As batatas têm sido o vegetal mais popular na Rússia e nos países vizinhos, principalmente devido ao seu valor nutricional excepcional e excelente sabor, que também se manifestam de maneiras muito diferentes, dependendo de como os vegetais de raiz são cozidos.
No entanto, os residentes da Sibéria e de outras regiões com verões curtos e bastante frios enfrentam tradicionalmente um grande problema na escolha de uma variedade adequada para o cultivo em condições adversas e adversas. Felizmente, a ciência da criação de animais não fica parada e oferece aos consumidores mais e mais novas oportunidades, uma das quais é a variedade de batata doméstica com o nome de hostess Hostess, que é o assunto desta revisão.
História do cultivo da variedade e regiões de seu cultivo
A anfitriã apareceu recentemente no mercado. O trabalho de cultivo dessa variedade foi iniciado por cientistas do Instituto de Pesquisa Siberiano de Agricultura (Omsk) há pouco mais de 15 anos e tinha como objetivo produzir batatas com alta produtividade, resistência a nematóides de batata dourada, maturação média, bom gosto e boas características. tudo isso adequado para o cultivo na Sibéria.
Em 2006, a nova variedade foi transferida para os testes estaduais de variedades, aprovada com êxito, após o que em 2009 foi incluída no Registro Estadual de Realizações de Seleção da Federação Russa, e a Instituição Científica do Orçamento Federal do Estado “Omsk Agrarian Scientific Center” foi nomeada originadora.
- Inicialmente, a Anfitriã foi recomendada para cultivo nas seguintes regiões da Rússia:
- Omsk;
- Tyumen;
- Tomsk;
- Kemerovo;
- Novosibirsk;
- Irkutsk.
Além disso, a variedade é perfeitamente adaptada às condições climáticas de Yakutia, Buriácia, território de Krasnoyarsk, Tuva, Khakassia, Altai e Transbaikalia. No entanto, devido à sua despretensiosidade e excelentes qualidades comerciais, a Anfitriã por menos de 10 anos de sua existência ganhou popularidade merecida entre os agricultores e proprietários de terrenos domésticos em quase toda a zona média da parte européia da Rússia e até em países vizinhos, principalmente Bielorrússia, Ucrânia e Moldávia.
Caracterização e descrição da variedade
Uma caracterização completa de qualquer nova variedade é impossível sem uma descrição da estrutura externa da planta e de seus indicadores produtivos (de commodities).
Descrição das culturas arbustivas e de raízes
A anfitriã forma um arbusto ereto de tamanho médio, geralmente com cerca de 60 cm de altura.A planta tem boa folhagem, as folhas têm uma cor verde escura e uma periferia ondulada característica de muitas variedades de batatas. A anfitriã floresce muito bem, coberta com inúmeras flores de tom vermelho ou roxo.
Com o cultivo adequado, cada arbusto cria de 12 a 18 colheitas de raiz razoavelmente grandes, pesando 100-180 g (às vezes até 200 g) cada. As características distintivas dos tubérculos são a forma oval redonda regular, a cor rosa da casca, uma estrutura suave com um pequeno número de olhos pequenos, a cor da polpa é bege amarelado.
Qualidades de sabor da variedade
A anfitriã pertence a variedades de batata de mesa com um alto teor de amido. Além disso, as variedades que contêm mais de 18 a 20% desse carboidrato são geralmente classificadas como técnicas, geralmente são usadas para a produção de álcool e amido, enquanto as anfitriãs da Anfitriã são "limítrofes" - 17 a 22%.
Você sabe Batatas com alto teor de amido são pouco adequadas para a fervura total, pois há pouco líquido nessas culturas de raízes; portanto, quando entra na água, "avidamente" começa a absorvê-la e, inevitavelmente, se desfaz. Portanto, boas donas de casa sabem que as batatas, nas quais há muito amido, precisam ser fritas e que as variedades com um teor de amido inferior a 15% devem ser cozidas.
No entanto, os tubérculos Hostess têm um excelente sabor, não escurecem durante o tratamento térmico e, considerando as peculiaridades de sua composição química, são adequados para:
- fritar (regular ou frito);
- puré (incluindo purê seco);
- cozimento;
- preparação de sopas grossas (por exemplo, sopa de repolho, onde são necessárias batatas bem cozidas, que fornecem ao creme a textura necessária).
Produtividade e datas de maturação
Até o vencimento, a Anfitriã pertence a variedades no meio da temporada. Dependendo da região de crescimento dos tubérculos, a maturidade biológica atinge 80 a 100 dias após o plantio. Quanto à produtividade, seus indicadores também variam bastante, e isso depende não apenas da zona de cultivo, mas também do cumprimento da tecnologia agrícola.
