Cada anfitriã pode ter uma situação tão desagradável: você queria cozinhar sopa e descobriu que a cenoura de seus estoques estava congelada na varanda ou murcha na geladeira. Não se apresse para jogá-lo fora e corra para a loja para fresco, tudo pode ser consertado.
As principais causas do congelamento de cenouras
A causa raiz do congelamento de uma raiz - geadaMas as circunstâncias em que o problema ocorreu podem ser diferentes. Essas circunstâncias dependem de onde as raízes pegaram o gelo: no jardim, na adega, na varanda ou em outro lugar.
Cenouras são culturas bastante resistentes ao gelo. Suas culturas normalmente toleram geadas até 2 ° C abaixo de zero. Brotos mais maduros podem suportar geadas ainda mais severas. E as colheitas de raízes no solo, com topos cortados, cobertos com cobertura vegetal, normalmente podem passar o inverno bem na cama. Em tal situação, apenas invernos com neve, geadas e roedores anormais ameaçam o vegetal.
No entanto, se a colheita de raízes não foi colhida antes da primeira geada, que ocorreu inesperadamente e bem cedo, 1-2 noites frias são suficientes para que a cultura congele, se não todas, uma parte significativa dela.
Quando armazenado em uma adega ou varanda, além da temperatura, o indicador mais importante é a umidade do ar. Dependendo de algumas nuances (em que ambiente o vegetal está localizado: areia, serragem, a granel, etc.), a temperatura média de armazenamento da colheita de raízes deve estar na faixa de 0 ... + 4 ° С, umidade relativa - 85-95%.
Importante! Se a temperatura de armazenamento das cenouras estiver acima de 5 ° C, ela começará a germinar; se cair abaixo de 0 ° C, ela se deteriorará. Em uma umidade abaixo de 85%, a colheita da raiz secará; com esse indicador próximo a 100%, ela apodrecerá.
Ou seja, entre as principais razões pelas quais suas cenouras podem estar congeladas, o seguinte deve ser destacado:
- armazenamento inadequado na varanda (a granel, em piso de concreto desencapado, etc.);
- as cenouras hibernam em um porão ou porão frio, especialmente se o frio for combinado com um nível de umidade fora da faixa normal;
- as geadas pegavam a colheita suja do jardim ou queriam deixá-la até a primavera, mas as geadas eram muito fortes (havia pouca neve, cobertura morta de baixa qualidade etc.).
Os vegetais têm medo de geada
Os vegetais de maneiras diferentes se relacionam com a geada e com o frio simplesmente prolongado. Essas culturas, cuja terra natal são as latitudes meridionais, não toleram um leve resfriamento. As sementes dessas frutas e hortaliças podem se desenvolver normalmente a temperaturas do solo de + 11 ° C e superiores (as mudas precisam de solo ainda mais quente), a temperatura do ar não deve ser menor que +18 ... + 20 ° C durante o dia.
Tais culturas incluem:
- pepinos
- Tomates
- abóbora.
Você sabe A uma temperatura de cerca de 0 ° C, a intensidade dos processos metabólicos na colheita de raízes é de aproximadamente 1/10 da norma. Cenouras com culturas de raízes alongadas são armazenadas piores do que as redondas. Baixa tolerância ao gelo e colheitas de raízes danificadas e torcidas, mal formadas.
Em temperaturas abaixo da norma indicada, o crescimento e desenvolvimento do material das sementes diminui, as mudas ou sementes enfraquecem, o risco de desenvolver doenças aumenta visivelmente e a resistência aos parasitas diminui. Obviamente, para plantas que adoram o calor, temperaturas próximas a 0 ° C são destrutivas, independentemente de onde as frutas estejam naquele momento: no jardim, no porão ou na varanda.
Nas latitudes temperadas e do norte e mesmo nas regiões circumpolares (ou seja, nas regiões localizadas no território da Rússia, Bielorrússia, Ucrânia), culturas que toleram até geadas de curto prazo, e não apenas o resfriamento, são difundidas.
Culturas de jardim que podem tolerar geadas de curto prazo
Esses vegetais incluem:
- repolho;
- culturas de raízes da família Umbrella (cenoura, beterraba, nabo, etc.);
- cebola, alho.
Pode-se dizer que as geadas são perigosas para quase todos os vegetais, frutas, fruteiras. Para algumas plantas, elas são mais perigosas, para outras, em menor grau.
A questão é que vegetais, frutas, frutas consistem em mais de 90% de água. Água, como você sabe, quando congelado aumenta de volume. E os sólidos perdem sua elasticidade. Assim, quando a temperatura cai para 0 ° C ou menos, a água nas células de qualquer planta se expande. Ao mesmo tempo, atua nas paredes celulares e nas membranas intercelulares, que se tornam mais frágeis após o resfriamento.
