O transplante de plantas é considerado um dos procedimentos mais importantes para a manutenção de qualquer espécie de interior. Permite renovar o solo antigo e eliminar o déficit de espaço vital. Apesar do procedimento ser simples, ao transplantar uma mandioca, muitos esquecem que esta planta semelhante a uma árvore requer atenção especial. Neste artigo, consideraremos em detalhes o que é necessário para transplantar uma mandioca em outro vaso e como manter adequadamente a palma da mão em casa.
A necessidade de Yucca de um transplante
A mandioca é uma planta em forma de árvore em miniatura, atribuída a um dos tipos mais impressionantes de solo aberto cultivado em zonas com clima tropical e subtropical. Apesar de, no ambiente natural, ser uma planta lenhosa poderosa, a mandioca cresce rapidamente em uma panela, e é substituída por uma panela com bastante frequência.
Você sabe As folhas de mandioca contêm substâncias específicas (agliconas, saponinas), amplamente utilizadas na medicina. Com a ajuda deles, sintetizam-se várias drogas hormonais usadas para tratar seres humanos.
De acordo com as regras gerais das técnicas de agricultura agrícola, o transplante dessa espécie é realizado conforme necessário quando a planta ocupa todo o volume livre do vaso. Na maioria das vezes, espécimes jovens com menos de 5 anos de idade são atualizados anualmente.
Uma mandioca grande com mais de 5 anos é transplantada com muito menos frequência. Isso se deve ao fato de as amostras adultas terem um metabolismo estabelecido que promove crescimento moderado e aumento no volume das plantas. Nesse caso, a substituição do pote é realizada no máximo 1 vez em 2-3 anos.
Atenção especial deve ser dada aos transplantes após a compra. Frequentemente vendidas em lojas de flores, as plantas contêm em recipientes temporários de baixa qualidade que praticamente não são adequados para o cultivo a longo prazo; portanto, após a compra, eles precisam ser substituídos imediatamente no menor tempo possível.
Além disso, o substrato da loja muitas vezes está longe do ideal necessário para o crescimento bem-sucedido da mandioca; nesse caso, a substituição do vaso não é apenas necessária, mas também uma medida vital.
Quando uma mandioca pode ser transplantada?
Você pode transplantar mandioca durante toda a estação de crescimento - do início da primavera ao final do outono. No entanto, a mandioca se adapta rapidamente a novas condições se o procedimento for realizado no início ou no meio da primavera.
Atualmente, o metabolismo mais ativo é observado nos organismos vegetais, o que favorece diretamente o enraizamento em novos solos.
No que diz respeito ao transplante de novas plantas entre cultivadores, as opiniões diferem frequentemente. Muitos o aconselham a realizar o procedimento dentro de alguns dias após a compra de uma mandioca. Caso contrário, o solo de baixa qualidade ou o tamanho errado do tanque podem inibir seu crescimento e imunidade; nesse caso, todos os tipos de infecções não podem ser evitados.
Os opositores argumentam que colocar a palmeira em novas condições climáticas causa estresse, então você precisa resistir ao procedimento até a primavera.
Vale ressaltar que é necessário transplantar uma palmeira suscetível a doenças e pragas infecciosas. Nesse caso, o procedimento é realizado com urgência, independentemente da idade e época do ano. Durante uma mudança emergencial de capacidade, o solo também é atualizado.
Importante! Por um ano mais de 3 vezes, não é recomendável transplantar uma mandioca, caso contrário, pode levar a doenças e até a morte da planta.
Preparação para transplantes
A preparação para o transplante de palma começa uma semana antes do procedimento, neste momento é realizado o pré-tratamento do solo, no qual ele se desenvolverá no próximo período vegetativo.
Um substrato especial é adequado para o cultivo desta espécie, geralmente é preparado com a própria mão a partir de uma mistura de grama, terra arborizada, areia de rio e húmus (2: 2: 2: 2: 1). A areia pode ser substituída por perlita ou vermiculita, o que não é pior para dar ao substrato a leveza e friabilidade desejadas.
