A pimenta amarga, ou pimenta, é conhecida em todo o mundo. Esta especiaria pode ser cultivada com sucesso tanto no jardim quanto em casa, no vaso de flores. Apresenta plantio e cuidados, além de colheita - é isso que você precisa saber, decidindo cultivar esse tempero picante.
A origem e descrição da cultura
Originalmente uma planta da família das pimentas da América tropical. Achados históricos indicam que a pimenta estava presente na dieta dos antigos peruanos, habitantes do território da Bolívia moderna, e a primeira menção a ela remonta ao período de 6 mil anos atrás.
Então, com o advento das expedições de Colombo nesses territórios, esse tempero apareceu nas mesas dos residentes europeus, que o chamaram de “pimenta da Índia”. Hoje, é cultivada em muitos países, mas goza de respeito e popularidade especiais entre os habitantes da Índia e da Tailândia.
Falando sobre como esse arbusto cresce, podemos dizer que é cultivado com sucesso tanto em campo aberto quanto em casa. O arbusto atinge uma altura de 0,6 m, pode ser bastante ramificado. A parte inferior do caule torna-se gradualmente lenhosa.Você sabe O nome da pimenta vem da palavra pimenta, que está no idioma asteca — tribos que viviam no território do México moderno significavam "vermelho".
As folhas do arbusto de pimenta são ovais, com um ligeiro afiar no ápice, peciolado. Durante a floração, aparecem grandes flores brancas, cinza-púrpura. Frutas - bagas com um pericarpo de pequenas frutas, que podem ter uma forma alongada ou esférica. A cor da fruta pode ser diferente: vermelho, amarelo, laranja, verde, azeitona escura.
O sabor da pimenta depende da variedade e pode variar de amargo a ardente. Toda a acuidade está concentrada nas sementes e nas partições internas do feto. O rendimento do mato depende da variedade de pimenta e do local de seu crescimento.
Prós e contras do crescimento
A pimenta tem muitas qualidades úteis e é usada com sucesso tanto na culinária quanto na medicina e na cosmetologia.
- Suas vantagens incluem:
- contém uma grande quantidade de vitaminas C, PP;
- fortalece o sistema cardiovascular, ajuda a limpar os vasos sanguíneos;
- Possui efeito antimicrobiano, sendo uma ferramenta eficaz no combate aos resfriados;
- estimula a circulação sanguínea, o que evita a ocorrência de coágulos sanguíneos, e é usado mesmo com queimaduras de frio;
- Possui propriedade de queima de gordura, ajuda a manter e a não ganhar peso;
- remove toxinas do cólon;
- preserva a juventude do corpo, inibindo o processo de envelhecimento;
- usado para a prevenção e prevenção do câncer;
- Ajuda a combater doenças como aterosclerose, reumatismo, gota, miosite, radiculite, artrite;
- Ajuda a melhorar o cabelo saudável
- aumenta as defesas do corpo;
- estimula a produção de endorfinas - “hormônios da felicidade”, que ajudam a reduzir o efeito do estresse no corpo, aumentam a vitalidade e a dor maçante;
- melhora o funcionamento do estômago e do sistema digestivo;
- aumenta o fluxo de oxigênio para órgãos e tecidos.
Importante! Trabalhe com pimenta quente com cuidado, observando as medidas de segurança, pois este produto pode causar irritação na pele, aumentar a inflamação de feridas abertas e até causar queimaduras nas mucosas.
- No entanto, o benefício do produto pode ser sentido apenas com o uso correto e moderado, caso contrário, essa pimenta pode ter um efeito negativo:
- queimar as superfícies mucosas do estômago;
- sobrecarregar o sistema cardiovascular, aumentar o nível de pressão como resultado do aumento da circulação sanguínea;
- estimular significativamente o apetite e aumentar a salivação;
- provocar uma exacerbação de doenças crônicas do trato digestivo, rins e fígado.
Plantar e cultivar pimentas
As sementes de pimenta quente na estufa devem ser de meados de fevereiro ao início de março, para garantir o amadurecimento total dos frutos. Você pode fazer um plantio anterior, mas é necessário levar em consideração a necessidade da planta à luz do sol: nesse caso, organize uma iluminação adicional com lâmpadas especiais. Isso permitirá que os arbustos sejam mais fortes.
