O abeto da Noruega Medusa (Picea abies Medusa) em um caule é uma planta ornamental maravilhosa. Sua aparência original não deixará indiferentes jardineiros experientes e pessoas distantes da botânica. De fato, não é necessário ser um especialista para apreciar essas coníferas incomuns - apesar de seu pequeno crescimento, elas são as primeiras a atrair atenção para si mesmas em um pequeno jardim.
Descrição da árvore botânica
Uma árvore conífera em miniatura, que no décimo primeiro ano de vida mal atinge uma altura de 30 a 32 cm e 40 a 43 cm de diâmetro. Embora a altura do abeto, quando cultivada em um caule, seja mais dependente do local da vacinação e possa atingir 1 metro ou mais. O crescimento anual não excede 2 a 4 cm.A coroa da planta tem uma forma achatada e semelhante a um travesseiro. Externamente, é muito semelhante à variedade Pusch, mas difere da última em ramos de maior rigidez e menor comprimento.
As agulhas crescem até 1 cm, a tradicional cor verde, o que não se pode dizer dos cones: eles aparecem na primavera, a princípio têm uma cor púrpura e somente depois de um tempo tornam-se acastanhados com um tom púrpura. A resistência do inverno, como para uma planta tão pequena, é muito decente: o abeto pode suportar geadas de até -35 ° C. Uma árvore vive de 50 a 60 anos.
Você sabe Um dos ancestrais da Medusa, assim como o Push e algumas outras variedades, é o abeto Acrocon, que foi criado na Finlândia em 1890. Essas terras pertenciam ao Império Russo, então, então pode-se argumentar que a Medusa tem raízes russas.
Aterragem
Picea abies Medusa adora lugares bem iluminados pelo sol, solo fresco com umidade moderada e boa condutividade da água. O tipo de solo mais aceitável é o barro arenoso, com um pH de 5,0-6,0. Com base nesses critérios, você deve selecionar um local para o plantio.
O momento mais adequado para o plantio é o início da primavera ou a segunda metade do outono. O local da planta deve ser selecionado com antecedência, além dos critérios especificados, é desejável que as águas subterrâneas não cheguem perto da superfície. Nesse caso, as raízes rasas da planta podem sofrer.
2-3 semanas antes da data de pouso planejada, você deve executar os seguintes procedimentos:
- Cavar cavidades de 60 a 70 cm de profundidade e da mesma largura. A distância entre plantas adjacentes deve ser de pelo menos dois metros.
- Cubra o fundo de cada poço com uma camada de drenagem (20 cm). Você pode pegar telhas lascadas ou tijolos, pedras, areia do rio. Uma mistura das substâncias listadas acima, em proporções arbitrárias, provou ser muito boa.
- Prepare um substrato de argila, areia, húmus e turfa (2: 1: 3: 1), misture bem. Despeje uma camada de serragem apodrecida sobre a drenagem, coloque a mistura de solo preparada por cima, de modo que o colo da raiz das mudas colocadas no aterro fique a 1-2 cm acima do solo.
- Poço com drenagem e aterro, derramado com água fervente com permanganato de potássio (1 colher de chá. Em um balde de água em um buraco).
As mudas são melhor compradas em um viveiro especializado nessas plantas. Esses estabelecimentos geralmente valorizam sua reputação e vendem material de plantio de alta qualidade. As mudas são compradas entre os 3 e os 4 anos de idade, geralmente em fazendas especiais que vendem exatamente essas árvores em stambams, com 50 a 70 cm de altura, em vasos. As agulhas da planta devem ter uma aparência brilhante, sem vestígios de secura.
Importante! O abeto Medusa no caule reage muito ao ar seco, ao solo e à ecologia precária, de modo que raramente pode ser visto na cidade.
O procedimento de pouso é realizado na seguinte ordem:
- Mergulhe o sistema radicular das mudas por 10 a 15 minutos em uma solução de "heteroauxina".
- Coloque a planta no aterro construído para que o colo da raiz fique logo acima do solo.
- Encha o buraco com o substrato preparado, pressionando-o levemente. Dentro de um raio de 50 a 60 cm do tronco, faça uma muralha de terra de 10 a 15 cm de altura em círculo, que será um círculo próximo ao tronco para irrigação.
- Despeje a planta com dois baldes de água morna, em um dos quais dissolva 8 colheres de sopa. "Nitroammofoski" e 2 horas de fundos "Kornevin".
- Cobrir o círculo com turfa misturada com serragem de coníferas em partes iguais. Em cima da cobertura, despeje uma fina camada de casca de pinheiro.
Cuidado Spruce
Os procedimentos para cuidar da Medusa são bastante simples e não exigem jardineiro altamente qualificado ou uma vasta experiência neste setor. Deve-se dizer que essa espécie geralmente tem necessidades bastante moderadas e é despretensiosa. O principal é seguir as recomendações descritas abaixo e fazer tudo dentro do prazo.
