Apesar de a cebola ter um cheiro específico e um sabor amargo, também é suscetível ao ataque de várias pragas, que podem danificar as folhas ou o próprio bulbo. Neste artigo, consideraremos as características e a descrição das pragas mais comuns de cebola, os sintomas de sua aparência na planta, bem como os métodos para lidar com elas usando remédios populares e técnicas agrícolas.
Pragas da cebola: descrição e sintomas
Pragas de cebolinha são vários tipos de insetos que podem botar ovos na superfície da planta ou no solo ao seu redor. A planta é prejudicada por insetos adultos e suas larvas vorazes. Após um ataque de pragas, as cebolas enfraquecidas geralmente causam várias doenças que levam a uma completa perda de rendimento.
Você sabe As cebolas contêm cerca de 6% de açúcar. Durante a fritura, as fatias de cebola perdem todas as substâncias cáusticas e ficam com um sabor doce.
Mas o tamanho das pragas de cebola é muito pequeno, por isso não é fácil detectar sua invasão. Para isso, é necessário conhecer as características da aparência dos insetos e suas larvas, bem como os sintomas que sinalizam sua aparência nos canteiros.
Carrapato raiz
Não é fácil encontrar essa praga imediatamente, pois ela vive na parte raiz da planta e se alimenta de uma lâmpada localizada no chão. O carrapato da raiz também pode atacar bulbos escavados, destruindo-os lentamente por dentro, como resultado do qual a colheita não é armazenada e começa a apodrecer.
Uma descrição do tick raiz é apresentada abaixo:
- O corpo dos adultos é oval e pode atingir 1,1 mm de comprimento. A cor da praga pode ser branca ou amarela, na frente do corpo há um pequeno escudo retangular.
- O aparato oral do inseto pertence ao tipo de perfuração e sucção, com a ajuda do carrapato chupando o suco da planta.
- As extremidades do carrapato são marrons e sua parte inferior é equipada com garras e pontas. Os adultos têm 8 pernas.
- Os ovos são brancos e ovais. A fêmea as coloca no tecido do bulbo, onde amadurecem dentro de 2-3 semanas.
- As larvas na estrutura corporal são semelhantes aos adultos, mas são menores e têm 6 membros de cor marrom. Após cerca de 3 semanas, a larva se transforma em um adulto, que também começa a sugar o suco do bulbo.
Importante! Em condições adversas, o carrapato da raiz pode cair em um estado de repouso. Ao mesmo tempo, não cresce e não come, mas quando entra em um ambiente favorável, volta à vida novamente.
Os sinais de dano da cebola pelo carrapato da raiz incluem:
- o fundo da lâmpada seca e cai;
- um revestimento branco aparece nas folhas da cebola;
- a massa verde começa a ficar amarela e seca;
- os bulbos são deformados e secam;
- o caule e as raízes da planta começam a moldar e apodrecer.
Cebola grub
Embora essa praga não apareça com frequência, pode causar sérios danos à colheita da cebola. Os insetos infectam a planta na segunda metade de seu crescimento e causam danos diretamente nas lâmpadas.
As características dos besouros de cebola são apresentadas abaixo:
- O inseto na aparência se assemelha a uma mosca. As fêmeas têm um tronco de até 7 mm de comprimento, os machos de até 6 mm.
- O corpo da praga é pintado em uma cor verde-bronze, na parte traseira há duas listras cinza. O abdômen dos machos está levemente inchado, enquanto nas fêmeas é plano.
- As extremidades dos insetos são de cor escura com quadris espessados das patas traseiras. Existem antenas pretas na cabeça.
- O vôo dos insetos cai no final de maio. Um bug de cebola coloca ovos brancos e oblongos em bulbos ou no solo perto de plantas. O tamanho dos ovos não excede 0,8 mm. As larvas aparecem em 5-10 dias.
- As larvas são em forma de verme e atingem 1,1 cm de comprimento. Seu corpo está enrugado, tem uma cor branca suja. O desenvolvimento da larva dura cerca de 30 dias.
