A cevada é uma colheita de cereais que contém um grande número de elementos úteis para o corpo humano. O produto cevada é usado não apenas na indústria de alimentos para criar vários cereais, bebidas de chá ou café, mas também na medicina - na forma de decocções medicinais, bem como na cosmetologia. Mas, apesar do fato de os grãos deste cereal terem muitas propriedades úteis, incluem o glúten, que é prejudicial à saúde das pessoas propensas a alergias e plenitude.
Composição de cevada
A composição química do produto da cevada depende de muitos fatores - o território em que cresce, as condições climáticas e os componentes encontrados no solo.
Você sabe Grumos de cevada não são subdivididos em variedades. Varia em frações com números 1, 2 e 3. Mas a divisão ocorre apenas durante o refino na fábrica, e a mistura final de partículas de tamanhos diferentes é vendida.
Em uma proporção percentual, o grão de cevada contém as seguintes substâncias:
- cinzas - 2,5%;
- água - 14,5%;
- fibra - 5%;
- amido - 54%;
- gordura - 2,5%;
- proteína - 9,5%;
- outro (sem nitrogênio ou extrativo) - 12%.
Os principais compostos químicos contidos nesta planta são carboidratos, água e proteínas.
Valor nutricional e teor calórico
Na sua forma pura, as matérias-primas da cevada podem ser:
- purificado - com o germe removido e a concha interna;
- inteiro - na forma de grão cru.
A indústria de alimentos “transforma” esse cereal em cevada ou pérola, cereais e farinha.
100 g de cereais (de grãos integrais) contêm:
- calorias - 320 kcal;
- proteínas - 9,3 g;
- gorduras - 1,1 g;
- carboidratos - 73,7 g.
Uma xícara de cereal cozido é suficiente para compensar 10% de calorias, 15% de gorduras e 24% de fibra, que você precisa consumir diariamente para um adulto. A maioria dos carboidratos contidos neste produto são amido, celulose, polissacarídeos, hemiceluloses e açúcar.
Teor de glúten em grumos de cevada
A cevada é um dos cereais que contêm glúten - de 2,2 a 2,8 g por 100 g de produto. Este componente do cereal de cevada é chamado de hordeína. Além disso, ferro, potássio e proteína estão presentes no produto da cevada, que também são absorvidos por um longo tempo. Devido ao seu teor de glúten, a cevada e o mingau de cevada são tradicionalmente considerados "pesados" para o estômago.
Importante! Apesar do conteúdo de glúten em grumos de cevada, seu uso é considerado aceitável para pessoas propensas a alergias.
Propriedades úteis de cevada
Este cereal contém vitaminas: A, B, D, E, PP, além de elementos como:
- fósforo;
- silício;
- cromo;
- boro;
- zinco;
- flúor.
Além disso, contém uma grande quantidade de cálcio, ferro e magnésio. Fibras e carboidratos de digestão lenta são bons para o estômago, e a proteína vegetal contida neste produto é superior ao valor nutricional do trigo. Cereais de cevada são bons para pessoas com problemas digestivos e intestinais em geral.
Além disso, eles são úteis:
- diabéticos (não aumentam o açúcar no sangue);
- pessoas obesas;
- pacientes com doenças endócrinas, com metabolismo prejudicado.
Produtos à base de cevada têm um efeito de limpeza, removem toxinas do corpo. Uma dieta baseada neles é prescrita para pessoas com problemas nos rins, fígado, vesícula biliar e aparelho urinário. Mingau de cevada também ajuda a fortalecer os músculos oculares.
Para mulheres
Este cereal ajudará o belo sexo a manter sua beleza e juventude por um longo tempo. Seu uso torna as unhas mais fortes e os cabelos saudáveis e sedosos. O produto cevada melhora o humor, combate o estresse e a depressão. Além disso, os cereais de cevada e penas ajudam a superar doenças da glândula tireóide, bexiga, que são mais comuns entre as mulheres do que entre os homens.
Para homens
Um produto forte de cevada sexual ajudará a superar os vários vírus, infecções e doenças fúngicas que afetam as pessoas que trabalham ao ar livre. Além disso, o uso constante de cereais à base de cevada impedirá a constipação, melhorará o funcionamento do estômago e eliminará as toxinas formadas após o consumo de álcool.
