As abelhas, como alguns outros insetos himenópteros, estão equipadas com um corpo especial de autodefesa - uma picada que injeta toxinas tóxicas sob a pele do inimigo. Quais são as características da estrutura de uma picada de abelha e o que fazer com uma picada de abelha para uma pessoa - mais adiante neste artigo.
Picada de abelha: aparência, localização
Uma picada de abelha é um órgão especial, de fato, sendo um ovipositor modificado. É por isso que está completamente ausente dos drones. É possível considerar as características estruturais de um órgão exclusivamente através de um microscópio. Tem uma estrutura complexa, semelhante a uma agulha longa e afiada com uma base muito fina. Pequenos cortes são claramente visíveis em ambos os lados, com pontas afiadas apontando para a base. Note-se que nas abelhas operárias o número de entalhes é de 10 unidades, no útero - apenas 4.
Você sabe Após uma briga com vespas ou besouros, as abelhas permanecem vivas, pois os entalhes do estilete não ficam presos no tegumento do tipo quitina.
Uma picada de abelha inclui vários elementos básicos:
- três partes quitinosas com placas;
- parte do meio: representada por um trenó alargado na frente e estreitado na parte de trás;
- estilete: consiste em duas lancetas-agulhas, localizadas na cavidade do slide por baixo. Durante a picada, o estilete quebra e libera a agulha.
Além disso, cada um dos elementos tem seu próprio objetivo único. O estilete permite perfurar a pele. No meio da lâmina está uma glândula venenosa que consiste em uma bexiga e um tipo de lobo filamentoso. Uma substância tóxica é formada no reservatório da bexiga, que é injetado sob a pele. Uma picada de abelha está localizada na ponta do abdômen do inseto.A abelha tem um abdômen flexível e bem desenvolvido, de modo que a picada sempre faz com precisão, rapidez e diretamente ao alvo. Com a ajuda de entalhes, a agulha penetra profundamente no corpo do inimigo. No entanto, após a picada, a abelha em si permanece uma ferida aberta, pois parte do abdômen sai com uma picada. Como resultado, após uma mordida, o inseto ultrapassa a morte.
Funções da picada e características do veneno de abelha
A principal função da picada de abelha é proteger o enxame e sua habitação introduzindo substâncias tóxicas no corpo do suposto inimigo. Desde o início da evolução, as abelhas não tinham um órgão semelhante, mas com o tempo, o ovipositor em 11 a 12 segmentos do abdômen foi transformado em picada e transformado em órgão de autodefesa.
O perigo potencial para insetos pode ser:
- vespas;
- famílias de abelhas alienígenas;
- vespas;
- animais - ursos, ouriços, roedores (em particular ratos e camundongos);
- lagartos.
Os cientistas que estudaram a composição do veneno de abelha encontraram nele uma enorme variedade de componentes valiosos, em particular:
- melitina - a base do veneno, que é uma substância ou peptídeo proteico capaz de destruir bactérias;
- 13 aminoácidos e vários compostos.
O trabalho da glândula responsável pela produção do veneno dependerá da idade do inseto. Em uma abelha jovem, a quantidade de substância tóxica é mínima. Mas uma semana depois que o inseto nasceu, o tanque com veneno está completamente cheio. A quantidade máxima de substância é acumulada no 15º dia. Especialmente bons com a função de proteger a colméia são os insetos “mais velhos” que atingiram a idade de 19 dias.
Você sabe A massa média do enxame de abelhas pode ser de cerca de 8 kg.
Processo de picada de abelha
A derrota do inimigo com uma picada ocorre em várias etapas:
- Contato com a pele. No primeiro estágio, o inseto busca contato com a pele do inimigo e senta-se sobre ele. O dispositivo responsável pela picada está localizado no estojo da câmera, que não é visível enquanto a abelha está em um estado calmo. Em preparação para uma picada, os músculos abdominais começam a atuar na câmera, que a eleva. Nesse caso, o abdome se move e, assim, direciona a agulha em direção à saída. A dica começa a aparecer fora da lacuna.
