Existem várias opções para as formas de estufas de policarbonato, que podem ser instaladas em casas de campo de verão. Mas a opção mais bem-sucedida é uma estufa com telhado de duas águas, com o formato de uma casa. Este artigo discute os prós e contras de uma estufa com uma casa de policarbonato e também fornece instruções passo a passo para sua fabricação em casa, desde o cálculo do tamanho e quantidade de material até as regras para instalação de uma estrutura acabada.
Prós e contras da casa de estufas
Recentemente, as opções arqueadas mais populares para estufas, mas os desenhos na forma de uma casa ainda são considerados os mais adequados para o cultivo.
Você sabe Protótipos de estufas emo primeiro apareceu na Roma antiga. Eles foram feitos na forma de carrinhos com plantas plantadas lá, que foram lançadas na rua durante o dia e movidas para dentro de casa à noite.
Apesar do processo de fabricação frequentemente exigir custos significativos de material e mão-de-obra, as estufas têm várias vantagens:
- o uso mais racional do espaço interno da estrutura - nele você pode cultivar plantas de qualquer altura;
- simplicidade de organização do sistema de ventilação - você pode cortar dois respiradouros na estufa que garantirão uma circulação de ar eficaz, mas não criarão um calado no nível da planta;
- um telhado de duas águas contribui para a drenagem da água durante a chuva, impedindo sua estagnação;
- o telhado não está sujeito a carga excessiva durante um inverno com neve, porque a neve acima não permanece;
- a estrutura tem alta estabilidade e é confiável;
- ao construir tal estrutura, não há necessidade de dobrar policarbonato;
- a capacidade de controlar o grau de iluminação do espaço dentro da estufa, alterando o ângulo de inclinação das inclinações do telhado em relação ao solo.
Além das vantagens, as estufas têm algumas desvantagens:
- instalação longa e laboriosa da estrutura;
- custos de material adicionais para o material para a fabricação de uma fundação e estrutura estáveis;
- a necessidade de cortar folhas de policarbonato.
Como fazer uma estufa de policarbonato com suas próprias mãos: instruções passo a passo
Para fazer uma estufa de policarbonato de forma independente, você precisa fazer muito esforço. A estrutura finalizada deve ser sustentável e fornecer às plantas um microclima confortável para o crescimento ativo.
Você sabe A primeira folha de policarbonato celular foi fabricada em 1976 na Polygal em Israel.
Além de escolher materiais de alta qualidade para a construção da estrutura, é necessário executar corretamente seus desenhos, selecionar um local para a instalação da estufa, calcular suas dimensões e quantidade de materiais necessários, construir uma base estável e montar a estrutura. Para a fase final da construção da estufa, a estrutura acabada deve ser coberta com policarbonato.
Escolhendo o lugar certo
Antes de começar a construir uma estufa, é necessário determinar sua localização, dada a paisagem, o grau de iluminação do local e outros fatores.Ao escolher um local para instalar a estrutura, você deve seguir estas recomendações:
- colocar o edifício mais perto da casa ou torná-lo adjacente à parede da casa para a possibilidade de instalação conveniente do sistema de aquecimento;
- Não escolha áreas de terras baixas, porque há uma alta probabilidade de geada;
- você precisa ter uma estufa em um local protegido dos fortes ventos frios;
- escolha um local com solo arenoso denso que não retenha água. Se o solo no local for argiloso, é necessário remover a camada fértil superior da terra, colocar uma camada de cascalho e areia por baixo e, em seguida, retornar a camada removida de solo fértil ao seu lugar;
- o nível da água subterrânea deve estar a pelo menos 1,5 m da superfície da terra;
- o eixo da estufa é posicionado na direção de norte a sul e as encostas do telhado são leste e oeste, de modo que o interior da estrutura seja bem iluminado pelo sol, independentemente da época do ano;
- se houver outros objetos no local, eles devem estar localizados no lado norte da estrutura para não obscurecê-la e protegê-la do vento frio;
- Deve haver uma fonte de água para irrigação perto da estrutura.
