Os pratos de batata são comuns em todo o mundo e ocupam um dos lugares mais importantes da dieta diária. Alguns procedimentos adicionais serão necessários, um dos quais é a vernalização de culturas de raízes.
Vernalização - É um método de preparação de material de plantio para o plantio, contribuindo para a germinação precoce dos tubérculos, além de prevenir a infecção de batatas por várias doenças infecciosas. Este procedimento agrotécnico é extremamente simples, será realizado por um jardineiro experiente e um iniciante.
A variedade "Sineglazka" difundida na Rússia é chamada de maneira diferente - "Aníbal". E recebeu o nome do ancestral de Alexander Pushkin, que foi um dos primeiros criadores da Rússia.
Preparando tubérculos para plantar
Antes de plantar batatas em campo aberto, você deve inspecionar o material de plantio. Bem, se foi armazenado da colheita do ano passado em uma sala fresca.
A inspeção é realizada de qualquer maneira conveniente, uma condição importante para isso é verificar cada tubérculo e avaliar sua condição. Espécimes podres e mal germinados devem ser descartados. As batatas também devem ser calibradas. Mesmo tubérculos de tamanho médio são adequados para o plantio.
Datas do procedimento de vernalização
Em média, você deve iniciar o procedimento um mês antes do início do plantio. Em latitudes médias temperadas, as batatas são plantadas em abril, o que significa que a vernalização deve ser realizada na segunda quinzena de março. Nas regiões do sul, onde os trabalhos de jardinagem são iniciados no início de março, a vernalização é realizada desde o final do inverno. No norte, esse procedimento deve começar no final de abril.
Acredita-se que o plantio de batata deva ser realizado quando o solo a meio metro de profundidade esquentar até 7 ° C.
Vernalização a seco
Este método pressupõe que a batata esteja quase sempre seca e apenas pulverizada periodicamente para impedir a propagação de fungos. Para a pulverização, o material de plantio é colocado no chão em uma sala iluminada e quente.
O procedimento é o seguinte: no oleado no piso aquecido, coloque as batatas em uma camada e pulverize-as com spray de água uma vez por dia, após o que elas se viram várias vezes ao dia. A sala onde os tubérculos estão brotando deve ser regularmente ventilada e a estagnação do ar deve ser evitada.
De fato, o fruto de uma batata não é um tubérculo, mas uma pequena baga verde que é extremamente tóxica. Um tubérculo é uma parte espessada lateral.
Vernalização úmida
Este método requer materiais como turfa, areia, serragem e perlita. A vernalização úmida é realizada em caixas, cujo fundo é coberto com papel, depois o substrato é depositado e, em seguida, os tubérculos, entrelaçados com um dos materiais acima. As caixas são mantidas a uma temperatura de cerca de 15 ° C. 3-4 dias depois de colocar as raízes no tanque, você pode alimentar com uma solução de fertilizante complexo.
Além disso, cada uma das substâncias para o processo de vernalização possui características próprias:
- Turfa. Como a terra que contém turfa tem uma reação ácida pronunciada, é necessário misturá-la com cinzas. Umidade excessiva também deve ser evitada, pois esse substrato seca por um longo tempo.
- Areia. Quando usado, o ar não entra bem nos tubérculos; portanto, existe a possibilidade de decomposição ou infecção por infecções fúngicas.
- Serragem. É estritamente proibido o uso de serragem de carvalho. Há uma chance de infecção por infecções fúngicas. Também é impossível umedecer excessivamente, isso pode levar à podridão do material de plantio.
- Perlite. O uso deste material é ideal para a vernalização, uma vez que não leva a deterioração ou infecção.
Vernalização combinada
Este método combina vernalização seca e úmida realizada alternadamente. Para começar, as batatas são mantidas por várias semanas em um local quente e iluminado, hidratando e revirando diariamente. Depois disso, os tubérculos são colocados em caixas em um substrato úmido. A segunda etapa leva aproximadamente 3 semanas.
Após a vernalização, bons brotos carnudos se formam no material de plantio. Imediatamente após a segunda etapa, é recomendável plantar batatas em campo aberto.
Obviamente, sem esse procedimento agrotécnico, você pode facilmente ficar sem, mas isso afetará negativamente o rendimento das batatas, pois as mudas terão que esperar o tempo suficiente. Agricultores experientes notaram que a vernalização realizada com competência aumenta significativamente a produtividade - até 40%, e também acelera o processo de amadurecimento das culturas de raízes.
As vantagens deste método são a facilidade e o baixo custo.