Cultivar verduras no inverno não é apenas uma oportunidade para diversificar sua dieta e renovar constantemente o suprimento vitamínico de parentes. Essa ocupação tem sido capaz de se tornar um negócio lucrativo para muitos jardineiros. Mas, para este caso, você precisa de uma estufa. Que estufa é necessária para o cultivo de ervas e quais são as características do cultivo de vitaminas verdes?
Características da estufa para o cultivo de ervas
Para coletar uma boa colheita de ervas frescas no inverno, você precisa construir uma estufa bem isolada. A construção deve necessariamente estar sobre uma base sólida, com uma profundidade de 50 a 100 cm. Em regiões severas, recomenda-se que a parede principal seja projetada a partir de blocos de concreto ou vigas.
Importante! No lado norte do edifício, é aconselhável entrar em qualquer outra sala, a fim de proteger dos ventos penetrantes.
O melhor revestimento de estufa para o inverno é o policarbonato. Você pode, é claro, usar vidro ou filme como abrigo, mas eles não retêm bem o calor. Quanto ao teto, ele deve ser inclinado. Isso protegerá o teto contra acúmulo de neve e possíveis danos. A base da armação é de metal, que deve ser submetida a tratamento anticorrosivo.
A principal coisa que o proprietário de uma estufa de inverno deve cuidar é a iluminação e o aquecimento. As plantas precisam receber luz por pelo menos doze horas, para que não haja luz do dia suficiente no inverno. Você terá que cuidar de iluminação adicional. Para tal procedimento, você precisará estocar phytolamps fluorescentes ou especiais.
Em uma estufa não aquecida, os verdes macios não crescerão. Portanto, vale a pena cuidar do aquecimento do edifício. Você pode conduzir o aquecimento central instalando baterias de água ou na construção de um fogão com fogareiro ou fogueiras. Também é aconselhável usar aquecedores infravermelhos.
Os benefícios
- As vantagens do cultivo verde em condições de estufa incluem:
- A capacidade de cultivar plantas de diferentes espécies ao mesmo tempo.
- Segurança crescente: em condições fechadas, o acesso de pragas às plantas é mínimo.
- Colheita durante todo o ano.
- Uma oportunidade de obter uma colheita das mais caprichosas e exigentes variedades de hortaliças.
- Uma variedade de métodos de cultivo: as plantas podem ser colocadas nas prateleiras ou recorrer a métodos hidropônicos ou aeropônicos. Isso economiza espaço valioso.
- Facilidade de cuidado com as culturas.
Você sabe Pela primeira vez, construções de estufa apareceram na Roma antiga. Eles eram considerados carros comuns, que durante o dia eram lançados para áreas ensolaradas e à noite eram colocados em uma sala quente especialmente equipada.
Desvantagens
- As poucas desvantagens do cultivo de hortaliças em condições de estufa incluem:
- O alto preço de um prédio devidamente equipado.
- Altos custos de aquecimento, irrigação, iluminação e reparo da estrutura no inverno.
- Substituição regular do solo. Se as culturas são cultivadas em estufa o ano todo, então a cada 3-4 meses é necessário trocar o substrato.
- Em condições fechadas, você terá que produzir muito mais fertilizantes no solo.
Muitos jardineiros estão preocupados principalmente com a questão de como plantar e que tipos de vegetação na estufa no inverno. O plantio no inverno não é diferente da primavera ou do verão. No que diz respeito aos tipos de culturas, é eficaz cultivar variedades em condições de estufa, cuja estação de crescimento não dura muito e também têm bom gosto. Se as plantas serão cultivadas para fins industriais, vale a pena focar em sua demanda de mercado. Jardineiros experientes recomendam o cultivo de endro, salsa, alface, cebola verde, hortelã e coentro em casa de vegetação.
Você sabe Os holandeses colocavam estufas em gêiseres. Portanto, os constantes satélites de estufas no país são piscinas cheias de água quente.
Tipos de Estufas
No inverno, a vegetação pode ser cultivada em diferentes tipos de construções de estufas. Leia mais sobre cada um, continue lendo.
Mini estufa
Esta é uma ótima opção para jardineiros que cultivam massa verde no inverno para si. Essa estrutura é instalada em um apartamento ou outro edifício residencial e parece uma grande caixa sob vidro, dentro da qual existem pequenas caixas cheias de substrato. As sementes das quais as culturas futuras crescerão serão semeadas nessas caixas.
Para não se sobrecarregar com a preparação de uma caixa grande, você pode usar o antigo aquário.
