A beterraba é frequentemente usada para preparar pratos diferentes, portanto as donas de casa sempre tentam mantê-lo à mão. Após a colheita do outono, você pode organizar o armazenamento, mesmo em um apartamento na cidade, se você conhece alguns requisitos. Este artigo descreve como preparar adequadamente a beterraba para o inverno na ausência de uma adega especial.
Que variedades de beterraba são melhor preservadas
Muitos agricultores, ao plantar esse vegetal, querem uma colheita precoce e preferem variedades com maturação precoce. Porém, para armazenamento prolongado durante o inverno, os vegetais maduros iniciais são completamente inadequados. Nos apartamentos, apenas as variedades de maturação intermediária e tardia podem permanecer por um longo tempo.
Você sabe Quanto mais escura e rica a cor da polpa de beterraba interna - mais vitaminas e sais minerais ela contém.
Considere várias variedades de beterraba que são melhor armazenadas no inverno:
- Cilindro. Esta variedade recebeu seu nome devido à forma cilíndrica alongada do fruto. Os vegetais têm uma cor bordô rica, coberta com uma casca fina. O comprimento da colheita das raízes é de até 10 cm, o peso é de até 350 G. A fruta tem um sabor suculento e doce, tem boa imunidade a doenças comuns. Planta "Cilindro" em meados de maio, o período de maturação é de 4,5 meses. Produtividade de 1 sq. m é de cerca de 10 kg.
- Detroit. As colheitas de raízes são redondas, de cor vermelha escura, pesando cerca de 200 g e frutas suculentas e doces. Detroit é particularmente resistente a baixas temperaturas. As colheitas de raízes são plantadas em abril; leva cerca de 3,5 meses para amadurecer. Dependendo das condições de cultivo com 1 km². Você pode colher de 3 a 6 kg de vegetais.
- Bordeaux. Uma das cultivares mais comuns. Os legumes são redondos, caracterizados por um sabor doce e polpa densa. A cor é marrom. O peso pode chegar a 340 G. O desembarque é realizado na segunda quinzena de maio. A colheita amadurece após 3 meses; com cultivo adequado com 1 quadrado. m coletar até 8 kg de frutas maduras.
- Mulato. Legumes desta variedade têm uma casca lisa e lisa. O peso da colheita de raízes é de até 360 G. A polpa é bordô escura e tem um excelente sabor. O "mulato" pode ser cultivado em alta umidade. Ele precisa ser plantado no final de abril ou início de maio. A colheita amadurece após 4 meses. m é de 2,5 a 4,5 kg.
- Apartamento egípcio. Os frutos desta variedade são redondos e grandes, com uma forma levemente achatada. Peso - até 530 G. A polpa é escura e suculenta, com um tom roxo característico, a pele é vermelha escura. Legumes têm um sabor delicado. Eles são plantados na primeira quinzena de maio. O período de maturação é de até 4 meses. m é 6-8 kg.
- Renova. Os frutos têm uma forma cilíndrica e seu peso pode atingir 350 g. A polpa é roxa escura e muito suculenta. Recomenda-se plantar beterraba dessa variedade no final de abril ou na primeira quinzena de maio. A colheita amadurece após 110 dias. Em boas condições de cultivo com 1 quadrado. m coletar até 9 kg de vegetais.
- Bravo. Beterraba desta variedade é redonda e grande, o peso dos frutos é de até 652 g.A polpa da cultura da raiz tem uma cor vermelho escuro, caracterizada por um sabor doce e suculência. Esta variedade é plantada na segunda quinzena de abril ou início de maio, a colheita é realizada após 110 dias. m é de até 8 kg.
Preparando beterraba para armazenamento
Para a beterraba conservar sua frescura, suculência e sabor durante todo o inverno, você precisa prepará-la adequadamente para o inverno no apartamento.
A preparação começa no momento da colheita. Dependendo da localização geográfica da região, as beterrabas devem ser colhidas em outubro ou no início de novembro. É importante extrair as raízes da terra antes do início da primeira geada séria. O procedimento para desenterrar frutas é melhor realizado em um dia ensolarado.
Importante! Antes de guardar beterrabas, não devem ser lavadas com água.
O processo de preparação adicional consiste em várias etapas importantes:
- Cavando cuidadosamente frutas do chão - É importante manter a integridade da casca, o que evita a rápida evaporação da umidade e mantém o vegetal fresco por mais tempo.
- Escovar grandes torrões de terra e remover a sujeira da pele com um pedaço de pano seco. Se, ao mesmo tempo, uma fina camada de terra aderente permanecer sobre os vegetais, é recomendável deixá-la na casca. Este procedimento impedirá a podridão rápida do vegetal.
- Secagem de raízes - ajuda a secar a camada superior da casca, especialmente se o vegetal foi extraído da terra muito úmida. Em dias ensolarados, a secagem é realizada ao ar livre por várias horas. Os vegetais colhidos são dispostos à sombra ou sob um dossel. Em tempo chuvoso, as frutas são secas por vários dias em uma sala fechada e seca.
