Os gansos são um dos tipos mais populares de aves de capoeira que são mantidos com o objetivo de obter carne dietética, saborosa e saudável. Sujeito às regras básicas de cultivo e alimentação de gansos, é possível obter um bom gado de alta qualidade em um tempo bastante curto. Como fornecer nutrição adequada para aves aquáticas e quais são as diferenças em suas dietas no inverno e no verão, vamos descobrir.
Tipos de alimentos para gansos
Aumentar a produtividade dos gansos domésticos, bem como obter um ganho de peso intensivo, permite que você faça dieta equilibrada com vitaminas e minerais. Existem três tipos principais de ração, cada um dos quais é usado sob certas condições para manter as aves.
Molhado
Alimentos úmidos são vários tipos de misturadores ou caixas de diálogo, que incluem misturas de grãos, vegetais cozidos, laticínios, torta de óleo, resíduos de vegetais, etc. Na maioria dos casos, a base da nutrição úmida é a alimentação combinada.
Ao usar mash-ups, algumas regras simples devem ser seguidas:
- calcule corretamente a porção para uma alimentação e evite a presença de resíduos, pois a alimentação estraga muito rapidamente;
- alimentos úmidos devem ser complementados com misturas secas;
- o mash deve ter uma certa consistência. Os gansos não devem receber ração muito viscosa.
Normalmente, esse tipo de alimento é fornecido aos pássaros três vezes ao dia: de manhã, no almoço e no final da noite.
Seco
Os alimentos secos são um dos tipos de nutrição mais simples, baratos e convenientes. Eles já estão completamente prontos para uso. Na maioria das vezes, a base dos alimentos secos é: grãos triturados e moídos - cevada, aveia, milho, trigo, além de ração animal e milho. Apesar de esse tipo de alimento ser simples e conveniente de usar, eles têm uma desvantagem significativa - baixo valor nutricional. Usando apenas alimentos secos, o pássaro ganha pouco peso, cresce e se desenvolve em ritmo lento. É praticado apenas em um período improdutivo de tempo.
Combinado
A simbiose de alimentos secos e úmidos é uma dieta combinada. Esse tipo de alimentação é considerado o melhor para o pássaro, pois permite ganhar peso e se desenvolver dinamicamente. Além disso, os gansos comem com grande prazer.
Importante! Para alimentar os pássaros e obter um excelente ganho de peso, eles precisam organizar uma dieta que inclua todos os três tipos de alimentos.
Regras básicas de alimentação
O desenvolvimento adequado da dieta torna possível fornecer aos gansos todos os componentes valiosos, vitaminas e minerais necessários, além de obter um rápido aumento de gordura e massa muscular.
Ao alimentar aves para abate, é recomendável aderir às regras básicas:
- dar comida quase ao mesmo tempo;
- os gansos adultos são aconselhados a alimentar não mais que quatro vezes ao dia;
- ao alimentar oradores úmidos, é necessário calcular corretamente a porção para que não haja resíduos;
- os misturadores na estação fria devem ser preparados com base em um líquido quente;
- a dieta das aves em qualquer época do ano deve ser enriquecida com uma porção adicional de minerais - cálcio, sódio e fósforo, necessários para manter uma boa e boa saúde das aves aquáticas;
- no verão, recomenda-se que as aves aquáticas que estão em piquetes de pasto apenas se alimentem à noite;
- as casas devem estar equipadas com tigelas limpas, sempre acessíveis;
- no inverno, o cardápio deve ser enriquecido com alimentos com alto teor de vitaminas A, E e D;
- no tempo quente, as aves precisam receber uma grande quantidade de vegetação - aproximadamente 2 kg de vegetação por dia por indivíduo;
- 30 dias antes do abate, recomenda-se que a dieta das aves aquáticas seja fortalecida com a adição de cereais e alimentos com alto teor de proteínas. Comer milho é reduzido neste momento, porque pode causar obesidade excessiva.
