A groselha há muito conquistou seu lugar em jardins e chalés de verão. A cultura garantiu o amor próprio por sua excelente palatabilidade e benefícios dos frutos. A cultura e o trabalho de criação mencionados não são contornantes, graças ao fato de que muitas novas variedades com características aprimoradas são criadas, o que possibilita o cultivo de passas de Corinto em diferentes regiões. A variedade relativamente jovem Pamyat Vavilova já conseguiu conquistar a confiança de muitos proprietários de terrenos domésticos.
Descrição da variedade de groselha preta Memória de Vavilov
Variedade de groselha A memória de Vavilov é uma cultura que se adapta bem a diferentes condições climáticas. Segundo os jardineiros, a planta não exige cuidados por parte dos humanos, bem no inverno e tolera períodos de seca. Particularmente satisfeito com a frutificação consistentemente alta do mato e a excelente qualidade de deliciosas frutas saudáveis. A variedade pode ser legitimamente chamada de uma das mais bem-sucedidas, criada no espaço pós-soviético nas últimas décadas.
Histórico de seleção
Já a partir do nome, fica claro que o cultivo da variedade foi dedicado ao famoso biólogo russo, cultivador de plantas Nikolai Ivanovich Vavilov, que foi reconhecido como um dos organizadores da ciência agrícola da URSS. A nova cultura foi criada no Instituto de Fruticultura da Academia Nacional de Ciências da República da Bielorrússia, cruzando as variedades Belorusskaya Sweet e Paulinka. Os testes varietais foram realizados por quase 20 anos (de 1978 a 1996), após os quais a planta foi registrada no Registro Estadual.
Aspecto, características das bagas, tempo de maturação, rendimento
Variedade de groselha A memória de Vavilov é representada por arbustos altos (cerca de 2 m de altura), com uma coroa de tamanho médio. Os rebentos jovens são de espessura média, ligeiramente curvados e bem ramificados; os galhos antigos têm uma cor marrom acinzentada. Na primavera, os arbustos são cobertos com folhas de cinco lóbulos de tamanho médio e um brilho fraco. A folha de platina está levemente enrugada, com dentes de tamanho médio nas bordas.
Durante o período de abertura dos brotos, a groselha é coberta com pequenas flores vermelhas, transformando o arbusto em um detalhe decorativo da paisagem. Após a floração, começa um período de amadurecimento. Frutos de groselha A memória de Vavilov é um orgulho especial.
Embora não tenham um tamanho gigantesco (o peso médio da baga é de cerca de 1,2 g), eles têm um sabor doce bastante agradável. Os frutos maduros são pretos escuros, arredondados, com polpa densa e suculenta e pele fina com um leve brilho. Em uma escala de cinco pontos de degustação, o sabor foi avaliado em 4,9 pontos.Os benefícios dos frutos da groselha devem ser observados separadamente, já que muitos jardineiros valorizam a colheita por essa qualidade.
A composição química das bagas inclui um complexo de vitaminas dos grupos A, B, K, bem como substâncias biologicamente ativas, como:
- volátil - mata vírus e germes;
- pectina - um tipo de fibra que ajuda a melhorar o sistema digestivo e a remoção de toxinas;
- ácidos orgânicos - têm um efeito antimicrobiano profilático;
- óleos essenciais - têm propriedades bactericidas eficazes;
- taninos - contribuem para a boa absorção de alimentos;
- minerais (sódio, cálcio, fósforo, potássio, ferro) - melhoram o trabalho do sistema cardiovascular, a composição do sangue e também fortalecem as articulações.
A vitamina C (ácido ascórbico) é especialmente rica em frutas, para as quais as groselhas são consideradas um excelente remédio antipirético e frio, que aumenta a imunidade e o tônus geral do corpo.
Você sabe A maior parte da vitamina C é encontrada nas bagas de groselha, que acabaram de entrar no período de maturidade. No momento do amadurecimento total, 70% das vitaminas se decompõem.