- Picada. Como observado, a picada tem vários entalhes que são direcionados para trás, como um anzol. Eles penetram perfeitamente na pele, mas interferem no retorno da agulha. É por isso que quando um inseto dirige uma arma com um terço do seu comprimento, ele não pode mais retirá-la. Quando uma abelha tenta decolar, a agulha se solta do corpo. No processo de puxar a picada, os entalhes escavam com força o tegumento e o inseto deve puxar a ponta, perdendo parte dos órgãos internos e o último gânglio da cadeia nervosa.
- Ação de substâncias tóxicas. Embora o inseto deixe sua presa e voe para longe, a picada perfurada continua a agir ativamente e a secretar venenos. Nesse processo, a liberação de toxinas dura de 20 a 30 minutos, durante os quais a agulha penetra cada vez mais fundo na pele.
Importante! Quanto mais tempo o ferrão estiver localizado no corpo, mais forte será a ação da substância tóxica. Portanto, é muito importante retirá-lo o mais rápido possível.
Todas as abelhas picam
De fato, nem todas as abelhas picam. Como já observado, devido à sua estrutura fisiológica, os drones masculinos não podem picar. Sua principal função é fertilizar o útero, para que eles não precisem proteger o enxame. Além disso, mesquinho, assustado com fumaça e insetos que pululam, não são capazes de arder. Na natureza, existe uma variedade incomum de abelhas nas quais o órgão picante não é desenvolvido - os melípedes. Tais insetos picam a vítima com a mandíbula.
Picada de abelha selvagem
As abelhas silvestres praticamente não diferem das domésticas, porém possuem um caráter mais agressivo, formado devido à presença de insetos na natureza, onde muitas vezes precisam se defender. Muitas vezes, os indivíduos selvagens atacam sem aviso prévio e sem motivo aparente, sendo considerados mais perigosos do que os domésticos.Além disso, o veneno de tais insetos é mais tóxico, razão pela qual a picada é um sério perigo para os seres humanos, especialmente para crianças pequenas. Um ataque maciço de abelhas selvagens na maioria dos casos termina em morte; portanto, uma pessoa precisa evitar esses insetos, além de conhecer as regras de primeiros socorros e poder fornecê-las.
Picada de abelha
A seu ver, as abelhas domésticas são menos agressivas e atacam apenas no caso de uma ameaça real. Uma única mordida não representa um grande perigo para uma pessoa e, ao realizar medidas terapêuticas especiais, passa rapidamente sem consequências. Riscos para a saúde podem ocorrer quando várias pessoas picam ao mesmo tempo.
Você sabe Os apicultores, que geralmente são submetidos a picadas de abelha, praticamente não respondem à picada, pois desenvolvem imunidade temporária a uma substância tóxica. Se o processo de picada ocorrer sistematicamente, uma pessoa poderá transferir facilmente até 15 mordidas por vez.
Note-se que uma abelha não é capaz de picar se o bócio estiver entupido com mel durante a coleta. Por esse motivo, ao se aproximar da colméia, os apicultores a fumam. Tais eventos servem como um sinal para os animais de estimação coletarem doces.
Primeiros socorros para picada de abelha
Normalmente, uma picada de abelha não representa um sério perigo para a vida humana, uma vez que a quantidade de substância tóxica que entra no corpo é pequena e é de apenas 0,1-0,3 mg. No entanto, quando picado por várias dezenas de indivíduos, o nível de veneno pode chegar a 0,25 mg, o que é fatal. Também no corpo humano existem várias zonas nas quais uma mordida é especialmente perigosa: a área da boca, olhos, pescoço.
