O nabo não é considerado um vegetal favorito das donas de casa, no entanto, possui muitas qualidades úteis e também contém substâncias e minerais importantes para o corpo. É por isso que nos últimos anos, essa colheita de raízes está ganhando popularidade e se tornando um vegetal menos popular que a batata. Neste artigo, você aprenderá como economizar um nabo para o inverno criando condições ideais.
Características da escolha de nabos para armazenamento
Nabo refere-se a plantas bastante simples e despretensiosas que podem crescer e dar frutos em quase qualquer ambiente. Isso também afetou a segurança das culturas de raízes: no processo de evolução, elas adquiriram a capacidade de serem preservadas durante o inverno, independentemente do clima. No entanto, na prática, muitos não criam condições favoráveis para o vegetal por um longo inverno, o que leva a uma seca precoce e deterioração da fruta.
Você sabe Os nabos são cultivados desde a antiguidade: a colheita das raízes era usada ativamente como alimento pelos antigos romanos e egípcios. Assim, sua história de cultivo tem cerca de 4 mil anos, o que torna a planta uma das culturas mais antigas.
A primeira coisa que você deve prestar atenção é o período de amadurecimento da colheita de raízes: para armazenamento prolongado no porão ou armazém de vegetais, o vegetal deve estar totalmente maduro. Isso é evidenciado pelos tamanhos e massas correspondentes, mencionados nas características de cada variedade individual. Se você decidir preservar a colheita cultivada por si mesmo, poderá usar a regra única - um nabo maduro é sempre mostrado acima do solo.Além disso, para que o vegetal atenda a todos os requisitos tecnológicos e de armazenamento do consumidor, ao escolhê-lo, você deve seguir as seguintes regras:
- Apenas uma colheita de raiz inteira é adequada para a aba, sem danos e arranhões - eles certamente levarão a danos putrefativos em algumas semanas.
- As colheitas de raízes não devem ter inclusões ou crescimentos, incluindo manchas - elas indicam danos ao fungo.
- O nabo não tolera o congelamento; portanto, se o vegetal estiver em baixas temperaturas por pelo menos um curto período de tempo, é melhor abandoná-lo. Para evitar isso, com o auto-cultivo, é recomendável colher antes do frio do inverno.
- Uma colheita de raiz ideal deve ser pequena, com diâmetro não superior a 12 cm. Espécimes excessivamente grandes frequentemente perdem rapidamente sua elasticidade e sabor.
- As variedades de nabo branco têm a maior retenção, além de serem melhor absorvidas pelo organismo.
- Se você comprar vegetais de raiz na loja, certifique-se de optar por cópias com partes superiores não cortadas - por sua condição, você pode determinar facilmente a frescura dos nabos.
Você sabe Na Rússia antiga, o nabo era tão popular que suas falhas de colheita foram oficialmente reconhecidas como um desastre natural. Isso é explicado pelo fato de que a colheita de raízes, além de fins alimentares, foi ativamente usada como medicamento universal.
Preparação de culturas de raízes para armazenamento
A preparação cuidadosa das frutas para armazenamento prolongado possibilita a entrada delicada do vegetal no estágio de descanso natural, para que ele possa preservar sua frescura durante o inverno. Além disso, somente neste caso é possível livrar a colheita de raízes de resíduos não viáveis, nos quais, como você sabe, fungos e outras pragas de frutas são propagados ativamente.O procedimento consiste em executar sequencialmente as seguintes etapas:
- Use uma escova macia ou uma toalha para limpar os frutos do solo e outros contaminantes.
- Inspecione cuidadosamente os nabos - frutas com danos, manchas putrefativas e vestígios de infecção ou pragas devem ser descartadas.
- Corte a massa verde com uma faca afiada, para que um pequeno toco com cerca de 1 cm de altura permaneça em seu lugar.
- Remova com cuidado as raízes laterais, se necessário, remova a raiz central, deixando a cauda com cerca de 5-7 cm.
