A popularidade do cedro devido às suas altas qualidades decorativas, bem como o fato de sua madeira ser amplamente utilizada na construção de casas de campo, está aumentando rapidamente. Para admirar esse magnífico representante de coníferas e usá-lo para fins práticos, você deve primeiro cultivar uma árvore. A própria tecnologia agrícola não será difícil, mas o transplante de cedro exige esforços e conhecimentos especiais. Leia mais sobre isso no artigo.
Quando transplantar cedro: no verão, outono e primavera
O cedro pertence a culturas que podem ser transplantadas em qualquer época do ano. Jardineiros experientes, silvicultores e proprietários de viveiros recomendam transplantes do início da primavera ao início do verão. Este é o melhor momento para as mudas enraizarem-se, crescerem mais e crescerem. Você pode executar o procedimento no outono (de setembro a início de outubro), mas existe o risco de a árvore não ter tempo de se enraizar bem antes do início do frio e da geada.
Importante! Ao transplantar, vale a pena considerar o fato de onde as mudas chegaram ao seu site: se for floresta, você precisará transplantá-las no final do outono, mesmo no início do inverno. Recomenda-se realocar a planta do viveiro para um novo local no início da primavera, verão e início do outono.
Como transplantar cedro para um local permanente
O procedimento para o transplante de pinus de cedro para um local permanente possui características próprias, que podem variar de acordo com a idade e as condições de cultivo das mudas. A regra principal é que os brotos devem ser cavados com um pedaço de terra, caso contrário a árvore não terá raízes.
Rebento da floresta
Muitos jardineiros reclamam que as mudas da floresta não querem crescer em um novo local, não suspeitando que o motivo esteja na violação das regras do transplante, ou melhor, na escavação, cujo processo deve ser realizado com o maior cuidado possível, para não danificar o porta-enxerto da planta, principalmente o menor as raízes. A função das pequenas raízes é absorver os nutrientes e a umidade do solo. Seu dano é repleto de morte por cedros.
A melhor idade para transplantar mudas de cedro da floresta para um novo local é o 5–6º ano de vida. Adivinhando a idade da árvore jovem, você pode se concentrar em seu tamanho: sua altura deve ser de cerca de 1 me largura do caule - cerca de 2 cm.
É possível cavar cedro na floresta
Se você decidir plantar uma muda de cedro em sua casa ou em uma horta, lembre-se de que pode cavar uma árvore na floresta somente depois de obter a permissão da floresta. Caso contrário, será considerado roubo.
Você sabe Pratos de madeira feitos de madeira de cedro são ideais para armazenar leite fresco: não ficará azedo por muito tempo.
Como cavar um cedro na floresta para transplantar
Antes de iniciar o processo de desenterrar um cedro de cinco ou seis anos, familiarize-se com as características do rizoma da planta para minimizar a possibilidade de causar danos à árvore.
É necessário cavar uma muda para que o pedaço de terra ao redor das raízes seja preservado ao máximo.. As pequenas raízes de cedro crescem muito lentamente e, ao mesmo tempo, são bastante frágeis, é fácil danificá-las e cortá-las com uma pá. E sem eles, a nutrição das mudas é impossível.
Quem decide cavar um cedro na floresta deve saber que a planta possui um sistema radicular muito amplo, localizado próximo à camada superior do solo. O rizoma de uma árvore é muito maior que sua copa; portanto, o diâmetro da escavação do solo deve ser calculado corretamente.
Recomenda-se usar a fórmula segundo a qual você precisa medir o diâmetro do tronco de cedro e multiplicar esse número por cerca de 20. O pedaço de terra será bastante grande, mas ao mesmo tempo transportável. Agora você pode entender por que os cedros precisam ser replantados aos cinco ou seis anos de idade: replantar uma árvore adulta é um processo que consome muito tempo.
Ao desenterrar, você pode encontrar o problema de derramamento severo do solo. O fato é que as coníferas podem semear espontaneamente em solos arenosos, cuja integridade é impossível de manter. Para transplantar essa árvore, é necessário cavá-la no outono, quando o tempo ainda está quente, e não puxá-la para fora do chão. Então você precisa esperar até que a temperatura do ar caia para -5 ° C e só então retire a árvore junto com o solo congelado ao redor de suas raízes.
Importante! É necessário cuidar não apenas da escavação, mas também do transporte adequado do cedro: é importante que durante o transporte a terra não se desfaça e não exponha as raízes. Além disso, verifique se as raízes dos rins não estão danificadas.
Mudas de viveiro
Devido à baixa taxa de sobrevivência dos cedros florestais, é melhor comprar mudas em viveiros especializados para não traduzir árvores e, assim, danificar o meio ambiente. Prefira plantas com sistema radicular fechado, ou seja, compre mudas em recipientes especiais. Mesmo que o broto seja vendido sem um recipiente, ele deve ser com um pedaço de terra amarrado com estopa. Comprar plantas com raízes nuas será um desperdício de dinheiro, porque elas não se enraizarão em um novo local.
Além do rizoma, preste atenção à aparência do cedro jovem: suas agulhas devem ser verdes, sem amarelecimento, os galhos são frescos e elásticos. Inspecione os galhos, brotos e agulhas para garantir que não haja danos ou peças secas neles. Nas pontas dos galhos de uma muda saudável, deve haver brotos de crescimento. O melhor momento para transplantar o cedro comprado no berçário é o início da primavera - início do verão.
