Os pepinos crescem bem em campo aberto, mas muitos jardineiros preferem cultivá-los no método de mudas, uma vez que permite obter uma colheita mais precoce e rica. Como plantar e cuidar adequadamente das plantas, para que, após o transplante para o jardim, elas continuem crescendo e encantando a colheita - leia mais sobre isso mais adiante neste artigo.
Quando plantar pepinos para mudas
Para cultivar boas mudas de pepino, é muito importante plantar as sementes a tempo. Se você cometer um erro com o tempo, no momento do plantio no solo, as plantas serão pequenas ou, inversamente, muito longas. Para evitar que isso aconteça, os produtores experientes de hortaliças recomendam determinar o momento do plantio.
Dependendo do grau
As mudas de pepino são consideradas plenas e adequadas para transplante, quando formam pelo menos 3-4 folhas verdadeiras. As plantas atingem esse tamanho em média em 3 semanas, e este é um indicador de variedades de maturação média.
As variedades precoces (ou seja, geralmente são semeadas para mudas) germinam mais cedo e se desenvolvem mais rapidamente; portanto, após 15 a 20 dias, os brotos já podem ser transplantados.
Quanto às variedades tardias, elas são transplantadas 1 a 1,5 semanas depois das primeiras. Se as sementes são compradas em uma loja, a estação de crescimento é sempre indicada na embalagem (da semeadura à colheita). Resta calcular o tempo de plantio no solo e contar 15 a 25 dias atrás - este será um momento adequado para a semeadura.
Dependendo do clima da região
É difícil prever o clima, mas, em geral, recomenda-se plantar mudas nos canteiros o mais cedo possível, pois a temperatura noturna para de cair abaixo de +13 ° C e o solo se aquece para + 10-12 ° C. Em cada região, esse indicador de temperatura é atingido em momentos diferentes.
Na faixa do meio - este é o começo ou o meio de maio, portanto, as sementes das mudas (dependendo da variedade) devem ser semeadas em meados ou no final de abril.
Nas regiões sul, o clima estável da primavera é estabelecido de 1 a 1,5 meses antes, para que as mudas possam ser plantadas em março. Ao mesmo tempo, nas regiões do norte, a primavera chega 3-4 semanas depois do que na faixa do meio.
Aqui, os pepinos são plantados no início de junho e, se for necessária uma colheita precoce, o plantio é realizado em estufas, sob um filme ou em canteiros "quentes".
Você sabe A pátria dos pepinos é considerada o território da Índia moderna, onde ainda são encontrados na natureza. Foi lá, segundo os cientistas, que o pepino entrou na cultura há mais de 6 milênios atrás.
De acordo com o calendário lunar
Os que aderem à teoria de que a Lua influencia o crescimento e desenvolvimento de todos os seres vivos da Terra tentam plantar plantas exclusivamente em dias "favoráveis" definidos pelo calendário lunar. No calendário da semeadura, essas informações são definidas por mês com as datas exatas em que é recomendado plantar.Ele também contém dicas gerais sobre a semeadura. Por exemplo, recomenda-se que as culturas que formam frutas na parte do solo do caule, que incluem pepinos, sejam semeadas na lua crescente. E quanto mais próximo o dia da semeadura da lua nova, mais rapidamente as sementes começam a germinar. Quando a lua está minguando, as raízes se tornam vulneráveis.
Como plantar pepinos em mudas
Depois de determinar o tempo, a próxima tarefa é semear e se preparar para esse processo.
Mistura do solo
Um substrato pronto é vendido para mudas, mas se você quiser fazer a mistura do solo, prepare um destes compostos:
- relva, turfa, húmus seco e serradura em partes iguais;
- grama, areia, turfa e serragem em partes iguais com a adição de uma pequena quantidade de vermiculita ou fibra de coco;
- relva, turfa de planície, húmus e serragem numa proporção de 4: 4: 1: 1;
- relva, estrume apodrecido e areia numa proporção de 3: 3: 1.
Importante! As mudas são sensíveis à acidez e literalmente definham em um ambiente como esse; portanto, evite formulações com alto teor de turfa e verifique o pH do solo antes do plantio.