- A formação de pupas ocorre no solo superficial ao redor da planta danificada. A fase pupal dura de 2 a 2,5 semanas e, em seguida, a segunda geração de insetos aparece.
- A praga hiberna no solo na forma de larvas que criam pupas no início da primavera.
Você sabe Para fortalecer sua imunidade na estação fria, basta comer meia bulbo cru diariamente.
Os sinais de danos à planta com um brilho de cebola estão listados abaixo:
- retardo de crescimento;
- amarelecimento das pontas das folhas;
- massa verde murcha;
- a cebola fica macia e o meio fica preto;
- com danos severos, começa a podridão da cebola, acompanhada por um odor desagradável característico.
Mosca de cebola
Esta praga infecta cebolas no estágio inicial de seu crescimento, e as larvas glutonosas podem passar rapidamente de plantas doentes para saudáveis, superando distâncias de até 0,5 m.
Uma descrição detalhada da mosca da cebola é apresentada abaixo:
- O corpo dos insetos adultos é pintado na cor cinza acinzentado e seu comprimento pode chegar a 8 mm. Os machos têm uma faixa escura longitudinal no abdômen.
- As extremidades do inseto são pretas, nas patas traseiras há cerdas curtas e grossas.
- As asas são amareladas, oblongas.
- O vôo de primavera dos insetos cai na segunda quinzena de maio. Os insetos botam ovos nos brotos verdes das cebolas e no solo ao redor das plantas. O processo de postura dura cerca de 5-6 semanas.
- Os ovos de pragas têm uma forma oblonga, seu comprimento não excede 1,2 mm e a cor é branca. As larvas aparecem após 3-6 dias, dependendo da temperatura do ar.
- As larvas são pintadas de esbranquiçado, o comprimento do corpo é de aproximadamente 1 cm, a borda frontal do corpo é estreita e as costas e o abdômen são arredondados.
- As larvas se alimentam de brotos de cebola e se desenvolvem dentro de 2-3 semanas. Em seguida, eles formam uma pupa no solo, perto da planta danificada, envolto em um falso casulo marrom claro.
- A segunda geração de pragas aparece em julho. No inverno, as larvas se reproduzem no solo, mergulhando-o a uma profundidade de 20 cm.
Os sintomas da aparência de uma praga em plantações de cebola são:
- grupo murcha de rebentos de cebola na fase da primeira folha;
- a presença de larvas brancas na base das folhas da planta;
- pequenos buracos nas folhas da cebola e no próprio bulbo;
- danos ao pescoço da lâmpada em uma planta adulta;
- podridão da lâmpada.
Nematóide-tronco
Esta praga é um verme que deposita pequenos ovos na polpa de um bulbo. Os danos à planta são causados não apenas pelas larvas de nematóides, mas também pelos adultos que bebem suco da planta e provocam sua morte.
Importante! Na maioria das vezes, o nematoide do caule (cebola) danifica a parte da raiz da planta e provoca podridão do bulbo.
As características da praga são apresentadas abaixo:
- O corpo do nemátodo da cebola é alongado, filiforme. Seu comprimento é de 1 a 1,5 mm e a cor é branca amarelada.
- Na frente do corpo, há uma cavidade bucal com uma lança, com a ajuda da qual a praga perfura a lâmpada e suga o suco dela. A parte de trás do corpo tem a forma de um cone.
- A lagarta coloca ovos translúcidos no interior do bulbo e das folhas da planta. Seu tamanho é medido em mícrons, de modo que os óvulos dos nematóides são invisíveis aos seres humanos.
- Após 3-5 dias, as larvas aparecem nos ovos. Eles têm a mesma estrutura corporal dos adultos, mas muito menores em tamanho.
- O processo de transformação da larva em adulto dura 1,5 meses. Durante esse período, a lagarta muda 4 vezes e depois acasala com o macho e começa a botar ovos novamente.
