O espargo é um produto muito saboroso e saudável que pode ser cultivado no jardim sem dificuldade, sujeito a certas regras. O transplante de cultura é parte integrante do seu desenvolvimento, portanto, este evento requer atenção especial. Como e quando é melhor transplantar o vegetal para um local permanente, bem como cuidar da planta no futuro, leia abaixo.
Quando é o melhor momento para transplantar espargos
O espargo é uma cultura perene caracterizada por cuidados despretensiosos e alta resistência ao inverno. Os vegetais podem crescer na mesma área por até 20 anos, sem exigir transplante para outro local.
Mas, se o jardineiro deseja plantar ou melhorar o processo de frutificação, é necessário transplantar o vegetal para um novo local. As plantas recentemente plantadas requerem uma mudança anual de local de crescimento até os 5 anos de idade. Uma planta adulta é transplantada a cada 10 anos.
Além disso, o procedimento é realizado se:
- a área onde o vegetal cresce ficou sombreada;
- é necessário um transplante para a estufa para consumir um produto fresco no inverno;
- o arbusto é muito velho, sua fecundidade diminuiu significativamente.
O procedimento para mudar de local pode ser realizado na primavera, quando o solo é aquecido até + 5 ° C; por tempo - este é o período do final de março a meados de abril. As datas dos transplantes no outono dependem da rapidez com que a parte aérea da planta fica amarela - este é o período do início ao final de outubro. O principal é ter tempo para realizar todos os procedimentos necessários 2-3 semanas antes da geada.
Como transplantar espargos
Para plantar uma cultura, primeiro você precisa selecionar um local, porque a planta é perene e requer maior atenção ao transplante para um local permanente. Deve ser bem iluminado para que a cultura possa dar frutos em abundância.
Você sabe De acordo com as regras da etiqueta aristocrática, o aspargo é o único vegetal que é permitido comer com as mãos.
O local de desembarque de vegetais deve estar livre de correntes de ar, para que pragas e esporos de fungos que se movem na direção do vento não possam infectar a colheita. O local também é selecionado levando em consideração a ocorrência de águas subterrâneas, cuja profundidade não deve exceder 1,5 m.
Os espargos são cultivados em solos leves com acidez neutra.
Antes de transplantar as plantas para um novo local, é necessário cuidar do fertilizante. Se o plantio for realizado na primavera, o solo é enriquecido com húmus na quantidade de 10 kg por 1 m². Durante o plantio do outono, é adicionado fertilizante para escavação: para 1 m² - 60 g de superfosfato, 30 g de potássio, 20 g de sulfato de amônio.
Como transferir aspargos para outro local
Para realizar o transplante de uma planta adulta, é necessário preparar um buraco com 40 cm de profundidade e 50 de largura. As plantas são plantadas a uma distância de 30-40 cm entre si e pelo menos 60 cm entre as fileiras. Para um melhor enraizamento e crescimento da cultura, é necessário preparar um substrato de solo de 10 kg de terra, 10 kg de turfa e 10 kg de areia.
O transplante de aspargos para um novo local é realizado de acordo com as instruções:
- Encha o substrato do solo até o meio do poço, formando um monte na forma de uma colina.
- Introduzir a planta no buraco, distribuindo cuidadosamente o rizoma sobre o aterro.
- Adicione a mistura do solo ao topo do buraco, certificando-se de que não ocorram vazios.
- Despeje 5 litros de água e solte o solo perto do caule.
Importante! Ao transplantar no outono, a planta é levemente desenterrada para protegê-la de futuras geadas.
Como plantar raízes de aspargos
Jardineiros experientes recomendam plantar raízes de aspargos no outono. O material para plantio pode ser obtido de duas maneiras: comprar em um viveiro ou dividir o sistema radicular de uma planta adulta cultivada no local em várias partes.
Instruções para plantar dividindo o rizoma:
- Imediatamente antes de plantar no solo, as raízes precisam ser embebidas por 40 minutos em água morna.
- Em seguida, cave trincheiras com 30 cm de profundidade e 40 cm de largura, com uma distância entre elas de 60 cm.
- Despeje a mistura de nutrientes no meio do solo, turfa e areia, na proporção de 1: 1.
- Coloque rizomas em um monte de substrato com um intervalo de 30 cm.
- Adicione ao topo do poço com um substrato.
- Despeje 5 litros de água.
Cuidados com espargos
É necessário regar aspargos o mais rápido possível, mas em pequenos volumes. A melhor opção é a irrigação a cada 3-4 dias, 3 litros por arbusto. Após cada rega e chuva, é necessário afrouxar o solo próximo ao caule, o que evitará a estagnação da umidade e a formação de mofo.
Os espargos precisam de cobertura, que produz 4 vezes por estação:
- O primeiro fertilizante é realizado em meados de maio, é preparado a partir de 1 kg de esterco e 5 litros de água. A solução é adicionada em 2 l para cada planta.
- A segunda alimentação deve ser realizada no final de junho. Adicione 30 g de superfosfato e 30 g de uréia por cada 1 m² para escavação.
- No final de julho, é realizada a terceira alimentação de 1 kg de fezes de frango e 5 litros de água. São utilizados 2 l de solução por planta.
- O quarto fertilizante é aplicado para escavação em outubro. Você precisa de 60 g de superfosfato para cada 1 m².
Importante! No outono, é necessário preparar a planta para o inverno, para que sejam cortadas as hastes velhas, secas ou danificadas. A área perto do caule é coberta com turfa.
O que acontece se você não transplantar espargos
Se uma colheita cresce por um longo período de tempo no mesmo local, com o tempo, seu rendimento diminui ou cessa completamente. Isso se deve ao fato de que, com o tempo, o solo no local se esgota. Além disso, devido ao crescimento do mato, o nível de radiação ultravioleta na planta pode diminuir, o que afetará negativamente o desenvolvimento de aspargos e sua composição vitamínica.
O aspargo é uma cultura vegetal que foi amada por muitos jardineiros por sua aparência decorativa e utilidade das frutas. A planta não precisa de cuidados específicos e é fácil de transplantar. A necessidade de transplante regular não é um obstáculo ao cultivo de vegetais, mesmo em pequenas propriedades.