A mistura preparada por você deve ser descontaminada: derrame bem com água fervente, uma solução de permanganato de potássio ou aqueça no forno por meia hora a uma temperatura de + 80-100 ° C.Depois disso, adubos devem ser adicionados ao solo: 6 g de uréia, 8 g de sulfato de potássio, 10 g de superfosfato e 2 g de sulfato de magnésio por 10 kg de solo. Misture tudo, cubra com um filme e deixe por 1-2 semanas para que os nutrientes se dissolvam no solo.
Capacidade de crescimento
Existem duas maneiras de cultivar mudas: em uma grande capacidade (recipientes, caixas) com a colheita de brotos e em pequenos vasos separados com um volume de 0,2-0,3 l. Como os pepinos não toleram muito bem o transplante, é melhor cultivar mudas imediatamente em recipientes separados.
Os copos de papel ou plástico são adequados para esse fim - podem ser cortados e a planta pode ser facilmente removida junto com o solo, sem danificar as raízes. Também é conveniente usar cartuchos para semeadura, mas os comprimidos de turfa são ideais.
Nelas, as mudas de pepino são ótimas e, quando chega a hora de plantar nos canteiros, basta colocar um comprimido com broto no buraco e polvilhar com terra.
Preparação de sementes
Para obter mudas rápidas e de alta qualidade, as sementes devem ser adequadamente preparadas para a semeadura. Cerca de um mês antes da data prevista, transformá-los em calor, em algum lugar mais próximo dos aparelhos de aquecimento, para aquecer. Além disso, antes de plantar, mergulhe as sementes em água por algumas horas. Jogue fora as sementes vazias que surgiram e esvazie as cheias que caíram no fundo de uma das seguintes maneiras:
- mantenha por 20 a 30 minutos em uma solução a 1% de permanganato de potássio;
- coloque por 10-12 horas em uma solução de cinzas (2 colheres de sopa. l / 1 l de água) com a adição de 1 colher de sopa. eu nitrofoski;
- despeje 2-3% de solução de peróxido por 6 horas.
As sementes desinfetadas são lavadas, levemente secas e embebidas em um estimulador de crescimento, para que elas eclodam e brotem mais rapidamente.
Como estimulante, você pode usar:
- solução pronta de "Heteroauxin" - a dosagem é de 25 ml / 1 litro de água, pode suportar 12 horas;
- suco de aloe - gaze espremida do suco da planta é embebida e embrulhada em sementes por 2 dias;
- solução de ácido succínico - 15 ml / 1 litro de água, embebida por um dia.
Após essa preparação, a maioria das sementes já possui brotos pequenos, mas mesmo se não estiverem presentes, as sementes podem ser semeadas com segurança no solo.
Semeando sementes
O solo no momento da semeadura deve estar úmido, mas não úmido; portanto, no dia anterior, ele precisa ser bem regado e levemente afrouxado. Se o plantio for realizado em grandes recipientes, serão feitos sulcos rasos (2 cm) ou furos na superfície. Eles ninhos colocaram sementes de 2-3 peças a uma distância de 6-8 cm e polvilharam com uma camada de terra.
Em xícaras e cassetes, o plantio é realizado por analogia - os recipientes são cheios até a metade com um substrato, um recesso é feito no centro, as sementes são colocadas nele e aspergidas. Em recipientes pequenos, deve haver um orifício de drenagem.Com pastilhas de turfa ainda mais fácil. Eles já têm um aprofundamento, basta embeber o comprimido, colocar as sementes e cobrir com um substrato. Após a semeadura, os recipientes são cobertos com um filme e colocados em um local quente (+ 23–25 ° C) até que brotos apareçam.
Cuidados com mudas
As medidas de cuidado são o principal componente do sucesso do cultivo de mudas. Existem vários pontos a considerar.
Localização
Na antecipação dos tiros do tanque deve ser colocado mais perto do calor, a iluminação no momento não importa. Durante todo esse tempo, é necessário manter a umidade do solo e remover diariamente um filme por alguns minutos para ventilação.
Assim que as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido e as mudas são transferidas para um local iluminado, no peitoril de uma janela bem iluminada, desde que não haja rascunhos. Se estiver frio e soprando no peitoril da janela, é melhor transferir as mudas para um local mais isolado.