Cálculo do tamanho
A produção de uma estufa de policarbonato começa com o cálculo do tamanho e a preparação de um desenho. Isso não apenas ajudará a evitar erros na construção da estrutura, mas também aumentará a eficiência do uso de todos os materiais.
Importante! Para minimizar a quantidade de desperdício, o comprimento e a largura da estufa devem ser múltiplos das dimensões de uma chapa de policarbonato padrão - 2,1 × 6 m.
As principais recomendações para o cálculo do tamanho da estufa na forma de uma casa estão listadas abaixo:
- a largura da estrutura depende do tamanho das futuras camas e da largura dos corredores entre elas. Ao cultivar plantas compactas e curtas, a largura da estrutura pode ser de cerca de 2 me, para plantas altas, é melhor fazê-la com três metros;
- a altura da porta da estrutura é determinada arbitrariamente e geralmente é de pelo menos 2 M. O espaço interno da estufa será um pouco mais alto devido à presença de um telhado de duas águas e uma crista;
- a altura da crista é calculada pela fórmula H = 0,5 × L × tg A, onde H é a altura da crista, L é a largura da estrutura, A é o ângulo de inclinação do teto da estrutura em relação ao plano do solo;
- o ângulo entre as duas inclinações do telhado pode ser qualquer, mas é preciso torná-lo nítido para evitar o acúmulo de água ou neve e não aumentar a carga na estrutura;
- o comprimento da estufa é determinado à vontade, mas para o uso econômico de chapas de policarbonato, uma estrutura de 6 m de comprimento é mais frequentemente erguida;
- recomenda-se que a distância entre os quadros adjacentes do quadro seja de pelo menos 1 m, de modo que a folha de policarbonato seja fixada à base em pelo menos dois lugares e não ceda sob o peso ou a pressão da neve.
Materiais e ferramentas necessários para o trabalho
Para a construção de uma estufa caseira, vários tipos de fundações podem ser erguidos pela casa e vários tipos de estruturas podem ser construídas, nas quais o policarbonato é então fixado.
Importante! Não é recomendável construir estufas muito grandes, ou seja, elas exigem custos significativos de material para a compra de materiais e são mais demoradas para serem mantidas.
Lista de materiais básicos utilizados para a construção da estrutura:
- barras de madeira;
- perfis metálicos (tubos pintados e galvanizados);
- folhas de policarbonato;
- perfis especiais para fixação de policarbonato (extremidade, destacável, conexão, etc.);
- tijolo;
- cantos de aço;
- parafusos e buchas;
- areia e cimento;
- pedra natural.
A lista de ferramentas para o trabalho:
- furadeira elétrica (com vários tipos de bicos);
- uma faca;
- roleta;
- nível de construção;
- máquina de solda.
Fundação deitada sob a estufa
O sucesso de construir toda a estufa depende da escolha correta do material para a fundação. Existem várias opções possíveis que diferem entre si na complexidade da instalação e durabilidade.
Você sabe Uma das atrações mais populares de Londres é uma estufa chamada Crystal Palace, construída no século XIX.
Dependendo do tipo de material utilizado, a base para uma estufa de policarbonato pode ser:
- Madeira (madeira) - É feito de vigas de madeira e é a versão mais simples da fundação, capaz de suportar uma estrutura de até 120 kg. Para esta opção, cantos de aço são instalados em torno do perímetro do projeto futuro, ao qual estão fixados suportes de madeira. Depois, são empurrados para o chão e barras de madeira do comprimento necessário, com uma seção quadrada de 10 × 10 cm, são anexadas a eles ao longo do perímetro.A vida útil dessa fundação não é superior a 5 anos, após os quais a árvore começa a se deteriorar.