Em campo aberto, o pouso é feito mais tarde, quando a temperatura média diária está na faixa de +15 ... + 17 ° C. Neste momento, as mudas de pimenta já têm seus primeiros brotos, e as pimentas gostam muito de calor. As datas de amadurecimento dos frutos são diferentes para cada espécie, em média, são de 100 a 120 dias; portanto, em nossa região, essa planta é cultivada exclusivamente em mudas, diferentemente dos países mais quentes.
Para a questão de saber se é possível plantar pimentões amargos e doces próximos em uma estufa ou em campo aberto, deve-se responder da seguinte forma: os arbustos dessas plantas devem estar a pelo menos 3,5 m um do outro, pois podem ser polvilhados juntos, resultando em a pimenta perderá o calor e as variedades doces serão preenchidas com amargura.
Seleção e preparação de sementes
Como as pimentas são cultivadas principalmente em mudas, ao escolher as sementes, você deve prestar atenção às condições climáticas da região onde a planta deve ser cultivada.
As variedades de pimenta no meio da estação são cultivadas nas regiões norte exclusivamente pelo método de mudas, mas as variedades híbridas ou de amadurecimento precoce nas regiões sul podem ser plantadas por semeadura direta na estufa e, em seguida, colhidas e transplantadas para o campo aberto.
Antes de plantar as sementes, elas são cuidadosamente inspecionadas e cortadas com baixa qualidade e secas. Em seguida, uma solução de permanganato de potássio é preparada e o material de plantio é imerso nela por meia hora, durante o qual a desinfecção profilática das sementes ocorrerá. Em seguida, são lavados em água corrente e embrulhados em um pano molhado, onde ficam até incharem.
Requisitos do solo
O solo para o cultivo de malagueta deve ser fértil. Para fazer isso, você pode comprar um solo especial para o cultivo de pimentas ou criar você mesmo.
A composição deve incluir:
- húmus - 2 partes;
- areia do rio (lavada) - 1 parte;
- turfa (não ácida) - 2 partes.
Para desinfetar o solo, especialmente com seus pequenos volumes, em casa, ele deve ser submetido a tratamento térmico, aquecendo o solo em forno, caldeira dupla ou micro-ondas. O substrato também pode ser saturado com a adição de fertilizantes complexos.
As caixas de mudas devem ter orifícios de drenagem para permitir que o excesso de água seja drenado após a irrigação. Isso ajudará a impedir a podridão das raízes ou a podridão negra do solo excessivamente úmido.
Recursos de semeadura
Falando sobre como plantar sementes de pimenta, deve-se dizer que as mudas começam a ser plantadas nas regiões norte em fevereiro ou março e nas mais quentes em janeiro ou fevereiro. Depois que as sementes forem higienizadas e permanecerem por algum tempo no tecido úmido, elas deverão chocar ou abrir levemente em um ambiente úmido e quente a uma temperatura de + 25 ° C. Sementes levemente germinadas são cuidadosamente transferidas para o solo úmido. Para fazer isso, crie recessos com uma profundidade de 5 a 10 mm a uma distância de 5 cm um do outro. Essa semeadura é realizada em caixas especiais para mudas, pastilhas de turfa ou vasos. Depois disso, eles são cobertos com um filme ou vidro e enviados para um local quente até as primeiras filmagens.
Se considerarmos o momento em que dias as mudas emergem, deve-se dizer que esse período é bastante longo e leva de 10 a 20 dias, dependendo da qualidade da semente, do solo e das condições de temperatura na sala.
Após a abertura do cotilédone, é importante que muita luz entre nas mudas e a temperatura não caia abaixo de + 20 ° C. Após o aparecimento das primeiras folhas, as mudas devem ser mergulhadas em vasos pequenos, imersos no chão em cotilédones. Quando as mudas atingem a idade de 60 a 65 dias, são transplantadas para um campo aberto ou para um vaso para cultivo em casa.
Importante! Se, após o transplante de mudas em campo aberto, a temperatura noturna cair abaixo de +12°C, então o plantio com pimentão deve ser coberto com material não tecido, jogado em suportes ou arcos enraizados.
Como plantar mudas no chão:
- Crie furos com um intervalo de 30 a 40 cm, com um espaçamento entre linhas de 60. Você pode usar o padrão de 50 x 50 cm e soltar 2 mudas no buraco. A profundidade do buraco deve ser tal que as mudas mergulhem no solo ao longo do pescoço da raiz.
