Existem tipos de beterraba projetados para alimentar animais, e existem aqueles que são usados para processamento industrial e produção de açúcar. Qual é a diferença entre beterraba açucareira e forrageira e quais são as características de seu cultivo, vamos descobrir.
Beterraba Descrição
A beterraba é considerada um dos vegetais mais comuns do mundo. Há um grande número de variedades de raízes, dentre as quais as espécies de forragem e açúcar, que se distinguem por finalidade, composição química e características de cultivo, conquistaram a maior demanda.
Importante! O tamanho das folhas afeta diretamente o tamanho da colheita de raízes. Quanto mais folhagem, mais ativamente ocorre o processo de fotossíntese e mais intensamente o vegetal cresce.
Açúcar
A beterraba sacarina é uma cultura técnica que produz açúcar, que pertence à família da tosse e é uma planta de dois anos de idade. No primeiro ano de desenvolvimento, o vegetal forma uma colheita de raízes bastante espessa, alongada e cilíndrica, de cor branca e folhas laterais basais. No segundo ano, a planta forma órgãos geradores. O sistema radicular é apresentado sob a forma de uma haste, onde uma raiz principal e raízes laterais crescem, cujo comprimento às vezes pode chegar a 50 cm.As folhas da planta são grossas, lisas, coletadas em uma roseta, têm uma cor verde ou verde pálido. As hastes são fortes, longas, com até 1,5 m de altura e a cultura floresce com pequenas flores coletadas em uma espigueta solta. As frutas são pequenas, de forma semelhante a nozes, coletadas 2-6 peças em um aglomerado de glomérulos. O principal objetivo das beterrabas é a produção de açúcar, em casos raros - alimentação animal.
De muitas maneiras, a composição química do vegetal e seu sabor serão determinados pelas condições em que são cultivados. Beterraba sacarina é 75% de água, o restante é sacarose, cuja quantidade pode chegar a 20%. O vegetal de raiz tem um sabor doce e, em alguns casos, é usado como adoçante natural para sobremesas, doces e compotas.
Você sabe A beterraba sacarina é o resultado da seleção. No início do século XIX, a porcentagem de sacarose era de apenas 5%. O trabalho anual de melhoramento permitiu aumentar esse indicador para 20%, o que, por sua vez, possibilitou aumentar significativamente a produção de açúcar no mundo.
Forragem
O tipo de ração para beterraba é uma planta de dois anos usada como alimento para animais, em particular gado, porcos, ovelhas, cabras, etc. No primeiro ano de crescimento, a colheita forma uma colheita de raízes e uma roseta de folhas localizadas perto das raízes. No segundo ano, brotos vegetativos são formados, dando mais sementes e frutos. Dependendo da espécie, a cor da beterraba pode variar de amarelo e laranja a rosa e roxo. O sistema radicular da planta é pouco desenvolvido, a raiz principal é o caule, não difere em tamanho e comprimento grandes.A folhagem nas variedades forrageiras é menos rica que nos representantes do “açúcar”. As folhas têm forma ovóide, superfície lisa e brilhante, dispostas horizontalmente. Em condições confortáveis, o número de folhas em uma planta pode chegar a 20 a 30 peças. Nas partes superiores dos brotos, pequenas flores são formadas, as quais, no processo de amadurecimento, formam um fruto, pequenos glomérulos, cada um contendo de 2 a 6 sementes.
A beterraba forrageira em sua composição contém cerca de 89% de água, o restante são cinzas, proteínas, fibras e gorduras. As culturas de raízes são caracterizadas por bom gosto e alto teor de suco, pelo que são a iguaria favorita de muitos animais. No paladar, as beterrabas forrageiras são um pouco açucaradas e têm um cheiro específico; portanto, não têm um valor nutricional específico para os seres humanos.
