A manutenção bem-sucedida de galinhas na casa depende em grande parte de sua nutrição adequada. A maioria dos avicultores concorda que é melhor alimentar o pássaro com alimentos compostos. No mercado, você pode comprar seus diferentes tipos e também cozinhar por conta própria.
O que é feed
O próprio nome explica rapidamente o que é feed. Esta é uma dieta combinada composta por vários ingredientes. Eles são misturados em certas proporções, dependendo do resultado e da finalidade desejados.
Em geral, existem três tipos de feed:
- são utilizados como dieta principal ou, em outras palavras, em período integral;
- introduzido como suplemento ao comer concentrados suculentos e volumosos são usados na criação de animais;
- aditivos para criar um equilíbrio na dieta - incluem em diferentes proporções proteínas, leveduras forrageiras, minerais, vitaminas, pré-misturas, etc.
O efeito da alimentação no corpo das galinhas
As galinhas ficam felizes em comer alimentos compostos, se selecionados corretamente. Ele é selecionado levando em consideração a idade do pássaro, seu objetivo. Uma abordagem científica é aplicada à sua criação, levando em consideração todos os fatores necessários para a nutrição adequada da ave.
Benefício
- Os benefícios de uma ração para alimentação podem ser descritos da seguinte forma:
- a comida é equilibrada com as necessidades dos pássaros;
- o pássaro se sente saudável;
- minerais e vitaminas essenciais estão presentes nos alimentos para animais;
- até uma pequena quantidade de alimento irá saturar o pássaro;
- Você pode experimentar a composição, escolhendo a mais aceitável;
- não há necessidade de alimentar animais de estimação com vegetais, grãos, aditivos;
- a necessidade de mudar a dieta em diferentes épocas do ano desaparece;
- economizando espaço de armazenamento.
Prejudicar
- Em alguns casos, os alimentos para animais podem ser prejudiciais, a saber:
- se a composição não couber no pássaro;
- se for de baixa qualidade;
- se contém aditivos nocivos, como antibióticos, enzimas, corantes;
- se contém muitas vitaminas e minerais, o que pode causar alergias;
- se as condições de armazenamento não forem atendidas.
A composição de diferentes tipos de alimentação
Uma certa raça de ave precisa ser alimentada com alimentos compostos feitos especialmente para ela. Assim, para colocar camadas, uma composição é oferecida, e para frangos de carne - outra. Dependendo dos ingredientes, existem vários tipos de alimentos.
Carboidratos
Até o nome sugere que nesses alimentos a ênfase principal está no componente carboidrato. Os carboidratos contribuem para o ganho de peso e diminuem o metabolismo. As forragens de carboidratos, em grande medida, contêm fibras, amido e açúcar.
Animais de estimação são rapidamente saturados com ele e ganham peso bem, por isso é considerado ideal para raças de carne. Existem quatro tipos de ração com muitos carboidratos.
Ração para cereais
A essência da alimentação de grãos é a mistura correta de diferentes tipos de grãos. Eles podem incluir cereais, milho, aveia, cevada.
Você deve saber apenas o que será beneficiado e em que quantidades:
- O principal componente dos grãos de cereais é o amido. É responsável por 70% da composição. Em seguida são proteínas, minerais e gorduras. A desvantagem dos cereais é que eles contêm fibras, que são mal absorvidas, além disso, a proteína possui poucos aminoácidos.
- Os grãos de milho levam à quantidade de proteína benéfica na composição. Seu plus também é um baixo teor de fibras e a presença de caroteno, portanto eles serão os mais úteis na composição da ração.
- A vantagem da aveia é que ela é saturada com aminoácidos, e as desvantagens incluem uma grande quantidade de fibra nele. Por causa deste último, é digerido lentamente, o que pode afetar adversamente a saúde dos animais jovens. É aconselhável adicionar aveia ou farinha para alimentar a um nível não superior a 20%. Também é aconselhável descascar os grãos, germinar.
- O trigo alimentar é bom em alimentos compostos devido ao seu alto teor de vitaminas E e grupo B. A proteína é menor do que o normal, seu conteúdo na dieta não deve exceder 30%.
