As geadas observadas durante a noite na semana passada danificaram as flores de damascos e cerejas, o que não dá esperança para a colheita generosa deste ano, Tatyana Adamenko, chefe do departamento de agrometeorologia do Ukrhydromettsentr, compartilhou as informações.
Geadas foram observadas em todo o país, e não apenas nas regiões sul da Ucrânia. No resto do país, a geada foi registrada no chão a uma altura de 2 cm, diz Tatyana Adamenko.
Segundo o especialista, essas geadas não afetarão absolutamente as mudas das primeiras culturas da primavera. Mas as primeiras colheitas semeadas em março podem sofrer. Estes incluem batatas. Como relatado anteriormente, seus rebentos foram congelados na região de Zaporozhye.Até o momento, os especialistas não têm dados sobre os danos causados pela geada nas árvores frutíferas, mas se levarmos em conta a taxa de resfriamento e a resistência à geada das plantas, podemos dizer que há danos locais nas flores e nos ovários das frutas. Isso diz respeito principalmente a cerejas e damascos, que floresceram no início deste ano, disse T. Adamenko.
Adamenko acrescentou que os danos aos ovários e flores levarão a uma redução no rendimento de cerejas e damascos. As demais árvores frutíferas não são danificadas, pois ainda não começaram a florescer.