A memória de Groselha Vavilov pertence a culturas do meio do início. A colheita começa na segunda década de julho e dura de 3 a 4 semanas. Vale a pena considerar que o arbusto começa a dar frutos no segundo ou terceiro ano após o plantio; portanto, você precisa ser paciente e cuidar da planta durante todo esse período. O rendimento da groselha é alto - a partir de 1 arbusto, você pode coletar até 3 kg de bagas.
Vantagens e desvantagens da variedade
Na descrição científica, baseada nos fundamentos de longa pesquisa, as vantagens e desvantagens da variedade Pamyat Vavilov são claramente traçadas. O primeiro, é claro, é muito maior, pelo qual a cultura recebeu grande reconhecimento.
- Estes incluem:
- alta produtividade;
- não derramamento de frutas dos galhos;
- sabor agradável e benefícios das bagas;
- resistência do inverno;
- auto-fertilidade (uma planta é capaz de polinizar sem a participação de outras culturas);
- adequação ao processamento mecanizado;
- resistência à antracnose e carrapato renal.
- Das desvantagens, existem apenas duas, a saber:
- Período de frutificação "estendido";
- suscetibilidade a lesões por infecções fúngicas.
Tecnologia agrícola
Variedade de groselha A memória de Vavilov não pode ser atribuída a culturas exigentes - ela pode muito bem se desenvolver sem manipulações especiais por seres humanos. Outra coisa é quanto tempo o arbusto dará frutos e como a falta de cuidados afetará a suscetibilidade a vírus e pragas.
Se você não deseja enfrentar doenças e agravar a frutificação, siga algumas regras da tecnologia agrícola. Em primeiro lugar, trata-se das regras de plantio e, em segundo lugar, medidas elementares para garantir condições favoráveis ao crescimento.
Tempo de pouso
A melhor época para plantar groselhas é considerada o outono - a primeira - segunda década de outubro. Neste momento, os arbustos param de cultivar brotos e caem em estado inativo. As plantas plantadas durante esses períodos têm tempo para se adaptar às novas condições antes da geada e, na primavera, desenvolvem brotamentos ativamente.
Você pode plantar groselhas na primavera, mas é necessário considerar que a estação de crescimento começa bem cedo e você precisa de tempo para plantar a planta antes de começar. É aconselhável realizar o trabalho imediatamente após a cobertura de neve derreter e o solo aquecer um pouco - no final de março - no início de abril.
Seleção e aterrissagem de assentos
Ao escolher um local para o plantio, é necessário levar em consideração que, para a groselha, porém, como para a maioria dos arbustos, são preferíveis áreas bem iluminadas. Sob os raios quentes do sol, as bagas amadurecem bem e várias doenças se desenvolvem menos. É aconselhável que o local não esteja sujeito a correntes de ar e ventos fortes (tais condições podem levar a brotos quebradiços e derramamento de bagas).
A groselha prefere solos umedecidos, mas, ao escolher um local, é necessário garantir que a água subterrânea flua a não mais de 80 cm da superfície do solo; caso contrário, o sistema radicular, localizado a uma profundidade de 40 a 50 cm, sofrerá o alagamento.
Para plantar um arbusto, cavar um buraco, cujo diâmetro e profundidade devem ser de aproximadamente 40 cm.Se houver condições de estagnação da água, é melhor alinhar o fundo do poço com uma camada de drenagem de pedra britada. A sede deve ser fertilizada - isso ajudará a planta jovem a criar raízes rapidamente e economizar em fertilização por pelo menos 1 ano. Como fertilizante, parte do solo (1-2 pás) deve ser misturada com 5-6 kg de composto, 100 g de superfosfato e 30 g de cinza de madeira. A mistura é derramada no fundo do poço de aterrissagem.Importante! Você não pode plantar passas de Corinto em locais pantanosos e sombreados — esse ambiente tem um efeito benéfico no desenvolvimento de doenças fúngicas.
Uma muda é colocada no buraco fertilizado preparado, regada com cinco litros de água, coberta com terra e regada novamente. Na fase final, o solo é coberto com turfa, areia e serragem. Ao formar os furos, deve-se notar que a planta deve estar localizada a uma distância de pelo menos 1,5 m dos plantios vizinhos (árvores, arbustos).