Segundo os dados oficiais do remetente, durante os testes de variedade, a Anfitriã recebeu de 40,1 a 48,3 toneladas de tubérculos por hectare, enquanto os resultados para os agricultores não são tão uniformes e variam de muito modestos 600 kg por hectare a um recorde de 60 toneladas .
Como é difícil acreditar que os rendimentos mínimos e máximos obtidos pelo cultivo da mesma cultivar possam diferir por um fator de 100, é, no entanto, guiado pelas informações fornecidas pelos criadores da anfitriã.
Resistência a doenças
De acordo com os resultados dos testes estaduais, confirmados pelas análises de quem tem experiência prática no cultivo de hostess, a variedade se distingue pelos seguintes indicadores de resistência às principais doenças da batata:
Para o nemátodo da batata dourada | Alto (especialmente o tipo de RoI) |
Para caranguejo de batata | Alto (incluindo as corridas mais agressivas) |
Para a praga tardia | Campo (manifestado in vivo, em laboratório não confirmado) |
Para a praga tardia dos tubérculos | Média |
Para doenças virais | Alta |
Para a crosta | Média |
Rizoctonia | Média |
Nos últimos anos, o nemátodo da batata formador de cisto de ouro tem sido muito ativo na Sibéria Ocidental e causa danos irreparáveis aos campos de batata, razão pela qual as variedades resistentes a esta praga são especialmente atraentes para a região.
Prós e possíveis desvantagens da variedade
- As vantagens indubitáveis da anfitriã são:
- a capacidade de crescer nas condições de verões curtos e com uma quantidade mínima de calor; a capacidade de tolerar mudanças bruscas de temperatura, incluindo doses diárias;
- despretensão;
- tolerância à seca;
- resistência a muitas doenças e pragas, incluindo as mais perigosas para as batatas;
- altos rendimentos;
- bom gosto, falta de tendência a escurecer durante o cozimento;
- adequação para armazenamento de longo prazo com perdas mínimas de mercadorias;
- alta transportabilidade.
- Se falamos sobre as deficiências, a lista delas às vezes inclui:
- conteúdo de amido muito alto;
- perda de forma durante o cozimento (falta de versatilidade no uso);
- falta de resistência à sarna, praga tardia e algumas outras doenças;
- resistência insuficiente às geadas de retorno da mola;
- suscetibilidade ao rachamento de tubérculos;
- uma alta probabilidade de desbotamento das culturas de raízes, violando as técnicas de produção agrícola, o que, por sua vez, leva a uma diminuição no rendimento.
Tecnologia agrícola plantando batatas
A anfitriã é adequada para o cultivo de qualquer maneira - tanto em campo aberto quanto sob o filme. No entanto, uma vez que a variedade foi concebida como altamente resistente, adequada para o cultivo em condições climáticas próximas ao extremo, ela é cultivada com mais freqüência em canteiros comuns e desprotegidos, o que exige muito menos custo do jardineiro.
O melhor lugar para pousar
O desembarque da Anfitriã é necessário em um local aberto e bem iluminado, onde não haja pântano ou perto da superfície das águas subterrâneas. A opção mais bem-sucedida é a presença de uma inclinação suave para o lado sul ou sudoeste, e, a partir do norte, o leito será protegido de maneira confiável.
Se não houver declive, em vez da proteção em relevo natural, plantas altas, por exemplo, arbustos densos ou árvores frutíferas, podem ser usadas.
Você sabe O presságio popular permite determinar o início do plantio da batata pelo aparecimento de folhas pequenas, mas totalmente abertas, no vidoeiro ou, se a cereja do pássaro crescer perto do local, no início de sua floração.
Tempo de pouso
Como a Anfitriã estava inicialmente focada no cultivo na Sibéria, ela deveria ser plantada no final da primavera ou mesmo no início do verão.
No entanto, seria mais correto focar nesta questão não no calendário, mas no grau de aquecimento do ar e do solo: a temperatura média diária deve ser ajustada em + 8 ... + 10 ° C, é desejável esperar os mesmos parâmetros do solo na profundidade da colocação dos tubérculos (10-15 cm).
As datas de plantio também podem ser ajustadas dependendo da estrutura do solo - quanto mais leve, mais rápido será o aquecimento.
Preparação e requisitos do solo
Para o cultivo de batatas, o solo fértil e não muito pesado é mais adequado com boa permeabilidade à umidade e ao ar (idealmente, turfa seca ou chernozem) e uma reação neutra - um nível de pH na faixa de 5,1–6.
