O tabaco Dubek é caracterizado por um aroma pronunciado e despretensioso às condições de cultivo, o que garante sua popularidade no mercado. As características de suas variedades e os conceitos básicos da tecnologia agrícola, bem como a fermentação e secagem adequadas, são descritas abaixo.
A história da variedade de tabaco Dubek
Tobacco Dubek é uma planta do sopé da Crimeia do Sul, uma versão local do Basma turco. Pertence ao tipo oriental e possui uma aromaticidade característica, razão pela qual é frequentemente usada em misturas de tabaco. Na região da Crimeia, o tabaco é conhecido desde o final do século XVII e, no século XX, foram realizados trabalhos de pesquisa e criação na estação experimental Autsky (Yalta), que mais tarde foi transformada no reduto de Yalta da estação experimental da zona da Crimeia do Instituto All-Union de Tabaco e Shag.
Descrição da variedade e regiões de cultivo
Dubek é cultivado na Turquia, nos países da Ásia Central e no sul da Rússia, na Macedônia e na Grécia.
A planta pertence ao tipo meia estação e possui as seguintes características biológicas:
- altura média 80–100 cm;
- a forma da bucha é cilíndrica ou elipse;
- 32 folhas verdes de até 15 cm de comprimento (com irrigação de até 25 cm), prensadas ou destacadas;
- a forma da folha é elíptica;
- a superfície da folha é lisa ou ligeiramente expandida, com um fino meio-fio;
- flor com uma curva acentuada no funil.
Folha seca fica amarelo limão (em algumas regiões, amarelo alaranjado). O tamanho pequeno permite secar a planta com um arbusto inteiro.
Dubek é caracterizado pelo aumento da tolerância à seca. Revela plenamente o potencial aromático de solos arenosos em regiões com clima seco, a variedade não tolera fermentação artificial e requer um ano de envelhecimento para obter a melhor qualidade.Você sabe O nome Nicotiana recebeu tabaco em homenagem ao embaixador francês em Portugal, Jean Nico, que trouxe a mistura de rapé da Espanha para Paris. Posteriormente, foi usado por Karl Linney e tornou-se o autor formal do nome científico.
Variedades de tabaco Dubek
Ao longo da longa história de cultivo, várias variedades da variedade foram desenvolvidas com excelente sabor e aroma.
Dubek piemonte
Uma das variações mais promissoras e jovens, combinando as propriedades de Dubek 33 e New. Demonstra excelentes qualidades aromáticas e alta produtividade, apesar do tamanho menor. Há um aumento na chapa com aterrissagens espessadas de acordo com o esquema de 50 × 10 cm. 32 folhas técnicas podem ser obtidas na bucha. O período de amadurecimento é médio, resistente à seca e à gota.
Dubek é novo
A variedade foi obtida cruzando Dubek 44 e Oktyabrsky 6. de folhas grandes. Como resultado, a planta aumentou a produtividade, retendo o aroma e também ficou mais fácil a colheita. A variedade tem até 120 cm de altura, a folha é sem folhas, 43 × 25 cm de comprimento e é resistente ao mosaico e à gota de tabaco. A maturação das folhas superiores ocorre em 94 a 125 dias (tardio). No mato, você pode obter 16-14 folhas técnicas. Padrão de aterrissagem 70 × 20 cm.
Dubek 2023
Variedade precoce de até 140 cm de altura.As folhas brilham quando maduras, cerca de 18 folhas de trabalho crescem em um arbusto.
Dubek 1118
A variedade é quase idêntica à variedade 2023 acima, mas sua chapa é mais grossa.
Dubek 44N
Dubek subespécie 44 com folhas altamente aromáticas de maturação média. Tamanho da placa 35 × 18 cm (32 folhas). A altura é de até 150 cm.
Dubek 50
A variedade é conhecida desde 1981 e foi obtida como resultado da hibridação de Dubek 127 e American 324. A planta tem altura de até 80 cm e 15 a 16 folhas técnicas com a maior superfície foliar (290 cm²). A variedade possui um período de maturação tardio (131 dias) e resistência ao oídio, podridão negra, tripes e peronosporose, gota. Padrão de aterrissagem 70 × 17.
Plantação de tabaco em casa
A planta é cultivada através da semeadura de sementes diretamente no solo e através de mudas. A primeira opção é usada nas regiões sul e as mudas são preparadas em locais com clima mais frio.
Você sabe A nicotina diminui a sensação de fome; assim, a partir de meados do século XIX, em muitos exércitos, parte do pão foi substituída nas rações dos soldados por tabaco.
Preparação de sementes e solo
Sementes de tabaco têm boa germinação. Devido ao seu tamanho muito pequeno, eles são frequentemente combinados com areia para facilitar a semeadura.
O solo das mudas deve ser fértil e desinfetado solução de permanganato de potássio ou calcinação. Você pode comprar solo pronto no jardim.
Cuidados de semeadura e plântulas
O momento ideal para o plantio de mudas é o início de março. Em um recipiente raso, eles colocam a terra e a nivelam bem, deixando um lado com 5 a 10 cm de altura.
O algoritmo de semeadura é o seguinte:
- Hidrate a mistura do solo da pistola de pintura.
- Encha um cone de papel com sementes ou distribua-as uniformemente na superfície da terra manualmente.
- As sementes são deixadas na superfície ou levemente pressionadas no chão e cobertas com um filme. O filme deve ser esticado acima do solo até a altura do lado. Você pode usar uma folha de vidro.
- O recipiente deve ser exposto a um local quente (temperatura + 23 ... + 28 ° C).
