Codornas podem ser cultivadas com sucesso em casa. Mas os avicultores estão assustados com os problemas de manter essas aves na estação fria. De fato, na natureza, eles não vivem em invernos rigorosos e não toleram saltos de temperatura, umidade e lama. Vamos falar sobre como criar condições para codornas no inverno para não perder o gado.
Onde guardar codornas no inverno?
Você deve selecionar um local adequado para o inverno. Considere várias opções de acomodação.
Celeiro
Se sua fazenda possui várias famílias de codornas, considere a possibilidade de colocar pássaros no celeiro.
Para isso, qualquer sala é adequada. Para calcular a área, lembre-se de que criadores experientes recomendam ter 25 a 35 metros quadrados por 1000 cabeças. Lá você pode colocar células em 5 andares e tudo o que você precisa para o inverno.
A sala deve estar equipada com ventilação, melhor forçada, mas sem correntes de ar. A iluminação pode ser natural (janelas) ou artificial (incandescente ou fluorescente), mas não brilhante, caso contrário, a luz pode excitar o pássaro. A temperatura deve ser constante; portanto, é melhor equipar o galpão com um sistema de aquecimento: elétrico, água, fogão, dependendo das capacidades técnicas e de suas preferências.No frio, as codornas precisam de uma sala com isolamento especial.Se não for possível fazer aquecimento, isole a sala com espuma, deixe as células de madeira e coloque-as mais altas. Não se esqueça da areia quente (palha, serragem). Com este conjunto de ferramentas, você pode manter as codornas no celeiro sem aquecimento, quando não houver geadas fortes.Importante! O celeiro é preparado com antecedência, para o qual as paredes são rebocadas e cobertas com argamassa, é melhor fazer uma placa de cimento no chão.
- As vantagens deste conteúdo de codorna são:
- colocando um grande número de pássaros;
- a capacidade de fornecer um modo confortável de detenção.
- Mas também há desvantagens:
- custos consideráveis de material;
- Demora muito tempo para controlar o processo.
Estufa
Alguns avicultores podem acomodar estufas de codornas no inverno, que são feitas de vidro ou policarbonato. Verifique se não há espaços e se a porta está bem fechada.
Nesse caso, a sala já está pronta, resta colocar o número de células correspondentes ao gado, para preparar a comida.Para a organização do aquecimento, use eletricidade. Cada célula é aquecida, colocando fios de aquecimento especiais para cada estrutura, você pode usar o sistema "piso quente".
No inverno, a estufa é coberta de neve, para que haja proteção contra o sol brilhante do inverno, mas você deve ter em mãos material que cubra as células da luz no caso de não haver neve. Lembre-se de que o dia é curto no inverno, portanto, faça uma iluminação adicional na estufa.
- As vantagens de tal alojamento para codornas:
- não há necessidade de construir um celeiro;
- cuidados diários convenientes.
- Mas também há desvantagens:
- dependência das condições climáticas;
- no caso de colocar um grande número de animais, muita eletricidade é usada, o que torna esse conteúdo não rentável e, muitas vezes, não rentável.
Vídeo: Aquecimento da estufa no inverno
Varanda
Se você mora na cidade, mas quer se deliciar com ovos de codorna frescos, pode usar a varanda ou a varanda do seu apartamento para isso, inclusive na estação fria. Para que o inverno das aves passasse sem problemas, é preciso trabalhar duro.
Importante! A varanda em que você colocará as codornas deve ir para o lado calmo, a rua movimentada é uma fonte constante de ruído e, portanto, estresse para os pássaros.
As ações são as seguintes:
- Escolha um local disponível na varanda.
- Faça uma cerca na forma de uma moldura de madeira, sempre com uma porta - você recebe um armário.
- Isole o gabinete com espuma de 10 cm de espessura.
- Revestir a estrutura com madeira compensada.
- Faça um orifício para o ventilador, o ventilador doméstico, instalado na cozinha ou no banheiro, é adequado.
- No andar de cima, instale uma lâmpada fosca.
