"Cavar batatas" é uma expressão que reflete na mente do consumidor toda a complexidade do trabalho agrícola. No entanto, se um pequeno canteiro de batatas em uma cabana de verão puder ser desenterrado e processado com suas próprias mãos, ao cultivar um campo de 2.200 metros quadrados ou mais, um técnico ajudará uma pessoa. Como cultivar batatas com um trator à sua disposição será discutido nesta revisão.
Requisitos agrotécnicos para o plantio de batatas sob um trator de operador a pé
A tecnologia agrícola de plantar batatas não depende de o trabalho correspondente ser realizado manualmente ou de forma automatizada. Em qualquer caso, a essência do processo é cavar um recesso no solo de um determinado tamanho (na forma de um sulco contínuo ou furos separados), colocar as raízes nele, observando o máximo possível a mesma distância entre eles e, em seguida, encher novamente o recesso com terra. Às vezes, adormecer é realizado pelo nivelamento usual da camada do solo; em outros casos, no local do plantio, eles formam um pente (batata).
Você sabe Até meados do século XVIII, as batatas não eram muito populares na Europa. O conhecido propagandista dessa cultura, o agrônomo francês Antoine-Auguste Parmantier, derrotou a desconfiança dos locais com o novo vegetal com a ajuda da astúcia: durante o dia ele colocou guardas armados em torno do campo de batata e, à noite, removeu os guardas, como resultado, todos tentaram roubar e tentar algo que era tão cuidadosamente guardado.
Além disso, ao mesmo tempo em que os tubérculos são plantados no solo, é possível fazer a cobertura necessária na forma de matéria orgânica ou fertilizantes minerais. Nesse caso, a mistura de nutrientes é colocada no fundo dos buracos, polvilhada com uma pequena camada de solo e as batatas de plantio já são colocadas sobre ela. Ao usar máquinas agrícolas no processo de plantio de batatas, é necessário, portanto, que o dispositivo técnico possa garantir a execução desse tipo de trabalho.Dispositivo de passagem de discosEm particular, o trator de operador a pé é necessário para:
- é garantido que não danifica o tubérculo ao colocá-lo no solo, independentemente do tamanho da batata (culturas de raízes com um peso de 30 a 90 g podem ser usadas para plantar, que é comparável em tamanho a nozes ou ovos de galinha, respectivamente), dependendo se o tubérculo é plantado inteiro ou cortado em fragmentos, bem como da presença de brotos (as chamadas batatas vernalizadas ou brotadas);
- ajuste o espaçamento das fileiras de acordo com o padrão de plantio planejado, e é desejável que o erro neste caso não seja superior a 2 cm (a largura do espaçamento das extremidades, ou seja, a distância entre os dois sulcos extremos feitos pelo plantador de batatas, spudger, arado ou outro bico de motoblock, pode se desviar do conjunto não mais que 10 cm);
- cavar um sulco de uma certa profundidade e preenchê-lo com uma crista da altura necessária; em um deles, e no outro caso, o erro não deve exceder 2 cm;
- colocar tubérculos a uma distância igual entre si, com a capacidade de ajustar essa distância em etapas de pelo menos 5 cm (por exemplo, 20, 25, 30, 35 cm etc.) e um erro não superior a ¼ de um determinado parâmetro;
- evite brechas ao plantar raízes, o que é especialmente crítico quando se trata de plantar tubérculos grandes;
- observe estritamente uma linha reta ao colocar um sulco, independentemente da rapidez com que o trator de movimentação se move;
- forneça aplicação local de fertilizantes orgânicos e minerais simultaneamente com o plantio de batatas - tanto por colocação direta no buraco como pontilhada em ambos os lados do tubérculo (relevante para a cobertura mineral), enquanto as capacidades técnicas do trator de operador a pé devem garantir a possibilidade de observação rigorosa do local de postura (2-3 cm da raiz em profundidade e 5-7 cm para os lados) com um erro não superior a 1/10.