Vídeo: plantando sementes de tabaco
As culturas precisam de ventilação curta, duas vezes ao dia por 5 minutos. Desde que as sementes sejam de boa qualidade, as mudas já podem aparecer por 2-3 dias. Para brotar acostumados ao ar no apartamento, é necessário abrir o contêiner gradualmente ao longo de uma semana.
A rega das mudas é realizada com água morna de um frasco de spray ou através de uma bandeja. Após o aparecimento de 2 folhas reais, o tabaco é plantado em xícaras separadas, regando as plantas abundantemente meia hora antes.Após a colheita, as mudas precisam de proteção contra a luz direta do sol e, após 10 a 12 dias, são primeiro alimentadas com fertilizantes minerais complexos. Antes de plantar em campo aberto, as mudas devem ser endurecidas começando a expô-la ao ar livre uma semana antes do pouso.
Preparação da cama
O tabaco deve ser cultivado onde as plantas da família Solanaceae não cresciam antes. A área ensolarada deve ser plana, com terra argilosa ou argilosa do tipo leve. Todos os anos, a cama deve ser transferida para um novo local, retornando ao antigo após 3 anos.
Importante! Os melhores precursores do tabaco são leguminosas ou sideratos.
Plantio de mudas e semeadura em campo aberto
As mudas são plantadas quando a ameaça de congelamento desaparece, por volta de maio. O esquema de plantio é selecionado de acordo com o tipo de tabaco. As mudas são transferidas de um copo para um buraco e polvilhadas com terra, aprofundando-se nas primeiras folhas.
A semeadura em campo aberto é realizada ao mesmo tempo. Sulcos rasos são realizados na cama, pois as sementes deixadas na superfície podem soprar o vento ou bicar os pássaros. É melhor encher a colheita com uma mistura de terra e areia.
Características do tratamento do tabaco em casa
As mudas plantadas mostram crescimento ativo 2 semanas após o transplante. Para obter um produto de qualidade, você deve seguir as regras de tecnologia agrícola descritas abaixo.
Rega e alimentação
O tabaco não gosta de alagamento, reagindo a essas condições com uma diminuição no aroma. Um sinal de falta de umidade será a letargia das folhas pela manhã ou à noite, enquanto durante o dia a letargia é considerada normal.Dependendo do clima, as plantas podem precisar de 2-3 regas durante o verão. 6 a 8 litros de água serão suficientes para um arbusto.
A cobertura é realizada 3 vezes por temporada. A melhor comida para as camas será estrume de vaca e fezes de pássaros.Você também pode usar misturas minerais, controlando a quantidade de potássio - um excesso desse elemento pode causar um odor desagradável ao tabaco.
O primeiro curativo é realizado 14 dias após o transplante de mudas, o segundo - com um crescimento de 20 cm no mato - o terceiro - durante a floração.
Capina e enteado
Até as plantas atingirem uma altura de 50 cm, todas as ervas daninhas devem ser destruídas. Você também deve manter a terra solta.
Os enteados saem à mão quando crescem para 3-4 cm. O pedúnculo central é removido juntamente com várias folhas superiores. Essa técnica proporcionará o amadurecimento precoce, preservando os nutrientes.Quando as mudas dão novas folhas, as primeiras folhas inferiores começam a ficar amarelas, por isso é aconselhável removê-las.
Doenças e Pragas
As mais perigosas para essa cultura são as seguintes pragas:
Para proteger contra a maioria das pragas, a planta é tratada com uma solução de folhas secas de tabaco (500 g de folhas por 10 litros de água quente, insista 3 dias). Vários inseticidas também são usados, de acordo com as instruções.As plantações de tabaco são freqüentemente afetadas pelas seguintes doenças:
- oídio - se manifesta em manchas com revestimento em pó e causa inibição do crescimento e perda da qualidade da folhagem;
- podridão negra - É perigoso tanto para mudas quanto para arbustos adultos. As folhas desbotam e secam, as raízes ficam pretas e morrem;
- mosaico - Cobre as folhas com manchas verdes claras, que depois morrem.
Medidas preventivas eficazes para reduzir a probabilidade de uma doença estão mantendo o padrão de plantio e a qualidade das sementes, observando os princípios de rotação de culturas.Importante! Todas as plantas doentes devem ser destruídas imediatamente para evitar a propagação da doença.
Coleta e processamento de tabaco
O tabaco é removido no estágio de maturação técnica, quando seu crescimento para e as folhas ficam mais claras.A limpeza é realizada antes do orvalho ou após a secagem, começando no nível inferior. As folhas são amarradas em uma corda, impedindo o contato entre si e sujeitas à secagem ao sol. O processo leva cerca de 2 semanas, enquanto as matérias-primas devem ser protegidas do vento e da chuva.
As folhas secas são fermentadas, o que reduz o alcatrão e a nicotina, revelando o sabor e o aroma do tabaco. Em casa, use um forno.
O processo é assim:
- Após a secagem, as folhas são umedecidas a partir de um frasco de spray e é formada uma pilha delas, que é coberta com um filme e deixada por um dia.
- Ao abrir a pilha, as folhas são liberadas do núcleo central. Se a placa estiver muito molhada, ela deve ser seca um pouco antes de cortar.
- As folhas são cortadas em tiras com 2 mm de largura. Você pode usar uma faca e uma máquina de corte de macarrão.
- O corte é dobrado em frascos de vidro, preenchendo-os em 75%, depois os frascos são fechados.
- Os bancos são colocados em um forno a uma temperatura de + 50 ° C e deixados por uma semana.
- Quando a fermentação termina, o produto é derramado e seco novamente, após o que é dobrado em um recipiente fechado.
Observando as recomendações acima, o tabaco Dubek pode ser cultivado em uma parcela pessoal e usado de forma independente ou em misturas para fumar. O processo de secagem e fermentação afeta significativamente a qualidade do produto final.