Alimentação suculenta
Alimentos suculentos são vegetais, a saber: batatas, beterrabas, nabos, abóbora, rutabaga. Todos os vegetais contribuem para uma melhor digestão dos alimentos. Beterraba e batata são especialmente boas nisso. Antes de alimentar, é desejável triturá-los e aquecê-los.
A abóbora tem muito açúcar, caroteno e vitaminas do complexo B. Os pássaros adoram muito. A principal desvantagem de uma dieta vegetal é que ela estraga muito rapidamente. Os restos dele devem ser removidos imediatamente para evitar o processo de deterioração.
Importante! Antes de dar legumes às galinhas, elas devem ser limpas e lavadas. Eles devem estar sem podridão. Caso contrário, as infecções não podem ser evitadas.
Resíduos de cereais
Os avicultores relutam em adicionar resíduos de grãos à alimentação animal. Como regra, esses são os resíduos do processamento de grãos de trigo. Além da presença de plantas daninhas, fungos e sementes de ergot, pode-se notar que elas não têm interesse no valor nutricional. Eles têm muita fibra e fósforo prejudicial.
Resíduos industriais
Na dieta do frango, você pode adicionar resíduos após a produção de álcool ou o processamento de beterraba. Os primeiros são chamados de bardos e são batata, trigo, milho. Eles têm açúcar, vitamina B, fibra. Você pode adicioná-los ao feed em cerca de 7%.
Proteína
A proteína desempenha um papel muito importante na estrutura de uma célula viva, portanto sua presença é muito importante na dieta de um pássaro. Sua principal fonte é farinha de peixe, carne e ossos, torta de óleo, grãos de feijão, farinha de alfafa. Alimentos à base de proteínas melhoram a qualidade da clara de ovo e fortalecem a casca.
Aumentar significativamente o "desempenho" de galinhas poedeiras. Esses alimentos também contribuem para uma melhor digestão, fortalecem o esqueleto e a massa muscular dos animais de estimação. Recomendado para raças de ovos e ovos de carne. Por origem, eles são divididos em dois tipos - animal e vegetal.
Conteúdo animal
As proteínas de origem animal são comercializadas sob a forma de farinha. As espécies são caracterizadas pelo que são feitas.
A alimentação animal é mais saturada com vitaminas e minerais do que vegetais:
- Farinha de peixe é feita a partir de resíduos da indústria de peixe, entranhas de peixe e peixes que não são utilizados por seres humanos. Sua proteína é muito rica em aminoácidos e é perfeitamente absorvida pelo organismo aviário. Como regra, essa farinha deve ser adicionada à dieta não mais que 8%, de preferência em alimentos úmidos.
- Farinha de ossos e carne é semelhante aos cereais na quantidade de proteína. Mas o seu teor de gordura é maior; também consiste em cinzas em 30%. Contém vitaminas A, E, etc.
- Proteínas e aminoácidos suficientes estão na refeição de sangue. É um produto do processamento de sangue e ossos. Mais de 4% não o administram devido a possíveis problemas no estômago do frango.
- Penas são produzidas a partir de penas de aves e para baixo. É muito barato, mas você não pode dizer sobre os benefícios. Você pode adicionar à dieta de frango não mais que 2%.
Uma dieta proteica pode ser variada alimentando sobras de penas da produção de laticínios, como leite e seus derivados. Se possível, este será um excelente complemento para a dieta proteica das aves. Existem muitas vitaminas, aminoácidos, açúcar e minerais em produtos lácteos.
Como alimento para proteínas, você pode adicionar até 10 g de minhocas frescas. Eles podem ser cultivados independentemente em um poço de compostagem.
Conteúdo vegetal
A maior parte da proteína vegetal na dieta do frango está nas leguminosas e no bolo de óleo. As leguminosas são apresentadas em soja forrageira e ervilhas. O primeiro é rico em vitaminas, aminoácidos, minerais e em propriedades não inferiores às proteínas animais. As ervilhas têm muita proteína e aminoácidos. Pode ser adicionado até 10%.
As galinhas adultas podem incluir na dieta até 17% da refeição de girassol ou soja. Os animais jovens devem receber no máximo 10%.
