Hoje, as lentilhas estão crescendo em demanda por apoiadores de boa nutrição. Se você pertence a essa categoria de pessoas, provavelmente percebeu que esse representante de leguminosas possui variedades. O artigo discutirá os principais tipos de lentilhas e suas diferenças.
Tipos de lentilhas: visão geral e descrição
As lentilhas variam em cor, forma e tamanho das sementes. O último critério divide a cultura em sementes grandes e sementes pequenas. Os tipos clássicos e mais populares de lentilhas são vermelhos e verdes. Além disso, também existem lentilhas pretas, marrons e amarelas. Também existem variedades de lentilha dentro de cada espécie.
Você sabe Os antigos egípcios colocaram sacos de lentilhas nos cemitérios dos faraós já há 4.500 anos, o que indica sua atitude especial em relação a essa cultura.
Cada uma das espécies possui características:
- PretoAlém da cor e da forma, parecendo o caviar preto (para o qual é chamado de Beluga), também se destaca pelo alto custo das sementes. Eles contêm até 35% de proteína e uma substância que dá às sementes uma cor preta, que possui propriedades antioxidantes.
- Vermelho Tem uma cor vermelha clara, para a qual costuma ser chamada de rosa. Uma característica da espécie é a ausência de casca nos grãos, para que o produto seja cozido rapidamente. As lentilhas vermelhas estão entre os tipos mais populares e têm uma ampla paleta de nutrientes com sabor decente.
- Verde representa as espécies mais cultivadas em nossa área. Suas sementes planas, parecendo um prato, deram o segundo nome a esta lentilha - Prato. Ao contrário das sementes vermelhas, os frutos das lentilhas verdes são cozidos por muito mais tempo, mas sempre mantêm sua forma e têm um sabor mais saturado.
- Amarelo Possui sementes grandes, com sabor a nozes e aroma delicado. Frutos amarelos com um núcleo de cor vermelha estão em demanda.
- Castanho é a espécie mais comum do mundo. Seus frutos têm casca dura, o que lhes permite não ferver durante o tratamento térmico. No entanto, as frutas marrons devem ser embebidas antes de cozinhar.
Lentilhas vermelhas e verdes: uma análise comparativa
Esses tipos mais populares, com semelhanças na composição química dos grãos e no conjunto de nutrientes, apresentam diferenças significativas na preparação e alguma diferença no sabor.
Composição quimica
A composição química das lentilhas vermelhas:
100 g do produto contêm vitaminas sob a forma de: | Em 100 g de sementes, micro e macro elementos são apresentados: |
|
|
Composição vitamínica e mineral das lentilhas verdes:
Em 100 g de grãos, são apresentadas as vitaminas: | 100 g de frutas contêm minerais na forma de: |
|
|
Benefício e dano
As lentilhas vermelhas e verdes são distinguidas por suas propriedades e efeitos no corpo humano.
Lentilha vermelha
Em 100 g desta espécie, existem:
- calorias - 350 kcal;
- proteína - 26 g;
- gorduras - 2 g;
- carboidratos - 57 g.
- A saturação de nutrientes e o alto valor nutricional determinam os benefícios que o corpo humano utiliza deste produto, que se manifesta em:
- fortalecimento do sistema imunológico;
- otimização do sistema circulatório;
- diminuindo o nível de colesterol ruim no sangue;
- estabilização da pressão arterial;
- estimulação do processo digestivo, devido à presença de fibra;
- limpeza do trato gastrointestinal de venenos e toxinas;
- fortalecimento do tecido ósseo;
- ativação de processos hematopoiéticos, que contribuem para o alto teor de ferro no produto;
- estabilização de açúcar no sangue;
- elevando o tom do corpo;
- melhorar a acuidade visual;
- benefícios para a formação adequada do feto em mulheres grávidas;
- efeito benéfico sobre a condição da pele, cabelos e unhas;
- promovendo a perda de peso.
No entanto, a abundância de qualidades úteis não torna o produto 100% seguro. Na maioria dos casos, isso se deve não tanto às propriedades das lentilhas quanto ao estado de saúde humana.
- As lentilhas podem causar danos quando:
- sua intolerância individual;
- uma tendência ao gás no intestino;
- a presença de pedras nos rins;
- gota
- baixa acidez do estômago.
Lentilhas verdes
Valor nutricional deste tipo de lentilha:
- teor calórico - 323 kcal;
- proteínas - 25 g;
- gorduras - 1,1 g;
- carboidratos - 53 g.
Com quase as mesmas qualidades positivas que as lentilhas vermelhas têm, o verde mostrou-se bem em doenças:
- hepatite
- pielonefrite;
- colecistite;
- uma úlcera;
- hipertensão
- reumatismo.