- Tijolo - consiste em várias fileiras de alvenaria colocadas em um pequeno travesseiro impermeabilizante de cimento. Esse travesseiro protege os alicerces dos efeitos negativos da umidade contida no solo. O número de linhas de tijolos depende do tamanho e peso da estrutura futura. A vida de uma estrutura com essa fundação é superior a 50 anos, mas o tijolo e o cimento têm um alto custo.
- Pedra - consiste em pedaços de pedra natural de várias formas, empilhados uns sobre os outros com uma solução de argila e areia (na proporção de 1: 1) para melhor conservação do calor. Se houver fortes irregularidades, a cofragem é instalada nas bordas, que é derramada com concreto. Essa base é particularmente forte e durável, mas trabalhar com uma pedra requer certas habilidades.
- Tape - É feito de argamassa de cimento e é durável, mas não requer habilidades especiais ou custos trabalhistas significativos. Para instalá-lo, uma almofada de cascalho é colocada ao redor do perímetro da futura estufa e, em seguida, a cofragem é feita de tábuas com uma largura de 30 cm e uma profundidade de cerca de 50 cm, na qual é aplicada a argamassa de cimento.
Seleção de material para o quadro
A durabilidade e a estabilidade da estrutura acabada dependem diretamente de que tipo de material foi escolhido para a fabricação da estrutura. Ao construir uma estufa em casa para a construção da estrutura, madeira, tubos de metal e um perfil galvanizado são mais frequentemente usados. Cada um desses materiais tem suas próprias características e método de instalação.
De madeira
Este material é ecológico e mais comumente usado. Para uma moldura de madeira, são utilizadas barras de seção quadrada, cortadas em partes individuais de acordo com as dimensões do desenho. Nesse caso, é necessário usar uma barra de seção não inferior a 5 × 5 cm.
Importante! Antes de fabricar uma moldura de madeira, as barras devem ser tratadas com agentes antimicrobianos.
Para criar uma moldura de madeira para uma estufa caseira de uma casa, você deve executar as seguintes ações:
- Usando cavilhas, pregue tábuas de madeira com pelo menos 5 cm de espessura na fundação.
- Prenda postes verticais perpendicularmente às placas ao longo do comprimento da estufa usando parafusos auto-perfurantes e cantos de metal. Um passo entre as fixações - não mais que 1 m.
- Para a estabilidade da estrutura, instale inclinações nos cantos. Para fazer isso, prenda um bloco de madeira com uma extremidade no suporte alinhado e a segunda na fundação. Marque com um lápis na barra a linha da serra oblíqua cortada e cortada as partes em excesso.
- Prenda as inclinações nos cantos da estrutura usando parafusos autorroscantes, consultando os indicadores do nível do edifício para determinar a instalação correta do rack.
- Prenda as barras de conexão nas partes superiores das colunas usando ângulos e parafusos metálicos.
- Aperte as presilhas horizontais entre as partes superiores dos postes verticais usando cantos de metal e parafusos autoatarraxantes.
- Apoie as mesas com declives para melhorar a estabilidade da base do telhado.
- Para fabricar o telhado, corte pedaços de madeira idênticos, cujo comprimento seja igual ao comprimento da inclinação do telhado. Nas bordas das peças obtidas, faça seções oblíquas para conectar as peças umas às outras.
- Separadamente, no chão, monte as vigas triangulares do telhado da estufa, consistindo de uma viga horizontal, em ambos os lados das quais estão ligadas as partes que formam a inclinação do telhado.
- A junção das duas barras que formam as inclinações do telhado deve ser perpendicular à viga horizontal inferior (a base do triângulo) usando parafusos autoatarraxantes.
- Instale vigas triangulares na parte superior da estrutura e verifique se há distorções usando o nível do edifício.
- Conecte todos os pontos superiores das vigas triangulares instaladas com uma viga longa, formando uma crista do telhado.
- Para reforçar a resistência do telhado, execute a caixa - instale blocos de madeira nas encostas, colocando-os com um degrau de 40 cm paralelo ao plano do piso.