Como resultado, as paredes das células são destruídas e seu conteúdo (quase cem por cento líquido) é combinado em uma única massa, uma vez que as membranas intercelulares destruídas não podem impedir isso. Este processo é irreversível: após o aquecimento, o conteúdo de gelo das células, apesar de descongelar, tornando-se líquido novamente, as paredes celulares não são restauradas. Também deve ser dito que os legumes congelados podem perder algumas de suas qualidades benéficas, mas todos são completamente inofensivos, você pode comê-los sem medo.
Obviamente, essas deformações afetarão necessariamente o estado agregado do feto e suas qualidades, que geralmente pioram. No entanto, você não deve ficar chateado: se o vegetal não retornar ao seu frescor anterior, você ainda poderá salvá-lo e usá-lo.
O que fazer se as cenouras estiverem congeladas
Ao congelar, as cenouras costumam murchar, secar. Isso ocorre devido ao fato de que, com a diminuição da temperatura, o nível de umidade diminui, o que leva à secagem da colheita de raízes. Ou seja, para restabelecer o frescor do vegetal, ele precisa ser suficientemente umedecido, "bêbado" com água.
Dependendo da quantidade de vegetais à sua disposição, você pode saturá-los com a umidade de várias maneiras.
Com algumas culturas de raiz que precisam ser atualizadas, você pode fazer o seguinte:
- Lave as cenouras, corte a ponta.
- Em um recipiente adequado para altura e volume, coloque as raízes na vertical, com as pontas cortadas. Despeje água fria (você pode até adicionar gelo) a 1/3 da altura das cenouras.
- Após 4-6 horas, as cenouras parecerão frescas. Você precisa usá-lo o mais rápido possível.
- Pegue a areia (ela deve estar suficientemente úmida; caso contrário, adicione 1 litro de água ao balde de areia, misture bem) e despeje 4-6 cm nas caixas.
- Coloque uma camada de plantações de raiz em uma camada de areia para que os vegetais fiquem menos em contato um com o outro. Despeje outra camada de areia da mesma espessura por cima, até o topo (a areia deve ser as camadas inferior e superior).
- As cenouras ficarão mais frescas no dia seguinte, tire-as da areia conforme necessário. A parte principal, deixe ser armazenada.
Às vezes, cenouras lentas já são encontradas no jardim durante a colheita. Se, por algum motivo, não fosse possível colher mais cedo, era necessário cortar os topos, então as raízes permaneceriam frescas no solo. Se as verduras não fossem cortadas, a umidade evaporava através dela, o que causava a murcha.
Para melhorar a situação, faça o seguinte:
- Desenterre todas as cenouras, polvilhe uma camada de terra de 10 a 15 cm ao lado do canteiro, coloque uma colheita de raízes nele. Achate os vegetais para que a camada de cenoura fique o mais fina possível.
- Encha as cenouras com uma camada de terra (as duas camadas de solo, superior e inferior, devem estar úmidas, tiradas da profundidade e não da superfície). Cubra com galhos ou galhos de abeto e grama seca.
- Após 4-5 dias, as raízes podem ser obtidas, removendo-as os restos do solo e armazenadas.
Você sabe Variedades de cenouras que amadurecem tarde, como a Rainha do Outono, o Imperador, Valéria, Sansão etc., são armazenadas melhor e por mais tempo do que as anteriores (Amsterdã, Carotel).
O que pode ser feito com cenouras congeladas
Independentemente das circunstâncias em que a colheita de raízes congelou, não se deve desesperar. Um vegetal pode ser economizado para uso posterior: se você o comer cru, é improvável que ele goste, mas você pode congelá-lo ou fazer um curativo para ele nos primeiros pratos.
Esses produtos semi-acabados serão melhores e mais úteis do que os vendidos nas redes de varejo, e você pode cozinhar facilmente vários pratos com cenouras que já planejou jogar fora.
Mais congelamento
A colheita de raízes pode ser sujeita a mais congelamento, somente já no congelador. Parece, qual é o sentido de colocar as cenouras congeladas, por exemplo, no porão, no congelador. Mas há um ponto nisso: quando o aquecimento, as cenouras podem ficar ruins. Além disso, a umidade no porão pode mudar quando a temperatura do ar no ambiente muda.
O mesmo se aplica à varanda ou a qualquer outro lugar onde a colheita de raízes é congelada, por acaso. Se você alterar parâmetros que não dependem de nós (aquecimento ou resfriamento e, consequentemente, queda de umidade), o vegetal poderá se deteriorar.
A maneira mais simples e eficaz de congelar ainda mais:- Lave os vegetais de raiz com água corrente fria, removendo a maior parte do solo restante da superfície. O que não pode ser lavado com água é limpo com uma faca e uma corrente de água.
- As raízes lavadas e descascadas são limpas com uma toalha de cozinha, removendo o excesso de umidade. Não tente secar as cenouras, apenas remova a água para que não escorra.
- Você pode colocar o vegetal no freezer dessa forma, mas é melhor ralá-lo imediatamente. De forma ralada, a colheita de raízes ocupa menos espaço e, imediatamente após a retirada do freezer, ela estará pronta para uso.