- Em cada buraco, antes de imergir as mudas, adicione 1 colher de sopa. eu adubo mineral complexo e misture com o solo.
- Remova cuidadosamente as mudas da panela com um pedaço de terra e transfira-a para o buraco preparado.
- Polvilhe o buraco com a terra até a metade e encha-o com água. Chega de 1/3 do balde. Aguarde até que a água seja absorvida e preencha o buraco completamente com terra.
- Cobrir a cama com turfa.
É melhor plantar pimentas no jardim à noite ou em um dia nublado.
Cuidados com as plantas
Sobre como cultivar pimentas quentes, vale a pena contar com mais detalhes. O arbusto de pimenta cresce bem a uma temperatura entre +20 ... + 25 ° C, em terreno aberto, essas flutuações não devem se desviar significativamente de + 26 ° C durante o dia e + 18 ° C durante a noite para uma vegetação vegetal completa.
Deve-se dizer que, se os indicadores de como o ar aquecido excederem a marca de + 30 ° C, a polinização do mato termina. Para resolver esse problema, você precisa agitar bem o mato.
O cuidado com o solo em que o arbusto cresce deve incluir o aterramento, a aplicação regular de fertilizantes com nutrientes e o afrouxamento do solo, o que ajudará a garantir a nutrição e o desenvolvimento adequados da planta. Como o pimentão adora substratos quentes e úmidos, a cobertura morta será muito relevante nessa situação.
Rega e alimentação
A pimenta precisa de umidade, especialmente durante o período em que o arbusto floresce e dá frutos. A secagem forte do solo não deve ser permitida.
A rega deve ser realizada regularmente:
- diariamente à noite ou de manhã cedo;
- durante a onda de calor - duas vezes por dia.
A nutrição das plantas é realizada antes do plantio e depois sistematicamente - a cada 2 semanas - com fertilizantes complexos. A peculiaridade da fertilização é a seguinte: na fase inicial da estação de crescimento, a planta precisa de fósforo e magnésio e, quando os pimentões já começam a amadurecer, reduzem a aplicação de fertilizantes nitrogenados. Bem percebe um arbusto e cobertura foliar com base em cinzas. Em condições de cultivo doméstico, você pode usar fertilizantes minerais para plantas domésticas.
Por exemplo, você pode usar drogas como:
- Fertin Lux;
- "Fortaleza";
- "Agricole";
- "Argamassa".
Aparar e moldar um arbusto
É necessário formar arbustos de pimenta, para os quais, quando as mudas atingem uma altura de 30 a 35 cm, começam a beliscar. O arbusto após esse procedimento se torna mais compacto, produz brotos laterais e dá bons frutos.
Se o objetivo do cultivo é o tamanho das vagens de pimenta, é necessário cortar várias flores durante a floração, o que causará um aumento no tamanho dos frutos que restam no mato. Jardineiros experientes insistem que o número ideal de pimentas no mato é de 25 vagens.
Transplante
Pela primeira vez, um transplante ocorre no estágio em que as mudas atingem a idade em que possuem várias folhas jovens. Nesse ponto, torna-se necessário mergulhar as plantas de uma caixa comum em vasos separados com um diâmetro de 8 a 10 cm e uma profundidade rasa.
Isso permitirá restringir um pouco o desenvolvimento ativo do sistema radicular antes de transplantar em terreno aberto e direcionará mais forças da planta para o desenvolvimento da parte do solo.
A escolha sugere:
- irrigação preliminar do substrato em que as mudas estão localizadas;
- extração cuidadosa das mudas, visando salvar o frágil sistema radicular;
- encher o recipiente para o qual as mudas são transferidas por drenagem, encher com solo adequado;
- plantar uma muda em um vaso separado para mudas.
Deve-se dizer também que, antes de iniciar a transferência de mudas para o campo aberto, é necessário endurecer a planta: retirá-la na varanda por várias horas por dia, começando de 1-2 horas e trazendo a estadia no ar para um dia inteiro, aumentando gradualmente " uma caminhada. " Ao atingir um ano de idade, as pimentas domésticas devem ser replantadas anualmente, aumentando o tamanho da panela e atualizando completamente o solo.