- Nas extremidades da estrutura, instale as barras que formam as portas e janelas, fixando-as com cantos de metal e parafusos autorroscantes.
- Faça separadamente uma porta e uma folha de janela de tamanho adequado e prenda-as em locais apropriados usando dobradiças. A moldura de madeira está pronta.
Tubos perfilados e ângulo de aço
A estrutura da estrutura pode ser composta por um tubo de perfil de 4 x 2 cm de tamanho e um canto de aço de 4 x 4 cm de tamanho.Todas as peças são conectadas em conjunto usando uma máquina de solda; ao mesmo tempo, um canto de aço é usado para as partes inferior e superior da estrutura e a cumeeira do telhado, e para as prateleiras laterais e encostas - um tubo de perfil. A distância entre as colunas verticais deve ser de 0,5 m. Esse design tem um peso grande, mas é altamente estável.
Você sabe As primeiras estufas reais começaram a ser construídas no XIIEu século na Alemanha. Eles eram estufas para o cultivo de plantas exóticas e foram construídas exclusivamente em mansões e palácios ricos.
Instruções passo a passo para a fabricação de tal estrutura para a estufa de uma casa:
- Corte do canto de metal 4 espaços em branco idênticos iguais à largura e comprimento da futura estufa.
- Solde das peças preparadas 2 estruturas idênticas (superior e inferior). Pré-corte as juntas das peças de trabalho em um ângulo de 45 ° para que possam ser soldadas em ângulo reto.
- Corte o número necessário de peças idênticas no tubo de perfil, cujo comprimento seja igual ao comprimento da inclinação do telhado. Para cada par de peças, prepare um pedaço do tubo de perfil igual à largura da estufa.
- Solde espaços em branco triangulares para o telhado a partir de peças preparadas, de modo que, entre os segmentos que formam as inclinações, seja obtido um ângulo reto.
- Solde um jumper de metal de reforço no meio da altura de cada triângulo paralelo à sua base.
- Solde os triângulos resultantes na estrutura superior, colocando-os com um intervalo de 0,5 m.
- Conecte os vértices de todos os triângulos soldados com um pedaço de canto de metal, cujo comprimento é igual ao comprimento da estufa. Solde o canto aos triângulos.
- Corte pedaços do mesmo tamanho do tubo de perfil para os postes laterais. O número de tais partes deve ser 2 vezes o número de triângulos feitos anteriormente.
- Solde os postes verticais perpendiculares à estrutura inferior para que sua localização coincida totalmente com a localização dos triângulos no telhado.
- Solde a estrutura superior com triângulos nas partes superiores das prateleiras verticais da estrutura inferior, para que a localização das prateleiras coincida claramente com a localização dos triângulos. Solde firmemente todos os cantos do quadro.
- Corte pedaços do tubo de perfil para a porta e a folha da janela.
- No triângulo final, solde uma moldura retangular para a janela. De acordo com seu tamanho, faça uma folha de janela, soldando os detalhes na forma de um retângulo. Anexe a janela ao quadro usando toldos.
- Corte as peças para a moldura da porta do tubo de perfil e solde-as na forma de um retângulo na extremidade da moldura.
- Da mesma forma, faça uma porta com pedaços de cano adequados e prenda-a na armação com dobradiças. O quadro para a estufa está pronto.
Perfis galvanizados
A estrutura de perfil galvanizado para estufa é durável e resistente, e sua construção é bastante simples e não requer habilidades especiais. Esse material é bastante barato, não corroe e o design final é bastante leve, o que permite transferi-lo para outro local, se necessário.
Instruções passo a passo para a montagem de uma estrutura de estufa com uma casa feita de perfil galvanizado:
- Prepare 2 peças de perfil, cujo comprimento é igual à altura e largura da estufa.
- Insira essas peças umas nas outras para formar um retângulo e aperte-as com parafusos (2 peças. Para cada canto).