Importante! Se você duvida da integridade do vendedor e não tem certeza se ele realmente oferece uma muda de cedro, veja quantas agulhas saem de um grupo. Em cedro, seu número é 5, em pinheiro - apenas dois.
Escolhendo um lugar para pousar
O sucesso do cultivo de cedro em muitos aspectos depende da escolha correta do assento. A árvore prefere áreas bem iluminadas, abertas e ventiladas. É importante que o ar não seja poluído - a sempre-viva se sentirá mal, o que afetará não apenas suas qualidades decorativas, mas também nos indicadores de crescimento e desenvolvimento.
Não é recomendado plantar cedro perto de plantações decíduas ou alterná-las - as plantas interferirão umas com as outras. É melhor agrupar coníferas e ainda mais lucrativo plantar 3-4 cedros de diferentes variedades juntos, observando uma distância de 8 a 10 metros. O plantio de variedades varietais é necessário para a polinização cruzada. Nas aberturas resultantes, você pode plantar irigus, framboesas, madressilva. Mas não groselhas ou groselhas, a cultura não gosta de um bairro assim.
O solo no local deve ser fértil e nutritivocaso contrário, a árvore não crescerá com seus parâmetros naturais. A cultura prefere tipos de terra soltos e leves e bem drenados.
Você sabe Cedar é a árvore nacional do Líbano, cuja bandeira é retratada. Por mais paradoxal que pareça, praticamente não há cedros no país devido ao corte maciço.
Se a água subterrânea estiver próxima à camada superior do solo ou a área puder ser inundada, antes de plantar o cedro, despeje uma colina de solo em um local selecionado, com 1 m de altura e 3 m de diâmetro e coloque uma muda no centro da colina.
Processo de preparação e aterrissagem de valas
O procedimento para plantar cedro em local permanente consiste nas seguintes etapas:
- Buracos de escavação. Seus parâmetros dependem do tamanho do coma ou recipiente de terra em que a muda cresce. O poço deve ter 10 cm de profundidade e 20 cm de largura que o nódulo de terra.
- Preparação de nutrientes. Solo preto ou turfa, areia e argila nas proporções de 3: 3: 1 devem ser adicionados à mistura do solo. A base arenosa das coníferas é muito importante porque é responsável pela permeabilidade à água e ao ar.
- Colocando uma muda em um novo local. A planta que você comprou no recipiente deve ser regada antes do plantio, para que o pedaço de solo nas raízes não se desfaça durante o movimento. A árvore da floresta pode ser plantada sem umedecer o caroço do solo.
- Rega árvore plantada 2-3 baldes de água.
Cobertura morta e cuidados subsequentes
O procedimento obrigatório para cuidar do cedro é a cobertura morta, pois ajuda a árvore a enraizar-se mais rapidamente. O fato é que a cobertura morta armazena perfeitamente a umidade e não permite que a planta seque. Para uma vida plena, o cedro precisa plantar organismos simbióticos que o ajudarão a crescer e se desenvolver.
Importante! O micélio pode se estabelecer sob o cedro, tendo chegado lá com cobertura de coníferas trazida da floresta. Você também pode colocar vários cogumelos velhos no buraco da plantação ou comprar um micélio em uma loja especializada. Outra opção para compartilhar a família de cogumelos é encher os cogumelos coletados na floresta com água, insistir por 24 horas e derramar essa infusão no chão ao redor do tronco da planta.
Os pinheiros simbióticos, incluindo o cedro, são cogumelos especiais, cujo micélio está localizado nos círculos do tronco das coníferas. As funções do micélio são absorver do solo as substâncias benéficas necessárias para que as coníferas cresçam em alta qualidade, mas por si só não pode atraí-las.. Cogumelos processam nutrientes e os transportam para o sistema radicular da árvore.
Além da cobertura morta, o cedro precisará de rega oportuna. Para entender se uma árvore precisa de umidade, pegue um pedaço de solo e aperte-o com um punho: se a terra desmoronar depois que você abrir os dedos, será necessário regar a colheita com 2-3 baldes de água.
Características do transplante de uma árvore adulta
O transplante de um cedro adulto não é recomendado: uma árvore grande não cria raízes e, na maioria dos casos, esse empreendimento termina com a morte da planta. A cultura pertence ao grande. A altura média é de 30 a 40 metros. Cavar e mover uma árvore tão gigante sem equipamento especial não é realista. Mesmo se você conseguir desenterrar uma árvore adulta, entregá-la em um novo local, já que o pedaço de terra ao redor das raízes pode pesar até mais de uma tonelada, será praticamente impossível.
Se você ainda decidir tal aventura e o cedro adulto tiver sido entregue ao seu local, será necessário cuidar da preparação do poço de aterrissagem, que é cavado com a ajuda de uma escada rolante. O tamanho do buraco deve ser cerca de meio metro maior que as dimensões do coma de terra. Você precisa escolher o cedro que cresceu em uma área aberta e bem iluminada para o plantio.
Você sabe O cedro pertence a árvores de vida longa: sua idade pode chegar a 900 anos.
O transplante de cedro é uma questão responsável. Vale a pena se familiarizar cuidadosamente com as regras de tal procedimento, para que a árvore se enraíza e se enraíza. Todas as suas tarefas serão recompensadas: a árvore crescerá e deleitará não uma geração da família, não apenas com suas qualidades decorativas, mas também com um agradável aroma de resina e deliciosos pinhões.