Preparando o site para o desembarque
Os maiores problemas no cultivo de batatas surgem em solo pesado - argila ou chernozem. Desenterrar é fisicamente muito difícil, mas, enquanto isso, as colheitas de raízes exigem muito alto precisamente a maciez, friabilidade e leveza do solo. O Motoblock permite que você resolva esse problema com rapidez suficiente, enquanto os especialistas recomendam, em vez de rodas, equipar o dispositivo com fresas especiais.Dependendo da área do local, da composição do solo, do modelo do trator de passeio e de suas próprias preferências, você pode preparar o local para aterrissagem futura de uma de duas maneiras:
- Cavar uma área contínua, começando em qualquer ponto da borda e movendo-se em direção ao centro com uma espiral. Após a escavação, a terra precisará ser nivelada alterando o bico do trator de passeio para um ancinho.
- Cavar listras, movendo-se de uma extremidade da trama para a outra, de acordo com o plano de futuras camas. Ao usar esse método, é necessário fornecer, a partir de uma e da outra extremidade do campo, seções pequenas de até 2 m de comprimento, nas quais será possível implantar a máquina sem problemas. A escavação de cada linha é realizada duas vezes - na direção para frente e para trás, enquanto se move para trás, uma das unidades de fresagem do trator de passeio deve ser direcionada para o sulco recém cavado. Essa precaução garante o afrouxamento do solo até a profundidade desejada e, idealmente, prepara o terreno para a colocação dos tubérculos.
Importante! O espaçamento entre as extremidades ao usar um trator de passeio deve ser de pelo menos 60 cm; caso contrário, ao processar um leito, a máquina irá deformar o adjacente.
Uma grande distância entre as fileiras extremas será muito útil no momento da colheita: será conveniente colocar batatas e topos cavados nessa área.
Métodos e tecnologia para plantar batatas
Motoblock - o dispositivo é muito conveniente devido à enorme variedade de acessórios adicionais que podem ser usados com esta máquina. Dependendo de quais acessórios estão disponíveis para o agricultor, vários métodos de plantar batatas com um trator de passeio podem ser usados.
Vídeo: plantando batatas usando um trator de operador a pé
Motoblock com uma colina
Plantar batatas com a ajuda de um mordiscador é considerado a maneira mais fácil e barata de usar um trator de passeio.
Existem quatro tipos principais de sulcadores para motoblocks:
Especialistas da Holanda desenvolveram um tipo fundamentalmente novo de bicos, que permite ajustar a largura e a profundidade da captura. Ao mesmo tempo, os nibblers holandeses são relativamente baratos e muito mais eficientes em termos de energia do que os nacionais.
Importante! A distância entre as raízes depende do tamanho, mas não deve ser inferior a 20 cm.A profundidade ideal do marcador é de 10 a 15 cm.
Cada um dos tipos possíveis de acessórios tem suas vantagens e desvantagens, portanto, ao escolher um acessório, é necessário proceder a partir do tamanho da área semeada, das capacidades financeiras e de outros critérios subjetivos.O plantio de batatas sempre começa com o layout dos futuros leitos. A sequência de ações é a seguinte:
- Instale rodas lug com extensões no dispositivo em vez de rodas convencionais.
- Se o design do dispositivo exigir (por exemplo, um bloco de motor Neva), remova as asas e o batente central da unidade, colocando um engate ao qual o hiller se une.
- Anexe o hiller ao trator de passeio.
- Defina a largura desejada das asas (para maximizar, você precisa mover os lixões): para um dispositivo de duas linhas, é necessário fornecer um espaçamento de linhas de pelo menos 70 cm, para uma única linha, de 60 a 65 cm é suficiente.
- Ligue o carro na primeira marcha no sulco marcado e comece a cavar a cordilheira.
- A profundidade do sulco é ajustada usando o engate, para isso existe uma alça especial no dispositivo.
