Métodos inovadores para o cultivo de hortas nem sempre encontram críticas positivas no círculo dos jardineiros; no entanto, quanto mais frequentemente as críticas positivas aparecem em relação a cada uma delas, maior o interesse por elas. Isso também se aplica ao processo de cultivo de pepinos em sacolas e para o que exatamente é notável e quais resultados podem ser esperados - mais sobre isso mais tarde.
Qual é o sucesso desse método de pouso?
Estranho à primeira vista, cultivar um jardim em sacolas plásticas substitui com sucesso o uso de mudas ou grandes recipientes para plantar em casa. Com custos mínimos de materiais e equipamentos para o cultivo de plantas, você pode fornecer aquecimento uniforme do sistema radicular e crescimento mais rápido das partes aéreas, o que garante frutificação e abundância da colheita. Basta colocar enchendo os sacos com a mistura preparada de nutrientes do solo, você obtém camas pequenas em qualquer lugar conveniente para isso.além disso, cuidar deles será muito mais fácil do que na mesma estufa comum.
Você sabe O pepino mais longo do Guinness Book of Records cresceu no jardim do agricultor britânico Alfa Cobb em 2008. Seu comprimento era de 91,7 cm, e isso apesar do registro semelhante anterior do mesmo jardineiro ter sido de 89,2 cm.
Vantagens e desvantagens
As vantagens de usar esse método específico de cultivo de pepinos são muitas, mas com elas também existem algumas desvantagens que ofuscam um pouco a imagem geral. Por esse motivo, para tomar uma decisão final, vale a pena explorar todas as vantagens e fraquezas do cultivo de pepinos em sacos.
- A lista de benefícios inclui o seguinte:
- economia de espaço nas camas, o que é especialmente verdadeiro para pequenas áreas do campo;
- simplicidade e facilidade de tratamento para plantios em crescimento (por exemplo, as ervas daninhas não se desenvolvem tão ativamente em sacos);
- datas anteriores para uma colheita saborosa e de alta qualidade;
- longo período de frutificação;
- a probabilidade reduzida de doenças e pragas da cultura, mas mesmo que isso aconteça, será muito mais fácil lidar com o problema.
- Quanto às fraquezas desse método, primeiro é:
- a complexidade de controlar o teor de umidade do substrato e, no caso de alagamento, o sistema radicular das plantas decai rapidamente e elas morrem rapidamente (para jardineiros que chegam ao local uma vez por semana, essa não é a opção de plantio mais bem-sucedida);
- a impossibilidade do uso bem-sucedido de sacolas em regiões com clima seco e árido, pois o rápido aumento da temperatura do solo contribui para a secagem do sistema radicular;
- a probabilidade de danos às sacolas e a dispersão do solo sob a influência da radiação solar ultravioleta (por esse motivo, vale a pena abordar a escolha de produtos adequados com toda a responsabilidade, preferindo principalmente materiais densos).
Com atenção suficiente às plantações, todas essas deficiências podem ser minimizadas, aumentando significativamente as chances de o cultivo bem-sucedido de pepinos em sacos ou sacas.
Trabalho preparatório
Tecnicamente, plantar pepinos em sacos é um processo mais demorado do que colocá-los em campo aberto. Mas, observando rigorosamente todos os requisitos para preparar materiais e realizar as ações de plantio, até um jardineiro iniciante pode lidar com a tarefa.
Preparação de sacos e solo fértil
A primeira coisa a descobrir na fase preparatória é com o que exatamente você vai trabalhar.: com polietileno ou estopa (você pode usar sacos de açúcar pesados). Seu número deve ser calculado com base no número de mudas disponíveis, para que as amostras sejam espaçosas o suficiente no "jardim" acabado. Além de sacos, turfa, tubos, barbante e palitos de madeira também devem ser preparados, sem mencionar as sementes ou mudas de pepino. Todos os sacos devem ser duráveis, novos e pré-desinfetados com uma solução fraca de permanganato de potássio ou qualquer outro desinfetante.