Estampagem
A inoculação da coroa de uma planta (descendente) no tronco de outra (estoque) é denominada estampagem. As culturas devem ser do mesmo gênero ou espécie, compatíveis. E o descendente geneticamente deve ser mais forte que o estoque. Para qualquer árvore de Natal, incluindo árvores anãs, o melhor material é o tronco do comum Spruce.
Existem várias maneiras diferentes de se vacinar:
- câmbio (tecido educacional das raízes e caules) ou núcleo para câmbio;
- decote lateral;
- no rim superior.
Falaremos mais sobre a vacinação da última maneira:
- Primeiro de tudo, você deve comprar um abeto comum - cujo tronco servirá como cogumelo. O procedimento não difere do cultivo usual de coníferas até uma certa altura.
- Quando o material atinge o crescimento de que você precisa (50–70 cm e acima), um caule da Medusa com 3-4 brotos fortes e vivos é enxertado nele. É melhor ser vacinado em abril.
- Como descendente, você deve tirar uma foto de um a dois anos, cuja espessura é ligeiramente menor que o diâmetro do material. Na alça selecionada, é necessário deixar apenas as agulhas superiores, localizadas no final do ramo. Remova as agulhas restantes com uma faca para reduzir a perda de umidade (caso contrário, pode secar antes de ser retirada).
- Acima do broto superior do porta-enxerto, é necessário fazer um corte em forma de cunha. E afie o calcanhar do galho cortado como um lápis.
- Insira a haste com uma ponta pontiaguda uniformemente e suavemente na seção do caule (também previamente tratada com um estimulador de crescimento), combinando o câmbio pelo menos de um lado. Toda a operação deve ser realizada o mais rápido possível. A junção deve ser tratada com variedades de jardim e envolvida com papel alumínio.
Se todo o procedimento for realizado corretamente, após cerca de 4-5 semanas, o enxerto deve se enraizar e os rins começam a inchar. Brotos jovens irão então crescer a partir deles. Ao que parece, os novos rebentos precisarão ser beliscados e, depois de algumas temporadas, o abeto no tronco terá uma aparência completamente decorativa. Isso não quer dizer que o processo de estampagem seja extremamente complexo; requer paciência e precisão.
Importante! Ao colher a semente e processar o porta-enxerto, use apenas uma faca de jardim afiada. Tesouras de podar ou tesouras não podem ser usadas, pois danificam o tecido da planta, o que pode afetar adversamente o resultado bem-sucedido da operação.
Rega e alimentação
Uma árvore precisa de rega regular e bastante abundante, mas o solo não pode ser inundado. Inclusive devido à localização da superfície do sistema radicular, que mantém a árvore pior em solo amolecido pela água. Além disso, a retenção de umidade na zona radicular pode provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas.
A taxa de irrigação durante o período com a quantidade usual de chuva natural é de cerca de 1 balde em 7 a 10 dias. Durante a seca, a frequência da irrigação aumenta 2-3 vezes. A planta responde bem à aplicação de fertilizantes.
Durante a temporada (da primavera ao final do outono), a Medusa geralmente é alimentada 3 vezes, de acordo com este esquema:
- início da primavera (a cada dois anos) - estrume de vaca apodrecido, excremento de pombo ou frango (0,5 l / 1 balde de água, por abeto);
- Maio a junho - curativos universais para coníferas, por exemplo, Kemira Universal (3 colheres de sopa. L / 1 m²) ou muito pouco fertilizante nítrico do grupo nitrato (1 colher de sopa de nitrato de potássio, magnésio ou cálcio por 1 m² de uso único).
- Julho - setembro - magnésio, potássio e fósforo (de acordo com as instruções da ferramenta);
- o último curativo superior (preparação para o inverno) é o superfosfato (2 colheres de sopa. l / árvore).
Se o abeto foi adequadamente alimentado durante o plantio, na próxima vez que os fertilizantes forem aplicados após um ano.
Importante! Fertilizantes de nitrogênio, em quantidades decíduas, coníferas, não são necessários - porque as agulhas não caem e a árvore não precisa ganhar massa verde. Depois de junho, não é recomendável apresentá-los, pois brotos em crescimento abundante podem não ter tempo para ficar mais forte antes do início da geada, o que levará à sua morte.
Afrouxamento e cobertura do solo
Para afrouxar a Medusa é necessário após cada rega. O procedimento é necessário para a respiração normal das raízes. Deve ser feito com muito cuidado, a fim de evitar danos às raízes. Ao afrouxar, não perturbe a camada do solo a uma profundidade superior a 6 a 8 cm, devendo a planta ser plantada regularmente. Em primeiro lugar, a cobertura morta não permite a secagem do solo e, em segundo lugar, impede o crescimento de ervas daninhas. Além disso, é um excelente meio de aquecer plantas para o inverno.