- Coloque os tubérculos de plantio no sulco acabado à mesma distância.
- Quando a colocação da batata estiver concluída, as asas do hiller devem ser estendidas até a distância máxima (nas unidades das marcas Neva e Salute, a distância entre as asas permanece inalterada, mas para cavar o sulco, as rodas dos talões devem ser substituídas pelas comuns).
- Tendo direcionado o trator de passeio até a linha da cordilheira, eles enchem o sulco de terra.
Para não fazer corredores muito largos ao usar uma colina de duas fileiras, alguns especialistas recomendam desconectar uma das colinas do dispositivo e instalar a restante no centro. Ao mesmo tempo, você precisa trabalhar com rodas comuns e não com rodas. Um método semelhante, de fato, simplifica o trabalho, mas consome muita energia, pois o tempo de operação do trator de passeio dobra.
Importante! Se as batatas são plantadas com um trator walk-behind no mesmo local por vários anos seguidos, a cada ano é necessário mudar a direção das linhas. Caso contrário, uma mudança da camada superficial do solo para uma extremidade do campo é inevitável.
Portanto, cada agricultor pode tomar a melhor decisão por si próprio - não comprar um dispositivo de duas fileiras, aprender a trabalhar com ele, apesar das dificuldades e da grande distância entre as fileiras, ou operar o bico como o comum de uma única fileira.
Vídeo: plantando batatas com um trator de operador a pé
Com plantador de batatas montado
Kartofelesazhalka - um dispositivo mais complexo e, consequentemente, caro, em comparação com o hiller. Além do leme (neste papel, o montador de discos atua), esse tipo de acessório no trator de passeio inclui um sulcador, uma tremonha na qual os tubérculos são plantados para o plantio e um transportador que permite direcionar as batatas diretamente para o sulco.
Importante! Se em um terreno de várias centenas de hectares, o hiller se justifica, então, para processar áreas maiores, faz sentido comprar uma plantadora de batatas. Com sua ajuda, em apenas uma hora, você pode plantar batatas facilmente em um campo de 12 acres.
Assim, se o hiller assume a execução de três ações consecutivas (escavamos, plantamos, enterramos), o plantador de batatas realiza todo o procedimento ao mesmo tempo, apenas uma pessoa precisa seguir o processo. Você pode avaliar se vale a pena comprar um dispositivo desse tipo e com que rapidez ele compensa com base nesses números: o preço mínimo no mercado para um okuchnik em disco começa em US $ 15 dólares, enquanto o plantador de batatas mais simples custa pelo menos US $ 60.Ao usar uma plantadeira de batata, a preparação do solo e a marcação de sulcos são realizadas de maneira padrão, não há diferenças a esse respeito. Em seguida, a plantadeira de batatas deve ser conectada ao trator de passeio, de acordo com as instruções do fabricante (é importante que a máquina esteja em uma superfície plana no momento da montagem). Antes de iniciar o trabalho, resta apenas fazer os ajustes necessários: defina os parâmetros de aprofundamento do arado, espaçamento entre fileiras, distância entre as raízes, bem como a profundidade, largura e ângulo de ataque dos discos que preenchem o sulco e fazem um pente.
Você sabe A batata La Bonnotte mais cara do mundo é cultivada no pequeno ilhéu Nurmuantier (costa atlântica da França). Um quilograma de plantações de raízes muito tenras e saborosas custa cerca de 500 euros e seu rendimento anual não excede 100 toneladas.Blocos de motor e outros equipamentos não são usados para o cultivo de vegetais - os campos são processados exclusivamente à mão e algas marinhas especiais são usadas como fertilizante.
A etapa final é a colocação de tubérculos preparados em um recipiente especial (tremonha). Quando o dispositivo estiver pronto para operação, ele deve ser instalado no lado oposto ao início da linha do sulco pretendido, dar partida no motor e apenas seguir o movimento da máquina, observando o progresso da aterrissagem.