Após a secagem do material, os produtos são preenchidos com um substrato nutritivo, seguindo as seguintes recomendações:
- Considerando que a mistura de solo na sacola atingirá apenas metade do seu volume total, as bordas superiores são envolvidas com um rolo, que no futuro servirá de restrição para as mini-camas improvisadas.
- No fundo do produto, você deve colocar uma camada de esterco, fezes de frango, palha, restos de cozinha (de preferência secos), folhagem do ano passado e galhos finos (tudo o que normalmente é usado para compostagem serve). A espessura dessa camada deve ser de cerca de 20 a 30 cm.
- A almofada preparada é compactada e bem umedecida, para a qual normalmente é usada água quente pura ou uma mistura de água e preparações para acelerar a formação de composto (por exemplo, a composição "Radiance").
- Ao cultivar pepinos em casa (no terraço ou na varanda), coloque imediatamente uma bacia ou outro recipiente adequado sob a sacola, para o qual o excesso de água deve escorrer após a rega.
- No topo da base preparada, 3-4 baldes da mistura de solo preparada devem ser derramados, o que inclui solo e húmus retirados do local, na proporção de 2: 1 ou 1: 1, o que dependerá do nível de fertilidade natural da terra preparada. Para melhorar as características do substrato, 1-2 xícaras de cinza de madeira podem ser adicionadas à mistura resultante ou você pode usar somente solo universal especial para as culturas de jardim. A camada do solo geralmente não é inferior a 20 cm.
- Na parte inferior da bolsa, várias pequenas perfurações com uma faca devem ser feitas, o que protegerá o rizoma dos pepinos da estagnação do fluido de irrigação e da deterioração das raízes.
Além do método descrito para executar medidas preparatórias, existem algumas outras opções para o cultivo de plantas em sacos:Importante! Encha o saco com terra somente no local onde está planejado o cultivo de plantas adultas, pois o transporte dos "canteiros" acabados é uma tarefa que consome muito tempo.
- Para criar camas horizontais, o produto é preenchido com terra até o topo, após o qual outra bolsa é colocada na lateral do pescoço e presa a um solo já preenchido. Para o plantio de pepinos, é feito um furo adequado do lado final, após o qual os suportes podem ser colocados no chão ou suspensos no lugar certo.
- Você pode organizar um jardim em sacos com substrato pronto, com um volume de pelo menos 20 litros. São colocadas horizontalmente na superfície preparada e, em seguida, organizam orifícios adequados para o plantio de sementes ou mudas da cultura desejada.
- Às vezes é praticado o plantio em sacolas, sacolas ou outros produtos similares, que, como no primeiro caso, são preenchidos até a metade com uma mistura nutritiva do solo, e são feitos buracos na parte inferior.
Preparação de sementes
A preparação do material das sementes para a semeadura em sacos é realizada da mesma maneira que no plantio em solo aberto ou em canteiros de efeito estufa. Nesse caso, as seguintes ações estão incluídas na lista das principais medidas preparatórias (às vezes são realizadas passo a passo):
- Calibração de sementes com a seleção dos melhores espécimes, sem sinais de doenças e danos causados por pragas (geralmente manifestados por manchas na superfície).
- Desinfecção de material vegetal com o uso de uma solução a 1% de permanganato de potássio ou medicamentos antibacterianos especiais, como a composição de Fitosporin-M ou Bakis (a imersão é realizada por um período não superior a 20 a 30 minutos, a menos que indicado de outra forma na embalagem com a composição).
- Aquecimento de material de plantio antes da semeadura no solo (por várias horas, as sementes são submetidas à exposição à temperatura dentro de + 40 ° C). Infelizmente, em casa, é muito difícil controlar esse processo; portanto, para proteger as sementes de estresse desnecessário, vale a pena reconsiderar a adequação do aquecimento do material de plantio em cada caso individual.
- Sementes de pepino de molho. Esse método de tratamento pré-implantação é o mais popular e envolve a colocação do material de plantio selecionado em uma toalha ou gaze molhada, para que o líquido cubra apenas a parte inferior das sementes e a parte superior fique no ar. O tempo de exposição das sementes nessas condições é de 1 a 2 dias ou até a casca superior quebrar, o que acelerará a germinação das plantas após o plantio no solo.
