Doenças e pragas afetam adversamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas, causando danos a elas, que muitas vezes causam deformação das folhas, caules, interrompem o processo nutricional de um organismo vivo e comprometem sua fertilidade. Neste artigo, falaremos sobre a peronosporose de pepinos ou, como também é chamado, oídio.
O que é peronosporose em pepinos
Esta doença ocorre como resultado de esporos do patógeno fúngico Peronospora entrando no arbusto do pepino em condições de alta umidade. Os zoósporos são agressivos por natureza e tendem a se multiplicar e se espalhar rapidamente, introduzindo plantas em um organismo vivo.
O micélio está crescendo ativamente e logo os primeiros sinais de infecção por uma doença fúngica começam a se formar na forma de branco-acinzentado, às vezes com uma tonalidade roxa, manchas com um cotão leve.
Você sabe Mais de 6 mil anos atrás, as pessoas começaram a comer pepinos. A menção deles pode ser encontrada em letras egípcias, confirmando que esse vegetal foi colocado na tumba do faraó.
Além do fato de que os esporos de fungos se reproduzem com sucesso de forma independente, pragas como pulgões e moscas-brancas também contribuem para o processo de aumento de número.
Causas e sinais de ocorrência
Os sinais que sinalizam infecção por peronosporose são os seguintes:
- a aparência de manchas com uma ligeira borda branca, cinza claro, roxo claro;
- mudança de pontos com uma pistola para manchas oleosas de tons claros de amarelo na parte externa das folhas (as manchas são caracterizadas por uma área de distribuição limitada pelas veias das folhas);
- aumento do crescimento de manchas em alta velocidade;
- a cor da placa foliar de verde para marrom como resultado da fotossíntese prejudicada, sua murcha e secagem graduais;
- após a morte das folhas, há uma violação da formação e amadurecimento dos pepinos.
Nos arbustos de pepino, a manifestação de peronosporose pode ser vista com mais frequência no final do verão - o período em que as flutuações diárias da temperatura se tornam mais visíveis e a condensação nas folhas pode ser observada em campo aberto pela manhã. Esta doença geralmente ocorre em uma estufa, em condições de ventilação insuficiente.
No inverno, os esporos desse fungo não morrem, mas entram em estado adormecido, permanecendo nos restos de plantas infectadas e mortas, nas folhas e caules caídos que permanecem no solo. Assim, a infecção da camada fértil do solo e a disseminação de esporos de fungos com a ajuda do vento e da chuva.
Assim, os zoósporos viajam, infectando cada vez mais organismos vivos. No entanto, em clima seco e quente, a atividade dos zoósporos desaparece, mas eles ainda permanecem vivos.
Dentre os fatores que contribuem para a infecção pelo míldio, vale destacar o seguinte:
- alta umidade, chuva;
- gota de orvalho, nebulosa;
- molhar com água fria;
- acúmulo de umidade nas paredes da estufa como resultado de um sistema de ventilação perturbado;
- pilha de aterrissagem;
- abundância de ervas daninhas em torno de uma plantação de vegetais.
Você sabe Espinhos em pepinos frescos e jovens desempenham a função de remover o excesso de umidade de um vegetal.
Tratamento e medidas para combater a peronosporose
Para eliminar a peronosporose, é necessário desenvolver um plano claro de medidas para sua eliminação, explicando o que fazer para se livrar desse fungo perigoso e como proceder para impedir que ele retorne ao jardim e não arriscar outros arbustos de pepino e outras hortaliças com risco de infecção:
- tratamento de arbustos doentes com preparações medicinais;
- cumprimento das condições de cultivo;
- prevenção da propagação de uma ameaça existente e prevenção do aparecimento de fungos em arbustos saudáveis.
Assim que um agricultor atento encontrar os primeiros sinais de peronosporose, descritos acima, devem ser tomadas medidas para eliminá-lo:
- Apare todas as folhas e processos que já estão danificados pelo fungo e queime-os todos sem falhas. Se essa condição não for atendida, a chance de re-infecção é muito alta, pois os esporos do fungo permanecem no solo, bem como os processos de corte da planta doente.
- Para salvar a colheita, quando a doença ainda não atacou a planta, são usados fungicidas em uma concentração correspondente ao estágio de desenvolvimento da peronosporose.
- Após a colheita, o solo é desinfetado com produtos químicos, a fim de destruir o fungo, e uma camada de solo com 5-7 cm de espessura é removida.
Medicamentos eficazes
Na luta contra a peronosporose, esses agentes estão trabalhando ativamente:
- solução de enxofre, preparada dissolvendo 50 a 80 g de uma substância química em um balde de água;
- Líquido de Bordeaux, cuja preparação são utilizados 100 g de sulfato de cobre e cal hidratada, dissolvendo-os em 10 litros de água morna;
- fungicidas;
- fungicidas combinados.
Os fungicidas mais populares incluem:
- "Fitosporina";
- Fitosporina-M;
- "Gamair";
- Planriz;
- Alarin-B;
- "Gliocladina";
- "Gates";
- "Quadríceps";
- "Acrobat MC";
- "Ordan";
- Ridomil.
Fungicidas combinados:
- oxicloreto de cobre;
- "Ridomil Gold";
- Efal.