Importante! Se você colher nabos do seu próprio site, depois de coletar as frutas, você deve definitivamente secá-las. Para isso, são transferidos para uma sala seca, quente e bem ventilada e mantidos por vários dias.
Termos e condições de armazenamento
Hoje, existem muitas maneiras de marcar nabos para armazenamento a longo prazo, para que ele seja armazenado com sucesso em quase qualquer ambiente: na rua, em trincheiras comuns, na varanda, no porão e até mesmo na cozinha. No entanto, uma adega bem isolada com um sistema de ventilação bem desenvolvido é mais adequada para isso. Nessas salas, podem ser criadas as condições mais eficientes e mais rápidas possíveis para a colheita de raízes, o que ajudará a preservá-la por pelo menos 4-6 meses.Para este nabo deve criar o seguinte microclima:
- temperatura dentro de 0 ... + 3 ° С;
- umidade não superior a 90%;
- falta de iluminação;
- circulação de ar ativa.
Bookmark nabos na adega
Na adega, a colheita de raízes pode ser armazenada de várias maneiras (a granel, em compartimentos separados, em cima de outros vegetais, em crosta de argila etc.), no entanto, o método de colocação em caixas com substrato solto é considerado o mais eficaz e popular. Nesse caso, mesmo em uma sala fria e sem aquecimento, a colheita será protegida contra geadas e alagamentos.
Importante! O nabo não é capaz de absorver odores e aromas, mas suas substâncias aromáticas podem saturar ativamente outros alimentos. Assim, ao colocar a colheita de raízes para o inverno, é necessário observar as regras básicas do bairro de mercadorias.
Para marcar nabos corretamente, você deve:
- polvilhe frutas pré-preparadas com giz picado ou cinza de madeira;
- prepare recipientes para marcadores (eles podem ser pequenas caixas de plástico ou madeira, barris, etc.). Para isso, são limpos de poluentes e depois são derramados 3 cm de areia seca e limpa no fundo. A areia desempenha o papel de um regulador de umidade natural, pois é capaz não apenas de absorver, mas também de evaporar instantaneamente;
- coloque as frutas nas caixas para que elas não se toquem. Nesse caso, você deve usar a regra de ouro - quanto maior a distância, melhor. Nesse caso, com a decomposição de um vegetal, o restante não será suscetível à infecção.
- encha os frutos com areia para que os cubram completamente;
- se você usar caixas altas, em cima da primeira camada de plantações de raízes, poderá colocar a próxima e preenchê-la com a mesma densidade. O procedimento é realizado até que os recipientes estejam completamente cheios.
Dicas úteis
A preparação de nabos para economias de longo prazo é um procedimento bastante simples, mas ao mesmo tempo eficaz, que evita a deterioração dos frutos por vários meses.No entanto, muitos agricultores conseguem manter a colheita de raízes por mais de quatro meses. Pode haver muitas razões para isso: desde erros no método de bookmarking até o uso de frutas de baixa qualidade.
As recomendações a seguir ajudarão a prolongar os termos de economia de nabo:
- Na adega, é absolutamente necessário executar medidas de desnaturação, caso contrário, a colheita poderá ser danificada por pequenos roedores - isso reduz drasticamente sua durabilidade.
- Para evitar o apodrecimento em massa de vegetais, as colheitas de raízes devem ser classificadas periodicamente e as amostras danificadas devem ser retiradas.
- A esterilização ajudará a proteger contra fungos na colheita. Para fazer isso, antes de secar, as raízes são embebidas por 1-2 horas em uma solução a 1% de permanganato de potássio.
- Se você não tiver uma adega, poderá criar condições ideais para a preservação de vegetais em uma varanda bem isolada, enquanto a sala deve estar aberta.
- Para proteger contra a podridão do coração, as plantações devem ser alimentadas com boro mesmo durante o período de formação.
- Se a temperatura do ar cair para –20 ° C e abaixo do recipiente com frutas, é necessário cobri-lo com um cobertor ou um pano denso. Mesmo uma espessa camada de areia não será capaz de proteger as raízes do congelamento.