Para idosos com mais de 50 anos
Devido ao seu alto teor de magnésio, a cevada é útil para pessoas mais velhas. Estabiliza o coração, a hemoglobina e não aumenta o açúcar no sangue. Além disso, as substâncias nele contidas têm um efeito benéfico na circulação sanguínea.
Para crianças
Mingau de cevada e cevada são amplamente utilizados em alimentos para bebês.
Médicos e nutricionistas os aconselham a usar:
- Crianças com alergias. Remove toxinas do corpo.
- Com diabetes. Não aumenta os níveis de açúcar, ajuda a parar os problemas associados ao estômago.
- Com aumento do peso corporal. Bem absorvido pelo organismo, não causa obesidade.
- Com anemia. O alto teor de ferro e vitaminas do complexo B ajuda na formação do sangue.
- Após lesões. O cálcio e o fósforo aceleram a recuperação e fortalecem o tecido ósseo.
Ao perder peso
Grumos de cevada são um dos principais alimentos para quem faz dieta. Contém fósforo que melhora o metabolismo. Além disso, os cereais à base desse cereal têm a capacidade de saturar rapidamente o corpo, ajudando uma pessoa a evitar excessos na mesa.
Danos e contra-indicações
- Este produto tem poucas contra-indicações, mas não deve ser usado por pessoas com:
- Uma alergia. Devido ao conteúdo de glúten.
- Doença celíaca. Intolerância individual a todos os produtos de cevada.
- Inflamação do estômago ou intestinos. Fibra alta.
Além disso, não é recomendado para crianças com sistema enzimático imaturo, flatulência e cólica.
Uso médico
Os medicamentos à base de cevada eram conhecidos na antiguidade. Atualmente, este produto é utilizado tanto na medicina clássica quanto na medicina popular. É utilizado na preparação de várias decocções, como componente de medicamentos, e é adicionado a agentes que melhoram a imunidade.
Propriedades curativas
Um produto como a água de cevada é especialmente popular na medicina moderna.
Esta é uma decocção de grãos e é usada para:
- pressão arterial baixa;
- sede aguda;
- tuberculose;
- tumores de mama;
- tosse seca;
- dor de cabeça
Também é recomendado para pessoas com um corpo enfraquecido após a cirurgia. A hordecina, usada para criar um antibiótico, é isolada da cevada.
Receitas de cevada
Na medicina tradicional, este produto é usado como restaurador e curativo. Ele gosta especialmente de nutricionistas que usam receitas à base de grama de cevada, que chegaram aos nossos dias das profundezas dos séculos. Além disso, pomadas e decocções desta planta ajudam contra erupções cutâneas e furúnculos.
Vídeo: os benefícios da bebida de cevada
Decocção de cevada
Há uma série de receitas baseadas neste cereal, que são usadas em uma variedade de doenças.
- Para tosse severa ou bronquite. 2 colheres de sopa. eu misture os grãos de cevada com 1 colher de sopa. passas. Ferva 1,5 l de água, coloque a mistura em um líquido fervente. Cozinhe até evaporar metade do volume de água. Legal, adicione uma colher de mel.
- Tosse seca. Frite uma colher de sopa de cevada, aveia e centeio em uma panela. Legal, adicione 2 horas de amêndoas e chicória. Tome - meia colher de chá da mistura diluída com um copo de água fervente ou leite quente.
- Após cirurgia abdominal. Moer grãos de cevada, 2-3 colheres de sopa. despeje 0,5 l de água na matéria-prima, deixe ferver, desligue o fogo e mantenha-o sob a tampa por cerca de 4 horas. Tome 1 colher de sopa. 3 vezes ao dia
- Para constipação. 4 peras e 150 g de grãos de cevada despejam 1,5 litros de água e cozinhe por 20 a 30 minutos. Tome 250 g antes das refeições.
- Como fortalecer. Despeje 150 g de grãos integrais com um litro de água e insista por uma hora. Coloque no fogo e deixe ferver por 20-30 minutos. Tome 2-3 vezes ao dia para 0,3 litros.
- Para crianças com doenças gástricas. Moer 1 colher de sopa. grãos, despeje 0,25 litros de água e cozinhe até obter uma substância fervida (1–1,5 horas). Ao tomar, misture o caldo com o leite integral na proporção de 3: 1.