Se o solo for muito leve, ele secará rapidamente, ao mesmo tempo em que perde minerais devido à lixiviação, e o solo pesado é perigoso devido à estagnação da água nas raízes, o que é absolutamente inaceitável para as culturas de raízes.
No entanto, com a correta preparação do solo, que é melhor realizada no outono, a situação pode ser corrigida:
- para arenitos ou arenitos - introdução de composto ou estrume numa quantidade de 1,5 a 3 kg por 1 quadrado. m para escavação profunda;
- para alumina ou barro - introdução de turfa, areia ou serradura numa quantidade de 2 a 20 kg por 1 quadrado. m (dependendo da composição do solo).
Rotação de culturas
A rotação de culturas refere-se a uma certa sequência de cultivo de diferentes culturas no mesmo local, sugerindo sua capacidade de ter efeitos diferentes entre si. Em particular, se as plantas tiverem pragas comuns ou precisarem dos mesmos nutrientes que extraem ativamente do solo, o plantio dessas culturas uma após a outra levará a perdas significativas de rendimento.
Por outro lado, algumas plantas liberam certas substâncias no solo que outras culturas precisam, e nesse caso o plantio após o primeiro garantirá a máxima produtividade, mesmo sem o uso de fertilizantes adicionais.
Quanto à batata (independentemente da variedade), seus possíveis antecessores, de acordo com as regras de rotação de culturas, podem receber a seguinte avaliação:
Bons antecessores | Antecessores ruins | Antecessores neutros |
|
|
|
Rebento de plantio
O desembarque da anfitriã é preferencialmente realizado após a germinação preliminar. Este procedimento pode durar de 10 a 30 dias. Antes de tudo, os tubérculos devem ser cuidadosamente inspecionados, classificados, removendo todas as cópias danificadas por doenças ou roedores e calibrados para caber.
Tubérculos germinados precisam ser tentados para não danificar, todos os outros podem ser colocados em um local bem iluminado com temperatura do ar + 20 ... + 25 ° C, coberto com um pano úmido de cor clara. A germinação mais rápida dos tubérculos será auxiliada pelo tratamento (pulverização) com estimulantes do crescimento, por exemplo, Epin, Regoplant, Kornevin, Bioglobin ou Poteytin.
A propósito, essas mesmas preparações podem ser usadas para pulverizar arbustos antes da floração, isso melhorará a qualidade da colheita e dará à planta proteção adicional contra a praga, assim como o besouro da batata do Colorado e outras pragas.
Importante! É melhor plantar a anfitriã inteira, sem dividir o tubérculo em partes; portanto, batatas médias devem ser selecionadas para o plantio (as pequenas produzirão uma colheita ruim e a utilização de grandes não será economicamente viável).
Tecnologia de pouso
Em termos de tecnologia de plantio, a anfitriã difere pouco de qualquer outra variedade de batata. A profundidade da colocação dos tubérculos deve ser de 10 a 15 cm, o layout tradicional dos arbustos é de 35x60 cm. O trabalho de plantio começa com a marcação da parcela - as futuras linhas são indicadas com estacas, e o local da colocação dos tubérculos é marcado em cada linha.Então, de acordo com o esquema, eles cavam buracos com a profundidade necessária, adicionam 2-3 colheres de sopa a cada um para desinfecção e cobertura de potássio. eu cinza de madeira, coloque um tubérculo e encha a cova com terra.
No entanto, existem maneiras incomuns de plantar batatas que podem facilitar muito o trabalho do jardineiro ou obter altos rendimentos em condições inicialmente pouco adequadas para o cultivo desta cultura.
Em particular, eles incluem:
- Método pente, envolvendo a escavação de valas em um leito com a colocação de terra escavada paralela a uma vala na forma de uma espécie de cordilheira. Os poços para colocar tubérculos são escavados exatamente na crista, levantados cerca de 15 cm acima do solo, o que ajuda a proteger as plantações de raízes das águas subterrâneas altas e facilita a circulação de ar em solos muito pesados.
- Método de trincheiraconsistindo no fato de que a colocação dos tubérculos é realizada não em orifícios cavados separadamente, mas em valas com sua subsequente terminação usando um trator de passeio. É usado em grandes áreas usando equipamentos especiais.
- Debaixo da palha - neste caso, os tubérculos são simplesmente colocados no chão e cobertos com palha e, à medida que o mato cresce, a camada de palha é constantemente atualizada. Permite que você se livre da necessidade de cavar a terra antes do plantio e durante a colheita.