Temperatura e iluminação
Quando as sementes começam a germinar ativamente, a temperatura deve ser reduzida para +20 ° C para que as plantas germinadas não se estiquem. Após o aparecimento de disparos em massa, o grau é novamente aumentado para + 22–23 ° C, enquanto a temperatura noturna não deve cair abaixo de +20 ° C.
Importante! Não coloque mudas nos peitoris das janelas voltadas para o sul. Devido à quantidade excessiva de sol e ao reflexo dos raios, brotos delicados correm o risco de queimar.
Sob tais condições, em 5-6 dias, as primeiras mudas aparecerão nas mudas. Agora elas não são mais tão frágeis e as flutuações de temperatura não as prejudicarão, mas você precisa garantir que durante o dia o grau não exceda +25 ° C e à noite não caia abaixo de +18 ° C.Quanto à iluminação, durante o plantio da primavera (final de março a abril), as mudas geralmente têm luz do dia suficiente. Um parapeito da janela ensolarado na parte sudoeste da casa fornecerá luz total, mas se o tempo estiver nublado, poderá ser necessária iluminação adicional.
Se as mudas são cultivadas nos meses de inverno, você não pode ficar sem iluminação. Concentre-se na idade das plantas. Nos primeiros dias após a germinação, é necessária iluminação máxima, caso contrário as mudas se esticarão rapidamente. Nas próximas 2 semanas, o horário de verão deve ser de pelo menos 16 horas e, em seguida, 12 horas são suficientes antes do transplante no solo.
Rega
Desde o momento do plantio até as mudas, o solo é umedecido à medida que a camada superior seca, o que permite que as mudas cultivem raízes fortes. Posteriormente, a rega é realizada 1-2 vezes por semana com água sedimentada à temperatura ambiente (não mais fria que +23 ° C).
Você sabe O sistema radicular dos pepinos consiste em uma raiz de haste fina, que se ramifica em muitos processos localizados horizontalmente a uma profundidade de 10 a 15 cm, por isso as plantas não podem ser despejadas e afrouxadas profundamente.
É necessário regar sob a raiz, sem encher as plantas e evitar a umidade nas folhas. Durante o período em que os aquecedores secam o ar, é permitido borrifar levemente as mudas para manter a umidade no nível de 70 a 80%.
Top vestir
Durante o período entre a germinação e o plantio no canteiro, as mudas precisam ser alimentadas pelo menos 2 vezes. O primeiro curativo é introduzido no estágio de aparecimento de 1-2 folhas verdadeiras. Pode ter composição mineral e orgânica.
A mistura mineral é preparada a partir de 15 g de superfosfato, 7 g de salitre e 8 g de sulfato de potássio, dissolvidos em 10 1 de água. Você também pode usar uma solução de nitrofosfato.
Como alimento orgânico, verbasco líquido aceitável diluído em água na proporção de 1: 4, ou fezes na proporção de 1: 7. O segundo curativo é realizado após o primeiro após 2 semanas. Para ela, a quantidade de minerais dobra. Além disso, recomenda-se pulverizar as folhas com uma solução de oligoelementos.
Importante! Não se esqueça de afinar as mudas antes de se vestir. Deixe um broto forte na panela e corte cuidadosamente o restante: você não deve rasgar e puxar; caso contrário, poderá danificar o frágil sistema radicular.
Endurecimento de mudas
Cerca de duas semanas antes do transplante, as mudas estão acostumadas ao ambiente natural - elas são endurecidas. Para fazer isso, eles a levam para a rua, todos os dias aumentando a duração do procedimento de 15 a 20 minutos para várias horas. Os vasos são colocados em um local ligeiramente sombreado, onde não há correntes de ar e raios diretos do sol.Quando as plantas se acostumam a estar constantemente na rua, elas podem ser transplantadas para um local permanente.
Possíveis doenças de mudas de pepinos
As mudas de pepino são muito vulneráveis e em casa muitas vezes ficam doentes ou entram em um estado quando sua qualidade está se deteriorando.