Essa variante do design da estufa é recomendada para jardineiros que desejam se deliciar com verduras vitamínicas no inverno, mas não é adequada para aqueles que estão envolvidos neste negócio para fins industriais.
Estufa
A estufa é um análogo simplificado da estufa. Sua estrutura é feita de arcos grossos de metal. O revestimento é filme. A estufa é aquecida pelos raios do sol. O calor também é emitido durante a decomposição do esterco e do composto, que fertilizam o solo.
A estufa é mais adequada para o cultivo em clima quente.
Inverno
Uma estufa de inverno é bem aquecida (temperatura interna + 16 ... + 18ºС), iluminada (a luz é fornecida às lavouras de 12 a 18 horas por dia) e um edifício isolado. Entre suas características está o aumento da resistência, uma vez que a estrutura deve suportar fortes rajadas de vento e a massa de neve que pode acumular-se nela.
Como cobertura de uma estufa de inverno, o policarbonato celular é mais frequentemente usado. Se o edifício for revestido com filme, ele deverá ser apresentado em duas camadas. Um isolamento adicional será o filme térmico, que vale a pena embainhar a estufa nos lados norte e oeste.
Importante! Requisito obrigatório para a construção de estufas de inverno — telhado de duas águas e cume alto, o que eliminará o problema de acúmulo de neve. O telhado também pode ser feito em arco.
A versão de inverno da estufa é ótima para o cultivo de hortaliças, tanto para você quanto para fins industriais. Além disso, graças às características do projeto, e dependendo da altura das colheitas, as prateleiras podem ser feitas no interior, mesmo com três níveis.
Garrafa térmica para estufa
Ele recebeu esse nome devido ao excelente desempenho das funções de isolamento térmico. A peculiaridade de um edifício é que ele é cavado no chão. Idealmente, quando 2,5 m da estrutura é aprofundada no solo. Essa idéia não apenas ajuda a se aquecer, mas também permite economizar materiais para a construção de paredes, já que as estruturas das paredes serão baixas ou não serão de todo.
Mas não se pode esperar que a estufa se aqueça no inverno. É necessário organizar aquecimento adicional. A melhor opção é abastecer o edifício com um sistema de aquecimento fechado, ou seja, água.Esse tipo de construção de estufa é ideal para o cultivo de hortaliças frescas no inverno, mas vale lembrar que esse prazer não é barato: para a construção de uma estufa em 100 m² de área, você terá que pagar de 200 a 300 mil rublos.Vídeo: Garrafa térmica com efeito de estufa DIY
Como construir uma estufa para verduras com suas próprias mãos em casa para iniciantes?
Todo mundo que tem pelo menos as menores habilidades de construtor pode fazer uma estufa para verduras por conta própria. Mais sobre o procedimento.
Trabalho preparatório
O trabalho preparatório para a construção de uma estufa para o cultivo de plantas verdes consiste nas seguintes etapas:
- Escolhendo um local para construir. Deve ser plano e de preferência protegido do vento.
- Dimensionamento da estufa.
- Preparação de desenhos.
- Seleção de material. Um longo período de operação é diferenciado por um design cuja estrutura é feita de metal. Mas, no entanto, é mais ecológico o uso de madeira. Jardineiros experientes observam que em edifícios de madeira, as culturas crescem muito mais eficientemente e melhor.
- Estoque de ferramentas: serra para cortar materiais, martelo, fita métrica, chave de fenda, faca, tesoura, serra circular, broca.
- Preparação do solo. Ideal é um substrato que inclui solo de jardim, areia de rio, turfa e serragem nas mesmas proporções. O solo deve ser solto, bem drenado, com excelente permeabilidade à água e ao ar; portanto, é recomendável diluí-lo com argila expandida, cascalho fino e tijolo quebrado. O carvão da madeira também será apropriado.
- Escolhendo verduras para o plantio. O plantio de plantas pode ser tanto método de sementes quanto de mudas. Dado o fato de a estufa ser bastante quente, a maioria dos jardineiros recorre ao método das sementes, o que economiza tempo e esforço. As culturas de vitaminas para o cultivo em estufa (salsa, endro, alface, cebola, etc.) têm aproximadamente o mesmo período vegetativo. Portanto, eles são semeados aproximadamente ao mesmo tempo.
