Cada jardineiro, mais cedo ou mais tarde, faz a pergunta: "Preciso mudar o solo na estufa"? Como a estufa possui condições ideais para a propagação de infecções e pragas por fungos, não há substituição da cultura cultivada devido à pequena área de solo utilizada, é necessário tomar medidas para melhorá-la regularmente. Isso permitirá obter rendimentos estáveis e evitar a morte de plantas por infecções e pragas.
Por que mudar a terra em uma estufa?
Ao usar uma estufa sem substituir o solo por vários anos, a fertilidade da camada do solo pode diminuir. Isto é devido à penetração de bactérias patogênicas na estufa, que são trazidas com roupas e sapatos. Devido à constante temperatura e umidade na estufa, eles não morrem e se multiplicam rapidamente, provocando o desenvolvimento de patógenos de várias doenças de plantas e suas pragas. Além disso, a substituição do solo é necessária em uma pequena estufa, devido à incapacidade de alternar as culturas.
Importante! Melhorar o solo ajudará o cultivo de adubo verde - rabanete, colza e mostarda, etc., pois inibem o crescimento de ervas daninhas e destroem pragas.
No entanto, as mesmas plantas são cultivadas com mais freqüência em uma estufa, de modo que o solo se esgota ao longo do tempo. O solo na estufa se torna muito denso, perde suas propriedades nutricionais, a permeabilidade à água e ao ar. Na estufa, há uma rápida propagação de ervas daninhas. Sob tais condições, as plantas pioram, ficam doentes e produzem menos rendimento.
Como melhorar a terra na estufa no outono?
A preparação adequada do solo para a nova estação, que é melhor realizada no outono, ajudará a aumentar a fertilidade do solo e a revitalizá-la. É importante que a temperatura do ar seja + 10 ° C ... + 15 ° C e baixa umidade. Isso ajudará a preparar o terreno para a nova temporada da maneira mais eficiente possível. É importante reabastecer o solo após sua desinfecção.
A preparação da cobertura do solo para a nova safra inclui as seguintes etapas:
- polvilhar com cinzas de madeira;
- fertilização, cujo tipo depende da escolha da colheita;
- cavando e afrouxando o solo.
Frequência de mudança de terra
Para combater efetivamente a praga tardia e outras lesões infecciosas, na estufa é necessário "cortar" a terra antiga e encher novo solo em seu lugar. Recomenda-se mudar o solo na estufa uma vez a cada 2 anos. Isso se deve à penetração na estufa de patógenos trazidos com roupas e sapatos. Como a estufa possui condições favoráveis, elas rapidamente se multiplicam e se espalham, o que leva a baixos rendimentos ou à morte das plantas.
Antes de atualizar a terra, é necessário remover os restos de plantas e ervas daninhas antigas. Eles removem 5-10 cm de solo, mas se for severamente afetado por pragas, recomenda-se alterar 20-30 cm de solo. Ao mesmo tempo, não é necessário comprar uma mistura especial de solo e a terra pode ser preparada de forma independente. Esse solo deve consistir em 50% de turfa, 20% de húmus ou composto, 10% de areia de rio e 10% de relva.
Você sabe Pela primeira vez, os fertilizantes orgânicos para melhorar a qualidade e a fertilidade da terra começaram a ser usados há 3 mil anos, e o primeiro registro sobre eles remonta ao século I d.C. e pertence ao cientista e proprietário de terras Columella.
Métodos de cultivo e melhoria da fertilidade do solo em casa de vegetação
Após a colheita, várias pragas e microorganismos podem começar no solo; portanto, antes da próxima temporada, é necessário desinfetar na estufa. Este procedimento protegerá a colheita de parasitas e doenças.
Existem três métodos de tratamento do solo:
- Biológico. É o mais seguro e também permite enriquecer o solo, destruir patógenos. Para isso, o solo é cultivado com “Azotofit”, “Trichodermin”, “Fitosporin” ou outras preparações, após as quais os sideratos são plantados - plantas usadas para melhorar a estrutura do solo.
- Químico. A desinfecção é realizada em três etapas: o primeiro alvejante é espalhado à taxa de 100 g por 1 m², depois é derramado com uma solução de permanganato de potássio, para preparar o que será necessário diluir 5 g do produto químico em 1 litro de água e desenterrar o solo.
- Térmica. Isso significa aquecer o solo com um gerador de calor especial de até 700 graus. Como esse equipamento é caro, o procedimento pode ser substituído molhando a terra com água fervente e cobrindo-a com um filme espesso preto. Após um dia, o revestimento é removido e o solo é solto. O procedimento deve ser repetido pelo menos três vezes.
Instruções passo a passo para a substituição de terrenos
A mudança de solo na estufa inclui as seguintes etapas:
- Colheita de detritos de plantas.
- Remoção do solo antigo em todo o perímetro da estufa a uma profundidade de 10 cm e, se a infecção for significativa, em 20 a 30 cm.
- Processamento de solo contaminado com alvejante e solução a 10% de sulfato de cobre.
- Colocação de solo novo, "comprado" ou caseiro.
- A aplicação de alvejante a seco com base no cálculo: 4 kg por 1 m³.
- Fertilizar, dependendo da colheita que planeja cultivar.
- Fumigação com enxofre fixo ou correntes de enxofre.
Você sabe Pela primeira vez, fertilizantes químicos começaram a ser utilizados na segunda metade do século XIX.
Características da melhoria do solo em uma estufa de policarbonato
Como as estufas revestidas de policarbonato mantêm bem a umidade e a temperatura dentro do edifício, em tal estufa, o risco de desenvolver várias infecções e pragas se multiplica.
Vídeo: Substituindo o solo na estufa
O solo dessa estufa requer cuidados particularmente cuidadosos, com uma substituição obrigatória a cada 2 anos e, em caso de danos graves - deve ser alterado a cada ano. Ao mesmo tempo, recomenda-se remover 30 cm de terra, o que livrará completamente as pragas e microorganismos.
Importante! Para fertilizar naturalmente o solo, podem ser cultivadas leguminosas, como feijões, ervilhas ou feijões, pois saturam a terra com nitrogênio.
É necessário substituir o solo na estufa, pois permite que você se livre de patógenos e pragas que se acumulam no solo durante o cultivo de plantas na estufa. Este procedimento ajudará a melhorar o crescimento das plantas e aumentar o rendimento. Uma mudança de solo é especialmente necessária em uma estufa de policarbonato, pois esse revestimento fornece umidade e temperatura estáveis e favoráveis, como resultado das quais as infecções se espalham mais rapidamente.