Existem situações em que, ao comprar legumes, frutas ou bagas em uma loja ou em um bazar, você pode encontrar uma discrepância de qualidade, cheiro, sabor ou qualquer outro aspecto. Por exemplo, você pode escolher um melão bonito, mas cortá-lo, ouvir um cheiro estranho, desagradável e pungente de acetona. Pelo que parece, qual é o perigo desse fenômeno, é possível comer um melão com o cheiro e o sabor da acetona, e discutiremos várias outras questões neste artigo.
Por que o cheiro e o sabor da acetona aparecem
As principais razões para o desenvolvimento do sabor e cheiro da acetona podem ser:
- cuidado inadequado de cabaças;
- aplicação excessiva de produtos químicos;
- processamento com misturas especiais para armazenamento a longo prazo e prevenção de deterioração;
- devido a falha prematura, antes do amadurecimento e armazenamento subsequente prolongado.
Você sabe Não apenas o melão pode dar acetona, mas também, por exemplo, banana. Se foi rasgado em uma forma verde (isto é, isso é feito para que os frutos possam ser transportados), então os processos de amadurecimento começam a ocorrer no interior e uma reação química é inevitável. Nas mãos de uma banana como essa, simplesmente se arrastam para o poço por causa do alto teor de álcool e seu efeito nas fibras biológicas.
O perigo do sabor da acetona
Se o fruto do arbusto de melão não tem uma única falha, tudo dentro é suave, limpo e bonito, então algum produto químico foi o culpado pelo cheiro de acetona. Esta conclusão já enfatiza o perigo de usar esse melão e, portanto, se o melão cheira a acetona e ao mesmo tempo parece absolutamente normal (sem danos putrefativos, rachaduras na casca, manchas nas extremidades e outras coisas), então comê-lo pode ser perigoso.
Para minimizar a possibilidade de envenenamento com um produto quimicamente perigoso, você deve comprá-lo de vendedores confiáveis que se dedicam à jardinagem de forma independente ou, ainda melhor e mais seguro, desenvolva essa cultura de cabaça em sua casa de verão. Também não é recomendável comprar frutas após o final da temporada (a partir de meados do final de setembro), pois o risco de tratamentos químicos adicionais para armazenamento a longo prazo e a ausência de deterioração aumentam significativamente.
Importante! Se forem encontrados odores ou gostos pouco característicos das bagas de melão, não é recomendável comê-las. Certifique-se de que esse produto não caia nas mãos e no estômago das crianças, porque seu sistema imunológico pode não lidar com a toxina, o que levará ao envenenamento.
É possível comer um melão como esse
Dado o fato de que, na maioria dos casos, os culpados pelo cheiro e sabor da acetona são tratamento químico ou o início de processos de deterioração, o uso de uma baga desse tipo não é apenas impossível, mas também perigoso para a saúde. Na melhor das hipóteses, você não causará danos sérios e tudo o que a ameaça resultará em náusea e dor de cabeça leves e, na pior das hipóteses, poderá levar à hospitalização por intoxicação aguda. Portanto, essas frutas não podem ser consumidas. E então, é improvável que alguém deseje comer um melão com cheiro de acetona.
Como escolher um bom melão
Para fazer a escolha certa de melão de alta qualidade, saboroso e, mais importante, seguro e saudável, você deve conhecer e aplicar uma série de recomendações para seleção, reduzidas a várias regras durante o exame externo e ao verificar o toque.
Inspeção
Durante a inspeção, você deve procurar cuidadosamente em toda a superfície do feto por lesões putrefativas, manchas, pontos, rachaduras, amassados ou outras lesões que indiquem um produto de baixa qualidade. Outros indicadores serão manchas azuladas ou rosadas, indicando tratamento químico com aerossóis e atenção especial ao cheirar. O melão deve cheirar a melão. E não deve haver impurezas de odores ácidos, podres, mofados ou acetona.
Importante! Se o melão não tem cheiro, ele foi submetido a tratamento químico. Não é recomendável comprar esse melão.
Teste de toque
Outro passo importante nos testes de condicionamento físico será sentir a superfície do feto. Você precisa fazer isso mais perto dos extremos, porque é a partir daí que os processos de dano começam e, se houver, nessas áreas, seus dedos sentirão pontos fracos. Além disso, pegue a baga e verifique se seu tamanho impressionante (ou seja, geralmente é vendido em lojas) corresponde ao peso. Se a resposta for não, então existem vazios no interior ou processos de decomposição foram iniciados.
Condições e termos de armazenamento de melão
O tempo de armazenamento da baga de melão pode depender de qual variedade ela pertence em termos de maturidade precoce.
Por conseguinte, as seguintes categorias são distinguidas:
- Série inicial. O período máximo de armazenamento é de 30 dias. Melhor usar em um período de 20 dias.
- Grau médio. O prazo de validade máximo é de 90 a 120 dias. Também não é recomendado adiar e consumir esses frutos antes do prazo final.
- Série final. É permitido armazenar até seis meses. Durante esse período, os frutos devem ser examinados quanto a lesões putrefativas e mofo. Se houver algum, o melão é removido e descartado.
Quanto ao melão já cortado, se a fruta é grande e não foi possível comê-la de uma só vez, esse melão pode ser armazenado por não mais de 24 horas, embalado em filme plástico ou recipiente com tampa hermética e colocado na geladeira. Sem um recipiente ou filme, o melão será adequado para uso por várias horas, após o que os restos terão que ser jogados fora.
Você sabe Os melões Yubari King se tornaram os mais caros do mundo. Eles são cultivados apenas em uma pequena região do Japão. Este é o melão mais suculento e doce conhecido atualmente, com a polpa mais delicada. É vendido em leilão, e uma peça pode receber US $ 10.000.
Também oferecemos algumas recomendações básicas sobre as condições de armazenamento de melão em casa:
- somente os frutos ideais estão sujeitos à preservação, sem a menor falha;
- se houver dano, uma baga desse tipo deve ser colocada em operação antes de tudo e o mais rápido possível;
- vários melões podem ser armazenados na varanda (se não houver porão);
- durante o armazenamento coletivo, vale a pena compartilhar as bagas entre si com a ajuda de jornais, papel, serragem ou, se possível, areia, a fim de excluir a opção de contato (isso ajudará a evitar amassados e o desenvolvimento de mofo e lesões putrefativas);
- é aconselhável armazenar melões em estado suspenso, a fim de excluir o contato com superfícies sólidas;
- realizar inspeções regulares do fruto em busca de lesões;
- não armazene melão próximo a outros vegetais e frutas, principalmente na geladeira;
- excluir a possibilidade de luz solar direta;
- também uma opção alternativa de armazenamento pode ser congelamento, preservação ou secagem.
Guiado pelas regras fornecidas neste artigo, você pode escolher um melão de qualidade e obter todas as coisas úteis nele. O armazenamento adequado ajudará você a desfrutar do agradável aroma e sabor desta cabaça por um longo tempo. E a questão de por que existe um odor de acetona nunca mais o incomodará.