadas no forno
No quarto mês
Como antes, apenas cenouras processadas termicamente permanecem na dieta; as colheitas de raízes cruas podem ser consumidas apenas entre 5 e 6 meses de GW.Durante todo o período de lactação, qualquer tempero acentuado, incluindo cenoura coreana, é contra-indicado.
Regras para comer cenouras
Ao usar vegetais de raiz, recomenda-se observar o momento do início da ingestão, quantidade, método de preparação e compatibilidade com outros produtos.
Importante! Como a condição de cada mãe e seu filho é muito individual, apenas o médico assistente pode sugerir a possibilidade e a taxa de uso de qualquer produto.
O momento
Uma mãe que amamenta pode começar a introduzir cenouras em sua dieta somente na quarta semana após o parto. Além disso, é melhor usá-lo, como qualquer outro produto novo, de manhã. Quanto ao vegetal cru, é melhor adiar seu uso até que o recém-nascido tenha 5-6 meses de idade.
Vídeo: Legumes para uma mãe que amamenta
Quantidade
No início, você só pode comer cerca de um quarto de uma pequena colheita de raiz cozida, observando cuidadosamente a reação da criança. Se algum efeito colateral for manifestado, é melhor recusar-se a usar o vegetal e consultar seu médico sobre seu uso posterior.
Sob a condição de reação normal do bebê durante a semana, você pode gradualmente trazer a quantidade de vegetais consumidos para a norma diária - 100-150 g.Você pode comê-lo 2-3 vezes por semana.
Método de cozimento
Nos primeiros 5 a 6 meses da vida de um bebê, uma mãe que amamenta pode consumir apenas cenouras tratadas com calor. Se desejado, o vegetal pode ser cozido, assado ou cozido no vapor. O produto é perfeitamente revelado em sopas e purê de batatas. Os vegetais de raiz crus são absorvidos pior, por isso é melhor adiá-lo para mais tarde. Enquanto o suco de cenoura diluído em água já pode ser bebido no terceiro mês de vida do bebê.
Receita de Vídeo: Sopa de Cenoura
Combinação certa
Cenouras cozidas podem ser combinadas com outros legumes da época em sopas, saladas ou purê de batatas. Para uma melhor absorção da vitamina A, você deve usá-la com uma pequena quantidade de gordura, para que tradicionalmente as cenouras sejam temperadas com uma pequena quantidade de óleo ou creme azedo.
É melhor beber suco de cenoura diluído com o estômago vazio cerca de meia hora antes do café da manhã. Isso irá "acordar" rapidamente o trato digestivo e evitar problemas com a limpeza do intestino.
O suco de cenoura é melhor por si só, uma vez que a loja contém conservantes prejudiciais à criança. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer a moderação e a variedade de dieta. O abuso de qualquer produto não trará benefícios ao organismo.
Receitas úteis
As cenouras podem ser comidas de várias formas:
- Sopa de legumes com cenoura.
- Salada de cenoura cozida ralada.
- Caçarola de cenoura.
- Costeletas de vapor de legumes.
- Sopas de legumes.
- Guisado de carne magra com cenoura.
- Purê de batatas com cenouras.
Você sabe Holtville, uma pequena cidade da Califórnia, realiza um festival de cenouras todos os anos. No festival, a "Rainha Cenoura" é eleita, e a diversão continua por uma semana.
A cenoura é um vegetal importante e saudável, que certamente deve estar presente na dieta de uma mãe que amamenta. O uso adequado e moderado de cenoura compensará a falta de vitaminas e minerais valiosos, ajudará a manter uma mulher jovem e enérgica e ajudará o bebê a crescer forte e saudável.