A criação de gado é cara e problemática. Se a alimentação de bezerros para carne é relativamente simples, a construção de uma fazenda de gado leiteiro exige instalações adicionais, padrões sanitários aprimorados e não compensa muito rapidamente. Abaixo estão listadas as características da construção de um celeiro para 20 a 100 cabeças e condições de bem-estar dos animais.
Requisitos e normas sanitárias para a criação de vacas
Para garantir alta produtividade do gado, é necessário cumprir os requisitos veterinários e sanitários e os padrões de saúde animal. Caso contrário, os animais ficarão doentes, a produção de leite diminuirá (e, se não houver assistência médica, toda a população), a qualidade dos produtos lácteos diminuirá e o agricultor sofrerá perdas.
A regra básica de manutenção é a limpeza. Todos os trabalhadores da fazenda devem vestir roupas e sapatos especiais. As vacas são limpas regularmente de sujeira, poeira e insetos. Os bebedouros lavam e trocam água. Todos os dias, eles removem os resíduos da barraca e garantem que a cama esteja limpa. Os seguintes requisitos também devem ser levados em consideração:
- o celeiro deve ser espaçoso, alto o suficiente e bem iluminado;
- deve ser fornecido ar fresco;
- no inverno, proteja os animais do frio e da corrente de ar;
- a dieta das vacas deve ser nutritiva e equilibrada;
- Caminhar e exposição ao sol para obter vitamina D suficiente são importantes.
Como construir uma mini-fazenda para gado com 30 vacas
Para os empresários que dão os primeiros passos na pecuária leiteira, é aconselhável iniciar seu próprio negócio com uma fazenda projetada para 30 vacas. Você pode usar os serviços de especialistas e solicitar a construção de uma mini-fazenda pronta para uso ou fazer você mesmo. O primeiro método é mais conveniente e menos trabalhoso, mas aumentará o custo em quase metade. As seguintes instalações devem estar presentes no celeiro de 30 cabeças:
- barracas;
- baia para parir;
- seções para bezerros;
- seção de alimentação;
- compartimento de inventário;
- canais para coleta e recebimento de esterco;
- lavagem;
- sala de aquecimento;
- o laboratório.
A seguir, é apresentado um diagrama típico de um celeiro:No futuro, com um gerenciamento de negócios bem-sucedido e uma renda estável, a fazenda poderá ser expandida. Ao construir um celeiro para 50 a 100 cabeças, é necessário pensar em maneiras de mecanizar a mão-de-obra, adquirir meios automáticos (os chamados misturadores - trituradores, misturadores e distribuidores, uma máquina de ordenha, um dunger, um bebedor de carros). As barracas nessas bacias de vacas costumam ser construídas em 2 linhas.
Uma fazenda para 100 a 200 cabeças já é uma empresa pecuária bastante grande, com documentação de projeto complexa (caixas separadas para alimentar e descansar animais, passagem traseira, passagem de gado, 6-8 fileiras de baias), portanto, é melhor confiar sua criação aos profissionais.
Você sabe A Fazenda de Laticínios Mudanjiang, localizada no nordeste da China, ainda está em construção. Ele é projetado para 100.000 vacas e promete ser o maior do mundo. Os custos de sua construção serão de 137 milhões de euros.
Se o agricultor não puder, por algum motivo (por exemplo, financeiro), garantir o funcionamento do celeiro para 30 animais, você poderá construir uma mini-fazenda (para 20 animais). Suas principais diferenças: menos barracas e falta de esgoto (os resíduos são limpos manualmente). Muitas vezes, a melhor saída é erguer um novo celeiro, que consiste nas seguintes etapas.
Seleção de assento
A localização é crucial para a futura fazenda. De acordo com o impacto ambiental dos locaismas conteúdo de menos de 1.200 bovinos está na terceira classe de segurança sanitária. Consequentemente, o local deve estar a pelo menos 300 m do alojamento mais próximo. É necessário considerar a possibilidade de abastecimento de água.A profundidade ideal das águas subterrâneas é de 5 a 6 m, a fim de evitar inundações e inundações torrenciais. De preferência, há um pasto perto da fazenda para caminhar e alimentar o gado. Recomenda-se que a área ao redor do celeiro seja ajardinada para reduzir a propagação de odores desagradáveis e a poluição por poeira.