Combinado
É possível combinar diferentes tipos de alimentos combinados, além de adicionar vitaminas, minerais e leveduras a eles. O chamado hash é uma variante do tipo combinado de dieta. Nele, nas proporções certas, grãos, farinha, vitaminas e água são misturados.Esta mistura é mais frequentemente dada a animais jovens. Sua umidade deve ser de pelo menos 40%. Em vez de água, você pode adicionar caldo, soro de leite.
Normas e requisitos de qualidade
Para escolher alimentos compostos de alta qualidade, você deve prestar atenção às seguintes normas e requisitos:
- a comida deve ter um cheiro agradável: não deve cheirar a mofo, podridão, mofo;
- a porcentagem de umidade para alimentação de aves não deve exceder 13%;
- a trituração dos alimentos para animais deve corresponder à categoria de aves a que se destina (o frango não poderá comer grãos grandes);
- alimentos compostos não devem conter impurezas prejudiciais;
- a presença de areia na alimentação é inaceitável;
- os alimentos para animais jovens não devem conter muita fibra;
- para cada categoria de aves de capoeira, deve haver uma quantidade ideal de vitaminas e minerais;
- os alimentos para animais devem atender aos padrões veterinários.
Importante! Se, após entrar no feed, você notar alguma anormalidade no comportamento ou no bem-estar dos animais de estimação, pare de dar o feed e peça conselhos ao seu veterinário. A alimentação pode não ser adequada ou equilibrada.
Características da escolha e preparação de alimentos para animais
Para escolher o feed certo, você precisa saber a que raça o frango em sua fazenda pertence. Raças diferentes precisam de espécies diferentes ou em proporções diferentes. A idade das aves também deve ser considerada. Portanto, a comida jovem não é adequada para galinhas adultas.Se você escolher um feed pronto, precisará prestar atenção ao fabricante. A alimentação de alta qualidade pode ser produzida apenas em bons equipamentos. Um fabricante confiável tem padrões de qualidade razoavelmente altos.
A composição da ração deve ser vitaminas, minerais e outros aditivos úteis. Não compre alimentos com enzimas, antioxidantes, antibióticos, corantes.
Quanto à fabricação de alimentos compostos, você precisa saber como cozinhá-lo e adquirir os ingredientes de alta qualidade necessários. Cereais, legumes devem ter uma boa aparência, para não cheirar a mofo e umidade. Suplementos vitamínicos, a farinha deve atender aos padrões de qualidade.
É melhor comprar esses ingredientes em uma loja do que no mercado. Neste último caso, há uma chance de infecção.
Não se pode dizer inequivocamente qual alimento é melhor: comprado ou em casa. O primeiro é cientificamente desenvolvido, levando em consideração as necessidades de aves de qualquer idade e raça. Já foi preparado, basta apenas derramá-lo - não há necessidade de perder tempo comprando e misturando os componentes.
E pelo preço será mais barato. No entanto, existe a possibilidade de seus animais de estimação não gostarem e também há riscos de baixa qualidade e a presença de ingredientes nocivos.No caso de alimentos compostos caseiros, pode ser feito exclusivamente para os pássaros, de acordo com as preferências de gosto. Você terá certeza da qualidade dos ingredientes utilizados.
Você sabe Uma galinha consegue se lembrar de cem objetos, enquanto conhece seu mestre e pode reconhecê-lo de longe.
Receita de ração composta DIY
Não será difícil fazer alimentos compostos caseiros. Aqui está uma receita de uma casa experiente.
Composição e proporções
Você precisa tomar 2 baldes de trigo e aveia e meio balde de sementes de girassol. Em quilogramas, serão 16 e quase 4, respectivamente.
Alimentação DIY para galinhas poedeiras: video
Instruções de cozimento passo a passo
O processo de preparação da alimentação é o seguinte:
- Despeje todos os ingredientes em um recipiente e misture bem.
- Ligue o moedor.
- Despeje a quantidade certa de mistura e moa.
- Vaporize a mistura triturada com água e deixe esfriar.
- Na massa resfriada adicione carne, ossos e farinha de peixe (3-5%).
- Adicione a pré-mistura e alimente o enxofre.