- Germinação de sementes. Esse método de preparação será relevante para os casos em que houver dúvidas sobre a qualidade das sementes adquiridas, mas geralmente elas raramente recorrem a ela. A essência da preparação é borrifar o material com água de um frasco de spray e remover a camada superior da pele com um palito, após o qual o interior é colocado em uma almofada de algodão úmido e deixado por um dia a uma temperatura de +25 ... + 28 ° C, umedecendo periodicamente a superfície.
Você sabe O suco de pepino alivia a dor ao se queimar, por isso é recomendável colocar pratos finos de legumes picados na área afetada ou preparar uma compressa do mingau do feto.
Semeando pepinos em um saco
O plantio de pepinos em um saco pode ser realizado de duas maneiras principais: usando mudas ou sementes simplesmente preparadas. Em geral, ambos os procedimentos são quase completamente consistentes com os realizados em campo aberto, mas ainda existem algumas peculiaridades.
Sementes
A semeadura de pepinos em sacos é realizada somente quando a temperatura ambiente média diária é fixada em + 15 ° C e a ameaça de geadas de retorno passa. Nas regiões centrais da Federação Russa, essas condições não são criadas até maio; portanto, é melhor plantar pepinos no momento. Em uma sacola, com um volume de 50 kg, você pode colocar 2 a 4 sementes de pepino (a quantidade exata depende das características varietais da cultura selecionada), aprofundando-as no solo em pelo menos 2 cm.
No final do plantio, resta apenas umedecer o substrato e cobrir os pepinos com um filme plástico, o que deve acelerar a germinação das sementes. Se necessário, as plantas podem ser transplantadas com 30 a 35 dias de idade.Para que o saco com a cultura o derrube, ele é fixado com a ajuda de paus e cordéis preparados, derramando adicionalmente uma certa quantidade de solo do lado de fora.
Mudas
Plantio em sacos de mudas de pepino cultivadas - uma tarefa mais difícil do que semear, porque o principal é manter a integridade do sistema radicular das plantas pequenas. Para excluir possíveis problemas, alguns dias antes das mudas mudarem para novas condições, os pepinos são abundantemente regados e, na bolsa com o solo, fazem pequenos recuos, cujos tamanhos corresponderão às dimensões do coma de terra da capacidade anterior de mudas. O fundo do orifício resultante deve ser umedecido com água morna e, em seguida, remova cuidadosamente a planta de seu antigo local de crescimento e coloque-a em um novo solo com um pedaço de terra.É impossível puxar a planta pelo caule e, se for difícil removê-la do vidro, é melhor simplesmente virar o recipiente e bater levemente no fundo.
É muito fácil colocar um pedaço de terra trançado por raízes em um buraco cavado e preenchê-lo gradualmente com o substrato restante. O solo ao redor da parte do caule é compactado e um pouco mais de solo é derramado por cima, até o nível das folhas do cotilédone. Com mais cuidado, as mudas precisam ser umedecidas regularmente, e se a bolsa estiver em um local bem iluminado, também um pouco de sombra da luz direta do sol. Uma malha fina, tule ou pala é perfeita para o papel do material de cobertura.
Importante! O número de mudas por saco depende das características de uma variedade específica: é aconselhável colocar colheitas vigorosas em 1-2 cópias e representantes de pequenas variedades - 3-4 em um "canteiro".
Regras para Cuidados com Mudas
O cuidado com as mudas de pepinos em sacos começa a partir do dia em que são plantadas no solo e fornece umedecimento regular do substrato, alimentando as plantas e a formação de mudas, o que afeta favoravelmente a colheita futura. Se você acredita nas críticas dos jardineiros, cultivar pepinos em uma sacola é tão simples quanto plantá-los em tais recipientes, o principal é saber sobre algumas regras básicas para a realização de todas as atividades.