- Conecte o radiador de óleo.
Resta colocar as células nas quais deve haver bebedouros e bandejas para coleta de resíduos (de preferência de madeira com revestimento de polímero).
- Vantagens desta criação:
- a possibilidade de ficar em um apartamento;
- além disso, sempre há ovos frescos e carne dietética, sem sair de casa.
- Os contras incluem:
- a necessidade de alimentar 2-3 vezes ao dia;
- limpeza diária da cama;
- a presença de odores desagradáveis que podem penetrar no apartamento.
Que temperatura uma codorna pode suportar no inverno?
Na natureza, codornas são aves termofílicas, não toleram temperaturas negativas. Indivíduos domésticos não diferem dos parentes selvagens.Portanto, para manter essas aves em casa, deve ser possível manter uma temperatura positiva a um mínimo de + 15 graus. Se a temperatura estiver mais baixa, eles sobreviverão, mas você pode esquecer os ovos.
Requisitos adicionais de conteúdo
Tendo considerado as opções para a colocação de codornas no inverno, passaremos para outros requisitos ao criar essas aves.
Você sabe Recomenda-se aos estudantes japoneses que usem ovos de codorna no valor de 2 peças antes de iniciar as aulas. Isso melhora a memória, a visão e o estado do sistema nervoso, melhora a imunidade.
Condições microclimáticas
É importante criar um microclima aceitável para codornas que passará o inverno. Se você fizer tudo certo, siga os requisitos de temperatura, umidade e iluminação; suas enfermarias nem sentirão geada do lado de fora das janelas.
Portanto, os requisitos são os seguintes:
- Iluminação Para a produção de ovos, a luz do dia para codornas deve ser de 17 horas, além disso, defina um horário claro para ligar e desligar a luz. Observe que o pássaro não tolera iluminação brilhante; ele deve ser abafado; não haverá desvios de comportamento.
- Umidade. Os níveis de umidade são de 60 a 70 por cento. E se o indicador cair abaixo de 55%, o consumo de água aumenta e a alimentação é consumida menos. Além disso, se a baixa umidade dura muito tempo, a codorna é mal carregada e as penas se tornam quebradiças e rígidas. Você pode resolver o problema com a ajuda de tanques de água, instalados na parte inferior, ou pendurando panos molhados. É melhor instalar um higrômetro na sala, o que ajudará a monitorar esse indicador. Com umidade acima de 75%, também surgem problemas de saúde das aves.
- Temperatura As leituras ideais são de 20 a 22 graus Celsius, embora sejam possíveis pequenos desvios nas duas direções em 2 a 3 graus. Mais importante ainda, não deve haver saltos acentuados de temperatura, corrente de ar ou baixas temperaturas. Quando as codornas começam a congelar, elas se acumulam, podem subir umas nas outras, o que leva a ferimentos e muitas vezes à morte.
Arranjo celular
Agora vamos falar sobre as gaiolas que contêm pássaros. As células podem ser adquiridas prontas ou fabricadas de forma independente.
Deve ser:
- uma armação de madeira ou metal, revestida com uma malha de metal galvanizada no chão e na frente, o restante dos lados é surdo e feito de madeira compensada, aglomerado, plástico e outros materiais;
- a porta;
- taça e alimentador;
- uma bandeja para lixo e resíduos naturais, que é conveniente remover para limpeza;
- calha onde os ovos vão rolar.
Não coloque as células diretamente no chão, faça pernas para que a estrutura fique a uma altura de 15 a 30 centímetros.
Observe que as células podem ser colocadas em vários andares, o que economiza espaço. Somente esse projeto deve ser confiável, bem ligado, com acesso para inspeção e limpeza.
Vídeo: Gaiola de codorna de inverno
Procedimentos de higiene
No inverno, a necessidade de limpeza é reduzida. Se você mantiver os pássaros em uma sala separada, poderá limpá-los uma vez por semana. Se você mantiver a codorna em casa na varanda, precisará limpá-la diariamente, caso contrário, sofrerá odores desagradáveis.
