A apicultura a bordo é a progenitora da indústria apícola moderna, originada nos primórdios da humanidade. Inicialmente, as pessoas obtinham mel aleatoriamente até ficar claro que o processo de coleta do produto mais valioso pode estar subordinado aos seus interesses, garantindo a si e suas famílias medicamentos e alimentos naturais. O artigo discutirá a apicultura a bordo nas realidades modernas.
O que é apicultura a bordo?
Bortnichestvo é uma indústria antiga, difundida desde os dias de Kievan Rus no território da moderna Polônia bielorrussa e ucraniana, bem como na Rússia, na qual Bashkiria é a principal região da apicultura antiga até hoje. Ele também é mencionado em um tratado do século XI, "A Verdade de Yaroslav" ("A Verdade Mais Antiga") - um código de leis, cujo autor é considerado Yaroslav, o Sábio. Até o século XVII, esse tipo de atividade era o ramo mais importante da economia. Juntamente com as peles, os produtos apícolas foram os principais produtos de exportação.
Você sabe A especificidade da visão da abelha é tal que ela vê pedúnculos de cores predominantemente amarelas, azuis e brancas.
À medida que a agricultura se desenvolvia, para expandir a terra arável, florestas e florestas foram ativamente derrubadas. A indústria gradualmente caiu em declínio, as placas foram substituídas por colmeias. No início do século XX, a indústria "quase não deu em nada", e somente nos anos 90 do século passado começou o renascimento da indústria antiga. Esse tipo de atividade vem da palavra “bort” - um buraco (um ou vários) em uma árvore que foi deliberadamente escavada em um tronco de árvore a uma altura de 4 a 15 m acima do solo, para a criação de abelhas, com o objetivo de coletar produtos da apicultura.
Oco pode ter uma origem natural. Também poderia ser um tronco alto em que uma cavidade foi feita deliberadamente. Borta foi chamado e também é chamado de deck especialmente feito, suspenso a uma altura suficiente nas árvores.
As informações relacionadas à primeira menção de serrar troncos de madeira e movimentar o convés com o lado mais próximo da casa remontam ao início do século XVIII. Gradualmente, o processo de transição da “apicultura de bordo” para a apicultura se desenvolveu, que era o protótipo da estrutura da colméia apícola e, em meados do século 19, uma nova indústria progressiva, o apiário, que é a base da indústria moderna da apicultura, firmemente entrou em uso.
Vale ressaltar que a apicultura, embora tenha sofrido recessões durante seu desenvolvimento histórico, ainda é relevante nas regiões florestais, com plantas de mel crescendo nos territórios adjacentes.
Apicultura moderna a bordo (Apicultura no convés)
Antigamente, as comissárias de bordo enfrentavam dificuldades em enxame de abelhas, pois esse processo sempre foi espontâneo. A modernização da escavadora transformou-a gradualmente em um pacote de tamanhos bastante compactos, mas notou-se que as abelhas preferem enxamear em pequenos espaços fechados, portanto, para a manutenção de abelhas selvagens, o espaço interno foi ampliado.
Um círculo foi feito no topo para o bombeamento subsequente de mel. A apicultura de poço deu impulso ao enxame artificial, através do qual indivíduos fortes são selecionados para criar famílias novas e mais viáveis.
- Apesar de certas dificuldades, a apicultura de árvores tem várias vantagens:
- o próprio comissário de bordo escolhe a localização das "casas" das abelhas com base na presença e abundância de plantas de mel;
- não há necessidade de invadir a vida das abelhas;
- insetos selvagens produzem uma grande quantidade de doces;
- As abelhas florestais se distinguem pela excelente imunidade e praticamente não são suscetíveis a doenças.
Condições ideais para apicultura
Antes de decidir se envolver em uma embarcação difícil, é necessário levar em consideração algumas nuances:
- Este tipo de apicultura envolve grandes florestas silvestres (reservas, reservas, florestas) com plantas de mel, como cranberries, mirtilos, mirtilos, erva, urze.
- Este tipo de apicultura não é para apicultores iniciantes. Uma pessoa que decidiu se envolver na apicultura a bordo deve ser um profissional que conheça todas as nuances do dispositivo, o comportamento das famílias de abelhas, para avaliar os riscos dessa difícil embarcação.
- É necessário possuir as habilidades necessárias para manusear equipamentos especiais, roupas, ferramentas para manter as cavidades em uma forma adequada (machado, enxertos, cinzéis, etc.).