Antes do plantio, o solo deve ser esterilizado. Eles realizam esse evento de várias maneiras:
- molhar com uma solução a 1% de permanganato de potássio;
- fritar no forno por 20 a 25 minutos a uma temperatura de +125 ° C;
- aquecimento no microondas por 5 a 10 minutos (na potência máxima);
- congelar no congelador a -20 ...- 25 ° C por 2-3 dias.
O solo esterilizado é colocado em um recipiente separado e mantido em temperatura ambiente por 7 dias. Isso é necessário para que o solo recupere sua consistência, assim como a microflora.
As palmeiras são plantadas em recipientes de jardins profundos; a cerâmica feita de cerâmica ou argila é mais adequada para esses fins. Eles são capazes de absorver a umidade, o que protege a mandioca do alagamento. Os recipientes de plástico também são adequados para o plantio; no entanto, nesse caso, você precisa abordar com mais cuidado o regime de rega.
O fundo da panela deve conter um orifício de drenagem, a estagnação da umidade é prejudicial para a planta, repleta de lesões putrefativas das raízes. Um pote de sucesso deve necessariamente ter 2-3 cm de diâmetro maior que o volume do rizoma. Esses indicadores são rigorosamente abordados, uma vez que uma capacidade grande ou excessivamente pequena levará à inibição da palma da mão.Imediatamente antes do plantio, a panela e a camada de drenagem são esterilizadas (seixos pequenos, cascalho ou argila expandida). Esta é uma medida obrigatória, após a substituição do vaso, a mandioca inibe o crescimento, a esterilização ajuda a protegê-lo dos agentes causadores de infecções, aos quais é especialmente suscetível durante esse período.
A desinfecção é realizada de duas maneiras:
- aquecimento no forno (a +125 ° C, cerca de 25 minutos);
- processamento de solução a 1% de permanganato de potássio, solução a 70% de álcool.
Como transplantar mandioca em casa: instruções passo a passo
Na maioria dos casos, o transplante de plantas de interior é realizado de acordo com o mesmo método, independentemente da variedade e variedade da flor. No entanto, no caso de Yucca, essa regra não é seguida. Isso se deve ao fato de a espécie ter características morfológicas próprias, requer cuidados especiais, incluindo transplante.
Vídeo: transplante de mandioca em casa
Recheio de vaso
Esse é um dos estágios principais da substituição de um vaso, pois depende de quão rápido e por quanto tempo a planta se desenvolverá em um novo vaso.
Passe em dois ciclos:
- Uma camada de drenagem de cascalho, argila expandida ou seixos deve ser colocada na panela. Com o componente de drenagem, encha o fundo do vaso uniformemente com uma camada de 3-4 cm.
- Depois disso, sobre a drenagem, você precisa derramar densamente o solo preparado com uma camada de 4 cm.
Você sabe Nos EUA, as fibras de mandioca são usadas para fazer denim. Eles conferem resistência mecânica às roupas e aumentam sua durabilidade.
Preparação de plantas
Antes de plantar uma palmeira comprada, ela deve ser libertada do solo antigo. Para fazer isso, o vaso é colocado em um recipiente fundo com água à temperatura ambiente por 1-2 horas. Na água, o solo ficará completamente úmido, o que ajudará a remover a planta sem causar danos ao sistema radicular.
Depois que o solo amolecer, você precisará remover a palmeira junto com o solo basal e depois lavá-lo suavemente em água. No final do procedimento, o sistema radicular é mergulhado em uma bacia com água limpa, onde os restos do solo são completamente lavados.
Se você estiver replantando uma planta adulta mantida em condições de ambiente por pelo menos 1 ano, não poderá recorrer à lavagem das raízes. Nesse caso, o transplante é realizado por transbordo, transferindo a mandioca para uma nova panela com o solo antigo, ou o substrato antigo é levemente sacudido, sempre deixando um nódulo basal.
