Um apiário disposto em uma floresta tem suas vantagens e desvantagens. A principal vantagem é que as condições dos insetos são quase naturais, e a menor é a alta probabilidade de o apiário ser destruído pelos ursos. Sobre as características da manutenção do apiário e como desencorajá-lo de animais selvagens, leia abaixo.
Características de manter o apiário na floresta
Historicamente, os primeiros apiários começaram a ser equipados precisamente em florestas e as abelhas eram mantidas em cavidades de árvores ou em decks especialmente preparados. Muito mais tarde, colmeias começaram a ser usadas.
As principais características do conteúdo de abelhas na floresta:
- A escolha da raça de insetos deve ser abordada com muito cuidado, pois nem todo enxame pode criar raízes na floresta.
- Apiários localizados em florestas não podem ser deixados sem proteção contra animais selvagens, caçadores e catadores de cogumelos.
- Um passaporte apiário deve ser mantido - um documento que reflete o controle sobre a saúde dos insetos. Pode ser realizado de forma independente, registrando todos os exames de outono e primavera das famílias ou em conjunto com um veterinário.
Importante! Ao instalar colmeias na floresta, é necessário o uso de estruturas leves e portáteis, para que, em situações imprevistas (ataque de animais, mau tempo, etc.), elas possam ser facilmente movidas.
Qual é a diferença entre um apiário em uma floresta e um em casa?
Um ponto localizado na floresta se distingue principalmente pela qualidade e quantidade de produtos recebidos. Um apiário colocado racionalmente permite que as abelhas usem mais plantas de mel. Ao contrário da manutenção em casa, o apicultor não terá que confrontar vizinhos que irão interferir em suas atividades.Na floresta, é menos provável que os insetos caiam nos prados ou jardins imediatamente após envenenar pragas com drogas quimicamente tóxicas
Características do alojamento
Quando a raça das abelhas é selecionada, deve-se fazer uma preparação completa para a colocação das colméias. O terreno desempenha um papel importante para a saúde dos trabalhadores, bem como a quantidade e qualidade da colheita.
Você sabe Uma abelha nunca pica uma pessoa, mesmo que com raiva.
Como escolher um lugar
Ao colocar colmeias na floresta, primeiro você precisa começar escolhendo um local. O primeiro e mais importante critério é a diversidade da flora - o território é examinado quanto à presença de plantas de mel, analisando quando e quais ervas florescem e por quanto tempo esse período dura. Estudar a diversidade da cobertura da grama não é suficiente, porque na floresta as principais fontes de néctar e pólen são as árvores (bordo, tília, olmo, salgueiro). É mais razoável ir à silvicultura para resolver esse problema, pois é improvável que você faça essa inspeção por conta própria.O segundo fator importante é a distância para os reservatórios naturais - não deve haver água no caminho da abelha para as plantas de mel. A alta umidade afeta negativamente o estado de imunidade das abelhas. Além disso, os insetos muito cansados e sobrecarregados com néctar não voam, na maioria dos casos, apenas porque estão se afogando. As florestas decíduas são melhores para criar apiários.
Você sabe Durante um dia, uma abelha trabalhadora pode visitar cerca de 7 mil flores.
Algumas regras para colocar um apiário na floresta:
- A maior produtividade de um apiário localizado na floresta é observada quando localizada na borda da floresta e não no fundo do maciço. O fato é que, desde as bordas dos insetos, há acesso a todos os prados e campos próximos, mas nas profundezas da floresta não existe tal possibilidade, além disso, é bastante frio e a umidade é muito maior.
- Ao escolher um local, deve-se levar em consideração a direção dos ventos e proteger as colméias do norte com arbustos densos.
- Deve haver um bom acesso ao território onde o ponto está localizado - os insetos precisarão ser inspecionados na primavera e no outono, além de poder transportar colmeias durante o inverno para as instalações. Diante disso, você precisa escolher um local para dirigir de carro.
- Em florestas muito densas, obter mel nunca será ótimo, porque sob as árvores que crescem a uma distância suficiente uma da outra, existem mais arbustos e plantas herbáceas diferentes. Com o espessamento excessivo das camadas inferiores dos galhos, as formas melliferous são escassas, porque não recebem luz suficiente.
