Apicultores experientes começam a se preparar para o inverno a partir do verão. O foco principal está nas famílias fortes, que consistem em abelhas jovens não esgotadas pela coleta de néctar. Como criar um ambiente adequado para as abelhas de inverno nas condições do norte será descrito mais adiante neste artigo.
Recursos de inverno para as abelhas
O inverno é uma questão importante na vida de uma família de abelhas. Isso é especialmente verdadeiro para a faixa central e as regiões norte da Rússia, quando os insetos não conseguem voar das colméias por cerca de seis meses e atualizar seu suprimento de alimentos, reconstruir seus ninhos ou resolver outros problemas importantes.
Você sabe Em contraste com muitos insetos, as abelhas não hibernam.
Além disso, por terem mobilidade mínima, as abelhas têm poucas oportunidades de manter um microclima em sua casa, o que leva ao acúmulo de umidade e outras consequências negativas. Consequentemente, a maioria dos insetos morre no inverno. Às vezes eles morrem famílias inteiras e até apiários.
A principal tarefa das abelhas no inverno é manter uma temperatura de pelo menos + 6 ° C. Se esse indicador cair, esse fator se tornará perigoso para a família.
A próxima tarefa dos insetos é o uso econômico de energia. O alimento para as abelhas precisa ser esticado até a primavera - antes do início do suborno.
A família resolve esses problemas simplesmente: indo bem ao clube. O núcleo do cluster gera calor, e a casca densa não permite que ele saia. Quanto mais baixos os indicadores de temperatura no exterior, maior a transferência de calor no interior e mais pronunciados são os mecanismos de suporte ao calor. Ou seja, quanto mais densas as abelhas se juntam, mais a espessura da casca aumenta e o núcleo esquenta mais.
Preparando as abelhas para o inverno
O inverno das abelhas é um período importante em suas atividades vitais, porque a produtividade dos insetos do próximo ano depende dessa fase. Se o inverno foi bem sucedido, as abelhas são ativadas rapidamente com o início da primavera, mais animais jovens aparecerão.
Importante! O resultado de um inverno sem sucesso pode ser a morte do útero, enfraquecimento da família das abelhas e suscetibilidade a doenças.
A primeira coisa que o apicultor deve cuidar é a preparação das colméias. O apicultor deve, no outono, antes da geada, inspecionar a abelha em busca de presença de rainhas. Os indivíduos gastos são removidos da família e jovens rainhas promissoras são plantadas lá. Graças a essa ação, a família poderá sobreviver com segurança ao inverno, porque os insetos frescos e saudáveis sobrevivem muito melhor.
Cada proprietário deve criar condições adequadas para o inverno:
- Manter a temperatura. Para fazer isso, use travesseiros com enchimento, roupas de cama especiais, palha e outros aquecedores.
- Reduza o número de ninhos. Os quadros livres são removidos da casa e os quadros completos são movidos para a placa principal. Após essa manipulação, as abelhas poderão obter comida diretamente do ninho. Cerca de 7 estruturas devem permanecer na casa e no centro 2-3 ripas de um formato que seja apropriado para garantir que a produção de ovos da rainha esteja equipada.
- Estoque de fertilizantes para o inverno. Depois de coletar o néctar, os quadros do ninho devem ser verificados quanto à presença de um arroz. Se houver, a estrutura será liberada e as abelhas deverão ser alimentadas com xarope doce.
- Isole a casa. Isso pode ser feito estreitando as calhas. Ao mesmo tempo, as portas da colméia também devem ficar menores. O clube de inverno deve ter uma saída através da qual as abelhas possam voar calmamente para dentro e para fora.
Importante! Os trabalhadores toleram o inverno pior que o resto dos habitantes. E as abelhas que nasceram durante a coleta principal de mel são as mais produtivas e resistentes - o tecido adiposo permite que você tolere facilmente o inverno.
Como fazer cobertura para abelhas no inverno?
Depois que a habitação é preparada, eles começam a organizar a alimentação. Geralmente, é necessária comida adicional para as famílias em que não há mel suficiente no centro do ninho. Em média, uma família precisará adicionalmente de 2 a 4 kg de xarope de açúcar.
Uma família de potência média consome cerca de 15 kg de mel por inverno. E acima de tudo, é gasto precisamente no período gelado e no início da primavera, quando todas as forças da família são dedicadas à criação de filhos, e ainda não há produção.
Apicultores experientes sabem que, deixando uma quantidade limitada de alimentos, na primavera você pode ter uma família fraca, não pronta para a colheita do mel. A rainha na primavera colocará (semeará) ovos apenas com a condição de que haja pelo menos 10 kg de fertilizante em estoque; portanto, é recomendável deixar cerca de 25 kg de mel na colméia. Além disso, é desejável ter cerca de 10 kg de material de emergência.
De tempos em tempos eles ouvem a casa. Se o zumbido for irregular e se ouvir um zumbido forte, as abelhas precisarão de alimentação adicional.
Importante! Em dias ensolarados, as colmeias não são verificadas para não causar atividade de insetos.
Nas condições do norte, o mel coletado dessas plantas é usado para criar uma base alimentar de inverno:
- trevo branco;
- angélica siberiana e floresta;
- acácia;
- framboesas;
- erva;
- trevo
Mas o produto de colza, mostarda, arbustos de salgueiro ou colza para o inverno não é estocado.
Invernada de abelhas na Sibéria
Como essa região aumenta os requisitos para o microclima e a nutrição das abelhas no inverno, a questão de preparar insetos para o inverno é especialmente aguda, porque as geadas já chegam aqui entre outubro e novembro.