- Corte um pedaço de perfil galvanizado, cujo comprimento seja igual ao dobro do comprimento de uma inclinação do telhado. Marque o meio e faça uma incisão - você fica em branco para um telhado de duas águas.
- Conecte-o ao retângulo feito anteriormente usando parafusos auto-atarraxantes - você obtém a parede traseira da estrutura. Se necessário, pode ser reforçado com reforços de reforço adicionais.
- A parede frontal da estufa é montada de maneira semelhante, mas uma borda para portas também é colocada nela.
- Instale as extremidades da estrutura verticalmente na fundação e fixe-as com parafusos autorroscantes.
- Corte pedaços de perfil idênticos com um comprimento igual à altura da estufa. Prenda-os perpendiculares à fundação a uma distância de 1 m um do outro.
- Conecte os racks laterais verticais com um perfil horizontal usando parafusos autoatarraxantes, controlando sua uniformidade.
- Faça espaços em branco dobrados para uma inclinação do telhado de dois lados, como descrito acima. O número deles deve ser 2 vezes menor que o número de colunas verticais.
- Fixe os espaços em branco dobrados nos perfis horizontais paralelos um ao outro usando parafusos autoatarraxantes para que coincidam com as partes superiores dos postes laterais.
- Se necessário, instale nervuras de reforço adicionais entre os postes, colocando-os na diagonal de um canto para outro. A estrutura de perfil galvanizada está pronta.
Como cobrir uma estufa com policarbonato em uma casa de esquina
O policarbonato é uma das opções mais populares de revestimento para estufas, porque transmite perfeitamente luz e cria um microclima adequado para ambientes internos; Além disso, ao contrário do vidro, não é tão frágil. Ele pode ser fixado nas paredes de uma estrutura de metal usando parafusos auto-atarraxantes e perfis especiais são usados para montar o abrigo nas encostas do telhado.
Importante! Para cobrir a estufa com uma casa, recomenda-se o uso de policarbonato com uma espessura de pelo menos 4 mm, para que não se deforme sob a influência do vento ou da neve.
As principais sutilezas do uso de policarbonato para proteger uma estufa:
- as folhas de policarbonato precisam ser dispostas de modo que os favos fiquem na posição vertical - isso contribuirá para a remoção de umidade;
- para a fixação pontual do material à estrutura, são utilizados parafusos auto-atarraxantes especiais com arruelas térmicas que protegem o policarbonato contra deformações;
- os parafusos devem ser parafusados estritamente perpendiculares à estrutura para que não danifiquem a superfície do material;
- a profundidade de aparafusamento do parafuso autorroscante deve ser tal que sua tampa toque apenas levemente a superfície do policarbonato e de forma alguma a pressione, isto é, isso danificará a camada superior do material e violará a tensão;
- O policarbonato se expande no calor e se estreita sob a influência de baixas temperaturas; portanto, ao cobrir a estufa, você não pode esticar muito o material. É melhor organizá-lo mais livremente e fixar a folha para que ela possa se deformar em largura em 2-3 mm;
- o lado externo do policarbonato, equipado com proteção UV especial, deve estar fora da estrutura;
- para a conexão linear de chapas de policarbonato durante o revestimento do telhado, são utilizados perfis de conexão destacáveis especiais, constituídos por uma base (montada na estrutura) e uma cobertura;
- Para cobrir o telhado inclinado com policarbonato, é utilizado um cume especial que conecta o perfil destacável, constituído por uma base e uma cobertura superior;
- Para proteger os locais onde a folha é cortada contra poeira e insetos, são utilizados perfis finais (sólidos e perfurados);
- Para fixar policarbonato nos cantos, é usado um perfil de canto especial.
Instruções passo a passo para cobrir a estrutura de uma estufa a partir de um canto de metal com policarbonato:
- Usando uma faca afiada, execute o corte de folhas de policarbonato, respectivamente, com as dimensões da estufa, bem como as dimensões da folha da porta e janela.