Cuidado
O cumprimento das regras simples para o cuidado das groselhas protegerá a cultura contra doenças, garantirá desenvolvimento e produtividade adequados. Os principais procedimentos incluem o seguinte:
- Rega. Como o sistema radicular da groselha atinge uma profundidade de 30 a 40 cm, é assim que o solo deve ser umedecido. Após o plantio, a cultura exige atenção especial - os arbustos precisam ser regados 2 vezes por semana, fornecendo 8-10 litros de água para cada planta - isso ajudará as groselhas a criar raízes e serem alimentadas mais rapidamente. A rega adicional pode ser reduzida ou completamente suspensa se houver chuva suficiente. Durante os períodos de seca no verão, a rega é retomada, fornecendo 10 a 15 litros de água sob cada arbusto, 2-3 vezes por semana. Você precisa regar as plantas de manhã cedo ou à noite. A cobertura morta ajuda a reter a umidade do solo - polvilhe o círculo do tronco com serragem, turfa, composto ou areia.
- Afrouxamento. Essa é uma das medidas necessárias para garantir a circulação total de ar no sistema radicular e a hidratação uniforme. Deve-se levar em consideração que as raízes da groselha estão localizadas bem altas na superfície do solo, a uma profundidade de até 30 cm, para que o solo seja afrouxado com muito cuidado. As raízes da groselha se espalham horizontalmente no solo, inundando o território em um raio de 2 a 2,5 m - é a essa distância do tronco do arbusto que o afrouxamento deve ser realizado. O procedimento ao mesmo tempo ajuda a se livrar das ervas daninhas que são coletadas dos canteiros e queimadas.
- Top vestir. Dois curativos principais são feitos para arbustos de groselha na primavera e no verão. Na primavera, eles são necessários para que a groselha "acorde" e comece a crescer. Para isso, a cobertura é usada na forma de compostos contendo nitrogênio, por exemplo, uma solução de uréia, que é preparada a partir do cálculo: 50 g do produto por 10 litros de água (por 1 arbusto). No outono, você precisa fertilizar as groselhas com produtos orgânicos - 3-4 kg de esterco (composto) são adicionados e cavados sob cada arbusto. O retorno à vitalidade da planta após a frutificação ajudará compostos como potássio azedo (20 g por 1 arbusto) e superfosfato (50 g por 1 arbusto). Usando fertilizantes minerais complexos, a aplicação foliar é realizada várias vezes durante a estação: antes do inchaço das gemas, após a floração e antes da frutificação.
Controle de Pragas e Doenças
A memória de variedades de Vavilov é caracterizada pela resistência à antracnose, mas existem outras doenças que podem prejudicar a planta. Alguns deles são transportados pelo vento, chuvas, insetos e outros são resultado do não cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Densidade de arbustos, alagamento do solo, falta de cobertura - todos esses fatores enfraquecem significativamente a cultura, provocando doenças. Os arbustos precisam ser inspecionados com mais frequência. Tendo descoberto as alterações, prossiga imediatamente para o tratamento.
Você sabe Os esporos de fungos não podem se desenvolver sem umidade, portanto esse tipo de doença não progride em clima seco. As condições mais favoráveis para o desenvolvimento de infecções são o calor em combinação com a alta umidade.
O maior perigo é representado por doenças como:
Das pragas de insetos que procuram desfrutar do suco de arbustos, ácaros e ácaros, caixas de vidro, pulgões e formigas causam grandes danos. Eles lutam com sua aparência pulverizando arbustos e solo abaixo deles com inseticidas como Inta-Vir, Fufanon e Aktellik.
Como medida preventiva, os arbustos são pulverizados periodicamente, eliminando a possibilidade de desenvolver doenças ou ataques de insetos. No início da primavera, as groselhas são irrigadas com uma solução a 1% de Bordeaux líquido ou sulfato de cobre. Para um efeito maior, vale a pena processar não apenas o arbusto, mas também o solo ao seu redor. No outono, a pulverização deve ser repetida.
Aparar e moldar um arbusto
Os arbustos são formados ao longo da estação - são afinados, os galhos infectados são removidos e os que formam um espessamento, direcionam seu crescimento para o meio. Durante a temporada, você precisa realizar mais duas guarnições principais - na primavera e no outono.
