Esses animais desgrenhados e sem chifres superam com força a imagem usual das vacas. Esta e outras qualidades desta raça interessante serão discutidas no artigo.
Descrição da raça
A raça de vaca Galloway apareceu nas terras altas da Escócia, onde é cultivada há muito tempo, mas foi trazida às condições modernas pelos criadores locais apenas no final do século XVIII.
Verões frescos e chuvosos, invernos não muito frios e nem muito nevados permitiam manter esse gado em pastagens quase o ano todo, ainda mais porque o casaco comprido o protegia bem do clima.
Hoje, as vacas Galloway, como seus ancestrais, não diferem na alta produtividade do leite, mas fornecem ao homem carne de excelente qualidade e em quantidade suficiente.
Sobre quais diferenças externas são representantes dessa raça, você pode julgar nesta tabela:
Cornetas | Estão ausentes |
Cabeça | Grande, cheio de cabelos encaracolados |
Neck | Denso, curto, com dobras grandes |
Peito | Largura, até 2 m de circunferência |
Torso | Alongado, arredondado, em forma de barril |
Lã | Longo, grosso, ondulado, até 20 cm de comprimento |
Suit | Preto com listras brancas largas |
Altura na cernelha (cm) | 120 |
Você sabe As vacas têm um olfato extremamente agudo, devido ao qual podem capturar odores a 10 km de sua localização.
Vantagens e desvantagens
- Os criadores observam essas qualidades positivas dos representantes desta raça, que se manifestam mais claramente em:
- resistência e vitalidade aumentadas;
- imunidade à maioria das doenças;
- pouco exigente para as condições de detenção;
- rápida adaptabilidade a mudanças na dieta e condições;
- longa vida útil;
- praticamente nenhum bezerro natimorto;
- caráter dócil;
- capacidade de transições longas em busca de pastagem;
- alta palatabilidade da carne;
- a capacidade de manter um alto desempenho de carne, mesmo com uma deterioração da dieta nutricional;
- aclimatação bem sucedida tanto em climas frios quanto em condições quentes.
- As desvantagens da raça, que são muito menores que as vantagens, incluem:
- baixa produção de leite;
- ganho muscular lento durante os períodos frios do ano, quando os nutrientes são usados principalmente para a formação de proteção subcutânea das gorduras contra o frio, que, no entanto, é rapidamente reabastecido na estação quente.
Manutenção e cuidados
Como já mencionado, as vacas Galloway não são exigentes nem para a alimentação nem para as condições de detenção, mas ainda assim não podem deixar de deixar uma pessoa.
Playground de verão
É colocado em um pasto e equipado com canetas de ordenha. Apesar de as vacas desta raça não diferirem na alta produção de leite, elas ainda precisam ser ordenhadas. Além disso, os dosséis são necessariamente construídos nos terrenos do verão para proteger os animais dos raios quentes do sol ou do mau tempo.
Você sabe Apesar de as vacas permanecerem em posição deitada por quase meio dia, isso não viola sua forma física, o que, se necessário, lhes permite viajar longas distâncias e até correr muito rapidamente.
Disposição das instalações
Ao manter esses animais resistentes ao frio durante fortes geadas, ainda é necessário um celeiro. Isto é especialmente verdade para o parto de vacas e bezerros. Normalmente, é construído um espaço para a criação de vacas no cálculo de que a baia de cada animal terá 2 m de comprimento, 1,2 a 1,5 m de largura e não menos de 2,5 m de altura.
O piso é coberto com serragem ou palha cortada, cuja espessura é determinada por um forcado preso (os dentes do forcado não devem atingir o chão). A sala para vacas está equipada com alimentadores e taças. Além disso, os alimentadores para alimentos grosseiros e úmidos são feitos separadamente.
Para rações grosseiras, como o feno, é feita uma estrutura de treliça de madeira com pelo menos 80 cm de comprimento, expandindo-se para cima. Alimentos úmidos são geralmente colocados em baldes ou cochos. As taças para bebidas vêm em uma ampla variedade de modelos, começando novamente com um balde simples e terminando com bebedores automáticos conectados ao abastecimento de água.