Importante! A beterraba sacarina é quase sempre maior que o açúcar em tamanho e peso. Se o peso do primeiro puder ser de vários quilos, o último - 500-800 g
Qual é a diferença entre beterraba sacarina e forragem
Beterraba açucareira e forrageira são mais amplamente utilizadas na agricultura e produção. Além de serem diferentes na aparência, os vegetais também possuem composição química completamente diferente, período de vegetação, etc.
Na aparência
Distinguir beterrabas forrageiras do açúcar é visualmente bastante simples. As culturas de raiz de “açúcar” têm uma forma cônica mais alongada, enquanto a forma da forragem é próxima de redonda, em forma de ovo, esférica ou cilíndrica. A cor da fruta de um vegetal doce é branca, enquanto a cor da fruta é capaz de agradar com uma ampla gama de cores - amarelo, verde, laranja, rosa, roxo.Outra diferença visual característica é a folhagem. O representante do açúcar tem uma folhagem grande, representada por folhas ovais verdes ou verdes claras. 25 a 30% das folhas crescem menos em uma raiz de forragem do que em sua contraparte doce, enquanto a cor das folhas é verde-escura, com listras vermelhas às vezes framboesas características. A superfície das folhas é lisa, muito brilhante.
Composição quimica
Todos os tipos de vegetais diferem não apenas nas qualidades visuais, mas também na composição química. Obviamente, o principal valor da colheita de raiz doce é o aumento do conteúdo de sacarose, cuja quantidade pode ser de 20%. Nas frutas forrageiras, o açúcar é dez vezes menor - 1-3% devido ao menor número de fibras vasculares nas quais a sacarose se acumula.
Você sabe Na Rússia, o recorde máximo registrado para a produtividade de beterraba forrageira foi de 172 toneladas por 1 ha.
Ambos os vegetais contêm carboidratos, em particular frutose, glicose, galactose. As culturas de raiz destinadas à alimentação animal contêm uma quantidade maior de proteína - até 9 g de proteína por 1 kg de beterraba, enquanto nas espécies doces é muito pequena - até 0,012 g.O vegetal doce também é líder em valor energético, cujos indicadores são 0, 24 KE por 1 kg. Nas espécies de ração, esse número é de 0,12 KE.
Por rendimento
Note-se que em termos de produtividade, a palma pertence a beterraba forrageira. Sujeito às regras básicas da tecnologia agrícola, um hectare de terra pode produzir de 30 a 60 toneladas. Ao mesmo tempo, a produção de frutos doces é várias vezes menor e a média é de 18 toneladas por hectare.Quando maduros, os frutos do açúcar estão totalmente localizados no solo, o que complica muito a colheita manual, mas facilita a colheita mecanizada. As variedades de ração estão no solo a 1/4 ou 1/5 do comprimento da raiz, e esse fato complica a colheita com máquinas (colheitadeiras, levantadores de beterraba), mas facilita o trabalho manual.
Com o objetivo de crescer
O objetivo do cultivo de variedades de beterraba forrageira é obter um vegetal valioso, nutritivo, saudável e fortificado, usado na dieta diária de animais domésticos e de criação. Ao mesmo tempo, os frutos da planta e seus vegetais são usados como alimento.
Como a beterraba é considerada uma cultura técnica, seu principal objetivo é a produção de açúcar. O bolo, que permanece após o processamento, é usado para alimentar o gado. Observe que mesmo o excremento que se forma após o processamento das plantações de raiz é usado como curativo de limão.Importante! A beterraba contém substâncias lácteas, além de uma ampla variedade de minerais e vitaminas que são necessárias para manter a boa saúde animal, incluindo alta produção de vacas no leite.