Nesse caso, a morte ocorre não tanto por uma mordida, mas pela asfixia causada pelo inchaço do pescoço ou da língua. Os especialistas aconselham a remoção da picada da ferida o mais rápido possível, caso contrário a pessoa sentirá queimação intensa e desconforto da dor, e um inchaço grave poderá se formar no local da picada.Primeiros socorros para uma picada de abelha.
Sem alergia
Se a pessoa que a abelha picou não for caracterizada por uma tendência aumentada a reações alérgicas, é provável que mesmo após o contato com as alergias a insetos. Na ausência de alergia, apenas um pequeno edema, sem prurido e vermelhidão graves, aparecerá no local da picada.
Como a primeira ajuda médica usada:
- solução de refrigerante;
- compressas de gelo;
- remédios para alergias;
- medicamentos para alívio da dor.
O algoritmo de ação após a picada é reduzido para as seguintes etapas:
- Retire a picada. Para fazer isso, use sua própria unha, que agarra com cuidado a arma e agarra. Não use pinças ou aperte uma picada, pois substâncias mais tóxicas podem entrar na ferida.
- Lavou a ferida. Depois de remover a agulha, o local da picada é lavado com bastante água fria comum usando sabão em pó.
- Tome anti-histamínicos. Mesmo que não sejam observadas reações alérgicas do corpo humano, são utilizados anti-histamínicos, por exemplo, Citrino, Fenistil, Suprastin, Erius.
- Faça compressas anti-edema. Um guardanapo embebido em uma solução de refrigerante (250 ml de água 1 colher de chá de refrigerante) é aplicado à ferida, o que ajuda a reduzir a vermelhidão, aliviar o inchaço e aliviar a coceira.
- Tome analgésicos. Com fortes dores e desconforto, são utilizados medicamentos especiais que reduzem a dor: "Ibuprofeno", "Aspirina".
Quando ocorrem alergias
Por si só, uma picada de abelha não é fatal para os seres humanos; no entanto, se esta tiver reações alérgicas graves, tudo pode terminar muito mal.
Importante! Em alguns casos, a picada de uma abelha pode provocar sérias conseqüências negativas na forma de edema de Quincke e choque anafilático, que, sem assistência imediata e qualificada, podem levar à morte.
É fácil reconhecer uma alergia após uma mordida pelos seguintes sintomas:
- inchaço grave;
- dificuldade em respirar
- uma sensação de peso na área do peito;
- fraqueza geral e perda de força;
- dores de cabeça
- aumento da temperatura corporal
- cãibras
- o aparecimento de prurido urticária em todo o corpo;
- dor nas articulações ou zona lombar;
- perda de consciência.
Se você tiver pelo menos um dos sintomas acima, chame imediatamente uma ambulância.
Antes da chegada dos médicos, é necessário:
- liberte a vítima de roupas apertadas no pescoço, no peito: desaperte a gola ou a camisa, retire a gravata;
- deitar uma pessoa e cobri-la com um cobertor quente, almofadas de aquecimento, etc.;
- dê algumas gotas de qualquer medicamento para o coração - “Corvaluation”, “Cordiamine”;
- se ocorrer sangramento nasal ou vômito, coloque a pessoa de lado;
- se possível, diminua o local da picada abaixo do nível do coração para que a substância tóxica viaje pelo sangue em ritmo lento.
Após a prestação de cuidados médicos qualificados, o inchaço no rosto pode persistir por sete dias, no corpo - até cinco dias.
Você sabe A família média de abelhas em um dia é capaz de coletar cerca de 10 kg de néctar.
Prevenção de picadas de abelha
O melhor tratamento para picadas de abelha é a sua prevenção. É especialmente importante garantir a máxima segurança para pessoas propensas a alergias.
As seguintes medidas profissionais ajudarão a proteger contra ataques de insetos:
- se necessário, entre em contato com as abelhas - use um terno ou roupa especial com mangas;
- quando estiver trabalhando em um apiário ou indo para a natureza, não use perfumes ou perfumes, pois atraem insetos;
- Não se aproxime das colmeias ou ninhos de vespas, abelhas selvagens sem um traje especial;
- na presença de ninhos localizados perto de edifícios residenciais, chame um serviço especial que elimine o perigo.