Importante! Freqüentemente, os empreendedores pensam em como fazer a reconstrução de uma antiga fazenda, considerando-a uma opção mais econômica. No entanto, o concreto era frequentemente usado para vacas velhas, agora reconhecidas como inadequadas para uso na criação de animais. Além disso, nos edifícios do antigo modelo de sistemas de ventilação geralmente malsucedido é difícil desmontar o equipamento de estol.
Preparação para construção
Nesta fase, a criação de um projeto agrícola e sua coordenação com as autoridades reguladoras. O orçamento é determinado, do qual dependerá a categoria de materiais e tecnologias utilizadas. Estudamos a variedade e as ofertas de preços dos mercados de construção e fabricantes de equipamentos agrícolas, compilamos uma lista do que é necessário.
Os materiais e ferramentas necessários
A questão primordial é: qual é a melhor maneira de construir um celeiro, porque a escolha do material de construção afeta a velocidade da montagem, a confiabilidade, a durabilidade do edifício e o conforto das condições para os animais mantidos. Como mencionado acima, as estruturas de concreto não se justificaram devido à alta condutividade térmica (no verão, essas vacas são muito quentes e no inverno não retêm calor). O uso da madeira faz sentido devido à sua baixa condutividade térmica, mas as desvantagens são a fragilidade do material, o risco de incêndio, a possibilidade de apodrecer as pranchas e o preço bastante alto.
Para pequenas fazendas, o tijolo é usado com sucesso (retém o calor de forma eficaz, possui altas propriedades de isolamento acústico). Para grandes vacas, o tijolo é impraticável, para eles a melhor opção são os modernos painéis SIP (painéis sanduíche feitos de placas com uma camada de isolamento entre elas). Sua característica é montagem rápida, preço baixo, excelente isolamento térmico. Para o dispositivo do celeiro, você precisará desses materiais e equipamentos:
- pás (pá e baioneta);
- martelos, marretas;
- serra;
- furadeira elétrica;
- máquina de solda;
- fita de construção;
- prumo de cordão;
- Recipientes para solução;
- parafusos, espátula, corda;
- areia, pedra britada, blocos de madeira;
- estacas, barras de reforço, tijolo queimado ou concreto para a fundação;
- broca manual;
- espuma de penoizol ou poliestireno para isolamento térmico;
- material de cobertura para impermeabilização;
- ardósia ou telhas.
Cálculo do tamanho
Com base nas normas do gado, a área útil necessária para manter uma vaca é de 5 a 6 metros quadrados, e levando em consideração a aparência futura do bezerro - 10 metros quadrados. metros. Os parâmetros médios de estol são de 1,7 m (comprimento) por 1,1 m (largura). As dimensões podem variar dependendo do peso vivo e das dimensões das vacas. A inclinação do piso do alimentador até a calha do estrume é feita a uma taxa de 2 cm por 1 m do comprimento do estábulo. A largura do esgoto deve ser de pelo menos 30 cm (para facilitar a limpeza com uma pá).
Importante! A largura do estábulo deve ser pelo menos 1,8 vezes a largura das coxas da vaca (ossos em forma de gancho), para que o animal possa subir e deitar facilmente.
Quanto à iluminação, em média um metro quadrado de janela por estol. Dimensões da janela - 0,5 m x 0,7 m A altura ideal do teto no estábulo é de 3 m. Para armazenamento de esterco, os parâmetros são de 2,5 m x 2,5 m, com profundidade de meio metro. A passagem entre as fileiras de baias não deve ser inferior a 3 metros, e a altura do meio-fio deve ser de 15 a 20 cm, para que o animal não fique parcialmente na baia e parcialmente na passagem. As partições entre barracas costumam ter 2/3 do comprimento.
Equipamento agrícola
Após a aprovação da documentação do projeto, o processo de montagem da fazenda começa diretamente. As etapas de construção são:
- Colocação de fundação. A pilha é considerada a mais durável. Em primeiro lugar, as estacas perfuradas são empurradas para o solo (a uma profundidade de cerca de 10 m), o material de cobertura (para proteger a fundação das condições climáticas) e o material de isolamento térmico são colocados ao longo de todo o seu comprimento; em seguida, uma gaiola de reforço é instalada, a fundação é preenchida com concreto. Ele pode ser carregado apenas por três semanas - um mês quando o concreto finalmente endurece. Este tipo de fundação reduz os custos de calor do edifício e é o mais prático.
- Instalação da estrutura de suporte usando solda elétrica. A estrutura é revestida com um primer de dispersão em água (para evitar corrosão).