De acordo com a estação de crescimento
Existem diferenças entre as variedades de ração e açúcar no período vegetativo das plantas. Para uma fruta doce, é necessário amadurecer de 140 a 170 dias, mas o período de maturação da colheita de ração varia no intervalo de 110 a 150 dias. As mudas de beterraba são muito fortes, fortes, resistentes ao gelo e capazes de tolerar temperaturas de até -8 ° C. As culturas de raízes forrageiras também apresentam boa resistência a baixas temperaturas, mas sua taxa máxima é de -5 ° C.Quanto ao sistema vegetativo das culturas, elas são quase idênticas. As plantas florescem com pequenas flores de cor branca, que formam pequenas inflorescências nos pedúnculos. Cada inflorescência tem 2-6 flores amarelas. Como regra, várias plantas de pleno direito podem crescer a partir de um único glomérulo durante o plantio, o que não é muito lucrativo do ponto de vista da tecnologia agrícola, uma vez que complica o processo de afinamento da cultura.
Crescendo a tecnologia
Você pode entender a diferença entre açúcar e variedades de ração examinando os meandros do cultivo. Antes de tudo, a beterraba forrageira exige qualidade, composição, acidez do solo e irrigação. Para alcançar altos rendimentos, recomenda-se plantá-lo em solos nutrientes ricos em substâncias orgânicas com nível de acidez neutra.
Você sabe Durante a Segunda Guerra Mundial, as crianças receberam beterraba assada, que foi considerada uma verdadeira iguaria, em vez de doces e outros doces.
A planta mostra boa fertilidade com umidade suficiente. Sob condições de cultivo confortáveis, o peso de uma fruta pode atingir 15 kg. A beterraba doce é menos exigente no solo e na rega, mas precisa de um bom e oportuno molho com adubos orgânicos e minerais. As plantas são plantadas de maneira idêntica. Também são as mesmas regras básicas para cuidar deles.
Para alcançar altos rendimentos, várias medidas devem ser tomadas em tempo hábil:
- rega e hidratação;
- aplicação de fertilizantes;
- capina de ervas daninhas e afrouxamento do solo;
- pulverização do solo a partir de ervas daninhas.
Recursos de escolha
Qualquer variedade de beterraba se distingue por seu cuidado despretensioso, resistência a várias condições ambientais etc. Sob esses requisitos "modestos", o vegetal fornece uma excelente colheita de colheitas valiosas e úteis, amplamente usadas em vários campos: para alimentação animal, produção de açúcar e nutrição. pessoas. Uma grande variedade de variedades permite que você escolha a que é ideal para determinadas condições climáticas e solo.Os mais produtivos são os tipos de beterraba forrageira, de formato cilíndrico, redondo ou esférico. As mais populares são variedades como Lada, Voriak, Leitevitskaya, Ursus Poly, Primogênito. Entre as beterrabas doces, vale a pena prestar atenção às variedades Nancy, Bohemia, Bon, Clarin, que se distinguem pelo alto teor de sacarose.
A beterraba é um vegetal único em sua composição, que possui propriedades gerais de fortalecimento, restauração, anti-inflamatório e diurético. É rico em vitaminas do grupo B, P, PP, um complexo de aminoácidos, potássio, cálcio, ferro, magnésio, cobre, ácidos orgânicos.
- Os benefícios do vegetal são os seguintes:
- melhora a digestão, promove um melhor metabolismo, alivia a constipação;
- efeito benéfico nos processos de formação de sangue;
- afeta positivamente o sistema imunológico, aumenta a resistência do corpo a fatores externos;
- aumenta a potência nos homens, melhora o sistema reprodutivo;
- normaliza o funcionamento do sistema nervoso;
- melhora o funcionamento do sistema cardiovascular;
- alivia a insônia;
- limpa o corpo, remove toxinas e toxinas.
A forragem e a beterraba sacarina são vegetais saudáveis e despretensiosos, caracterizados por alto valor nutricional, baixa manutenção e longa vida útil. As variedades doces são cultivadas em volumes industriais para a produção de açúcar, bem como para uso doméstico como base para alguns pratos. É aconselhável cultivar beterraba forrageira se os animais forem mantidos na fazenda. Essa colheita de raízes se tornará um alimento útil, acessível e barato, usado quase o ano todo.