Para qualquer criatura viva, o acesso ao ar fresco é importante. As abelhas não são exceção. Mesmo no inverno, eles precisam de ventilação na rua.
Para que serve a ventilação na colméia?
Para garantir uma vida normal, as abelhas precisam estabelecer uma boa ventilação. Este ponto deve ser levado em consideração no inverno e durante o aparecimento da prole, uma vez que a ventilação das abelhas assegura trocas gasosas normais, evaporação do condensado e manutenção do nível de umidade necessário. O acúmulo de umidade e seu nível aumentado são inaceitáveis, pois isso leva à deterioração da alimentação, ao aparecimento de mofo e a processos de decomposição.
Trabalhadores alados freqüentemente fecham com uma própolis um entalhe localizado acima, por causa do qual ele deixa de cumprir seu propósito. Ainda existe um buraco acima da evidência, mas não é suficiente para a entrada de ar normal.
Deve-se tomar cuidado ao fornecer ventilação., uma vez que, durante o inverno, um excesso de correntes de ar pode levar à hipotermia, que por sua vez levará à morte de abelhas e à deterioração dos alimentos. Portanto, é importante manter um equilíbrio nas trocas aéreas - não deve haver acúmulo de gases, mas os rascunhos também são inaceitáveis.
Você sabe A imagem mais antiga das abelhas tem 15 mil anos. Um desenho com esses insetos foi encontrado na parede de uma caverna localizada na Espanha.
Que tipo de ventilação pode haver?
Para o funcionamento normal da troca de ar no apiário, são utilizados vários tipos de ventilação:
- Furos na parte inferior da colméia. As dimensões dessa abertura devem ser de 60 a 80 cm². Deve-se ter em mente que nem todas as abelhas poderão passar o inverno em condições externas com o fundo aberto.
- Entrada de ar na tampa. Nessa situação, algumas lacunas são deixadas na cobertura da colméia, mas o restante do espaço é cuidadosamente isolado para o inverno. Devido a isso, os gases e a umidade evaporam. Se não houver lacunas na evidência, dois pequenos orifícios serão feitos na tampa em dois lados opostos, através dos quais a troca de ar ocorre. Todos os gases sobem e, como a tampa está completamente entupida, a condensação aparece embaixo dela, e isso afeta negativamente a vida dos moradores das evidências.
- Estrutura de ventilação. É usado em uma colméia de multicascos. O quadro é colocado nas dobras da asa. Ele usa uma malha que não libera abelhas, mas não é um obstáculo ao ar. Para ventilar, os slots costumam ser abertos por baixo e por cima. Os insetos controlam independentemente essas aberturas, fechando uma torneira extra com própolis. Para famílias fracas, apenas o entalhe superior é deixado aberto.
- Em casas de 3 camadas para as abelhas, apenas os letlets nos 2 níveis inferiores são mantidos abertos. Isso é suficiente para ventilação. Mas vale a pena considerar que, quanto mais alto o letlet estiver localizado na evidência de várias camadas, menos mel será coletado.
- Nas espreguiçadeiras. Nas colmeias na espreguiçadeira, você pode enrolar a tela no teto. Dos dois lados, faça furos de 4 a 5 mm ou deixe rachaduras. Ao mesmo tempo, a expansão do letki na espreguiçadeira deve ser feita. Para famílias fortes, elas são ampliadas, mas para famílias mais fracas, elas são estreitas. Os tornos devem ser fechados com treliças especiais para que vespas e ratos não possam entrar. Se na estação fria as portas estiverem cobertas de gelo e o ar nas espreguiçadeiras estiver bloqueado, o oxigênio entrará pela abertura do teto. Quando as geadas passam, os verões descongelam e o funcionamento do fluxo de ar é totalmente restaurado.
Importante! Melhor ventilação em excesso do que deficiência. As abelhas podem escapar sozinhas de baixas temperaturas, mas não serão capazes de compensar a falta de oxigênio.
Características da ventilação em diferentes épocas do ano
Ao instalar a ventilação, a sazonalidade deve ser considerada. Portanto, no inverno, o excesso de umidade leva à deterioração das partes de madeira das evidências, e isso, por sua vez, pode reduzir significativamente sua vida útil. A ventilação bem equipada evitará que mofo e umidade apareçam nas evidências, além de garantir o fluxo normal do ar necessário.
Vídeo: Ventilação e aquecimento de colmeias para o inverno
Portanto, para trocas aéreas normais no inverno, as seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Os fluxos de ar devem fluir uniformemente de todos os lados da casa das abelhas, a fim de manter um regime constante de temperatura e nível de umidade.