- Sob o filme preto. O método consome bastante tempo, mas permite resolver completamente a questão dos cuidados subsequentes com o solo. O local do futuro leito deve ser coberto com fibra agrotécnica escura e, em seguida, fazer cortes em forma de cruz, de acordo com o esquema usual de plantio, cavar um buraco no interior dos cortes, colocar um tubérculo e enterrá-lo. As ervas daninhas não germinam através desse tecido, e o material de cobertura, que deixa perfeitamente a água da irrigação, não evaporar rapidamente, formando uma crosta densa, que deve ser constantemente solta.
Recursos de Cuidados
Cuidar da Anfitriã não é particularmente difícil e inclui a realização de atividades como capina, abate, rega, cobertura e também, se necessário, tratamento de doenças e pragas.
Controle de ervas daninhas
Se a Anfitriã plantar usando o método tradicional, sem usar fibra agrotécnica preta cobrindo o leito, a fim de obter uma boa colheita durante toda a estação de crescimento, o jardineiro deve remover regularmente todas as ervas daninhas que crescem na parcela e também afrouxar o solo após cada rega. Esse problema pode ser resolvido com a cobertura do solo, para a qual você pode usar palha, serragem, turfa ou outros materiais orgânicos.
Outra técnica específica para o cultivo de batatas é o amontoar. O ajuntamento de uma grande quantidade de terra sob o arbusto na forma de uma colina alta, de até 5 cm, permite um crescimento mais intenso do sistema radicular, o que, por sua vez, leva à formação de um número maior de tubérculos e evita o desbotamento.
Rega e fertilizantes
A anfitriã é caracterizada por alta tolerância à seca e, portanto, não precisa de rega regular. Só é necessário umedecer o solo quando, em temperaturas do ar intensamente altas, a quantidade de precipitação é mínima. O fato de as batatas precisarem ser regadas pode ser percebido pela mudança no turgor das folhas (devido à falta de umidade, elas se tornam macias e caídas).
Você sabe O incrível povo francês incutiu um amor pelas batatas com o famoso engenheiro agrônomo do século XVIII, Antoine-Auguste Parmantier. Foi o suficiente para ele colocar um guarda armado até os dentes ao redor do jardim com uma cultura desconhecida e à noite removê-lo "levemente" - e os moradores imediatamente aproveitaram a oportunidade para roubar e experimentar o estranho vegetal que eles cuidadosamente guardavam.
Durante a irrigação, é necessário usar a água bem aquecida ao sol e calcular seu volume para que não apenas a superfície do solo seja umedecida, mas também as camadas mais profundas (a água deve atingir uma profundidade de cerca de 50 cm, isso fornecerá completamente umidade ao sistema radicular do mato).
Durante a estação de crescimento, basta alimentar a Anfitriã duas vezes e ambas as vezes - antes da floração (isso garante a ausência de nitratos perigosos para a saúde nas culturas de raízes).
A primeira cobertura pode ser realizada com matéria orgânica, por exemplo, fezes de frango, composto ou verbasco misturado com o solo do jardim. Na mesma mistura, você pode adicionar um pouco de cinza de madeira, isso alimenta o arbusto com potássio. O segundo curativo pode consistir em um complexo de fertilizantes minerais.
Então, por 1 quadrado. São permitidas camas de m:
- nitrofosco - 1 colher de sopa. l.;
- superfosfato - 2 colheres de sopa. eu
As preparações são misturadas com água (aproximadamente 5 l) e aplicadas sob o mato, usando o método de rega usual.
Importante! Antes de aplicar fertilizantes, independentemente de sua composição, o leito deve ser abundantemente regado, caso contrário, os nutrientes serão mal absorvidos e, se aplicados na forma líquida, podem até queimar o sistema radicular.
Controle de Pragas e Doenças
As doenças para as quais a Anfitriã mostra resistência mínima começam a se manifestar a temperaturas muito altas, razão pela qual a variedade está focada no crescimento em regiões com verões frios.
Se esta regra não for cumprida, para fins preventivos, recomenda-se tratar o leito com preparações fungicidas contendo cobre (sulfato de cobre, sulfato de cobre, líquido de Bordeaux) ou sulfato de manganês.
Quanto às pragas, a Anfitriã, como outras variedades de batata, pode se tornar alvo de ataques do besouro da batata do Colorado, minhoca, urso, concha da lagarta, mariposa da batata, pulga da batata, cigarras e outros parasitas.