Você sabe Para obter a iguaria mais valiosa - foie gras (fígado de ganso), as aves são alimentadas à força passando a ração através de uma mangueira localizada na garganta. No entanto, em alguns países, esses alimentos são proibidos por lei, pois são considerados do ponto de vista da crueldade para com os animais.
Como e como alimentar os gansos para um rápido crescimento da carne
É fácil garantir uma dieta equilibrada para os gansos. Para ganhar peso intensamente, são utilizados vários tipos de engorda.
Vídeo: Alimentando os gansos para um crescimento rápido
Prado alimentação
A opção mais econômica para a alimentação é a campina, na qual os pássaros pastam quase em batidas redondas. Para o pastoreio, recomenda-se escolher locais onde crescem vários tipos de ervas: legumes, alfafa, trevo, aveia, centeio, capim-timothy, capim de trigo, etc. Os pássaros preferem comer verduras suculentas e jovens, o que permite saturar o corpo com microelementos que contribuem para a boa produtividade e reprodução.
Uma opção ideal seria a presença de pequenos reservatórios próximos ao pasto, onde os gansos poderão complementar a dieta diária com pequenos peixes e algas. À noite, recomenda-se diversificar o cardápio com misturas de grãos, milho, farinha de grama, plantações de raízes.Importante! Não é recomendado pastar gansos em clareiras onde crescem juncos, punhos ou pés de galinha, uma vez que essas ervas têm um sabor amargo específico e podem desencorajar as aves aquáticas de comerem verde.
Engorda intensiva
Ao cultivar gansos apenas com o objetivo de obter carne, é necessário que eles forneçam engorda intensiva intensificada, que se baseia na redução da atividade motora do pássaro e em uma gaiola ou caixa especial. Uma dieta e crescimento celular especialmente desenvolvidos permitem que você construa massa muscular e gordurosa em pouco tempo e obtenha um bom ganho de peso.
Para uma alimentação intensiva adequada, é utilizada farinha, que contém cereais nas seguintes proporções:
- aveia - 25%;
- milho - 20%;
- cevada - 20%;
- farelo de trigo - 19%;
- trigo - 15%;
- sal - 1,5 g.
Você sabe A domesticação de gansos ocorreu mais de 4000 anos atrás no Egito antigo. O progenitor do pássaro moderno era o ganso selvagem do norte.
Alimentação pré-abate
Certamente, alguns dias antes do abate, os alimentos e os cuidados com as aves aquáticas devem ser da mais alta qualidade. 14 dias antes da data prevista do abate, os gansos são transferidos para 4-6 refeições por dia, com ênfase principal no uso de grãos cozidos no vapor. Qualquer tipo de grão é usado, exceto o centeio, que afeta negativamente as qualidades nutricionais da gordura de ganso.
Além disso, a parte principal do menu de aves aquáticas nesse momento deve ser: alimentos feitos com farinha, cujas qualidades nutricionais contribuirão para a construção de uma grande porcentagem de carne com uma pequena quantidade de gordura. Além disso, antes do abate, as caminhadas dos gansos são reduzidas e colocadas em gaiolas ou caixas especiais que maximizam sua atividade motora.
No processo de engorda antes do abate, a base da dieta, cerca de 65%, deve incluir: batatas cozidas, bagaço e farinha.
Importante! Independentemente do método de alimentação, os gansos devem sempre ter acesso à água. Caso contrário, vários problemas associados ao trato digestivo podem se desenvolver. Além disso, através da água do pássaro, as narinas são enxaguadas dos restos do alimento.
Recursos de alimentação
O menu principal de gansos também depende da estação.
No inverno
Devido à falta de alimentação de pastoreio no período frio, os gansos exigem uma nutrição mais aprimorada do que no verão. No inverno, o número de refeições de duas deve ser aumentado para quatro, enquanto uma dieta aproximada é desenvolvida desta maneira:
- a manhã e o almoço consistem em alimentos úmidos, que incluem: batatas cozidas, cenouras cruas ou beterrabas, farinha de grama e ração animal;
- o segundo almoço e jantar envolvem o uso de misturas de grãos embebidos: cevada, aveia, milho moído, trigo triturado, farelo.