- A construção de paredes e telhados. Se for utilizado tijolo, a alvenaria é feita em um tijolo e meio, o que aumenta a resistência. Se os painéis SIP estiverem instalados, eles serão revestidos por fora e pintados. Para prender o teto, é conveniente usar um sistema sem acionamento (é mais simples de instalar e leva menos tempo).
- Atenção especial é dada às janelas., eles usam material de uma mistura de cloreto de polivinila e policarbonato. As janelas podem ser dobradiças e deslizantes.
- Recomenda-se que as portas sejam colocadas e adicionalmente isole-os.
Equipamento agrícola
Tendo expulsado a “caixa”, eles começam a preenchê-la com inventário. Para criar condições confortáveis para manter os animais e cumprir as normas sanitárias no equipamento do celeiro:
- ventilação. É necessário devido à liberação de dióxido de carbono e amônia no ar - produtos residuais das vacas. Pode ser natural devido à presença de cortinas de ventilação ou de um skate leve ou forçado (com a ajuda de ventiladores e válvulas);
- iluminação. Além das janelas, lâmpadas fluorescentes / LED podem ser instaladas; durante o dia, você precisa manter indicadores de iluminação de 200 lux e, à noite, usar lâmpadas vermelhas de baixa potência;
- microclima. Para manter temperaturas de + 8–22 ° no verão, radiadores ou ventiladores são usados, em geadas severas - aquecimento infravermelho, cobertores para animais, lâmpadas de aquecimento para bezerros. Higrômetros são instalados para medir o nível de umidade; para reduzir o impacto nos animais sonoros, é realizada a insonorização;
- alimentadores e taças. Você pode comprar em lojas especializadas ou fazer você mesmo. Os mais convenientes são bebedores de aço inoxidável com funções de auto-limpeza; os alimentadores devem ser divididos por tipo de alimento - seco e úmido;
- sistema de remoção de estrume (remoção mecânica com transportadores raspadores, armazenamento subterrâneo, uso de sistemas hidráulicos e de gravidade).
Características de uma fazenda para vacas soltas
Apesar do fato de que na maioria das fazendas leiteiras, as vacas são mantidas em baias com trela, há cada vez mais fazendas com um sistema frouxo. Caracteriza-se por manter os animais em caixas especiais (áreas limitadas em três lados, cujos pisos são elevados de 15 a 20 cm acima da superfície da passagem). Existem caixas para descanso e caixas combinadas com alimentadores, bem como plataformas de ordenha especiais.
Você sabe Na Holanda, existem muitas vacas robóticas, cuja gestão é suficiente. As vacas usam um chaveiro com sensores. Quando a vaca precisa ordenhar, ela vai para a instalação, o robô lê as informações do porta-chaves e abre a porta. Ordenha mais de 2 vezes por dia não funcionará. Uma máquina especial pesa a ração, mistura-a, envia-a para distribuição e também corta os alimentos que os animais se afastam.
As vacas vão para os alimentadores por conta própria. O estrume dos corredores é removido por um trator de rodas com uma pá de escavadeira. A vantagem da carcaça frouxa é uma maior produtividade dos trabalhadores devido à criação de animais em grupo, economizando tempo e usando instalações eficientes (por exemplo, estações de alimentação automática, carrossel, plantas Yolochka para ordenha de transportadores).
Organização de pastagens
Para o crescimento da produtividade do leite, o gado caminha ao ar livre, a atividade física e a inclusão de grama verde fresca em sua dieta são de grande importância. Para cumprir essas condições, as vacas são organizadas no pasto. Para cada rebanho, são alocadas parcelas separadas, que devem estar localizadas perto da fazenda e das fontes de água. Quando o pasto é removido do celeiro por mais de 2 km, é criado um acampamento de verão no qual os campos são fechados e edifícios auxiliares temporários são construídos.O pasto em si é cercado (sebes). A água de um rio, lago ou lago próximo deve atender aos padrões sanitários. O tempo de pastoreio é de 8 a 10 horas por dia. Quando a quantidade de grama no pasto é reduzida pela metade, as vacas são destiladas para outra.
As fazendas leiteiras modernas são empresas de um ciclo de produção completo; portanto, durante sua construção, atenção especial deve ser dada aos materiais de construção e à documentação verificada do projeto. Deve-se lembrar que somente com a observância das normas e regras de criação de animais discutidas neste artigo, pode-se esperar um aumento na produtividade de leite do burenki (e, consequentemente, na renda do agricultor).