Alimentos também podem fermento.
Para processar 10 kg de alimento, faça o seguinte:
- Em 1 litro de água a uma temperatura de até +40 ° C, dilua 100 g de fermento de padeiro comum.
- Mexa, eliminando grumos, até formar bolhas.
- Para maior efeito, você pode adicionar 0,5 kg de beterraba, cevada ou 100 g de leite azedo.
- Em 15 litros de água morna, adicione a mistura pronta e misture novamente.
- Infundir por 5 a 9 horas, mexendo constantemente.
Importante! A água nos pássaros deve ser em grandes quantidades se você os alimentar com alimentos combinados. Se estiver ausente ou houver poucas, são possíveis distúrbios do sistema digestivo.
Levedura contém vitaminas A, E, B, D, ferro, fósforo. Você pode comprar vitaminas especiais de frango para suplementação na alimentação. Eles também devem conter cálcio, ferro, fósforo, vitaminas dos principais grupos.
O melhor feed comprado
O mercado está cheio de uma variedade de alimentos para frango de várias empresas. Os criadores de aves têm uma classificação única de produtores confiáveis, cuja alimentação é confiável. Sinta-se à vontade para comprar as marcas de ração "Gatchina", "Istra" e também as que produzem Ramensky e Kursk que combinam produtos de pão.
- A fábrica de ração Gatchina está equipada com equipamentos modernos e produz quase todos os tipos de ração para galinhas, coelhos, porcos, cavalos, peixes.
- "Istra-bakery product" é mais focado na produção de ração para frango. Eles representam a maior parte de sua produção. A empresa produz alimentos granulados e avulsos.
- A padaria Ramensky é uma grande empresa com o software de computador mais recente. Ele processa mais de 500 toneladas de grãos por dia. A fábrica produz uma extensa linha de alimentos compostos para aves, bovinos, porcos, coelhos e cães.
- A padaria Kursk é especializada na fabricação de todos os alimentos para animais e aves. A embalagem de ração é possível de 10 a 40 kg. Ele é o único de todos os itens acima que produz raros alimentos para galinhas PK-0.
Além disso, abordaremos mais detalhadamente a composição de alguns alimentos compostos e para quais pássaros eles são destinados.
Pc-0
O alimento é destinado a frangos, principalmente frangos, desde o momento do nascimento até duas semanas. É considerado bastante raro, mas muito popular.
O feed composto consiste em:
- trigo e milho;
- refeição de girassol e soja;
- farinha de peixe e calcário;
- óleo vegetal, sal;
- pré-mistura de vitaminas e minerais;
- enzimas, antioxidantes, cloridrato de betaína.
Este alimento composto é um iniciador, bem fortificado e mineralizado, contém bactérias benéficas e um complexo para a prevenção da coccidiose. 100 g de produto contém 300 kcal. Representa pequenos grânulos.
PK-1
Projetado para galinhas poedeiras após um ano. Menos calorias, ao contrário do PC-0, 16% disso recai sobre a proteína bruta. Altamente nutritivo, contém um complexo vitamínico-mineral equilibrado.
Os principais ingredientes são:
- milho e trigo;
- cavala de soja;
- girassol sob a forma de refeições;
- farinha de calcário, sal;
- suplementos de minerais, vitaminas.
PC-2
Esta dieta pode ser usada para galinhas após PK-0 até os dois meses de idade. A composição é bem equilibrada para fácil absorção por animais jovens. Além de vitaminas e minerais, contém recursos para a prevenção de doenças. 100 g contém 290 kcal.
A composição da mistura inclui:
- milho e trigo;
- farinhas de carne e peixe;
- farinha e óleo de girassol;
- giz e sal;
- pré-mistura, L-lisina monocloro-hidrato e metionina.
PC-3
Você pode mudar imediatamente para esta dieta após a alimentação composta por PK-2 e dar aos animais jovens até quatro meses e meio. É esmagado para facilitar a ingestão de pássaros jovens.Além dos componentes principais, contém probióticos para melhorar o trato digestivo.
A proteína bruta é de 16% em peso, com um teor calórico de 260 kcal por 100 g.