Infusão articular
A infusão deste cereal é popular no tratamento de entorses, dores nas articulações e tecido muscular. Para preparar a infusão, moa 200 g de grãos integrais e despeje-os com 0,2 l de água morna. É necessário manter a mistura por cerca de um dia. Em seguida, é aplicado a áreas problemáticas do corpo por 20 a 30 minutos, uma vez por dia.
Você sabe Grumos de cevada são considerados mais úteis que cevada, embora sejam produzidos a partir do mesmo cereal. O fato é que, durante a produção do primeiro grão, eles não são polidos, o que permite preservar valiosas propriedades naturais.
Chá de cevada
O chá desta planta ajuda a melhorar a digestão e tem um efeito calmante no sistema nervoso. Para fazer uma bebida, é necessário fritar 200-300 g de grãos integrais antes que eles adquiram um tom dourado. Em seguida, o produto é colocado em gaze e fervido em água por 10 a 12 minutos. Deve ser consumido após o caldo permanecer por 1-2 horas, de preferência com mel.
Uso de cozinha
Talvez, este cereal tenha encontrado a aplicação mais ampla na culinária; são produzidos a partir dele cereais de cevada, cevada e cevada. É a base de muitos pratos, especialmente no Oriente.
O produto cevada é usado na preparação de:
- kvass;
- cerveja
- vinagre
- geléia;
- sopas;
- café
- acompanhamentos e saladas.
Os nutricionistas são especialmente aconselhados a usá-lo, uma vez que este cereal tem muitas propriedades que afetam positivamente o trato digestivo.
Vídeo: como cozinhar mingau de cevada
Cosmetologia
Os esteticistas usam cevada por causa de seu forte efeito hidratante. O creme que contém este produto não evapora por muito tempo, nutrindo-o com a umidade.
Além disso, cremes à base de cereais são usados para:
- recuperação da epiderme;
- acelerar a renovação da pele;
- cicatrização de feridas e eliminação de processos inflamatórios.
Devido ao silício e à lisina contidos na cevada, a pele produz colágeno, tornando-se mais elástica e saudável.
Máscara de farinha de cevada para a pele
Se você aplicar uma máscara de farinha de cevada várias vezes por semana, poderá obter um efeito rejuvenescedor, limpar os poros e adicionar elasticidade à pele. Para criar uma máscara em casa, você precisa tomar 30 g de grãos, que são combinados com 1 colher de chá de mel e 10 mg de azeite.
A mistura resultante é vertida com 0,2 1 de água e agitada até homogeneidade. Pode ser utilizado após a infusão da substância por 20-30 minutos.
Regras para a seleção e armazenamento de grumos de cevada
Para escolher um cereal de qualidade, você deve seguir várias regras simples.
- Os grãos de cevada não devem estar escuros ou coagulados. Você também deve evitar comprar grãos não integrais, divididos em várias partes.
- O tempo decorrido desde o dia em que o cereal foi embalado não deve exceder vários meses - isso afeta o sabor.
- Se a embalagem não indicar a data de produção, o período durante o qual o produto deve ser armazenado ou sua composição - não deve comprar cereais deste fabricante.
- Uma "célula" ponderada pode produzir um aroma desagradável de "camundongo"; portanto, é melhor não comprar esse produto.
Independentemente da condição em que o cereal foi comprado, ele deve ser armazenado adequadamente.
Nesse caso, deve-se aderir a várias regras:
- O produto deve ser mantido em local escuro e seco, sem odores pungentes.
- É melhor guardar os cereais em recipientes de cerâmica ou vidro, e não em sacos plásticos.
- O prazo de validade não deve exceder 1,5 anos.
- Durante o armazenamento, o produto deve ser protegido contra insetos e outras pragas, fechando o recipiente firmemente com uma tampa.
Importante! Ao comprar cereais a granel, você deve monitorar cuidadosamente sua condição; os materiais úmidos devem ser descartados.
A cevada e os cereais deste cereal são utilizados há muito tempo pela humanidade em medicina, cosmetologia e culinária. Apesar de várias contra-indicações, o produto da cevada tem um grande número de vantagens, pelas quais médicos, nutricionistas e consumidores comuns o valorizam.