Quais problemas podem impedir o cultivo de um bom material para mudas, consideraremos mais adiante:
- Folhas amareladas. Esse fenômeno pode ser causado pelo aperto dos recipientes, quando as raízes crescem e não há espaço suficiente, além de alimentação insuficiente ou defeituosa (deficiência de certos nutrientes). O amarelecimento das folhas do cotilédone indica falta de luz. Nesse caso, você só precisa se livrar dos motivos.
- Plantas de alongamento. Ocorre devido à falta de iluminação ou temperatura ambiente muito alta.
- Podridão da raiz. A doença se manifesta quando nada pode ser feito: as mudas param de crescer, murcham e morrem, ao escavar, raízes podres são encontradas. Razões: molhar com água fria ou hipotermia do substrato.
- A perna preta. Uma doença fúngica que se desenvolve no contexto do alagamento, em combinação com altas temperaturas. Os caules das mudas começam a escurecer na base e se deitam. A doença é contagiosa, portanto, amostras doentes precisam ser removidas com urgência, e amostras saudáveis devem ser transplantadas para um novo substrato.
Todas essas complicações podem ser evitadas se você seguir as recomendações para crescer. Como profilaxia, trate periodicamente as plantas com Epin-Extra, dissolvendo 1-2 gotas em 100 ml de água.
Plantio de mudas em local permanente
Se as mudas forem bem crescidas e fortes, não a exponha demais, mas plante-a em um local permanente.
Quando plantar
Como já especificado acima, as mudas de pepino são plantadas no solo com 3 a 4 semanas de idade, dependendo da variedade, clima de uma região específica e do estado das mudas. Assim, na faixa do meio, a segunda década de maio é considerada o período mais favorável ao transplante.
A essa altura, o solo geralmente esquenta até +15 ° C. Se a primavera se arrasta e as mudas já crescem, ela é plantada sob um filme. Durante o dia, ela é removida e, à noite, em caso de geada, ela volta ao jardim.
Os pepinos podem ser plantados em estufas de policarbonato com vidro desde o início até meados de abril. Em outras regiões, as datas de desembarque podem mudar um mês atrás ou adiante, dependendo do sul ou do norte.
Quanto à escolha do dia, o mais favorável é considerado a segunda metade do dia em tempo nublado ou à noite após 18 horas.
Onde plantar
Para equipar as camas, escolha uma área aberta e bem iluminada, onde não haja ventos e correntes de ar. A profundidade das águas subterrâneas dos pepinos não é importante, pois suas raízes são superficiais e não crescem no interior. No outono, cuide dos fertilizantes para que a terra fique solta e fértil para o plantio de mudas.
Lembre-se de que os pepinos são facilmente infectados com doenças; portanto, você precisa escolher cuidadosamente seus vizinhos e analisar seus antecessores. Não plante mudas depois de culturas com doenças semelhantes aos pepinos: abóboras, abóboras, beterrabas e abobrinha.
Precursores e vizinhos favoráveis para pepinos são tomates, berinjela, repolho, pimentão e cebola.
Como plantar
Antes do plantio, recomenda-se despejar o canteiro com uma solução desinfetante (permanganato de potássio, vitríolo) e afrouxá-lo superficialmente. Em seguida, você precisa preparar os furos. Eles cavam em um padrão quadriculado a uma distância de 60 cm um do outro e entre as linhas.
Se a treliça for instalada, é permitido um ajuste mais compacto a uma distância de 40 a 50 cm entre os orifícios e 1 m entre as fileiras.
Se a cama não for fertilizada, um punhado de estrume ou composto é depositado no fundo de cada buraco, após o qual a água é derramada. Enquanto a umidade é absorvida, as mudas são libertadas dos pratos em que cresceram, tentando não danificar as raízes.
As plantas são colocadas nos poços e cobertas com terra até o nível das folhas do cotilédone. Depois, regam novamente e, quando a umidade é absorvida, a cama é coberta com palha.
Com isso, o processo de cultivo de mudas é concluído, mas não se inicia um período menos problemático de cuidado com o jardim, que precisa ser regado, fertilizado, tratado de doenças e pragas a tempo. Mas o resultado vale a pena, porque já no início do verão você pode saborear pepinos caseiros perfumados.