- A escolha de culturas de raízes com um diâmetro de cerca de 10 a 12 cm e tamanhos médios. Os legumes pequenos começam a secar rapidamente devido à rápida perda de umidade, e as frutas muito grandes têm um sabor aquoso não muito agradável e uma estrutura fibrosa.
- Remoção de vegetais podres ou danificados - deterioram-se rapidamente e começam a causar apodrecimento de boas colheitas de raízes, ao lado das quais se encontram.
- Poda de folhas - é fabricado apenas com tesouras ou tesouras de podar, recomenda-se deixar cerca de 1 cm de topo em beterraba.
- Poda de raiz - é realizada apenas se o sistema radicular for muito longo, para melhor armazenamento dos frutos deixe uma raiz de cerca de 5 cm.
Você sabe A maior beterraba foi cultivada em 2001 na cidade de Somerset. O peso do feto foi de 23,4 kg.
Espaço de armazenamento ideal no apartamento
A beterraba é melhor armazenada em ambientes com temperatura do ar de + 2 ° C e umidade de pelo menos 85%. Nos apartamentos para armazenamento de vegetais, os locais mais frescos e longe de pilhas, fogões e aparelhos de aquecimento são adequados.
Considere os lugares mais populares para armazenar beterraba.
- Varanda. Se o apartamento tiver uma varanda envidraçada, a colheita de raízes pode ser armazenada lá. É importante levar em conta as peculiaridades do clima local: se o inverno é muito gelado, é necessário equipar um sistema de aquecimento na varanda. Normalmente, caixas especiais são feitas para beterrabas, que são colocadas ao longo das paredes da varanda. Não tolera temperaturas abaixo de zero; portanto, durante geadas severas, essas caixas precisam ser cobertas com alguns cobertores quentes. É possível isolar as paredes do recipiente com espuma. Sujeitas às condições de temperatura corretas na varanda, as beterrabas podem ser armazenadas nesses modelos até o final de abril.
- Geladeira. É o método mais popular de armazenar vegetais, mas é adequado apenas para um pequeno número deles. Para manter as frutas frescas por um longo tempo, você precisa saber como armazenar adequadamente a beterraba na geladeira.
É melhor colocar vegetais de raiz em um saco; se for usado um saco plástico comum, devem ser feitos buracos para que o excesso de umidade saia e, antes de serem colocados em um saco a vácuo, as raízes são pré-tratadas com solução salina. Recipientes de plástico com uma tampa apertada também são adequados. Um recipiente de legumes é colocado na gaveta inferior da geladeira; em tais condições, eles podem ser armazenados por não mais de 1 mês.Importante! Durante os primeiros dois meses de armazenamento de beterraba no apartamento, é necessário observar cuidadosamente o regime de temperatura apropriado.
- Armazenamento ou local escuro, longe de fontes de calor. Os vegetais são colocados em sacos ou caixas de plástico e colocados debaixo da cama ou na despensa. Os sacos são deixados abertos para garantir a liberação de excesso de umidade e impedir o processo de podridão das raízes. Recipientes ou sacos são colocados a uma altura de pelo menos 15 cm do chão - isso melhora a circulação de ar e as frutas permanecem suculentas e saborosas por mais tempo.
Métodos de armazenamento
As beterrabas são cobertas com uma casca densa e grossa, o que impede a evaporação do líquido, para que possa manter a frescura mesmo em temperatura ambiente por pelo menos 7 dias. Mas se você precisar guardar beterraba no apartamento durante todo o inverno, é melhor escolher um dos métodos abaixo.
Vídeo: Armazenamento de beterraba de inverno
Na areia ou serragem
Uma maneira simples e conveniente de armazenar beterraba por vários meses é serragem ou areia. Esses materiais evitam a evaporação da umidade e não permitem que as frutas apodreçam.
Os vegetais precisam ser colocados em uma caixa preparada e despeje cada camada com o material de enchimento selecionado - areia ou serragem. É importante que o espaço entre os frutos seja ocupado pelo material de enchimento e as próprias raízes não se toquem. É recomendável cobrir as paredes internas da caixa com um filme. Se for utilizada areia para encher o tanque, ela deve ser peneirada e bem aquecida no forno.
Quando as frutas são empilhadas em uma caixa, uma camada de areia ou serragem com pelo menos 2 cm de espessura deve ser derramada sobre elas e, em seguida, a caixa com raízes pode ser colocada na varanda ou perto da porta da frente da escada.
Com batatas
Em apartamentos urbanos, as batatas são geralmente armazenadas em pequenos sacos. Para preservar a frescura de ambos os vegetais de raiz por muito tempo, as beterrabas podem ser colocadas em um saco de batatas. Ao mesmo tempo, é necessário colocá-lo na batata em uma camada, para que absorva a umidade liberada pela batata. Como resultado desse bairro, as beterrabas permanecerão suculentas por muito tempo e as batatas não apodrecerão.