No início da primavera, antes que os brotos comecem a inchar, é necessário remover brotos pouco hibernados - quebrados, congelados, cobertos de musgo. Este é um tipo de poda preventiva. É aconselhável encurtar os galhos de segunda ordem, cujo comprimento exceda 50 cm.Fig. 1. Poda de groselha: a - mudas anuais; b - um arbusto bienal; c, d - encurtamento de brotos. Fig. 2. Casquinha de groselha antes da poda antienvelhecimento (a), depois dela (b) e poda de uma casquinha negligenciada (c).No outono, é realizada a segunda poda programada. Caules doentes e danificados, galhos enegrecidos com mais de 5 anos de idade, brotos sem ramificação, assim como brotos jovens são cortados dos arbustos. É necessário cortar os galhos que crescem no centro do mato, o que provocará espessamento. Essa poda criará o correto desenvolvimento da cultura na primavera.
Invernada
Logo após a colheita, a groselha entra em estado inativo, preparando-se para o inverno. A tarefa dos jardineiros é ajudar a planta a passar o inverno com segurança, não congelar e não ficar doente. O processo preparatório começa, provisoriamente, em meados de outubro. Primeiro, os arbustos cortam e removem as folhas restantes dos galhos. Erva daninha e escava o território com a aplicação simultânea de fertilizantes. A escavação ajudará a se livrar das pragas e de suas larvas no inverno.
Os arbustos são tratados com pragas e doenças. Para um inverno seguro, as plantas precisam de umidade - se houver pouca chuva natural, é necessário realizar a irrigação com carregamento de água, gastando até 20 litros de água para cada arbusto. Após a rega, o solo deve ser coberto com cobertura vegetal - essa camada protetora ajudará a manter a umidade e aquecer as raízes da groselha em geadas severas. A cobertura morta (verão) antiga deve ser removida, pois as pragas podem passar o inverno nela.Importante! Depois de cortar arbustos e capinar, é imperativo eliminar todos os detritos biológicos (recortes, folhas caídas, fragmentos de capim). Deixando-o no local, existe o risco de que ele se torne um local favorável para infecções por fungos e pragas no inverno.
A groselha tem uma alta resistência ao gelo. Isto também se aplica à variedade Pamyat Vavilov, cujos arbustos são capazes de suportar o resfriamento a -30 ... -35 ° C, desde que os galhos estejam na neve. No outono, as estelas remanescentes após o corte devem ser dobradas ao solo e fixadas para que a altura dos pontos superiores dos arcos não exceda 40 cm. Dado que os invernos não são nevados, é melhor construir abrigos para arbustos usando ramos de abeto, estopa ou serapilheira.
Colheita e transporte
O processo de amadurecimento próximo à memória da groselha Vavilov é bastante longo, portanto a colheita é colhida em várias passagens. Se o arbusto é plantado no local “certo”, onde não há rajadas de vento, as bagas não caem, mesmo quando são derramadas e amadurecidas, o que possibilita a colheita sem perdas.
É melhor coletar groselhas em clima seco, pois as frutas úmidas são mais bem preservadas. É aconselhável empilhar as frutas em um recipiente baixo com bordas largas. Guarde as passas de Corinto frescas em local fresco (geladeira, porão) por cerca de duas semanas. Se a colheita deve ser transportada, é melhor coletar frutas levemente verdes - durante o tempo de transporte, que não deve exceder 5-7 dias, as bagas amadurecem.
Para preservar frutas saudáveis por muito tempo, elas podem ser congeladas embalando-as em um saco plástico. As groselhas também podem ser secas no forno ou ao sol, e você também pode cozinhar geléia deliciosa, geléia ou compota.
Variedade de groselha A memória de Vavilov é muito apreciada tanto pela capacidade de se adaptar bem às diferentes condições climáticas quanto pelo excelente sabor das frutas. Depois de plantá-lo em seu site, não se esqueça de observar as regras agrotécnicas elementares e a cultura o deliciará com boa produtividade por muitos anos.