Formação de Bush
Uma planta adequadamente formada não apenas parece mais atraente, mas também contribui para a formação abundante de ovários de frutasPortanto, é importante remover brotações laterais e outros detritos de plantas (por exemplo, folhas danificadas ou doentes) nos estágios iniciais do cultivo de mudas de pepino. Geralmente, os pepinos tentam formar um caule, cortando todos os ramos laterais extras. Assim que a planta atingir 45–50 cm, todas as folhas, brotos e flores inferiores também serão removidos (o procedimento “ofuscante”). Até que a planta cresça até 1 m, todos os ramos laterais são comprimidos ao nível de uma folha, de modo que apenas 1 ovário e 2 a 3 folhas permanecem.
Uma planta de um metro e meio é formada de maneira um pouco diferente, deixando todos os brotos laterais em 3-4 nós, e assim em cada ramo 2 ovários e 3-4 folhas continuaram a crescer. Se a planta continuar a se esticar em altura, poderá ser lançada sobre a treliça e continuar a beliscar no nível da terceira folha, deixando 3-4 ovários e o mesmo número de placas foliares. No futuro, ao atingir o comprimento máximo permitido (é diferente para cada variedade), aperte o topo da parte principal a uma altura de 20 cm da superfície do solo.
Para a formação normal de arbustos de pepino, mesmo em sacos, você precisará instalar os suportes apropriadosao qual você pode amarrar o restante após aparar os cílios. Após a formação de mais de cinco placas de folhas no mato, toda a planta é amarrada ao fio, pré-fixado na parte superior do suporte de madeira (geralmente situado no centro da bolsa).
Rega e fertilizantes
Para que os pepinos plantados cresçam fortes e proporcionem uma colheita estável de frutos de qualidade, eles devem ser regados regularmente durante todo o período de crescimento e desenvolvimento, mantendo o solo no saco levemente úmido. Em dias quentes, a regularidade da irrigação é de 1 vez em 2-3 dias, e o procedimento é realizado principalmente à noite, usando água morna e bem defendida. No início dos arbustos floridos, a regularidade da umidade do solo pode ser ligeiramente reduzida, o que fornecerá o melhor ovário de frutas. No entanto, se os arbustos do pepino começarem a desbotar, a rega será retomada de acordo com o padrão usual.
Não devemos esquecer a necessidade de alimentar a cultura. Durante toda a estação de crescimento, os fertilizantes são aplicados três vezes: pela primeira vez após o aparecimento das primeiras mudas (é usada uma solução fraca de fezes de frango diluídas em água na proporção de 1:15), a segunda - durante a floração (serão úteis compostos de fósforo-potássio pré-fabricados) e a terceira - no início da frutificação ativa, usando fertilizante superfosfato.
Para proteger as plantações da podridão das raízes, é útil derramar o solo em sacos com uma solução de chá verde, preparada misturando 10 gotas de uma substância com um balde de água.
Importante! Se uma infusão de ervas coletadas no local for usada para alimentar pepinos, certifique-se de que a urtiga e o dente-de-leão prevaleçam, mas o capim de trigo é indesejável.
Colheita e aumento da produtividade de arbustos
A colheita de pepinos ensacados é realizada de acordo com o cenário geral para plantas de uma variedade específica.. A única coisa que você pode esperar é um período de maturação anterior do primeiro Zelentsy, mas somente se a cultura tiver todas as condições para isso. As frutas jovens devem ser colhidas diariamente, evitando a substituição. Em primeiro lugar, desta forma, eles serão mais saborosos e, em segundo lugar, o mato poderá formar um novo ovário e logo outra boa colheita aparecerá (o período de frutificação pode se estender ao longo do tempo).
Talvez em uma foto ou vídeo, os pepinos ensacados pareçam um empreendimento ridículo e ridículo, mas na prática muitos jardineiros confirmaram o sucesso de usar apenas esse método de plantar essa colheita. Além disso, você não precisa plantar imediatamente centenas de arbustos de pepino, porque, para garantir que seu cultivo seja eficaz, basta colocar de 5 a 10 plantas em sacolas, tendo organizado cuidados completos para as “camas”.