Para combatê-las, são utilizadas preparações inseticidas, no entanto, ao escolher um agente específico, é importante levar em consideração as características da praga, em particular onde ela vive - no solo ou na superfície da terra.
Portanto, do besouro da batata do Colorado e de outros parasitas "acima do solo", você pode usar:
- "Anti-Colorado";
- Calypso
- Confidor
- "Bombardier";
- Caçador
- "Conectar";
- Pare o besouro, etc.
É melhor lutar com um urso, wireworm e outras pragas do solo com a ajuda de:
- "Thunderbolt";
- "Medvetoksa U";
- "Bazudina";
- "Antichrob"
- "Anti-Medvedka";
- "Escorpião";
- "Antichrush" e outros.
Recomendações de colheita
Como outras variedades de batatas de maturação média e tardia, a Anfitriã pode manter suas qualidades por um longo tempo, mas, para isso, a colheita deve ser coletada no prazo e preparada adequadamente para o armazenamento.
Importante! Os tubérculos para armazenamento prolongado devem ser removidos da terra após atingirem a maturidade biológica total. Para a Anfitriã, esse período começa aproximadamente 80-100 dias após o plantio, e quanto mais frio o clima em que a safra foi cultivada, mais próximo esse período fica do limite superior.
No entanto, também não é necessário exercitar demais as colheitas de raízes na terra: assim que os topos secarem, você poderá começar a coletar. Apesar de os tubérculos hospedeiros terem uma resistência bastante boa a várias doenças manifestadas durante o armazenamento a longo prazo, e as perdas durante esse período geralmente não excedem 5%, de modo que esses indicadores mostram seu comportamento adequado, É necessário ser guiado por tais regras fundamentais:
- Não cave batatas na chuva ou imediatamente após. É aconselhável que a terra durante o período da colheita esteja seca.
- As culturas de raízes extraídas do solo devem primeiro ser inspecionadas e divididas em dois grupos: aquelas destinadas ao consumo imediato e aquelas que podem ser usadas como estoques para o inverno. O segundo grupo inclui apenas tubérculos impecáveis (inteiros e absolutamente saudáveis), de forma regular e tamanho médio.
- Antes de colocar na adega, as batatas devem ser secas em local escuro, seco e bem ventilado por 1,5 a 2 semanas, e alguns jardineiros recomendam lavar os tubérculos com antecedência para remover a microflora potencialmente perigosa de sua superfície.
- Enquanto os tubérculos estão secando, você deve preparar a adega. Das instalações, é necessário remover todos os restos da colheita anterior, equipamentos sujos e outros tipos de lixo e, em seguida, tratar com cal ou líquido de Bordeaux.
- A colheita seca deve ser inspecionada novamente, se necessário, repetida e só depois colocada na adega.
Para que os tubérculos permaneçam no local por 8 a 9 meses (esses períodos de armazenamento são típicos para a Anfitriã), eles precisam criar as seguintes condições:
Indicadores de temperatura | + 5 ... + 7 ° C |
Humidade do ar | 70–80% |
Ventilação | Bom |
Iluminação | Mínimo (escuridão) |
Alguns agricultores armazenam batatas em temperaturas mais baixas, garantindo que a marca do termômetro não caia abaixo de zero, mas sob tais condições o risco é que os tubérculos comecem a escurecer.
Além disso, para não perder a colheita antes do tempo, é periodicamente necessário inspecioná-la e separá-la: se algumas amostras estiverem enrugadas, escurecidas ou, ainda mais, mofadas ou com outros sinais de deterioração, mesmo em estágio inicial, elas devem ser imediatamente remover, caso contrário, a infecção se espalhará muito rapidamente para as culturas de raízes vizinhas.
Você sabe Todo mundo sabe que cavar batatas é um processo demorado, e mesmo assim os números específicos expressados pelos cientistas são impressionantes: acontece que a colheita de raízes de um jardim de 100 metros quadrados. m, apenas se você calcular a massa da terra levantada em uma pá, está associado ao levantamento de cerca de 10 toneladas do peso total.
A anfitriã é jovem, mas, como você pode dizer com segurança, uma variedade de batatas muito bem-sucedida, ideal para o cultivo na Sibéria e em outros territórios com condições climáticas frias. Essas batatas são bastante adequadas para o cultivo no sul e, nesse caso, uma colheita completa pode ser colhida 2-3 semanas antes.
Além da despretensiosidade, excelente rendimento, além de alta resistência à seca, doenças e outros fenômenos negativos, essa variedade se distingue pelas excelentes características de sabor, o que justifica totalmente o seu nome.