Vídeo: trator de operador a pé plantador de batata
Ajuste fácil
Se o agricultor não possui acessórios como um okuchnik ou um plantador de batatas, a batata pode ser plantada usando um sulcador convencional ou um arado que qualquer artesão pode facilmente fazer independentemente de materiais improvisados (o aço-liga é mais adequado para esses fins). A tecnologia para plantar batatas sob um arado é semelhante ao uso de uma peneira convencional.
Importante! Todo o trabalho no plantio de batatas sob o arado é realizado em primeira velocidade.
A sequência de ações é a seguinte:
- Prepare o solo (cavar ou afrouxar com uma fresa).
- Marque futuras camas.
- Remova as rodas do trator de passeio e instale os terminais no lugar.
- Anexe um arado ao trator de passeio.
- Opere a máquina ao longo da linha de marcação com um sulco.
- À medida que desenterrar ou em uma corrida separada, espalhe os tubérculos no sulco a uma distância igual um do outro.
- Depois de direcionar o trator de passeio na direção oposta, instale a unidade de maneira que, ao cavar o próximo sulco, o solo extraído da terra seja enviado para o primeiro sulco, preenchendo-o. A largura entre as rodas do trator de passeio é o espaçamento ideal entre fileiras, portanto, movendo-se estritamente ao longo de um sulco, é fácil obter fileiras absolutamente uniformes.
Além dos descritos, há outra maneira de plantar batatas - no pente. É usado em campos muito pantanosos, onde um forte aprofundamento das culturas de raízes pode levar ao apodrecimento. A essência do método é que, primeiro, usando um trator com um montador ou um arado, um sulco padrão é cortado e as batatas são colocadas, mas não em uma vala escavada, mas no topo de uma colina de terra levantada durante a lavoura.Como regra, o ângulo de ataque dos discos do sulcador é ajustado para que a altura desta colina seja de 20 a 30 cm, dependendo do grau de pântano do solo. O solo para adormecer tubérculos é retirado dos corredores, para que eles subam ainda mais acima do nível do solo.
Hilling batatas com um trator de operador a pé
Para fortalecer o sistema radicular da planta, melhorar o suprimento de oxigênio e livrar-se de ervas daninhas nos canteiros, o cultivo de muitas culturas, incluindo batatas, é acompanhado por uma técnica agrícola como o abate.
Importante! Para que o aterramento seja o mais eficiente possível, e para facilitar, o solo deve estar úmido, mas não tanto quanto aderir ao arado ou à pá. Portanto, os especialistas aconselham fazer esse trabalho no dia seguinte a uma boa chuva ou a uma forte rega nas camas.
O abate é chamado de tombar ao redor da parte inferior do tronco da planta uma camada adicional de solo fértil solto e bem umedecido. Tecnologicamente, esse processo não é menos demorado do que escavar a terra ou plantar tubérculos; portanto, também é melhor automatizá-lo em grandes áreas. Motoblock ajuda a lidar com esta tarefa. Tecnologicamente, o acúmulo de canteiros de batata com um trator de passeio é realizado de acordo com o seguinte esquema:
- Instale as rodas de arraste na máquina em vez das habituais.
- Aumente a aderência da asa ao máximo.
- Prenda uma peneira na máquina (o equipamento de uma carreira é usado com rodas de borracha convencionais).
- Alinhe a máquina para que ambas as rodas estejam localizadas no espaçamento entre linhas.
- Defina a primeira velocidade e dê partida no motor.
- Movendo-se pelo corredor, encha o fundo dos arbustos com uma camada adicional de solo cortada por um cortador de sulco.
