Quaisquer animais, de uma forma ou de outra, são suscetíveis a todos os tipos de doenças. Em alguns deles, a imunidade é desenvolvida; em outros, a salvação ainda não foi encontrada. Tais doenças perigosas incluem leucemia, que afeta o sistema circulatório dos animais. Em nosso artigo, entenderemos o que é leucemia em vacas, como é transmitida, quem é seu agente causador, como identificar um indivíduo doente e quais medidas para seu tratamento e isolamento de um gado saudável devem ser usadas, bem como métodos de medidas preventivas.
O que é leucemia em vacas?
Leucemia em qualquer animal, incluindo vacas, causa o vírus com o mesmo nome. E se se acreditava anteriormente que esta doença não representa um perigo para os seres humanos, estudos recentes mostraram que ainda é capaz de exercer certos fenômenos negativos e, portanto, hoje as pesquisas sobre esse fenômeno continuam, porque no mundo não existe esse tipo de vaca que seria geneticamente protegidos do vírus da leucemia e tinham imunidade contra ele. Essa bactéria viral penetra no sistema circulatório e produz uma infecção geral do corpo da vaca, espalhando-se rapidamente pelos canais sanguíneos e penetrando em todos os órgãos internos, parasitando-os subsequentemente e levando à morte do animal.
Como é transmitido
Existem várias formas e métodos principais de transmissão do vírus da leucemia entre indivíduos de gado, entre os quais estão os seguintes:
- em caso de contato direto de indivíduos infectados com outros representantes do rebanho;
- através do mesmo equipamento de limpeza em toda a fazenda;
- através de picadas de insetos sugadores de sangue (carrapatos, moscas, mosquitos);
- em caso de infecção do touro manufatureiro, o vírus pode ser transmitido através do sêmen durante o acasalamento;
- em alguns casos, transmitida de uma mãe doente para um bezerro no útero.
Você sabe A carne mais cara do mundo é a carne marmorizada obtida de vacas japonesas da raça Wagu. Os japoneses tratam esses animais com muito respeito e os alimentam diariamente com as melhores ervas, bebem cerveja e esfregam saquê.
Estágios e sintomas
Existem três estágios principais de infecção: incubação, hematologia e tumor. Cada uma dessas etapas é caracterizada por certos sinais e sintomas, os quais discutiremos em mais detalhes.
Incubação
Esse estágio ganhou seu nome porque, durante esse período, os vírus da leucemia penetram no corpo de uma vaca saudável, tornando-se parasitas dentro de seu sistema circulatório. Neste momento, as bactérias são saturadas com nutrientes, ganhando força e sugando sucos vitais do animal. Durante esse período, a vaca não mostra nenhum sinal externo da doença. Ela permanece calma, continua produzindo grandes quantidades de leite e os vírus em sua incubação não produzem efeitos negativos em sua condição geral.
Importante! Nesta fase, a infecção só pode ser determinada através de um exame de sangue geral.
Hematológico
O segundo estágio, chamado hematológico, já pode apresentar alguns sintomas externos pelos quais o hospedeiro pode determinar o indivíduo doente. Devido aos efeitos destrutivos no sistema circulatório, podem ocorrer hematomas no corpo, principalmente no úbere e na parte abdominal. Tais hematomas são causados por uma ruptura dos canais sanguíneos e hemorragia interna.
Em si, esse fenômeno é inofensivo, mas serve como um sinal de ação. Tais hemorragias não se refletem nas condições gerais da vaca. Manchas escuras semelhantes também podem aparecer devido a contusões do animal. Portanto, se o hematoma é um caractere único, não se preocupe, mas se você notar várias hemorragias, é melhor jogar com segurança e fazer testes.
Tumor
O estágio final da leucemia é chamado de tumor. No momento, aparecem sintomas visíveis, como aumento dos linfonodos, diminuição da imunidade, exaustão, aumento do baço e baixa produtividade. Após a abertura do indivíduo morto, verifica-se que todo o corpo interno e todos os órgãos internos são afetados por múltiplos tumores, o que levou à morte do animal.
Diagnóstico
Para diagnosticar oportuna e corretamente a presença de células leucêmicas no corpo de animais com chifres, algumas medidas geralmente obrigatórias devem ser tomadas, incluindo:
- Reação de imunodifusão (RID). Com esse método de teste, a coleta de sangue é realizada no 15º dia após a verificação da tuberculose, bem como 30 dias antes e após o parto. Para o estudo, é adequado o sangue de qualquer animal, com idade superior a seis meses. Se a reação for positiva, o animal é considerado portador do vírus da leucemia.