Expectativa de vida de uma abelha após uma mordida
Infelizmente, picar uma abelha humana tem conseqüências fatais para ela. Devido à elasticidade da pele humana, é impossível retirar a picada. Se uma abelha pica um inseto com cobertura quitinosa, ela não morre, pois tem a capacidade de retirar suas armas livremente.
Quem tem uma picada, exceto uma abelha
Outros insetos e animais, em particular vespas, formigas, escorpiões, cobras, também têm um órgão picante. A tabela mostra as características distintivas das picadas de vários organismos vivos.
Inseto ou animal | Características da estrutura da picada, sua ação |
Uma abelha | 1. A picada tem uma forma de dente de serra com pequenos entalhes, que são visualizados apenas sob um microscópio. 2. Com uma mordida, a ferramenta apícola fica presa na pele e, quando é puxada, o inseto perde parte de seus órgãos internos, devido à qual morre após várias horas. |
Formigas | 1. O órgão pungente tem uma superfície lisa, sem cortes, para que não fique preso na pele da vítima. 2. As formigas podem usar a picada repetidamente. |
Escorpião | 1. O órgão picado, que contém a glândula venenosa, está localizado no final da cauda. 2. Quando um escorpião morde um animal, ele morre. Uma pessoa desenvolve inflamação severa, dores de cabeça, náusea, vômito e morte, se os cuidados adequados não forem prestados. |
Cobras | 1. Dentes venenosos agem como um órgão picante nos répteis, com os quais perfuram a pele da vítima. |
Intestinal (água-viva, coral) | 1. Esses indivíduos picam através de células picadas na superfície do corpo. |
Comparando a picada de abelha com órgãos semelhantes de outros indivíduos vivos, podemos notar sua estrutura única - a presença de pêlos ocos pontiagudos localizados nas glândulas em chamas, com efeito após uma mordida, como após o contato com urtigas.
Comparação do processo de picada em abelhas e vespas
Picadas de abelhas e vespas são caracterizadas por alta dor, desconforto, coceira, possível desenvolvimento de inchaço e podem causar sérios problemas a uma pessoa.
Enquanto isso, as picadas dos insetos descritos apresentam grandes diferenças associadas à composição química da substância tóxica:
- o veneno de vespa é caracterizado pela presença de álcalis, para neutralizar o que é suficiente para limpar a lesão com vinagre;
- o veneno de abelha possui um alto teor de ácidos, cujo efeito pode ser nivelado por meio de uma solução de sabão ou álcool.
Você sabe Uma abelha que trabalha com carga é capaz de atingir velocidades de até 65 km / h.
Ao mesmo tempo, os sinais externos de uma picada de vespa e abelha são quase idênticos:
- um inchaço é formado, cujo tamanho dependerá da reação individual do corpo humano;
- a área em que a toxina se espalha parece vermelha.
Também deve-se notar características estruturais dos órgãos pungentes. Em uma vespa, a picada tem uma estrutura lisa, sem cortes, para que possa ser usada repetidamente por um inseto; enquanto a vespa permanece viva. Os indivíduos mordem de maneiras diferentes: a vespa é mais agressiva e pode atacar sem motivo, apenas agitando os braços ao redor. As abelhas picam apenas se necessário para proteger sua colméia. Uma picada de abelha é um órgão único que serve como uma ferramenta de proteção contra insetos em caso de perigo.
As abelhas são insetos bastante pacíficos que, diferentemente das vespas, mordem apenas em casos excepcionais. Para evitar picadas, os especialistas recomendam evitar colmeias, tendo cuidado e não provocando insetos novamente. Se você morder, tome imediatamente as medidas necessárias e não deixe de usar ajuda médica qualificada.