Vídeo: Invernada de abelhas na Sibéria
Invernada de abelhas em estado selvagem sob a neve
Os admiradores deste método estão melhorando constantemente o alojamento das abelhas, de modo que os processos que ocorrem nele no inverno sejam semelhantes ao microclima de uma cavidade.
Para a construção da estrada de inverno, a colméia de ambos os lados é fechada com tábuas. O vazio formado entre eles é preenchido com reboque, musgo ou fogo. É bom usar poliestireno, mas não almofadas de algodão.
De cima, os ninhos são cobertos com uma tela não coberta com cola de abelha e isolados. O musgo é um bom isolamento - é um absorvedor universal de umidade. O musgo pode ser substituído por roupas de cama de junco ou travesseiros de taboa. Eles se encaixam em um dispositivo para fixar o teto ou lojas grátis. Portanto, essas almofadas devem ter um determinado tamanho, o que permite cobrir todo o espaço livre acima da casa ou caber no painel de inserção.
A neve é um maravilhoso isolamento sob o qual as abelhas carregam o inverno mesmo em Magadan. Eles cercam as casas para que a neve não toque nas paredes. E para as próprias casas, você deve escolher um lugar que praticamente não seja destruído.Importante! Somente indivíduos fisiologicamente fortes sobrevivem ao inverno sob a neve na presença de alimentos adequados e reforço superior poroso.
As desvantagens deste inverno incluem a presença de degelos com precipitação no início da temporada ou invernos sem neve - durante esse período, as colmeias congelam.
As vantagens do método descrito incluem a capacidade de maximizar o uso de dias quentes para o voo, e isso proporciona um crescimento de enxame antes da coleta de mel.
Invernada em tripas na Sibéria
Muitos apicultores usam coberturas especiais durante o inverno na rua - eles colocam colmeias neles. Este método permite prolongar o período de atividade da família: eles realizam partidas no outono e no início da primavera. Nesses revestimentos, os insetos ficam ocultos das rajadas de vento e frio, o que aproxima o abrigo da cabana de inverno.
As capas são fornecidas em tamanhos diferentes - em 2, 3, 4 e 6 colmeias. Um abrigo quádruplo exigirá aproximadamente 0,15 a 0,17 m³ de madeira.
O invólucro é formado por escudos de tábuas ou lajes de madeira. A espessura dos escudos deve ser de 1 a 1,5 cm. Você pode usar matérias-primas locais: galhos, palha, juncos, junça.
Os parâmetros dos escudos dependem diretamente do design da habitação das abelhas. Para habitações de parede única com 12 esquadrias, é montado um abrigo de quatro lugares a partir de 6 cercas: duas delas com tamanho de 150 × 75 cm vão para o fundo e 4 - para as paredes laterais.Você sabe Uma única abelha não é capaz de tolerar o frio: requer centenas ou mesmo milhares de indivíduos.
A parte inferior da tampa é colocada em toras ou estacas a uma altura de 5 a 10 cm da superfície, para que as tábuas não apodreçam e a umidade não entre.
No interior, na parte inferior da caixa, havia um aquecedor com uma camada de 20 a 25 cm e depois as colmeias são colocadas no verão em diferentes direções. Ao mesmo tempo, eles organizam corredores pelos quais as abelhas podem sair calmamente de casa e realizar vôos de limpeza. Os corredores são feitos de folheado ou tábuas finas com folga de 10 a 15 cm e altura de 2 a 7 cm e as travas são protegidas por ripas inclinadas.
As paredes laterais entre si e com o piso são presas com ganchos e o espaço restante é preenchido com isolamento (folhagem, palha, musgo, etc.). A densidade do material depende das condições climáticas e é de aproximadamente 15 a 20 cm.
De cima, a colméia é coberta com isolamento nas bordas das paredes laterais. Além disso, uma tampa é colocada no invólucro, que protege as casas da precipitação atmosférica e está firmemente presa às proteções laterais. O telhado é coberto com material de cobertura.
Um enxame de abelhas é preparado como de costume para o inverno nessas condições. A colméia é colocada em um abrigo imediatamente após a montagem de ninhos no outono e colocada em grupos em um apiário.
Você sabe Os alimentos de alta qualidade são coletados na primeira metade da coleta de mel: esse mel praticamente não contém um arroz.
No início do tempo frio, as carcaças são jogadas com neve (0,5–1 m) para manter a temperatura. Com o início da primavera e com o estabelecimento do calor, as tripas são descarregadas, limpam as portas e liberam as abelhas para a liberdade. Escudos de escudo podem ser usados muitas vezes. No verão, eles são limpos no armazém.
Características do inverno "norueguês"
Este método é comum nos países escandinavos, daí seu nome.
O método de inverno “norueguês” é usar favos de mel puros quando o enxame varrer para encerar em 15 de setembro. Depois de mover os insetos, é fornecida uma alimentação aprimorada para que eles construam favos de mel mais rapidamente.
Colocar um favo de mel limpo tem uma enorme vantagem, porque eles não contêm esporos de nozema e estoques de pão de abelha. Assim, as abelhas ativamente, sem se distrair, constroem um favo de mel e o apicultor decide por si próprio quando é melhor para a família começar a criar a ninhada.
A organização do inverno das abelhas é o ponto principal da apicultura. A vitalidade da família e a produtividade dos trabalhadores alados para a próxima temporada dependem de quão bem equipado o local para o período de inverno será equipado.