- Você precisa posicionar o apiário na área mais plana - isso economizará energia ao instalar as colmeias em filas pares. Terras baixas, áreas pantanosas e sombreadas não são adequadas para a colocação de apiários - o microclima nessas zonas é prejudicial para as abelhas.
- Na floresta, você pode deixar as colméias o ano todo ou tirá-las apenas para o verão e levá-las para dentro de casa durante o inverno.
- A distância das culturas industriais deve ser levada em consideração - elas são constantemente tratadas com herbicidas de insetos e doenças prejudiciais, que podem destruir todo o enxame.
Como colocar colméias
Ao colocar colmeias, é necessário construir suportes de madeira com 30 a 50 cm de altura acima do nível do solo. A regra básica de posicionamento é a orientação dos slots para os pontos cardeais. Eles devem ser virados para o sudeste ou sudoeste - essas direções são mais "quentes" e também permitem que as abelhas naveguem no espaço temporário, rastreando a intensidade da luz solar. Ao abordar as próprias colméias, não deve haver obstáculos.
Importante! Para não procurar uma maneira de assustar o urso, é melhor descobrir imediatamente sobre os possíveis perigos desse tipo entre os silvicultores logo no estágio de escolha da área. É muito difícil desencorajar a fera e longe de sempre sons altos podem fazer isso, mas outros habitantes da floresta podem sofrer com isso.
Como afugentar um urso de um apiário?
O urso arruina as colmeias, comendo não apenas produtos apícolas, mas também ninhadas. O animal geralmente pega a primeira colméia que chegou e a leva a uma certa distância do local do apiário. Muitas vezes, os proprietários dessas terras encontram colméias devastadas perto de lagoas.
Existem várias maneiras eficazes de espantar um animal de um apiário:
- Usando pastor elétrico - é uma cerca de arame de 3 m de altura, montada em postes. Uma corrente é fornecida a ele. A voltagem é alta, mas em contato direto com o pastor elétrico, o animal não sofre, mas apenas afugenta. As mesmas técnicas são usadas ao pastar vacas no verão, cavalos, para que elas não deixem um território específico.
- Alongamento do urso - como forma de dissuasão, você pode usar os fogos de artifício "Lemon" (assim como a granada de mesmo nome, ela funciona ao fazer cheques). Esse tipo de proteção envolve a fixação faseada em cada lado do apiário de dois suportes, aos quais está ligado um fio, amarrado com suas extremidades às verificações dos dispositivos pirotécnicos. O trecho está sempre em tensão e, quando exposto ao estresse mecânico, retira os cheques dos fogos de artifício. A fera vai fugir do barulho alto.
- Construção de cerca alta - para sua construção, você precisa usar chapas lisas. Essa cerca não pode ser superada pela besta, pois não terá nada a que se agarrar com suas garras e dentes. Para aumentar a eficiência da estrutura, tábuas com pregos se projetando para cima são dispostas em torno do perímetro da cerca.
Ao escolher uma maneira de combater um animal selvagem, é preciso levar em consideração o grau de influência sobre outros habitantes da floresta - a atividade do apicultor não deve quebrar a simbiose na zona natural. O método mais seguro é o eletro-pastor. Mas nem sempre pode ser eficaz. Se nenhum dos métodos acima ajudou, você deve transportar o apiário para outro local.
Dicas para apicultores iniciantes
Algumas dicas úteis para iniciantes de apicultores:
- Ao planejar o número de colônias de abelhas em um apiário, leve em consideração a proximidade da localização do suprimento de comida - os insetos não devem morrer de fome e os vôos a uma distância de mais de 2 km desgastarão seu corpo muito rapidamente.
- Certifique-se de que seu apiário esteja localizado longe da terra de outras pessoas com abelhas e colméias. Caso contrário, com um pequeno suborno, o roubo começará e as famílias mais fracas morrerão.
- Não coloque pontos perto de confeitarias ou produtos de panificação. Um cheiro doce irá distrair as abelhas da coleta de néctar.
- Além disso, sempre considere a possibilidade de semeadura independente diretamente no apiário de plantas de mel ou plantio de árvores. Se houver essa oportunidade, arrume as camas para que elas cresçam e floresçam plantas durante o período quente, ou seja, algumas desapareceram - outras entraram nessa fase. Nesse caso, as abelhas terão comida suficiente para o inverno e você terá uma boa coleta de mel.