Uma medida eficaz para prevenir a infecção por peronosporose é também o tratamento de sementes antes do plantio no solo. O procedimento é o seguinte: as sementes são mergulhadas em um líquido quente com uma temperatura de + 50 ° C por um quarto de hora. Eles também podem ser tratados com produtos químicos especiais contendo metalaxil (mefenoxam), de acordo com a dosagem na embalagem.
Importante! O uso excessivo de fungicidas causa acúmulo de pesticidas e substâncias nocivas na fruta.
O uso de medicamentos especiais é realizado a cada duas semanas. Um mês antes do início da colheita, o uso de fungicidas é concluído e eles estão mudando para o uso de remédios populares.
Remédios populares
Jardineiros experientes têm muitos métodos populares para eliminar esta doença fúngica, alguns deles são apresentados abaixo:
- Se os sinais iniciais da doença forem encontrados no mato, a infusão de casca de cebola pode ser usada com eficácia, que é preparada com 200-300 g do componente principal, derramada com um balde de água, que deve ser incendiado e levar a mistura para ferver. Em seguida, o líquido é enviado para esfriar e infundir por 2 dias. Antes de usar, pode ser filtrado.
- Trate com uma solução de 1 litro de leite desnatado em 9 litros de água com a adição de 10 gotas de iodo a 5%.
- Uma solução de cinza fermentada diluída em 10 litros de água é usada para pulverizar os arbustos. Para preparar a cinza, é necessário levá-la em um volume de 2 copos e despejar 3 litros de água fervente, deixar fermentar e coar através de várias camadas de gaze.
- A solução de permanganato de potássio também é eficaz. Para a sua preparação, use 1 a 1,5 g de permanganato de potássio por balde de 10 litros de água.
- Para destruir o micélio, você pode usar uma ferramenta baseada em esterco. Para prepará-lo, é necessário separar 1 parte do esterco de vaca em 3 partes de água, insistir na solução resultante por 4 dias e coar. O concentrado resultante é diluído em 7 a 8 L de água e usado para pulverizar folhagem a cada 1 a 1,5 semanas à noite.
- A solução alcalina também é eficaz no processo de destruição deste fungo. Para prepará-lo, faça uma mistura de 25 g de refrigerante e 5 g de sabão líquido e depois dissolva em 5 l de água quente. Após o resfriamento com uma solução, a planta em si e a camada superior da terra são pulverizadas. Este procedimento deve ser repetido 2 semanas após a primeira pulverização.
- Aplique efetivamente o método de processamento de pepinos com verduras. É adicionado à aspersão de água de acordo com a seguinte tecnologia: 1 litro de leite desnatado é adicionado a 9 litros de água e, em seguida, 10 gotas de verde brilhante são adicionadas. O uso da substância reside em seu efeito anti-séptico e alto teor de cobre. Além disso, esse agente terapêutico pode ser usado não apenas para eliminar o míldio, mas também para combater outras doenças, bem como para preveni-las e fertilizá-las. Pepinos após o uso de zielonki ganham boas características do produto, uma cor mais saturada.
Medidas preventivas
A proteção dos vegetais começa com a implementação de medidas preventivas que envolvem as seguintes ações:
- inspeção e monitoramento regulares das condições do mato;
- controle das condições do solo e condições de cultivo;
- tratamento preventivo do solo e da própria planta.
Medidas agrícolas preventivas para o cuidado do mato incluem:
- manutenção do nível necessário de umidade, evitando rega excessiva;
- controlar a aparência de gotas de umidade em condições de crescimento em estufa;
- fertilizar arbustos com fertilizantes orgânicos e minerais para melhorar a imunidade das plantas;
- tratamento pré-implante com desinfetantes, por exemplo, sulfato de cobre;
- cuidados com o solo, a necessidade de desenterrar o jardim após a colheita a uma profundidade de 30 cm;
- conformidade com a rotação de culturas: mover o plantio das mesmas hortaliças na horta a cada 5 a 7 anos para evitar o acúmulo de infecções a longo prazo, características desta cultura em um local do solo.
Você pode processar um arbusto de pepinos para combater o oídio:
- preparações de estrobilurina, por exemplo, "Strobi" e "Quadris" (duas vezes por temporada);
- soluções de soro de leite;
- sulfato de amônio a 15%;
- nitrato de amônio 10%;
- uréia 10%.
- Integral;
- "Haupsin";
- Mikosan
- "Gamair";
- Planriz;
- Fitosporina-M.
O último agente da lista pode ser usado mesmo imediatamente antes da colheita.
Importante! A falta de prevenção e a adoção prematura de medidas para eliminar os primeiros sinais de peronosporose ameaçam a morte da planta e a perda de produtividade.
Variedades de pepino resistentes à peronosporose
Ao escolher uma variedade de pepinos para o cultivo, é necessário prestar atenção às suas características indicadas na embalagem com sementes ou obter informações sobre ela de agricultores experientes, uma vez que existem variedades resistentes à peronosporose.
Entre eles devem ser destacados:
- Pasadena é um híbrido no meio do início;
- Um menino com um dedo é um pepino precoce;
- Querida - o prazo de envelhecimento é de 55 a 58 dias;
- Goosebump - médio cedo;
- Polvo - o período de maturação é de 44 a 49 dias;
- Katyusha - maduro cedo;
- O fontanel é médio cedo;
- A estréia está madura;
- Ídolo - médio cedo;
- Phoenix 640 - amadurecimento tardio.
A melhor maneira de combater o oídio é a prevenção regular e o cumprimento das condições de cultivo.