Os sinais de danos à cebola pelo nematóide-tronco são:
- retardo de crescimento;
- amarelecimento e secagem de folhas de cebola;
- estrutura solta de lâmpadas;
- a superfície da lâmpada está rachada e a casca cai;
- amolecimento e queda do fundo;
- deterioração do fundo da planta.
Gorgulho da cebola
Esta praga danifica as folhas da cebola perfurando-as com seu nariz comprido em forma de agulha. A fonte de infecção pode ser infectada no ano passado, a planta permanece no solo.
Você sabe Graças ao navegador Cristóvão Colombo, as cebolas chegaram ao território da América. Os marinheiros primeiro plantaram esse vegetal na ilha de Isabella e depois se espalharam por todo o continente.
A descrição do gorgulho da cebola é apresentada abaixo:
- O inseto adulto tem um corpo preto, atingindo 3 mm de comprimento. No centro das costas existe uma faixa longitudinal branca.
- Na cabeça do gorgulho há antenas curtas em forma de bastão com espessamento nas extremidades. A boca parece uma tromba com a borda dobrada para baixo.
- O inseto tem 6 membros, pintados em uma cor marrom escura.
- A fêmea põe ovos na polpa de cebola na segunda quinzena de maio. São ovais, pintados de branco e seu tamanho não excede 0,5 mm. Após 10-14 dias, as larvas emergem dos ovos.
- As lagartas têm um corpo alongado (até 7 mm de comprimento), pintado em amarelo. A cabeça das larvas é marrom e os membros ausentes. Lagartas roem uma passagem estreita dentro da folha e se movem para o solo.
- Após 14-20 dias, a larva se transforma em crisálida, que fica no solo e tem uma cor branca, e depois fica marrom.
- Após 20 a 30 dias, um inseto adulto aparece da pupa e o ciclo se repete. Indivíduos adultos que emergem de ovos da segunda geração de besouros no inverno nas camadas superiores do solo e se tornam ativos em meados de abril.
Os sinais de derrota da cebola pelo gorgulho são:
- pequenos pontos redondos e pinceladas leves nas folhas da planta;
- bordas irregulares das folhas danificadas por insetos;
- amarelecimento e murcha de massa verde;
- retardando o crescimento das plantas.
Traça de cebola
As borboletas de mariposa-cebola podem arruinar toda uma safra de cebola em uma pena, porque ponha ovos nas folhas das quais aparecem larvas vorazes. Se você não notar a praga imediatamente, as lagartas danificam não apenas as folhas, mas também as inflorescências da planta.
Considere a descrição da mariposa de cebola:
- O inseto é uma borboleta com corpo marrom, cujo comprimento atinge 1,5 mm. A envergadura não excede 1,7 mm.
- As asas dianteiras do inseto são marrons com pequenas marcas brancas. As asas traseiras são pintadas em bege e a parte inferior é decorada com longas vilosidades.
- A traça da cebola começa a pôr ovos no final de maio. Eles têm uma forma oval e são pintados de amarelo, e seu diâmetro não excede 0,4 mm. Após 7 dias, as larvas emergem dos ovos.
- O corpo das lagartas é verde-amarelo, coberto de verrugas marrons e seu comprimento é de cerca de 1 cm A lagarta alimenta folhas de cebola e vive dentro de sua carne.
- Após 2 semanas, a larva se transforma em uma pupa de 0,7 cm de comprimento, de cor cinza. Uma pupa é colocada na superfície da planta e um adulto emerge dela após cerca de 3 semanas. Então o ciclo se repete primeiro.
Os sinais de dano da cebola por esta praga são:
- a presença de faixas longitudinais leves nas folhas de cebola;
- retardo de crescimento;
- amarelecimento e secagem das pontas das folhas;
- murcha de uma planta;
- lâmpadas apodrecidas.
Tripes
Essa praga pode prejudicar a parte verde da cebola ou o próprio bulbo, sugando sucos das folhas e da raiz da planta.
Importante! As cebolas são mais suscetíveis ao ataque de tripes, na superfície em que a praga pode entrar no repositório e causar infecção em toda a safra.