Uma sacola com esses vegetais de raiz pode ser colocada na varanda isolada, em uma despensa fresca e escura ou perto da porta da frente.
Em saco ou papel alumínio
A maneira mais fácil de colocar beterraba em sacos plásticos e colocá-los em um local fresco. O principal não é amarrar pacotes para fornecer acesso root ao ar.
Você também pode embrulhar as beterrabas em uma camada densa de papel alumínio e colocá-las na prateleira inferior da geladeira ou em qualquer outro local escuro e fresco. Além disso, para melhor armazenamento, cada colheita de raiz é embalada separadamente. A película impede a evaporação da umidade e, mesmo à temperatura ambiente, ajuda a preservar a frescura do vegetal por mais tempo.Você sabe Durante o Império Romano, as beterrabas foram usadas como afrodisíacas.
Colheita para o inverno: congelamento, secagem, preservação
Uma maneira popular de usar beterraba no inverno é a colheita de vários vegetais. Os métodos de preparação e armazenamento são diferentes entre si, mas sempre permitem que você tenha alimentos prontos para cozinhar, prontos para cozinhar, para preparar vários pratos.
Considere as maneiras mais comuns de criar beterraba.
Beterraba congelada
Os legumes são descascados e picados com uma faca ou ralador. Em seguida, coloque em pequenos sacos plásticos ou recipientes de plástico fechados e mantenha-os no freezer. Você pode armazenar legumes congelados picados por até 6 meses. Após o degelo, a beterraba pode ser usada para preparar saladas, sopas e outros pratos.
A desvantagem deste método de armazenamento é a perda da maioria das vitaminas e a deterioração do paladar.
Tempero seco para pratos
Lave a beterraba, descasque, pique finamente ou esfregue em um ralador. A massa resultante é colocada em uma camada fina para secar. Quando as peças secam, são interrompidas no liquidificador e colocadas em uma jarra de vidro com uma tampa bem apertada.
Se desejado, cenouras, cebolas, pimentões, ervas e alho também são usados para fazer esse tempero.
Molho Borsch
Tal preparação ajudará a economizar tempo para preparar este prato.
Para preparar 2 litros de reabastecimento, você precisará de:
- 1 kg de beterraba;
- 350 g de cenoura, pimentão doce, tomate e cebola;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de sopa de sal;
- 70 ml de óleo vegetal;
- 40 ml de vinagre a 9%.
- Beterraba descascada e cenoura ralada, pique finamente os legumes restantes.
- Coloque todos os ingredientes em uma panela grande, adicione açúcar, sal, vinagre e óleo vegetal.
- Mexa bem e coloque a panela em fogo pequeno.
- Deixe o molho ferver e cozinhe por cerca de meia hora.
- Disponha a massa quente em frascos esterilizados e enrole imediatamente.
Caviar de beterraba
Este produto é um prato delicioso e magro.
Para preparar 5 l de caviar, você precisará de:
- 6,5 kg de beterraba;
- 0,5 kg de cenoura e cebola;
- 2,5 kg de tomate;
- 75 g de salsa e aipo;
- 85 g de sal;
- 40 g de açúcar;
- uma pitada de terra preta e pimenta da Jamaica;
- 500 g de óleo vegetal.
Progresso:
- Uma massa de tomate é feita de tomate - para isso, eles são levemente soldados em uma tigela separada e a massa resultante é passada por uma peneira.
- Os legumes restantes são descascados e moídos no liquidificador ou passados por um moedor de carne.
- Depois, transferem os legumes para a panela, acrescentam a massa de tomate, verduras picadas, temperos, óleo vegetal e açúcar.
- Tudo é bem misturado e cozido em fogo baixo por 10 a 15 minutos.
- O caviar de beterraba quente é disposto em frascos, esterilizado e enrolado com tampas.
Como prolongar a vida útil dos vegetais
Às vezes, durante o longo armazenamento no inverno, as colheitas de raízes podem começar a se deteriorar.
Para evitar isso, você precisa conhecer as recomendações gerais para estender sua vida útil:
- as raízes devem ser inspecionadas periodicamente: se houver frutas estragadas ou danificadas no recipiente - elas são jogadas fora para que não causem podridão de outros vegetais;
- danos na casca de beterraba não devem ser permitidos: se for encontrada uma colheita de raízes com a pele danificada, ela deve ser imediatamente removida do recipiente com vegetais;
- é necessário monitorar a manutenção da temperatura desejada - em uma sala quente, as beterrabas começarão a brotar rapidamente;
- mantenha pelo menos 80% de umidade - se o ar estiver muito seco, as colheitas de raízes perdem rapidamente a água da polpa e murcham.
Se for impossível armazenar beterraba no porão, o vegetal pode ser colocado com sucesso no apartamento. Só é necessário fornecer a ele condições adequadas e executar algumas recomendações simples. Então a colheita certamente permanecerá pelo menos até meados da primavera.