A cada três meses eles desinfetam as células e as instalações onde estão. Codornas são temporariamente transferidas para outro local e começam a funcionar. A areia velha é removida, tudo é lavado cuidadosamente com uma solução com sabão e o vinagre de maçã também pode ser adicionado à água. O tratamento com preparações de controle de parasitas que salvam as aves de insetos sugadores de sangue não fará mal. Agora resta secar tudo bem, após o que os inquilinos retornam ao seu lugar permanente.
Codornizes de alimentação no inverno
As regras de alimentação no inverno não são muito diferentes da alimentação no verão. A base da dieta é a ração composta destinada a galinhas. Como cobertura, aveia, trigo, cebola, milho são usados. Como no inverno há escassez de ervas frescas, é necessário dar as maçãs raladas, beterrabas, cenouras, nabos, couve, batatas cozidas, eles são misturados com o alimento principal.Como fonte de proteína, use farinha de peixe ou carne e ossos. Você pode dar queijo cottage, que é uma fonte de proteína. É aconselhável adicionar leite em pó (1 grama por dia), cascas de ovos trituradas (3 gramas por dia) à ração. Recomenda-se dar às mulheres as vitaminas A e E para que não haja problemas com a produção de ovos.
Você precisa alimentar de acordo com o cronograma 2-3 vezes ao dia. No inverno, é importante deixar comida para a noite para os pássaros; misturas de grãos que se encaixam bem no alimentador servirão. Codornas devem ter livre acesso à água, eles bebem constantemente.
Importante! A água potável deve mudar 2–3 vezes ao dia e esteja limpo. Os pássaros não podem tolerar água estagnada ou podre.
Possíveis doenças e sua prevenção
As doenças infecciosas que codorniz são propensas a:
- Doença de Newcastle;
- pullorose;
- ornitose;
- aspergilose;
- varíola.
- malofagose;
- singamose;
- cegueira
- lesões oculares.
Doenças não transmissíveis características de codornas:
- hipovitaminose;
- "Fio" nos filhotes.
Tais doenças afetam as aves em caso de não conformidade com as regras de nutrição e rega. Portanto, a prevenção consiste em uma estrita adesão à dieta, necessária para o desenvolvimento das aves.
Dicas úteis para iniciantes
Em conclusão - dicas para quem está começando a criar esses pássaros:
- Decida o que você fará isso. O número de indivíduos depende disso. Se você quiser ter ovos e carne apenas para si, 20 peças são suficientes. Se você contiver mais, haverá produtos excedentes que precisarão ser vendidos. Com um grande lote de materiais e custos físicos aumentando, calcule sua força corretamente.
- Pense onde você os guardará. O local deve ser selecionado dependendo do número de pessoas e também decidir como você cumprirá os requisitos de temperatura, umidade e quantidade de luz.
- Resolva o problema com as células. Você pode fazê-las você mesmo ou comprar peças prontas.
- Faça um cálculo financeiro com antecedência. Calcule quanto dinheiro é necessário no estágio inicial e, em seguida, compre alimentos para animais e mantenha as condições normais, e você entenderá se será rentável fazer esse negócio.
- Lembre-se de que as codornas precisam de cuidados diários. A necessidade de alimentação, limpeza e montagem de ovos requer muito tempo. Portanto, se planos de grande escala forem planejados, é necessária uma pessoa que faça isso.
Você sabe Ovos de codorna não causam alergias. Eles contêm uma proteína ovomucóide, que suprime manifestações alérgicas. Uma proteína semelhante é usada na fabricação de anti-histamínicos.
A criação de codornas de inverno não é uma tarefa tão difícil. Certamente, alguns avicultores não se incomodam e criam essas aves apenas na estação quente e as deixam embaixo da faca. Mas, levando em consideração o fato de que agora você sabe como as codornas aguentam calmamente o inverno quando certas condições são criadas para elas, você pode fazer esse negócio fascinante o ano todo. Então, pense, avalie os prós e os contras. E desejamos-lhe sucesso neste campo!