Considere a descrição dos tripes de cebola (tabaco):
- O corpo dos adultos é alongado e pode atingir 1,3 mm de comprimento.
- O corpo dos tripes é pintado de amarelo ou marrom sujo. Na parte de trás, existem dois pares de asas estreitas dobradas ao longo do corpo. As asas dianteiras são menores e têm uma cor mais escura que as asas traseiras.
- O inseto tem olhos vermelhos e antenas amarelas. Os membros são pretos.
- As fêmeas depositam ovos nas folhas da planta. Eles são em forma de barril e branco. O tamanho de um ovo de tripes não excede 0,25 mm. As larvas aparecem após 4-5 dias.
- A vida útil das larvas é de até 7 dias. O comprimento do corpo é de até 0,9 mm e a cor é branca ou amarela clara.
- A pupa tem uma cor marrom escura e se parece muito com as larvas. Essa fase dura de 8 a 10 dias e, em seguida, um novo inseto adulto aparece.
Sinais de tripes de cebola são:
- retardo de crescimento;
- a aparência de listras brancas ou prateadas na parte verde da planta;
- curvatura e amarelecimento das folhas;
- cebola pequena;
- murcha e decadência da planta.
Pulgões
Esta praga afeta principalmente chalotas, portanto, seu segundo nome é pulgões chalotas. Esses insetos ainda não foram bem estudados pelos biólogos, mas podem passar o inverno nas camadas superiores do solo e retomar sua atividade com a chegada do calor da primavera.
Você sabe O suco de cebola é um analgésico eficaz para picadas de abelhas e vespas, por isso é frequentemente usado para compressas terapêuticas.
Considere a característica dos pulgões da cebola:
- O comprimento do corpo da praga é de cerca de 2 mm. A cor do inseto é marrom escuro e a forma do corpo é em forma de gota.
- O aparato oral do inseto é do tipo sugador e serve como uma praga para sugar o suco das folhas da planta.
- No outono, os pulgões fêmeas depositam ovos na superfície das plantas, das quais as larvas aparecem na primavera, alimentando-se de sucos de plantas.
- A reprodução adicional é realizada por partenogênese. Como resultado disso, após 3-4 semanas, a colônia de insetos é tão grande que já é impossível salvar a planta doente.
Os sinais de cebola ardente estão listados abaixo:
- retardo de crescimento;
- deformação e amarelecimento das folhas;
- a presença de revestimento em pó preto na superfície da planta;
- o aparecimento de formigas em fileiras com cebolas;
- murcha da planta.
Como lidar eficazmente com pragas
Uma característica do controle de pragas de cebola é que não é recomendado que insetos e larvas sejam destruídos com inseticidas. Produtos químicos nocivos se acumulam no solo e a parte verde das plantas após esse tratamento se torna imprópria para alimentação. Portanto, ao cultivar cebolas para controlar pragas, eles usam principalmente remédios populares, combinando-os com métodos agrotécnicos para a destruição de insetos e suas larvas.
Medidas de controle agrotécnico
No estágio inicial de danos causados por pragas, as plantas podem ser salvas com a ajuda de técnicas agrícolas especiais. Eles exigem custos adicionais de mão-de-obra, mas ajudam a destruir as larvas e pupas de pragas, além de expulsar insetos adultos do local.
Os principais métodos agrotécnicos de combate às pragas listadas incluem:
- plantar cebolas ao lado de camas de cenoura e mostarda - essas plantas secretam substâncias que repelem insetos;
- plantio de calêndula, hortelã e calêndula ao longo do perímetro dos canteiros com cebolade modo que seu aroma assusta as pragas;
- remoção de plantas doentes do local e sua destruição;
- capina regular e a remoção de todos os detritos de plantas do solo;
- afrouxamento profundo do solo superficial para a destruição de larvas e pupas;
- desbaste plantações muito densas;
- inspeção regular de plantas pela presença de larvas ou danos causados por elas;
- cobertura do solo em camas turfa migalha;
- conformidade com a rega para evitar alagamentos ou secar o solo.