Colheita de batatas com um trator de operador a pé
O motoblock pode ser usado não apenas para o plantio e a colheita de batatas, mas também para a colheita - talvez a parte mais demorada de todo o processo de cultivo desta colheita, uma vez que inclui não apenas cavar uma quantidade muito grande de terra, mas também controlar estritamente que os tubérculos não foram danificados durante a extração do solo ou posteriormente quando ocorre o processamento da linha adjacente.
Você sabe Para cavar batatas manualmente em um terreno de cem metros quadrados, é necessário elevar uma média de dez toneladas, e esse é apenas o peso do solo removido do jardim, sem contar os esforços para elevar, armazenar e subsequentemente carregar as próprias raízes.
A complexidade da colheita é influenciada por muitos fatores, em particular:
- peso do solo;
- o grau de umidade;
- datas de limpeza do calendário;
- clima (se o outono chuvoso, o tempo de colheita é muito limitado e o processo deve ser acelerado);
- altura dos topos de batata;
- área total e configuração do local;
- a presença de pedras no solo, etc.
Importante! Se você cortar as partes superiores da batata um pouco mais cedo, sem esperar até secar, a casca dos tubérculos será mais forte, para que a colheita possa ser armazenada por mais tempo. Esta técnica agrícola é usada no cultivo de tubérculos em escala industrial.
O processo de colheita de batatas usando um trator de passeio é realizado da seguinte forma:
- Mow tops primeiro. Para fazer isso, você pode usar uma foice comum ou um cortador de grama mecânico (o melhor de tudo com um aparador de gás). Os especialistas recomendam a realização deste procedimento cerca de uma semana antes do trabalho principal. No entanto, se a planta for afetada pela praga tardia, é preciso cortar as tampas imediatamente, somente dessa maneira você poderá salvar a colheita. Após o corte, o cânhamo com uma altura não superior a 6 cm deve permanecer na cama.
- Remova as rodas comuns do trator de passeio e instale os terminais..
- Anexe o hiller ao implemento e ajuste a largura da alça.
- Dirija a máquina para que as rodas não toquem na cama durante o movimentoCaso contrário, você pode danificar os tubérculos.
- Ligue o motor, defina a primeira velocidade e comece a dirigir. À medida que a terra ara, os tubérculos devem estar na crista do sulco.
- Para minimizar possíveis perdas, no caminho de volta, é recomendável pular uma cama e depois desenterrar batatas em uma fileira. No final do tratamento, colete os tubérculos desenterrados e somente depois disso processe as linhas restantes.
Ao fazer as configurações corretas, a colheita de batatas usando um trator walk-behind tem os seguintes indicadores de qualidade:
Erro ao arar profundidade | Não mais que 2 cm |
O número de tubérculos restantes no chão | Teor não superior a 40% (em solos pesados - até 55%) |
Largura de espalhamento do tubérculo | Não mais que 100 cm |
O número de raízes danificadas | Teor não superior a 3% (até 12% em solos pedregosos, entupidos e pantanosos) |
Esses dados permitem concluir que a colheita de batatas com um trator walk-behind é muito inferior aos resultados que podem ser alcançados com uma ceifeira-debulhadora (máquinas agrícolas modernas permitem cavar até 97% das culturas de raízes com perdas mínimas), mas em áreas relativamente pequenas o trator walk-behind é muito Ajuda séria no trabalho do fazendeiro. Só é necessário saber que, após a escavação inicial, é aconselhável percorrer o campo repetidamente e, se necessário, desenterrar manualmente a colheita restante no solo.Cultivar batatas é um processo complexo e demorado. É praticamente impossível organizá-lo manualmente em grandes áreas, de maneira a poder contar com uma boa colheita, mas nem todo agricultor pode se dar ao luxo de adquirir equipamentos agrícolas sérios para processar seus próprios campos. Um motoblock com um conjunto de bicos é um dispositivo pequeno e relativamente barato, que é um excelente compromisso entre uma pá convencional e uma enorme colheitadeira e permite resolver muitos problemas agrícolas, incluindo os relacionados ao plantio e colheita de batatas.