Devido à redução no número de animais, o fertilizante orgânico, húmus, praticamente não é introduzido nos solos ucranianos.
Se em 1990 a biomassa fermentada, formada como resultado da produção de biogás, pode ser usada com sucesso como fertilizantes orgânicos, disse Georgy Geletukha, presidente do conselho da GS "Associação de Bioenergia da Ucrânia".
“Os solos ucranianos estão praticamente livres de fertilizantes orgânicos. Enquanto isso, a biomassa fermentada pode ser usada como biofertilizante. A digestão anaeróbica é uma das formas mais racionais de processar orgânicos em fertilizantes orgânicos ”, afirmou o especialista.
O biometano é o futuro do biogás. A produção de biometano nos países europeus está em constante crescimento. A Ucrânia possui altos recursos de produção de biometano - 7,8 bilhões de m³ de biometano - esse volume pode substituir 25% do consumo de gás natural. O custo de produção é de 340-570 euros / 1 mil m3.
O biometano pode competir com diesel, gasolina, mas não com gás natural na rede, com biogás liquefeito na rede. "Precisamos introduzir uma tarifa verde para o biometano juntamente com o biogás - este será um impulso suficiente para a construção de usinas de biometano", disse Georgy Geletukha.