Consiste em:
- trigo e milho;
- flocos de soja;
- refeição de girassol;
- farinha de calcário, sal;
- suplementos de vitaminas e minerais.
Você sabe As galinhas podem ser ensinadas a contar e distinguir formas geométricas.
Alimentação mista
Depois de preparar ou comprar alimentos compostos prontos, você fornecerá aos seus pássaros uma dieta equilibrada. Cada raça de ave deve ter sua própria dieta alimentar, você precisa entender como montar e administrá-la adequadamente. Assim, as galinhas poedeiras precisam de mais proteína e as raças de carne precisam de mais carboidratos. Em um alimento caseiro, você precisa adicionar um complexo vitamínico-mineral. Se você comprar um feed pronto, a necessidade dessa ação desaparecerá. Além disso, como mostra a prática, o consumo de ração comprada é muito menor que o caseiro. Existe uma norma diária de consumo de ração por dia para galinhas de diferentes idades.
Animais jovens
Para galinhas pequenas, as primeiras 1 a 7 semanas de vida são especialmente importantes. Eles precisam ser alimentados adequadamente e equilibrados. Se você alimentar animais jovens com alimentos compostos caseiros, precisará começar a comer com alimentos à base de grãos de milho picados.
Bebês de até duas semanas precisam de cerca de 40 g de comida por dia. Com a idade, as normas aumentam cerca de duas vezes a cada duas semanas. No entanto, você precisa monitorar o estado de saúde dos animais jovens e não superalimentá-lo muito.
Ao alimentar alimentos caseiros, vitaminas A, E, B e minerais devem ser adicionados a ele. Nesse último caso, as cascas de ovos trituradas podem ser usadas com sucesso.Você pode alimentar animais jovens com a ração combinada desde os primeiros dias de vida.
Ele contém todo o complexo de substâncias necessárias para um corpo jovem de galinha. Você precisa começar com 10 g por dia, por oito semanas, aumentando gradualmente a dose para 50 G. A dosagem é descrita em mais detalhes na embalagem com alimentos. Para a pergunta: é necessário fornecer vitaminas adicionais neste caso, os avicultores dão uma resposta negativa, pois isso pode provocar um distúrbio digestivo e uma reação alérgica.
Quanto à pergunta: qual alimento é melhor dar - seco ou cozido no vapor - não há opinião inequívoca em relação aos alimentos caseiros. Alguns avicultores dizem que precisam ser cozidos no vapor, outros dizem que não. Os animais jovens podem tentar cozinhar alimentos caseiros para obter uma melhor digestibilidade.
Mas vale lembrar que deve ser removido para evitar a propagação de infecções. Os fabricantes que cozinham alimentos comprados não apenas não aconselham, mas até proíbem. A água fervente mata nutrientes e a consistência da ração não se torna muito adequada ao consumo.
Adultos
Um pássaro adulto precisa de cerca de 120 g de ração por dia. As tarifas podem variar dependendo da dieta. Com a predominância de proteínas e nutrição suculenta de carbono, a dose pode ser aumentada para 180 g.
Galinhas que comem rações disponíveis comercialmente, é bem possível alimentar um tipo de ração. O mesmo deve ser observado ao alimentar um pássaro com alimentos combinados caseiros. Só é importante encontrar as proporções que se adequam ao seu animal de estimação.
Os avicultores dizem que algumas raças de frango relutam em mudar para uma dieta diferente. De qualquer forma, a tradução deve ser feita gradualmente.
Em casos excepcionais, você pode fornecer às aves uma alimentação combinada ou mista para coelhos. O primeiro é de composição mais universal, mas contém muito sal, o que é indesejável para as aves. No coelho, como regra, há muito sal e proteínas, por isso é melhor limitar sua ingestão o máximo possível.
Além disso, você precisa estudar a composição desses alimentos e calcular a dosagem de frango de acordo com a norma de grãos, proteínas e vitaminas.
A alimentação de galinhas com ração composta é hoje considerada a melhor maneira de comer. Com este alimento, a galinha recebe todas as substâncias necessárias para o corpo. Basta decidir sobre a escolha do alimento. Pode ser preparado com as próprias mãos e comprado já preparado.