Yucca de desembarque
As primeiras 2-3 folhas são removidas na planta preparada, para que a mandioca não gaste energia na manutenção de partes desnecessárias do corpo.
Depois disso, o sistema radicular é cuidadosamente colocado em um vaso de flores e coberto com terra, enquanto você sempre deve seguir as seguintes regras:
- não é recomendado aprofundar o caule em mais de 2 cm, pois nesse caso a raiz pode apodrecer;
- o solo não deve ser muito compactado durante o transplante, pois isso pode danificar o delicado sistema radicular da mandioca;
- a borda superior do substrato deve ser menor que as bordas da panela em pelo menos 2-3 cm; isso ajudará a evitar vazamentos de água da panela durante a irrigação;
- após o transplante, o vaso deve ser regado, caso contrário, o déficit de umidade da mandioca não pode ser evitado.
Importante! Antes do transplante na mandioca, a folhagem amarelada também deve ser removida; caso contrário, uma variedade de focos podres pode se desenvolver sobre eles, inibindo a aclimatação no novo recipiente.
Recursos pós-atendimento
Uma planta transplantada certamente fornecerá um microclima ideal até que se enraíze. Essa é uma das principais regras para o transplante bem-sucedido de uma mandioca, pois, caso contrário, ela pode desaparecer e morrer com o tempo, para que o vaso seja mantido quente com uma flutuação mínima de temperatura e umidade.
Local e condições da detenção
Como você sabe, essa espécie chegou até nós das regiões quentes do sul, portanto as condições mais favoráveis serão temperatura elevada e umidade moderada. Para isso, a temperatura média ideal deve ser fornecida na sala entre +20 ... + 25 ° C, com umidade não superior a 60%.
Para isso, o vaso é colocado no parapeito da janela sul, com luz abundante e contínua. A luz solar direta não é terrível para esta palmeira, mas até que esteja totalmente enraizada ao meio-dia, é melhor protegê-la levemente com uma cortina translúcida.
Vídeo: Yucca Transplant and Aftercare
Rega
Como mencionado acima, a primeira rega de uma palmeira em uma panela nova é realizada imediatamente, para evitar o ressecamento das raízes. Posteriormente, o substrato é umedecido conforme necessário, quando uma característica "crosta seca" aparece no solo.
Frequentemente, a rega é realizada não mais de 2 vezes por semana, introduzindo umidade em porções moderadas. Para isso, aproximadamente 1–1,5 litros de água são usados para aproximadamente 5 litros de solo. Regue os vasos com água limpa e limpa à temperatura ambiente. Eles o trazem para a raiz, evitando a irrigação da folhagem.
Aplicação de fertilizantes
A mandioca em recinto fechado exige o primeiro curativo 10-14 dias após o transplante. Além disso, a planta é alimentada durante todo o crescimento ativo (na primavera e no verão) uma vez a cada 2-3 semanas. Como fertilizantes, você pode usar qualquer mistura para espécies decorativas e decíduas. Faça-os em uma mistura com água com uma concentração metade inferior à recomendada pelo fabricante na embalagem.
Importante! Se a palmeira não puder ser totalmente enraizada antes da cobertura, o adubo do vaso será adiado; caso contrário, isso poderá causar inibição da planta.
Erros comuns de transplante
Apesar do transplante de mandioca não exigir conhecimentos e habilidades específicas, muitos, principalmente os iniciantes, cometem erros bastante sérios durante esse procedimento. Na maioria dos casos, isso leva a um prolongado enraizamento e aclimatação, mas às vezes pode provocar a morte de uma palmeira.
Os mais comuns entre eles são:
- transplante no inverno durante o repouso;
- eliminação completa do substrato antigo das raízes (com exceção do transplante de um vaso);
- não conformidade com o microclima ideal antes do enraizamento;
- alagamento do substrato;
- plantio excessivamente profundo;
- negligência na fertilização após a substituição do vaso.