- Além disso:
- Com uma norma quase diária de ácido fólico em 100 g de frutas, o produto tem um efeito benéfico no funcionamento do sistema nervoso central;
- esse ácido também evita a formação de defeitos congênitos em recém-nascidos;
- a capacidade de remover venenos do corpo torna o produto popular em caso de envenenamento;
- a saturação de frutas com antioxidantes inibe o envelhecimento celular do corpo e protege os vasos sanguíneos da aterosclerose;
- uma composição equilibrada de frutas ativa processos metabólicos no corpo;
- a presença de lisina permite que o corpo sintetize serotonina, legitimamente chamada hormônio da felicidade.
O dano de comer lentilhas verdes pode ser causado ao organismo problemático nos mesmos casos que as espécies vermelhas.
Recursos de sabor
Vermelho | O sabor mais se assemelha a ervilhas, embora com um aroma menos áspero. |
Verde | Tem um sabor picante pronunciado com um tom de noz. |
Importante! As lentilhas têm uma capacidade notável de não acumular nitratos, toxinas e radionuclídeos, onde quer que sejam cultivadas.
As principais diferenças
Vermelho |
|
Verde |
|
Use
As altas qualidades gastronômicas da planta em questão e seu conjunto exclusivo de nutrientes tornam possível o uso extensivo de lentilhas na culinária e em dietas destinadas a combater o excesso de quilogramas e o desenvolvimento de dietas saudáveis.
Na cozinha
A capacidade das lentilhas verdes de manter sua forma durante o tratamento térmico prolongado permite preparar pratos independentes, acompanhamentos, adicioná-los a saladas e recheios para assar. A partir dele, você pode preparar pratos de sobremesa, sem adicionar açúcar e óleo. A aparência da lentilha vermelha é perfeita como ingrediente para sopas deliciosas, purê de batatas, cereais, biscoitos de chocolate e muffins, nos quais ativa o sabor do chocolate.
Em dietética
A presença sólida de proteína vegetal e o baixo teor de gordura tornam o produto popular entre os praticantes de dieta, visando livrar-se de quilos extras. A presença de fibra estimula a atividade do trato gastrointestinal, ativa processos metabólicos e inibe simultaneamente o desenvolvimento do apetite, o que contribui para a perda de peso.
Esse processo também é facilitado pela presença de ácido nicotínico (vitamina B3) no produto, o que ajuda a quebrar o excesso de gordura. A saturação do produto com ferro evita a depleção do corpo durante uma dieta, ativando processos hematopoiéticos.
Você sabe As lentilhas chegaram às nossas terras no século XII e, desde então, com a mão leve dos monges da Kiev Pechersk Lavra, tornaram-se um atributo indispensável da comida magra para monges e pessoas comuns e, em seguida, entraram firmemente na dieta de civis e soldados.
Em nutrição adequada
A capacidade das lentilhas de não acumular substâncias nocivas, independentemente do local de crescimento, faz com que seja um produto indispensável para adeptos de uma nutrição adequada. Além disso, os princípios de nutrição adequada cumprem baixos níveis de gordura no produto, enquanto ele contém proteínas vegetais de alta qualidade, bem como um conjunto equilibrado de vitaminas, minerais, aminoácidos e fibras de alta qualidade.
Contra-indicações
Contra-indicações para o uso de lentilhas não surgem por causa de suas propriedades prejudiciais, mas por causa dos problemas existentes no corpo humano. Para uma pessoa saudável, o produto não traz nada além de benefícios. O dano que os frutos da lentilha podem causar a um organismo doentio já foi discutido acima.
Além disso, a presença de carboidratos lentos e fibras vegetais no produto retarda o processo de digestão, portanto, com disbiose e outros problemas com o intestino, deve ser evitada. Também não é recomendado o uso de lentilhas para doenças crônicas dos órgãos internos e para a gota.
Como armazenar lentilhas?
Com o armazenamento adequado, os grãos de lentilha podem ser armazenados por um longo período de tempo sem perder a qualidade. Para fazer isso, é útil colocá-los em um recipiente hermético ou em recipientes feitos de tecido natural. Os grãos secos devem ser armazenados em local fresco e seco. É importante que os frutos não sejam expostos à luz, o que destrói sua casca. Também não é recomendável armazenar o produto em sacos plásticos para evitar a condensação, o que pode levar à podridão dos grãos.
Importante! Os grãos de lentilha não devem ser armazenados por mais de um ano e meio.
As lentilhas cozidas são mantidas na geladeira por não mais de 5 dias. No freezer, o produto cozido pode reter por seis meses e em temperatura ambiente por não mais de 12 horas.
Lentilhas vermelhas e verdes representam quase igualmente dignamente a família dos feijões. A ligeira diferença que existe apenas enfatiza a massa de qualidades positivas que esses tipos de lentilhas possuem.