Condições de detenção
Para manter os animais desta raça sem medo do frio, é importante não manter muita temperatura no celeiro, como, por um lado, ventilação de alta qualidade e, por outro lado, ausência de correntes de ar. Além disso, a umidade nas barracas não deve exceder 70%.
É necessária atenção especial ao regime da luz, que, do ponto de vista da ciência moderna, deve ser 16 horas de luz e 8 horas de escuridão.
Limpeza regular da cabine e do equipamento
A resistência das vacas galloveanas a várias doenças não cancela de maneira alguma as medidas sanitárias em relação às suas barracas, pisos, alimentadores e taças. Do estrume das instalações deve ser liberado duas vezes por dia.
Os alimentadores devem ser limpos regularmente dos alimentos restantes e obsoletos, e a água nos bebedouros, se não estiver funcionando lá, deve ser substituída por fresca. O revestimento é geralmente substituído conforme necessário, embora os especialistas recomendem fazê-lo o mais rápido possível.
Importante! Durante a limpeza, é altamente recomendável usar agentes de limpeza e desinfecção para fins preventivos.
Ração de alimentação
Sendo completamente pouco exigente para se alimentar, essa raça, no entanto, precisa de uma abordagem específica à sua dieta nutritiva, uma vez que os padrões europeus prevêem a alimentação dessas vacas com rações cultivadas exclusivamente na fazenda pessoal do agricultor, sem o uso de fertilizantes minerais, herbicidas e pesticidas.Além disso, o crescimento de bezerros envolve uma rejeição completa de antibióticos, hormônios do crescimento e todos os tipos de conservantes. Sem observar essas regras, a carne não é considerada ecologicamente correta e não será possível vendê-la a um preço alto.
O resto da dieta deste gado não é muito diferente.
Consiste principalmente em:
- forbs;
- feno semeado;
- trigo;
- cevada;
- aveia;
- tremoço;
- feijão forrageiro.
Pastagem de verão no pasto
Na estação quente, os animais passam a pastar nas pastagens, que é significativamente menor do que no inverno, complementada pela alimentação animal. O principal perigo no período de pastagem são algumas ervas venenosas que podem causar danos significativos à saúde animal.
Plantas venenosas na forma de são especialmente perigosas para vacas:
- euonymus verrugas;
- cicuta manchada;
- alecrim do pântano;
- preto branqueado;
- calla do pântano.
Diferenças na alimentação de inverno
No inverno, a quantidade de ração suculenta para uma vaca deve atingir 12 kg para cada 100 kg de peso vivo e ração grossa - até 1,5 kg para cada 100 kg de peso animal. O gado é alimentado com alimentos concentrados, consistindo principalmente de silagem e palha no vapor.
Além disso, a ração de inverno dos animais consiste em:
- trigo;
- milho;
- aveia;
- cevada;
- batatas;
- beterraba;
- refeição de girassol
- farelo;
- soja;
- cerveja e fermento de pão;
- óleo de peixe;
- madeira cinza;
- giz;
- agulhas;
- sal de mesa.
Água
No verão, as vacas de carne precisam de pelo menos 60 litros de água por dia e, no inverno, contentam-se com 35 litros. Esses volumes variam de acordo com o tipo de alimento que eles usam, se a vaca tem bezerros e outros fatores.Se não houver bebedor automático, as vacas devem ser alimentadas à mão pelo menos três vezes ao dia com água em temperatura ambiente (+ 15–18 ° C).
Importante! Uma das condições mais importantes ao beber animais é a pureza da água.
As vacas galloveanas, que são fornecedoras de carne de alta qualidade, apesar de toda a despretensão em termos de alimentação e manutenção, exigem, no entanto, o cumprimento de alguns requisitos específicos, sem os quais a carne perde seu alto valor de mercado.