Métodos alternativos de controle de pragas de cebola
Você pode se livrar de pragas e preservar a colheita de cebola com a ajuda de remédios populares comprovados. A vantagem de seu uso é que eles não poluem o solo e as plantas que processam não mudam de sabor e são seguras para comer.
Você sabe Uma das imagens mais antigas da lâmpada está localizada no túmulo do faraó egípcio Tutankhamon e data de 1352 aC.
Considere os principais métodos de controle de pragas de cebola usando receitas populares:
- misture 400 g de sal e um balde de águae depois despeje a cebola com a solução resultante. 3 horas após o tratamento, regue as plantas com água pura. A ferramenta ajuda a se livrar dos vendavais de cebola;
- moer 2 cabeças de alho com um pouco de água e deixar durante a noite. Adicione 0,5 xícaras de óleo vegetal, 1 colher de chá. sabonete líquido e 1 litro de água. Misture a solução resultante e pulverize-as com plantas doentes. Esta ferramenta impede a reprodução de moscas de cebola e tripes de tabaco;
- despeje 1 kg de urtiga deixa 5 l de água fervente e deixe fermentar por 5 dias. Dilua a solução resultante com água na proporção de 1:10 e despeje as plantas doentes sob a raiz. Uma decocção de urtigas elimina bem o carrapato da raiz e outras pragas;
- despeje água entre os leitos de água e polvilhe-a com uma mistura de pimenta do reino e mostarda. Essas especiarias ajudam a eliminar quase todas as pragas de cebola;
- despeje 4 kg de tomate em cima de 10 l de água e ferva em fogo baixo por várias horas. Em seguida, esfrie o produto resultante e pulverize as folhas da planta com ele. Essa ferramenta ajuda a eliminar o carrapato da raiz e a mariposa da cebola;
- despeje 200 g de camomila seca moída 10 l de água e deixe em infusão durante a noite. O produto resultante são plantas doentes filtradas e irrigadas;
- misture poeira de tabaco e cinzas de madeira peneirada na proporção de 1: 2. Polvilhe as folhas de cebola pré-umedecidas com o produto seco preparado. Esse pó ajuda a combater o gorgulho e os pulgões da cebola;
- ralar 100 g de sabão de alcatrão e dissolvê-lo em uma pequena quantidade de água quente. Em seguida, misture a solução resultante com 10 l de água pura e irrigue os leitos obtidos com cebola com os meios obtidos. Essa ferramenta afeta adversamente as larvas de todas as pragas.
Medidas preventivas
É muito mais fácil prevenir pragas do que controlá-las. Portanto, após a colheita e em preparação para a semeadura de cebolas na primavera, deve-se prestar atenção às medidas destinadas a impedir o aparecimento de insetos no local.
Importante! Recomenda-se plantar cebolas no jardim o mais cedo possível, para que a planta tenha tempo de crescer mais forte quando as pragas aparecerem.
Considere as principais medidas preventivas:
- as cebolas colhidas devem ser armazenadas em local seco à temperatura do ar não superior a + 9 ° C e umidade até 60%;
- Antes de armazenar a colheita, ela é bem seca e inspecionada.removendo lâmpadas danificadas;
- premissadestinado ao armazenamento de cebolas desinfetadas com gás sulfúrico;
- antes de guardar as lâmpadas, despeje sobre o gizparar o desenvolvimento de pragas escondidas nos tubérculos;
- rotação de culturas - as cebolas não devem ser plantadas no mesmo local por dois anos consecutivos;
- desinfecção do solo usando uma solução de sulfato de cobre antes de plantar cebolas;
- antes de plantar as lâmpadas, elas precisam ser tratadas com uma soluçãopreparado a partir de 40 g de enxofre coloidal e 10 l de água;
- destruição de todos os resíduos de plantas após a colheita;
- arado profundo do outono na trama para a destruição de pragas nas camadas superiores do solo;
- conformidade com a distância recomendada entre plantas durante o plantio para evitar o espessamento dos canteiros.