- É necessário cuidar de um bom isolamento durante o inverno na natureza, para que não haja fortes correntes de ar frio dentro das evidências. Para evitar o congelamento, vários furos ou slots são suficientes e a parede na frente deve estar fechada.
- Dependendo do número de abelhas vivas, as alças de baixo e de cima devem ser periodicamente fechadas e abertas para que o oxigênio flua gradualmente, bem como um exame do estado das abelhas.
- Além das evidências, eles isolam ou colocam uma sacola cheia de feno, palha ou serragem. Esse isolamento é permeável ao ar, mas mantém o calor no interior.
Você sabe Para obter 1 colher de sopa de mel, 200 indivíduos de abelhas colhem incansavelmente néctar o dia todo.
Na primavera, quando o aquecimento começa, a água começa a sair das colmeias. A umidade pode causar inchaço das tábuas de madeira em cima da casa. Portanto, a água deve ser removida, pois seu excesso afetará adversamente as abelhas e pode levar à sua morte. Para evitar isso, o seguinte trabalho deve ser realizado:
- Nos dois lados, as ranhuras com um diâmetro de 5 mm são deixadas nas laterais.
- Verões em expansão, levando em consideração a família (fraca ou forte). Isso regula a umidade na casa das abelhas.
- Nos verões, redes especiais de roedores são instaladas. Os insetos que sentem que estão morrendo saem da colméia.
- O telhado é protegido da precipitação com um filme especial. Ele também retém o calor e a umidade necessários durante a criação. Nesse caso, o condensado resultante é uma fonte de bebida para insetos.
Vídeo: Isolamento térmico e ventilação no verão
No verão, devido ao calor e à umidade, também é necessário cuidar da troca de ar normal nas pistas das abelhas. O principal problema no calor do verão é o aquecimento das colmeias do sol. A partir disso, os favos de mel localizados no topo começam a derreter, o que leva à morte das abelhas. Primeiro, as casas de abelhas são transferidas para um local sombrio. Para melhorar o arejamento, eles levantam a tampa superior, tornam os furos o mais largo possível. Se houver uma loja na colméia, a segunda loja será movida para frente para formar lacunas nos dois lados.
Para melhorar a ventilação e evitar o superaquecimento, é recomendável remover o fundo e colocar a malha. O fluxo de ar entra rapidamente na casa e a esfria.
Importante! Você não pode fechar as portas das colméias para atrasar a saída do enxame, pois, quando pululam, as abelhas estão excitadas e precisam de mais do que o normal. Devido à asfixia, as abelhas secretam mel no bócio. A massa doce, envolvendo-os, leva à obstrução do trato respiratório, que causa a morte de insetos.
Onde é o melhor lugar para fazer ventilação na colméia?
Cada tipo de ventilação tem seus próprios pontos fortes e fracos. Ao escolher onde fazer as aberturas, o apicultor leva em consideração as características de design da colméia, o local de inverno, a força da colônia de abelhas e o isolamento usado.
Muitos apicultores preferem fazer orifícios de ventilação no telhado da colméia. É considerado mais simples e confiável. A área sob a tampa deve ser isolada. Nesse caso, o isolamento não deve tocar nas paredes da colméia. Entre eles e a cobertura, deve haver um espaço para fornecer um fluxo de ar da rua.
Como fazer ventilação com suas próprias mãos?
A ventilação na colméia pode ser feita por você mesmo. Para fazer isso, você precisará de muito poucos materiais e das ferramentas habituais da casa.
Ferramentas e materiais para o trabalho
Os seguintes materiais devem ser estocados:
- madeira compensada - um pedaço de 10 × 10 cm;
- viga de madeira com uma face final de 10 × 10 mm - 0,5 m;
- unhas.
Você precisará dessas ferramentas:
- um martelo;
- serra;
- chave de fenda;
- furadeira elétrica com uma furadeira de penas.
Instruções passo a passo
Para a fabricação de ventilação, existe um esquema de ações:
- Corte várias seções de 12 cm da madeira.
- Pregue as barras no compensado com pregos ao redor do perímetro.
- Faça um furo no compensado no centro usando uma furadeira elétrica com uma furadeira de penas.
- Na parte de trás da colméia, também fazemos um buraco na parede e pregamos nossa estrutura.
- Sobre as aberturas de ventilação feitas, prenda um pedaço de lona. Não interfere na penetração do ar, mas ao mesmo tempo contribui para a conservação do calor.
Você sabe Em um dia, a abelha faz 10 vôos e voa a uma velocidade média de 24 km / h. Durante esse período, ele pode voar sobre uma área de 12 hectares.
A ventilação da colmeia é necessária em qualquer época do ano, mas cada período tem suas próprias características. Sua escolha depende do design da colméia, da força da colônia de abelhas e das condições climáticas. É fácil fazer você mesmo.