Entre a maioria dos jardineiros, o grão de bico não é considerado tradicional e promissor para o cultivo. No entanto, esta planta pode subjugar até o jardineiro sofisticado com sua despretensão e cultura particularmente perfumada. O artigo descreve em detalhes como o grão de bico Privo 1 difere de outras variedades de cultura, bem como suas características detalhadas.
Grão de bico: uma característica geral da cultura
O grão-de-bico é uma planta herbácea anual pertencente ao gênero de mesmo nome. Pertence a uma grande família de leguminosas utilizadas para produzir produtos com grãos de alta qualidade.
Apesar de ser a representante mais brilhante da família das leguminosas, há algumas diferenças em relação às ervilhas e feijões verdes mais comuns.
Essa cultura tem como objetivo coletar e colher frutas para armazenamento subsequente na forma seca, o que permite criar cereais altamente nutritivos, caracterizados pelo aumento da resistência.
A pátria da planta é considerada o território da Ásia Central, onde é uma cultura alimentar tradicional desde os tempos antigos. Hoje, a geografia do cultivo desta espécie frutífera aumentou significativamente. O grão de bico se tornou um ingrediente tradicional na culinária do Mediterrâneo, Índia, África e Europa.
O principal valor do grão de bico é sua colheita, representa grão de bico arredondado ou alongado, moído em uma vagem. Grãos e vagens verdes têm uma tonalidade verde rica, mas, à medida que os grãos e vagens amadurecem, a cor muda para amarelo acastanhado.
A planta possui um valor bastante alto para a indústria alimentícia moderna, seus frutos são caracterizados por um alto teor de proteínas, que atinge 30% da massa total. Isso torna possível satisfazer a necessidade humana diária desta substância em apenas uma etapa.
O grão de bico é considerado uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Segundo achados arqueológicos, seus grãos foram usados ativamente em alimentos já em 5 milênios aC. e
Além disso, a cultura permite obter substâncias altamente nutritivas com o mínimo de esforço e dinheiro. O grão de bico, geralmente combinado com outras leguminosas, é considerado a melhor planta para restaurar o solo pobre.
Bactérias fixadoras de nitrogênio específicas se desenvolvem na camada basal do solo do grão de bico. Em simbiose com a planta, eles fixam nitrogênio atmosférico, saturando o solo com uma substância valiosa. Graças a isso, o Privo 1 é um dos melhores antecessores, independentemente do tipo de cultura subsequente.
Você sabe O grão de bico não costuma acumular substâncias nocivas no feijão, razão pela qual a colheita desta planta é considerada ecológica. Essa propriedade nem depende da região de cultivo, bem como da intensidade das técnicas agrícolas para o cultivo.
Nuth Privo 1: histórico de seleção
A história do surgimento desse híbrido de frutas começou na virada dos anos 80 e 90 do século XX. Durante esse período, dentro dos muros do Instituto de Pesquisa e Seleção de Sementes de Volgogrado, os cientistas se propuseram a criar um híbrido completamente novo de grão de bico altamente produtivo, combinando todas as qualidades importantes para o sucesso do cultivo.
Para a seleção de uma nova planta, foi selecionada a variedade de coleta Yubileiny, que posteriormente foi cruzada com uma muda selecionada de grão de bico afegão da coleção do instituto.
No curso da travessia de vários estágios, foi possível obter uma planta única que se distingue por caracteres estáveis completamente novos.
O híbrido caiu em ensaios estaduais no início dos anos 90 do século XX, após o que em 1995 a variedade Privo 1 recebeu registro oficial. Esta planta é recomendada para cultivo em todas as zonas climáticas da Rússia, com exceção da Sibéria, bem como em territórios similares de outros países.
Descrição botânica
Essa variedade pode diferir em características individuais especiais. Esta planta é um arbusto herbáceo anual com caule bem ramificado. A superfície dos rebentos é de densidade média e é coberta por pubescência densa; a cada 10 cm do comprimento total do caule, cerca de 2-3 rebentos se desenvolvem. Cada uma delas é coberta com pequenas folhas pinadas localizadas uma em frente à outra. Dependendo das condições de cultivo, a altura média da planta é de 50 a 80 cm.
1 - visão geral da planta na fase de floração; 2 - parte apical de uma parte de floração; 3 - o feto; 4 - sementes.
As flores da planta são pequenas, de todos os tipos de tons de branco, localizadas em um arbusto individualmente. Após a floração, os ovários se formam no arbusto, a partir do qual pequenas vagens crescem gradualmente. Cada um deles contém 1-2 sementes, mas às vezes seu número pode aumentar para 3.
Confira
A semente é um feijão oval fracassado, de diâmetro amarelo claro com um diâmetro de cerca de 8 a 10 mm. Em uma planta, até 30 grãos podem amadurecer, mas em condições ideais, seu número pode aumentar até 80 peças.