O valor do mel de contas
Essa variedade apresenta diferenças significativas em relação a todas as outras variedades. As propriedades únicas do mel selvagem são devidas à limpeza ambiental. Além do néctar e pólen de diversas gramíneas silvestres, o mel não contém açúcares artificiais, antibióticos, uma vez que a intervenção humana é mínima (os insetos não são alimentados, tratados adicionalmente).
Os favos de mel coletam e bombeiam o produto doce apenas uma vez por ano, no outono, por causa do qual conseguem evaporar o excesso de umidade, engrossam, o cheiro fica concentrado. Devido à extração manual, o produto possui um alto teor de cera, pão de abelha, própolis.
Mel selvagem - de cor escura, consistência viscosa, sem excesso de açúcar, presença de acidez. O processo de cristalização é demorado.
Importante! O aumento do conteúdo da mais valiosa vitamina B9 (ácido fólico) libera mel das abelhas selvagens de inúmeras variedades de produtos doces.
Fabricação de pranchas de bricolage
Para ter seu próprio apiário para coletar mel silvestre, é necessário criar tábuas ou decks artificiais nos quais as colônias de abelhas serão povoadas.
Ferramentas e materiais
Lista de ferramentas e materiais necessários para fazer um buraco:
- parte de um tronco de árvore;
- motosserra;
- um machado com boa afiação;
- um martelo;
- acessórios de fixação (pregos, parafusos autorroscantes, etc.);
- broca;
- um pedaço de ferro, um pedaço de material de cobertura;
- argila ou reboque.
Produção de pranchas (decks)
Algoritmo de ações como fazer um baralho com suas próprias mãos:
- Um calço de madeira é cortado de uma sólida árvore de madeira com uma serra elétrica. As dimensões da plataforma de corte devem ser tais que, ao cortá-la ao meio, a espessura de cada matriz seja de pelo menos 6 cm.
- O próximo passo é dividir a parte cortada do tronco em duas partes iguais.
- As motosserras fazem cortes na direção transversal.
- Usando um machado e uma serra, a massa interna de madeira é removida para que a espessura da parede do futuro convés das abelhas seja de pelo menos 6-7 cm.
- Formação de um buraco para a chegada e partida de insetos. É cuidadosamente serrada através da extremidade da serra, para este fim, recuando da parte superior do lado cerca de 30 cm.
- Conserte a placa de chegada.
Importante! Antes da coleta final do cordão, é necessário suportar o espaço em branco de madeira por pelo menos 14 dias em um local seco e bem ventilado para a madeira secar.
Instruções de montagem:
- As peças são coletadas em uma superfície plana usando pregos, parafusos autoatarraxantes. Depois, aperte a tampa superior.
- Ao instalar a tampa inferior, deve-se levar em consideração que ela deverá ser removida duas vezes por ano para remover os favos de mel e limpar o interior da mola, remover os insetos mortos. Portanto, a tampa inferior deve ser removível.
- Para proteger a estrutura de madeira das intempéries, uma folha de feltro ou ferro é colocada no topo.
- Corte recomendado para selar com musgo, rebocar ou encobrir com argila.
- Isolamento do convés. Deve retirar-se 70 mm da parte superior da cavidade e instalar uma travessa à qual os favos de mel serão fixados. A cruz em si é coberta com um pedaço de estopa e o restante espaço livre é preenchido com musgo seco.
- O lado acabado é instalado a uma altura de meio metro acima da superfície da terra, de modo que a entrada esteja localizada a sudeste.
Vídeo: fazendo abelhas para abelhas selvagens
Características do inverno na apicultura a bordo
Se as seções no convés permanecerem na rua no inverno, isole-as com material de cobertura. O espaço entre eles e a parede deve ser de pelo menos 3 cm e as agulhas secas são preenchidas. No entanto, é aconselhável mover as colônias de abelhas para o inverno para uma sala com uma temperatura de cerca de 5 ° C, minimizando assim a alimentação de mel no inverno.
Você sabe Uma abelha apareceu na Terra 50-60 mil anos antes que os humanos.
A apicultura é um ramo da apicultura muito complexo e demorado. No entanto, esta embarcação útil é sem dúvida a maior conquista da humanidade, que desceu das profundezas dos séculos até os nossos dias, o que nos permite obter o produto mais valioso - o mel das abelhas selvagens.