- Coloque a mistura do bolo em sacos plásticos e os sacos no congelador. Se o seu frigorífico tiver vários compartimentos no congelador, coloque primeiro os sacos no que se destina a congelar. Após 2-4 horas, o produto semi-acabado pode ser transferido para uma câmara projetada para armazenamento.
Você pode preparar produtos semi-acabados congelados usando cenouras em misturas de vegetais, por exemplo, misturando vegetais de raiz ralados com pimentão, ervilhas, couve-flor, etc.
Importante! Não importa como você decida processar os legumes após o congelamento, lembre-se: eles não podem ser descongelados. As cenouras congeladas são cozidas imediatamente (fritas, cozidas) ou congeladas novamente.
Molho Vegetal
Cenoura ralada congelada é uma excelente matéria-prima para a preparação de vários curativos enlatados para os primeiros pratos. A preservação é especialmente relevante se você é dono de um grande volume de raízes congeladas, porque não precisa de um freezer para armazenar alimentos enlatados.Se você tiver outros vegetais congelados, como beterraba ou pimentão, eles também funcionarão.
Existem muitas receitas para preparar esses postos de gasolina, que podem ser facilmente encontradas em locais temáticos. Nós lhe ofereceremos uma receita simples para fazer molho de beterraba, que você pode alterar ou suplementar com os vegetais que você possui (por exemplo, adicione feijão cozido).
Molho de legumes também pode ser usado como salada
Para cozinhar, você precisará de:
- cenouras - 2 kg;
- beterraba - 2 kg;
- Pimenta búlgara - 2 kg;
- tomate - 1 kg;
- pasta de tomate - 150 g;
- pimenta em grão - 10-12 peças .;
- cebola - 2 kg;
- alho - 2 cabeças médias;
- sal - 3 colheres de sopa. l.;
- óleo de girassol - 1 colher de sopa;
- folha de louro - 4-6 peças .;
- vinagre (9%) - 150 ml;
- pimenta (moída ou fresca) - a gosto;
- açúcar - 4 colheres de sopa. eu
Você sabe As cores naturais das cenouras silvestres, que ainda podem ser encontradas em sua terra natal, no Afeganistão, são roxas e em tons de bege claro. Os criadores holandeses deram a cor usual à planta cultural, presenteando sua casa real, cuja cor, derivada do sobrenome Orange, é laranja.
O procedimento para preparar um curativo é o seguinte:
- As cenouras precisam ser lavadas e depois descascadas (se desbotadas, deixar na água por 3-4 horas após a lavagem e depois descascar), ralar e fazer o mesmo com beterraba.
- Lave a pimenta e retire o caule com sementes, pique e cebolas descascadas da maneira que você costuma fazer para a sopa de beterraba. Corte os tomates em cubos.
- Em uma panela ou panela com fundo grosso, aqueça o óleo, envie as cebolas para lá, frite por 2 minutos, mexendo ocasionalmente. Em seguida, adicione as cenouras, pimenta, após 2 minutos - beterraba. Refogue os legumes por mais 6 a 8 minutos e depois adicione os tomates.
- Após cerca de 10 a 15 minutos (misture os legumes periodicamente), adicione a pasta de tomate, misturada em 3/4 colheres de sopa. água. Deixe ferver, ponha fogo para que o conteúdo definha em vez de ferver. Nesse modo, o reabastecimento deve demorar cerca de 40 minutos.
- O alho deve ser descascado, picado e desfiado em uma argamassa ou usar um espremedor de alho.
- 2 minutos antes de cozinhar, o conteúdo é salgado, são adicionados temperos, açúcar e folhas de louro. No momento de desligar o fogo, o vinagre e o alho são introduzidos, misturados, cobertos com uma tampa por 2 minutos.
- Coloque o curativo em frascos esterilizados, feche as tampas.
Vídeo: Molho de beterraba com pimentão
Geralmente, o fato de as cenouras estarem congeladas é encontrado mais perto do Ano Novo. A essa altura, o tomate e o pimentão são muito mais caros do que no outono. Portanto, ao preparar um curativo, você pode ficar sem eles, basta ajustar a quantidade de sal e vinagre, se o volume de vegetais for menor.
Os tomates podem ser completamente substituídos por massas tomadas em um volume maior do que o indicado na receita. Em vez de pimenta (ou com ela), você pode usar feijão cozido. Você precisa cozinhá-lo até que esteja pronto, mas não fervido.
Importante! Se na adega onde as cenouras estão armazenadas, a umidade do ar for muito alta, polvilhe as plantas com raiz picada, isso protegerá o vegetal de apodrecer.
Se, por algum motivo, sua cenoura estiver congelada, isso não importa, agora você sabe como usá-la. Embora os métodos de uso da cultura de raiz congelada que apresentamos estejam longe dos únicos, seja inteligente e imaginativo, e talvez você tenha algo novo.