Controle de Pragas e Doenças
A pimenta pode sofrer de pragas, como:
- moscas brancas;
- tripes;
- ácaros;
- colheres;
- Besouros do Colorado;
- Ursos
- lesmas nuas.
Entre as doenças que afetam a saúde e o desenvolvimento da planta, destaca-se o seguinte:
- mancha: branco, preto, marrom;
- podridão: branca, cinza, apical;
- perna preta;
- câncer bacteriano;
- verticilose;
- peronosporose;
- Fusarium
- praga tardia.
No tratamento das doenças acima, produtos biológicos como Trichodermin, Fitosporin, Fundazol, etc., mostraram-se bem.
Quando e como colher
Se a tecnologia agrícola for realizada de acordo com os requisitos necessários e todas as condições de cultivo forem atendidas, a colheita da pimenta poderá ser colhida logo após a formação dos frutos. As pimentas são adequadas para consumo imediatamente após a formação da vagem.
Os sinais de que o chili está maduro são:
- cor da vagem: vermelho ardente, amarelo, laranja saturado;
- as folhas de pimenta ficam amarelas e as inferiores secam;
- tocando a pimenta e esfregando levemente sua superfície, você pode sentir uma leve sensação de queimação;
- quando você pressiona levemente a cápsula com os dedos, as paredes do feto se quebram levemente.
Como regra, a estação de colheita da pimenta é no início de setembro. Os pimentões podem ser armazenados a uma temperatura de +10 ... + 12 ° C, se forem colhidos verdes, e +7 ... + 9 ° C - se os frutos estiverem totalmente maduros. As pimentas são armazenadas inteiras ou secas picadas.
Importante! As vagens em uma guirlanda tão acentuada não devem tocar, caso contrário, as frutas não secarão uniformemente e poderão começar a apodrecer.
Antes de secar, você precisa enxaguar as vagens primeiro em água morna, enxaguar a poeira e a sujeira delas e depois enxaguar com uma toalha fria e seca, removendo o excesso de umidade. Em seguida, é amarrado inteiramente na rosca, fixando-a na posição vertical para que passe abaixo da haste.
Pimentos são pendurados em um fio em uma área seca e bem ventilada. Vagens secas prontas são enviadas para sacos de tecido denso ou recipientes de vidro. Vagens inteiras precisam de ventilação, para que não possam ser compactadas com firmeza.
Você também pode secar as vagens no forno, secar legumes ou esmagar-se em um jornal no peitoril da janela, após o qual pedaços de pimenta são esmagados em um moedor de café ou liquidificador. O pó resultante é enviado para um recipiente de vidro bem fechado para impedir a entrada de umidade. Um produto seco pode ser armazenado por um ano ou mais.
As pimentas podem ser preservadas colocando-as em uma jarra de óleo de girassol ou marinada.No primeiro caso, a centrifugação é esterilizada e pode ser armazenada em local fresco sob uma tampa de metal por 2 a 3 meses e, no segundo caso, os pimentões em salmoura são enviados sob a tampa de nylon para a geladeira. Os chili peppers podem ser congelados colhendo vagens inteiras ou picadas.
Recomendações para o cultivo de pimenta
Aqueles que estão envolvidos no cultivo de pimenta por um longo tempo recomendam as seguintes dicas:
- Lembre-se de que a queima de pimenta depende de sua variedade e condições de crescimento. Algumas amostras podem ser tão perigosas que tocá-las pode causar queimaduras. Sabendo disso, você pode trabalhar com esses pods apenas protegendo suas mãos e olhos.
- Depois de preparar os pratos com pimenta, é necessário lavar bem a superfície de trabalho e o equipamento de cozinha com detergente antes de começar a processar outros produtos.
- Depois de receber uma queimadura da pimenta, é necessário enxaguar a mão com água fria e aplicar uma fina camada de óleo de girassol na superfície danificada.
A pimenta é um tempero popular em muitas cozinhas nacionais do mundo, que, devido à sua demanda, é cultivada em qualquer lugar: em campo aberto ou em estufa, e em casa. A planta é pouco exigente em termos de cuidados, bastante prolífica e pode ser armazenada após a colheita por um longo tempo.Você sabe Para lidar com a sensação de “fogo” no interior após consumir pimenta quente, é necessário extinguir seu efeito com qualquer produto lácteo (leite, iogurte, leite fermentado, etc.).