Características econômicas e produtivas da variedade:
- o período de maturação da colheita é de 70 a 90 dias;
- a massa de 100 sementes atinge 230-270 g;
- produtividade entre 20 e 30 c / ha;
- alta resistência ao alojamento, seca e derramamento de feijão;
- a quantidade de proteína na colheita atinge 26% da massa total;
- a variedade é resistente à cariopse e ascocitose.
Composição química e vitamínica
Além do alto teor de várias proteínas, a planta também possui outras substâncias importantes para a saúde. Os grãos contêm 18 aminoácidos valiosos, isoflavonas e beta-caroteno.
Dos oligoelementos concentrados neles estão cuprum, magnésio, potássio, fósforo, zinco, ferum e sódio. O mais valioso na composição é um complexo de todos os tipos de vitaminas, que incluem A, E, K, C, grupo B (B1 - B6, B9).
Valor nutricional da cultura do grão de bico por 100 g:
- gorduras - 6 g;
- proteínas - 26 g;
- carboidratos - 55 g;
- água - 7 g;
- cinzas - 3 g;
- teor calórico - 378 kcal.
Importante! A rica composição do feijão depende diretamente da eficácia do cultivo. Portanto, para obter o melhor desempenho, os leitos devem receber a atenção e os cuidados específicos necessários.
Benefício e dano
- Os principais benefícios para a saúde do grão de bico são:
- é um produto dietético ideal;
- os frutos são absorvidos instantaneamente pelo corpo;
- fonte de alta qualidade e barata de proteínas e carboidratos valiosos;
- é o melhor análogo de produtos à base de carne (na composição de proteínas e aminoácidos);
- possui um bom conteúdo calórico e valor nutricional;
- todos os tipos de componentes do produto melhoram a condição do corpo com patologias do fígado, baço e intestino, anemia, arritmia, dor lombar;
- normaliza os níveis de açúcar no sangue.
- O feijão tem plantas e algumas desvantagens, especialmente:
- com uma acentuada inclusão do produto na dieta, é observado um aumento da formação de gases no intestino;
- se combinadas com água fria, as refeições à base de feijão podem desencadear cólicas estomacais;
- em combinação com maçãs e peras, o grão de bico pode causar sobrecarga e perturbações do trato digestivo;
- o uso descontrolado de feijão pode desencadear uma exacerbação de alergias, doenças crônicas do aparelho geniturinário, úlceras estomacais, tromboflebite e gota.
Use clientes em potencial
O grão-de-bico pode ser chamado de produto indispensável na dieta diária; é rico em abundância de todos os tipos de substâncias valiosas e úteis para a saúde humana. No entanto, hoje essa cultura é considerada uma novidade para muitos; portanto, muitas vezes não é incluída na lista de plantas promissoras para o cultivo. Mas, de fato, esse tipo de leguminosa pode ser considerado mais do que importante para a agricultura moderna.
A colheita das plantas tem um aroma e sabor especiais, de modo que o grão-de-bico pode diversificar com sucesso a dieta diária, bem como melhorar o sabor de quase todos os pratos conhecidos, à base de grãos e cereais integrais.
Além disso, esta planta pode ser a melhor alternativa para considerar espécies., uma vez que apenas 1-2 temporadas de cultivo de grão de bico no local podem aumentar significativamente a quantidade de nitrogênio disponível livremente no solo. E esta é uma das principais condições para a fertilidade de qualquer site.
Importante! Antes de usar o grão de bico para fins medicinais, você deve sempre consultar um médico. Caso contrário, o produto pode causar uma complicação do curso das doenças e o aparecimento de patologias concomitantes da doença subjacente.
Nos últimos anos, esta planta está ganhando popularidade na medicina. Todos os tipos de extratos e outras preparações com base nele foram amplamente utilizados no tratamento das patologias mais agudas e crônicas conhecidas pela humanidade.
O grão-de-bico ganhou popularidade em particular na cosmetologia; a farinha de feijão é usada para preparar todos os tipos de máscaras de limpeza que podem superar a acne, descamação da pele externa, brilho da pele oleosa e também dar à pele uma tonalidade e cor naturais.
Todos os itens acima sugerem que gradualmente o grão de bico se torna uma das culturas mais procuradas. Atualmente, seu cultivo e exportação são uma parte tangível do orçamento de muitos países africanos, assim como da Tailândia.
Confira
Portanto, aumentar a área de semeadura a cada ano se torna não apenas lucrativo, mas também permite obter um crescimento econômico tangível, ao contrário de outras culturas.
O Privo 1 é o representante mais brilhante dos híbridos leguminosos altamente produtivos do gênero Nut.
Esta planta se distingue por excelentes características de produção e sabor, portanto, pode competir com sucesso com praticamente qualquer cultivar.
Portanto, hoje, o grão de bico dessa variedade pode ser chamado não apenas conveniente, mas também um componente importante do desenvolvimento bem-sucedido de qualquer fazenda.