- Instale um perfil final sólido no corte superior da folha e perfurado no corte inferior (para permitir a remoção do condensado).
- Nas extremidades da estrutura, o material é montado no ponto usando parafusos autoatarraxantes com arruelas térmicas. Nas prateleiras de metal, os furos são perfurados com antecedência a uma distância de 30 a 40 cm um do outro.
- Faça furos na chapa de policarbonato, deixando uma distância de 30 a 40 cm entre eles.O diâmetro do furo resultante deve ser 2-3 mm maior que o diâmetro do pé de parafuso.
- Fixe a folha nos postes verticais das extremidades da estrutura usando parafusos autoatarraxantes com os poços termoplásticos inseridos nos furos previamente.
- Para proteger as encostas do telhado, faça furos nas vigas a uma distância de 30 a 40 cm uma da outra. Seu diâmetro deve ser 2-3 mm maior que o diâmetro do parafuso autoatarraxante.
- Aparafuse a base do perfil de conexão destacável ao bastidor e instale nos dois lados dele duas folhas de policarbonato, deixando um espaço de 3-5 mm entre eles. Cubra a base com a tampa superior e pressione-a levemente até ouvir um clique.
- Embainhar todo o telhado da estufa dessa maneira. Em seguida, defina o perfil de canto e cume.
- Da mesma forma, prenda folhas de policarbonato nas paredes laterais da estufa usando perfis de conexão destacáveis.
Importante! Layout crítico da folha de policarbonato - 6°. A uma taxa mais baixa, a condensação se acumula dentro do material.
Visão geral da casa de produção industrial de estufas
Se não for possível construir uma estufa de forma independente com uma casa, você poderá comprar uma estrutura acabada contendo uma estrutura dobrável. Os fabricantes oferecem modelos de vários comprimentos, consistindo em peças preparadas que precisam apenas ser conectadas usando prendedores.
Os modelos mais populares de estufas de empena para produção industrial incluem:
- "Casa". A largura da estrutura é de 3 m, a altura é de 2,1 m No topo da estufa é coberto com policarbonato com uma espessura de 4 mm. A estrutura reforçada é feita de um perfil de metal com uma seção transversal de 20 × 20 mm e revestida com tinta em pó. O design tem 2 portas e 2 janelas.
- "Delta". A largura é de 2,5 me a altura é de 2,2 M. Esse design é montado no chão usando peças em forma de T. O teto desliza para o lado para ventilação e pode ser facilmente limpo durante o inverno. O esqueleto é feito de tubos galvanizados com uma seção de 2 × 2 cm.
- “Siberiano - conforto confiável”. A largura da estrutura é de 2,5 m, a altura é de 2,5 M. Sua estrutura é feita de um perfil de metal quadrado com uma seção de 2 × 2 cm, a espessura do metal é de 1,5 mm. Na estufa, existem 2 portas e 2 janelas.
- “Glória Lux”. A estrutura tem uma largura de 2,8 me uma altura de 2,2 m. A estrutura reforçada da estrutura é feita de tubo galvanizado com uma seção de 2 × 2 cm. Este modelo tem um teto removível e também é equipado com duas janelas e portas localizadas em extremidades opostas da estrutura.
- "Kalina". O fabricante deste modelo é a empresa Glass House (Azerbaijão). A largura da estufa é de 2,5 me a altura é de 1,9 m. A estrutura é feita de perfil de aço galvanizado quadrado com uma seção transversal de 2,5 × 2,5 cm e policarbonato de 4 mm de espessura é usado como revestimento. Uma característica deste projeto é a presença de portas de correr e dimensões compactas.
Usando as instruções passo a passo para fazer vários tipos de estufas com uma casa listada acima, você pode criar independentemente uma estrutura bonita e durável que não apenas permitirá que você cultive plantas nela, mas também se tornará uma decoração decorativa para sua casa de verão.