- Método hematológico. Ele usa um método para contar o número de linfócitos no sangue. Durante 36 horas após a coleta de sangue, é realizada uma análise laboratorial. Em caso de resultados duvidosos, esse exame é repetido após dois meses. Acontece também que, após um segundo estudo, o número de linfócitos diminui em comparação com a análise inicial. Isso sugere que o estágio de remissão da doença já começou e, no futuro, o número de linfócitos pode aumentar significativamente.
Você sabe No momento, os cientistas identificaram duas formas principais da doença causada pelo vírus da leucemia em bovinos. Um deles é esporádico, o que é extremamente raro. Sua característica distintiva é que afeta bezerros jovens com menos de 3 anos. Outra forma, chamada leucemia enzoótica, é muito mais ampla e afeta vacas e touros adultos. É perigoso porque continua sem sintomas visíveis por muito tempo. Quando é descoberto, já é tarde demais para fazer qualquer coisa. A forma enzoótica pode ser determinada somente após um exame de sangue geral do animal.
O que fazer com um animal doente
Após a abertura ou o abate, fica claro se o corpo foi afetado pelo vírus da leucemia. Os numerosos tumores que cobriam todo o interior de um animal com chifres deveriam ser um sinal de que essa pessoa estava doente, o que significa que sua carcaça precisa ser destruída com urgência. O descarte pode ser feito enterrando o indivíduo morto no chão ou queimado na fogueira.Se a doença foi descoberta antes da morte da vaca, esse animal deve ser imediatamente isolado do restante do rebanho. Ele é colocado em uma barraca separada, o parto é realizado em uma sala separada e o pasto e a caminhada também são realizados separadamente do rebanho.
De acordo com a lei, na fazenda onde é encontrada uma vaca doente, são realizados levantamentos abrangentes do restante do gado, a fim de identificar outros animais possivelmente doentes. Os doentes são isolados e subsequentemente mantidos em baias separadas de um rebanho saudável, a fim de excluir a possibilidade de contato.
Importante! Até o momento, nenhum medicamento universal foi desenvolvido para lidar com o vírus da leucemia. O problema é que o vírus infecta linfócitos e, para lidar com isso, é necessário destruir os próprios linfócitos, o que levará à imunodeficiência. O resultado desse tratamento levará a sintomas de AIDS. E, portanto, essa doença é considerada incurável.
Além disso, são introduzidas várias restrições e proibições, incluindo:
- a proibição da colocação conjunta de indivíduos infectados com animais saudáveis;
- a proibição do uso de carne e laticínios na alimentação de vacas doentes;
- a proibição de mudar o local de isolamento de quarentena para animais doentes em um assentamento sem o conhecimento do serviço veterinário;
- proibição de venda de carne e laticínios de vacas doentes.
É possível beber leite e comer carne
Por si só, o vírus da leucemia não é transmitido de uma vaca para uma pessoa, mas é proibido comer carne ou laticínios de uma vaca doente. O fato é que esses produtos apresentam um perigo na forma de formação e desenvolvimento de células cancerígenas, que no futuro podem levar à progressão do câncer.Os resíduos cancerígenos das células virais são formados e se acumulam na carne e no leite de animais com chifres doentes. Eles são os que representam um perigo para os seres humanos. Embora os bezerros saudáveis nascam em vacas doentes, no entanto, o leite desses animais domésticos deve ser submetido a fervura prolongada, após o que deve ser usado apenas para alimentar animais jovens.
Importante! O consumo de leite de uma vaca infectada é proibido mesmo após a pasteurização.
Prevenção
Para evitar o surgimento e desenvolvimento de uma doença perigosa como a leucemia em bovinos, devem ser aplicadas certas regras de prevenção, listadas por conveniência na lista:
- Cumprimento das regras de saneamento geral, limpeza regular e tratamento antibacteriano das salas onde os animais são mantidos.
- Realização de análises e exames programados do gado com frequência de duas vezes por ano, a partir dos seis meses de idade.
- A venda de novos produtos em um rebanho de animais é permitida apenas 30 dias após a análise sorológica com resultado negativo.
- Os indivíduos afetados devem ser colocados em quarentena imediatamente após a descoberta da doença.
- Todos os animais do rebanho, ao detectar leucemia em um dos indivíduos, também são submetidos a testes repetidos. Os infectados são colocados em quarentena ou mortos.
- Desde o momento do primeiro foco de infecção, toda a população de animais negativos para RID é verificada em um intervalo de 30 dias para evitar uma epidemia repetida.
- Até 15 dias a partir da data de detecção da leucemia, indivíduos positivos para RID estão sujeitos a destruição.