A planta mecânica experimental de Kakhovka introduziu equipamentos revolucionários para descascar cebolas da casca. Em 4 de abril deste ano, representantes de fazendas da região de Kherson, especializadas no cultivo de cebolas, se apressaram em se familiarizar com ele.
A linha de máquinas para descascar cebolas foi criada pela equipe de engenharia da KEMZ JSC, sob a liderança de Alexander Ulanov, designer-chefe da planta, informou a empresa em seu site.
No espaço pós-soviético, esta é a primeira experiência desse tipo. Anteriormente, carros desse tipo não eram fabricados aqui. Algumas das soluções técnicas da linha não têm análogos na engenharia mundial desses equipamentos.
A principal característica do equipamento dos engenheiros da Kakhov é o próprio método de limpeza da cebola. Um vegetal é retirado sem um abrasivo que risca a pele e a água, o que reduz significativamente o tempo de implementação e não é barato por si só. Um novo equipamento limpa as cebolas com ar comprimido.
Vale ressaltar que, com a limpeza habitual de cebolas com capacidade de até 1 tonelada por hora, é necessário contratar cerca de 100 trabalhadores. Com um salário de 250 UAH por turno, o orçamento mensal de salário é de 750 mil UAH ou US $ 28.000.E são necessárias apenas 7 pessoas para atender à nova linha de limpeza de cebola. Nesse caso, o orçamento salarial mensal será igual a 80.000 UAH (US $ 3.000). Isso significa que o equipamento se pagará nos primeiros 4-5 meses de operação.
Os participantes da apresentação elogiaram a nova linha. Além disso, eles expressaram o desejo de que o equipamento seja incluído no programa de compensação do estado em um futuro próximo.