Se você tiver um grande número de peixes à sua disposição, poderá fazer comida enlatada para o inverno. Todo o processo não é muito complexo e o resultado surpreenderá agradavelmente. Como realizar conservas de peixes de rio e mar em casa, leia abaixo.
Seleção e preparação de ingredientes
A preservação do caldeirada de peixe começa com a seleção de ingredientes de qualidade. Você precisa comprar carcaças apenas de vendedores confiáveis, sempre avaliando a aparência e o cheiro. O peixe não requer nenhuma preparação especial. Ele precisa ser limpo de escamas, cortado ao longo da barriga e eviscerado, lavado com água corrente.
Ao comprar peixe não capturado de fresco, você deve definitivamente prestar atenção aos olhos. Se estiverem nublados, os produtos ficam no balcão por um longo tempo e provavelmente já são pouco adequados para consumo.
Cozinha passo a passo de conservas de peixe
Preparar o tipo de aperitivo em questão é bastante simples. Sua vantagem é o excelente sabor e a ausência de conservantes nocivos, que geralmente são adicionados em grandes plantas para prolongar a vida útil. Um prato semelhante resulta em baixas calorias e nutritivo; portanto, é adequado para quem adere a uma dieta e para crianças.
De dourada em óleo
8 latas de 0,5 l cada 120 min.
óleo vegetal
10 colheres de sopa. eu
ervilhas
32 pçs.
molho de tomate "Krasnodar"
6 colheres de sopa. eu
Valor nutricional por 100 g:
- Remova as caudas, barbatanas e cabeças das carcaças estripadas de sargo. Após a limpeza, permanecem 3,5 kg de peixe.
- Corte o ingrediente principal em fatias de lote com aproximadamente 2 cm de largura.
- No fundo de cada jarra de meio litro, coloque 4 ervilhas de pimenta preta e 1 pc. folha de louro. Bata cuidadosamente os pedaços de peixe em recipientes, tentando não deixar lacunas.
- Enchendo as latas até a metade, salgue os produtos - adicione 0,5 colher de chá a cada recipiente. sal. Em seguida, despeje 1 colher de sopa. óleo vegetal. Encha os vasos com peixe antes do início do pescoço. Em seguida, adicione 0,25 partes de sal e 1 colher de sopa. óleos. Da mesma forma, 5 recipientes devem ser preenchidos - o restante será para o peixe no tomate.
- No fundo de cada uma das três latas restantes, coloque 4 ervilhas de pimenta preta, 1 pc. folha de louro, adicione 0,5 horas de sal e 1 colher de sopa. molho. Encha os recipientes com o ingrediente principal até a metade. Em seguida, coloque no vaso outras 1 colher de sopa. molho e 0,25 horas.Encha o frasco até o fim.
- Enrole todos os recipientes com tampas.
- Submergir latas em uma autoclave. Encha com água para que o líquido fique 2 cm acima das tampas dos recipientes. Feche o equipamento. Conecte a bomba e faça pressão dentro de 1 atmosfera. Derrame 150 ml de água sobre a tampa da autoclave e veja se bolhas de ar aparecem em sua superfície. Ligue o gás.
- Coloque um pouco de óleo do motor em um tubo especial e insira um termômetro nele. Molhe a água da tampa da autoclave com uma esponja.
- Assim que a temperatura no termômetro atingir +112 ... + 116 ° С, o calor deve ser reduzido ao mínimo e detectado por 50 minutos. Se não houver autoclave, o forno poderá substituí-lo. Neste caso, apenas as latas não precisam ser torcidas imediatamente, e levará cerca de 5 horas para definhar.Depois do tempo especificado, desligue o gás e aguarde o equipamento esfriar completamente.
- Libere a pressão para 0. Abra a tampa e remova as latas do equipamento. Agora o guisado está pronto. Em princípio, pode ser consumido imediatamente após o resfriamento ou até quente.
Receita de vídeo
Da sargo ao óleo
Importante! Ao cozinhar alimentos enlatados em uma autoclave, monitore constantemente a temperatura. É possível aumentá-lo ou abaixá-lo regulando o gás; se o calor ultrapassar os + 120 ° C, é permitido até mesmo desligá-lo temporariamente.
De peixes do rio
3 latas de 0,5 l a cada 40 min.
peixe de rio (lúcio, barata, peixe-sabre)
3 kg
óleo vegetal
9 colheres de sopa. eu
tempero de vegetais secos
3 colheres de chá
Valor nutricional por 100 g:
- Remova as cabeças, caudas e aletas. Corte as carcaças em pedaços de 2 cm de largura e após a limpeza restarão aproximadamente 1,5 kg.
- Coloque 1 hora de tempero, 2 folhas de louro em cada jarra.
- Encha os recipientes com peixe, forçando-o firmemente e certificando-se de que não há espaços.
- Para cada frasco, adicione 1 colher de chá de sal e 3 colheres de sopa. óleos.
- Aperte as tampas do recipiente.
- Coloque as latas na panela, depois de cobrir o fundo com um pano para que o vidro não se quebre. Despeje tanto no tanque de água que ele ficará 2 cm mais alto que as tampas dos vasos com peixes. Coloque a panela no fogo. Após a fervura, acenda o fogo e coloque uma carga nas latas (um prato e por cima de um recipiente pesado), para que elas não saltem ao ferver. Coe o produto por 4-5 horas
- Após o tempo especificado, desligue o gás e aguarde as latas esfriarem. Em seguida, remova-os da panela e remova.
Receita de vídeo
De peixes de rio Receita em vídeo: De peixes de rio
De peixes do mar
4 latas de 0,5 l a cada 40 min.
escamudo (qualquer mar pode ser)
2 kg
óleo vegetal
200 ml
ervilhas
16 unid.
Valor nutricional por 100 g:
- Corte o peixe em pedaços de 2 cm de largura.
- Dobre as fatias em uma tigela, sal e despeje sobre o óleo vegetal. Mexa bem.
- Coloque 1 pc no fundo de cada lata. folha de louro e 4 grãos de pimenta cada. Em seguida, preencha-os com pollock.
- Espalhe a manteiga que permanece na tigela uniformemente sobre todos os recipientes.
- Coloque um pedaço de pano na panela e coloque jarros cobertos com tampas. Despeje a água para que ela alcance os ombros dos vasos com peixes.
- Coloque a panela no fogo e, depois de ferver, reduza o gás ao mínimo. Estirpe por 4-5 horas
- Após o tempo especificado, enrole as margens, vire-as de cabeça para baixo e envolva-as com um cobertor. Após esfriar, mova os recipientes para um local fresco.
Receita de vídeo
De peixes do mar Receita em vídeo: De peixes do mar
Características de armazenamento de conservas de peixe
O tempo de armazenamento para preservação de peixes em casa é de 12 meses. Ao mesmo tempo, é importante que o regime de temperatura esteja dentro de 0 ... + 5 ° C e a umidade do ar não seja superior a 75%.
Você sabe Alguns tipos de peixe em conserva são muito mais saudáveis que os frescos. Por exemplo, o arenque revela totalmente suas qualidades quando esterilizado com óleo e vinagre.
O peixe enlatado pode se tornar seu prato exclusivo, cuja receita todas as donas de casa familiares vão querer conhecer. Suas vantagens são excelente sabor, orçamento e facilidade de preparação.