O cardápio também é enriquecido com um silo de trevo, repolho, legumes, que substitui quase completamente a verdura fresca das aves. Fortalecer o sistema imunológico dos gansos, aumentar a resistência do corpo a várias doenças, em particular resfriados, ajuda a agulhas de abeto ou pinheiro, ricas em vitamina C.
Para melhorar a palatabilidade da ração e seu valor nutricional, eles produzem levedura: 20 g de levedura são diluídos em 2 l de água morna, 1 kg de grão é adicionado e insistido por várias horas a uma temperatura de + 20 ° C.No verão
Como regra, os gansos são cultivados no período de março a agosto, quando existe a possibilidade de caminhar nas pastagens. Durante quase toda a temporada, as aves aquáticas passam algum tempo nos prados, o que, por sua vez, permite que os criadores economizem significativamente na alimentação e, assim, aumentem a lucratividade da manutenção.
Note-se que, ao escolher ervas para a alimentação, os gansos são muito exigentes. Eles gostam de comer legumes, trevo, alfafa, grama de trigo, vários cereais antes da floração. As aves produzem algas, peixes pequenos, juncos etc. a partir de reservatórios de água doce.verdes frescos durante o período quente permitem aos gansos encher o corpo com componentes valiosos, acumular uma certa quantidade de gordura, que sobreviverá facilmente ao frio.
À noite, os pássaros são alimentados com outros tipos de alimentos: grãos, milho, raízes, vegetais, farinha. Certifique-se de complementar o menu com componentes projetados para melhorar a digestão: areia do rio, cascalho fino, conchas.
Sinais de alimentação inadequada
A dieta e sua qualidade, é claro, afetam o comportamento das aves, sua saúde e aparência. Os seguintes sintomas podem indicar que há erros na alimentação de aves aquáticas:
- diarréia, problemas digestivos: pode ocorrer devido a uma superabundância no menu de alimentação verde. Nesses casos, recomenda-se transferir temporariamente o pássaro para alimentar na forma de grânulos;
- tossindo e espirrando com freqüência: são sinais de excesso de alimentos secos ou finos, o que dificulta a respiração e causa tosse seca. Quando esses problemas surgem, o volume de mariposas úmidas aumenta para pássaros, conchas ou areia fina são adicionados ao menu. Se a correção da nutrição não deu os resultados desejados, então, para limpar os gansos do esôfago na garganta, deite forçosamente um pouco de água;
- diarréia, acompanhada de apatia, perda de apetite, problemas de saúde: esta condição indica intoxicação do corpo. Provavelmente, o pássaro comeu durante a caminhada envenenada grama. Geralmente, os adultos são versados em gramíneas, mas os animais jovens, por sua inexperiência, podem provar verduras proibidas. Em caso de envenenamento por aves aquáticas, a lavagem gástrica é realizada despejando uma grande quantidade de água na garganta;
- distúrbio digestivo: na maioria dos casos, isso pode ocorrer devido a uma transição acentuada da nutrição concentrada para a forragem verde. Nesta opção, você precisa ajustar a potência;
- falta de apetite, perda de plumagem: indicam uma deficiência na dieta de micro e macro elementos, bem como de substâncias biologicamente ativas. Para reabastecê-los, o cardápio deve ser enriquecido com complexos vitamínicos e minerais.
Você sabe Gansos são pássaros de vida longa. Na natureza, sua vida útil é de cerca de 25 anos. Em casa, eles são capazes de viver por cerca de 30 anos.
A organização adequada de alimentos para os gansos domésticos torna o cultivo desse tipo de ave muito simples e econômico. Os criadores, tendo estabelecido o cronograma correto de alimentação, têm a oportunidade, em pouco tempo, de crescer uma grande população que produzirá carne dietética com sabor extremo e alto valor nutricional.