Para este procedimento, é melhor usar uma mistura de turfa e serradura de pinheiro; no entanto, se esses componentes não estiverem disponíveis, agulhas secas também serão adequadas. Particularmente responsável deve ser a cobertura morta antes do inverno das plantas jovens. Para fazer isso, coloque um travesseiro fresco e cubra-o com lapnik de pinho por cima.
No futuro, quando a árvore se enraizar em um novo local e crescer, será suficiente para cobrir apenas o círculo do tronco durante o inverno. Embora nas regiões sul você possa ficar sem ela, ainda é melhor plantar a área ao redor da árvore, pois além do aquecimento, essa medida contribui para o crescimento normal da árvore e tem um efeito benéfico na condição do solo.
Poda
A Spruce Medusa é uma planta exclusivamente decorativa, precisa não apenas de restos sanitários, mas também de formar. Há um ponto de vista de que os procedimentos para moldar essa variedade são necessários ao mínimo. O raciocínio para esta posição é o seguinte: a planta já é exótica, tem uma bela aparência original e só ocasionalmente precisa remover galhos extras que são arrancados da coroa.
Você sabe Nos incêndios, os cones das árvores explodem, resultando na dispersão das sementes entre 35 e 40 m. No entanto, esse método de plantar filhos tem uma desvantagem significativa - junto com os cones em brasa, o fogo se espalha pela floresta.
Talvez essa posição não tenha sentido; em qualquer caso, a guarnição de formação deve ser realizada na primavera, antes que os botões se abram. A primeira vez que esse procedimento é realizado logo após o desembarque em um novo local. Quanto à poda sanitária, em qualquer caso, é realizada no início da primavera, removendo todos os galhos secos e congelados. Os locais dos cortes são cobertos com verniz de jardim ou tratados com líquido de Bordeaux.
Possíveis doenças e pragas
A imunidade ao abeto é bem desenvolvida, a planta é bastante resistente a doenças e pragas. Quanto à maioria das culturas de coníferas, talvez apenas as doenças fúngicas possam ser um perigo para a Medusa. Eles surgem e se desenvolvem com maior frequência devido à violação dos padrões sanitários, plantações densas, rega excessiva.
Os sinais de que algo está errado com sua árvore são os seguintes:
- os topos dos brotos são revestidos com revestimento branco, cinza ou marrom;
- a aparência do mofo nas agulhas;
- as agulhas ficaram marrons e começaram a secar.
Se você encontrar um ou vários desses sintomas em uma planta, é hora de agir:
- Corte brotos secos e doentes, destrua-os para longe do jardim.
- Os locais dos cortes devem ser cobertos com var. Os abetos vermelhos doentes e todas as plantas próximas, assim como o solo próximo, devem ser tratados com preparações fungicidas como líquido de Bordeaux, "Abiga-Peak", "HOM" etc.
Pragas coníferas com pouca frequência. No entanto, se isso acontecer, trate a Medusa com inseticidas (Karbofos, Aktellik, Clorofos), conforme indicado nas instruções. O processamento é realizado principalmente próximo ao meio do verão, duas vezes, com uma diferença de 15 a 20 dias.
Você sabe No terreno, 21 plantas são registradas oficialmente e nasceram antes de 500 dC. Destas árvores, 20 pertencem à família das coníferas e apenas uma decídua — Ficus sagrado.
O uso da madeira no paisagismo
A Spruce da Noruega Medusa - uma planta que oferece opções quase ilimitadas para uso em projetos paisagísticos. Mais precisamente, a área de seu uso pode ser limitada apenas pela sua imaginação.
Aqui estão apenas algumas das opções para elementos e composições em que uma árvore pode estar envolvida:
- colina alpina;
- pequeno jardim japonês;
- fábrica de contêineres, que pode ser reorganizada de tempos em tempos, para variar, e trazida para a casa durante o inverno;
- urze jardim;
- muro de contenção;
- como primeiro plano de composições profundas;
- em um plantio circular emoldurando uma planta mais alta de coníferas (cipreste, abeto, thuja).
Parece ótimo entre seixos de cor cinza uniforme. Assim, você pode decorar o espaço entre os vasos com plantas instaladas no jardim ou criar elementos decorativos a partir desse material ao redor dos pinheiros que crescem no chão.
Apesar de sua decoratividade, a Medusa é bastante despretensiosa nos cuidados. Suas vantagens também devem incluir uma aparência original e muito bonita, tamanho compacto e as mais amplas possibilidades de uso em paisagismo decorativo. O único ponto negativo menos significativo da variedade são as mudas de qualidade e preço do viveiro, que custam 4 mil rublos cada.