Para determinar o tempo de semeadura, você precisa saber quando haverá um pico nas vendas de safras no mercado. Assim, os greens estão em maior demanda durante o feriado de Ano Novo e Natal. Se você levar em consideração o fato de que leva pelo menos 40 dias para cultivar verduras prontas para venda, será necessário plantar no outono (início e meados de novembro). Você pode semear vitaminas verdes para suas próprias necessidades a qualquer momento, conveniente para você.Importante! Aqueles para quem essa ocupação se tornou uma fonte de renda devem cuidar do cultivo de transportadores, ou seja, novos suprimentos de colheitas devem ser constantes: alguns se reuniram, outros cresceram.
Construção de estufa
O processo de construção da estufa consiste nas seguintes etapas:
- Limpando e preparando o local. Na área selecionada, é necessário remover o solo superficial e cobrir o solo com uma fita de aquecimento; despeje substrato de turfa-solo sobre ele. Se a estufa é aquecida pela água, os tubos são colocados ao longo de seu perímetro.
- Preenchimento da fundação. Para fazer isso, uma vala (0,5–1 m de profundidade) é cavada em torno do perímetro da estrutura futura, que será inundada com uma argamassa de areia e cimento. A fundação pode ser de dois tipos: colunar (seus pilares serão os componentes da estrutura aos quais os elementos restantes devem ser fixados) e fita (suportes verticais serão despejados no concreto, colocados em furos pré-preparados). A fundação da estufa de inverno deve terminar com uma base - uma borda de tijolos acima do solo (~ 0,5 m).
- Conjuntos de quadros. Não é recomendado prender suas peças com pregos, isso reduzirá a força. É melhor fazer isso com porcas, parafusos e termopoços.
- Processamento de estrutura montada. Se for de madeira, é tratado com anti-sépticos e vernizes; se é de metal, é tratado com agentes anticorrosivos.
- Abrigos de construção. O policarbonato é fixado ao quadro com arruelas. Duas camadas de filme são pregadas com pregos.
- Instalações de telhado de tubulação de fumaça.
Importante! Para cobrir a estufa durante todo o ano, é necessário um filme excepcionalmente resistente ao gelo.
Colheita e armazenamento
Verdes não são um produto com uma vida útil longa, seja endro ou cebola. Portanto, você precisa cortá-lo quando necessário. Por exemplo, no mesmo dia em que a venda está planejada. O momento ideal para a colheita é de no mínimo 40 dias após o plantio. Você também deve se concentrar no tamanho das vitaminas verdes: primeiro, corte as plantas maiores. As verduras cortadas (endro, salsa, cebola, hortelã-pimenta) devem ser coletadas em cachos (determine o valor a seu critério), se você planeja vendê-lo em partes. No caso da venda de quilogramas, a coleta de pacotes não é necessária.
Os métodos de armazenamento de verduras dependem do seu tipo:
- Recomenda-se armazenar galhos de endro e salsa em recipientes com água morna, onde suas extremidades cortadas serão reduzidas. As folhas murchas e amareladas devem ser removidas imediatamente, para não distorcer a apresentação do produto e não provocar sua rápida deterioração.
- A fim de preservar o frescor das folhas de alface, elas devem ser cobertas com película aderente. Essa medida ajudará a preservar a salada por uma semana.
- Você pode simplesmente colocar o endro, salsa, hortelã, alface e coentro na prateleira inferior da geladeira (no caso de grandes quantidades - em local frio), mas a massa verde deve estar seca.
Importante! A melhor maneira de armazenar vitaminas verdes frescas para suas próprias necessidades — congelamento.
Possíveis erros ao cultivar verduras
Jardineiros iniciantes podem cometer alguns erros no processo de cultivo de ervas.
O conselho dos mestres desta questão ajuda a evitar isso:
- Proteja suas culturas verdes do frio e das correntes de ar. No inverno, a hipotermia é repleta de mortes nas culturas.
- Se você cultiva verduras para fins industriais e não possui clientes regulares, também deve construir instalações de armazenamento especiais para a colheita, que não foi vendida no prazo.
- As culturas precisam fornecer cuidados adequados: estude cuidadosamente seus requisitos para rega, solo, iluminação, umidade, temperatura.
- A não desinfecção das sementes antes das colheitas pode levar a suas doenças e danos causados por pragas. Portanto, vale a pena gastar um pouco de tempo e desinfetar.
- É necessário aderir à tecnologia do cultivo, para não provocar espessamento.
- É importante escolher o local certo para as variedades de verduras na estufa: por exemplo, a alface não importa onde crescer, o endro se sentirá bem em um local sombreado, mas a salsa prefere uma boa iluminação.