Como outros vegetais, as pragas ameaçam a pimenta. Considere quais lesmas de danos podem causar e quais opções existem para lidar com elas.
Como eles são e que mal trazem?
Pequenos gastrópodes sem casca com corpo alongado. O comprimento varia de acordo com a espécie. Tenha 2 pares de tentáculos. Superior, mais longo, é responsável pela visão, inferior - pelo olfato e tato. A dieta é diversa, de modo que todas as culturas vegetais no local podem sofrer.
Importante! Lesmas não podem tolerar luz solar direta, calor e seca.
A atividade é mostrada principalmente à noite ou durante o dia com tempo chuvoso; portanto, lesmas não são tão fáceis de perceber. Eles gostam de umidade, umidade e locais sombreados. Escondido sob pedras, folhagem. Após o inverno, a atividade começa quando o ar se aquece para +18 ... + 22 ° C.
Algumas espécies são extremamente prolíficas e podem colocar até 500 ovos por estação. No outono, faça a última embreagem e morra. Os ovos hibernam no solo e, na primavera, pequenas lesmas eclodem deles.
Na natureza, as lesmas desempenham a função de limpadores: comem restos de plantas e folhagens caídas e também são alimento para muitos animais. No entanto, aparecendo entre as plantas cultivadas, eles se tornam "convidados" indesejados. Em espaços abertos não são tão perigosos, e é mais difícil trazer todos os indivíduos para o jardim. Mas na estufa é importante removê-los, caso contrário, você poderá perder a colheita inteira.
Além de comer frutas e folhas, as lesmas ainda causam doenças nas plantas. Eles toleram esporos de fungos, devido aos quais os vegetais podem sofrer de ferrugem tardia, podridão cinzenta e bolor. Mesmo que as frutas não sejam comidas demais pelas pragas, sua qualidade de manutenção diminuirá significativamente. Além disso, as lesmas podem ser portadoras de parasitas: tênias.
Causas e sinais de ocorrência
Razões pelas quais lesmas aparecem em estufas:
- umidade do ar muito alta (mais de 80%) devido à falta de ventilação e rega excessiva;
- plantio espessado;
- mulching com materiais contendo lesmas, por exemplo, grama recém cortada.
Sinais da presença de pragas:
- o aparecimento de traços de prata nas folhas e no solo;
- pequenos buracos aparecem nas frutas e folhas.
Como lidar com lesmas?
Existem muitos métodos de luta. Simples, mas não o mais eficaz - coleta manual de moluscos e despejo em um recipiente com solução salina ou com sabão. Considere métodos mais eficazes e convenientes.
Maneira mecânica
É possível usar armadilhas e barreiras na estufa. Para fazer isso, organize pequenos recipientes cheios de kvass, cerveja (lesmas são atraídas pelo cheiro de fermentação) ou suco, após o qual os indivíduos capturados são selecionados periodicamente. Outra maneira é a farinha de milho. Depois de comer, as lesmas morrem.
Como barreiras entre as fileiras, polvilhe com cascas de ovos, cascas, agulhas, cascas de nozes ou pedrinhas. Tudo isso fere e drena a delicada superfície do molusco. Você também pode arrancar os sulcos e preenchê-los com cal, cinzas e pimenta moída. Os gastrópodes não podem rastejar por esses obstáculos.
O limão queima amêijoas. Mas com o contato inicial, eles produzem muito muco, o que lava o irritante. E com a exposição repetida, eles morrem. O mesmo princípio de ação e alguns produtos químicos. Portanto, se houver uma recomendação para reprocessar isso ou aquilo, siga rigorosamente as instruções.
Também estão à venda fitas de plástico flexíveis com bordas curvas, que as lesmas também não podem superar. E anéis de cobre, em contato com os quais os moluscos recebem uma descarga elétrica.
Entre as fileiras, você pode espalhar os topos e folhas que esses animais amam e, dessa maneira, eles se acumularão nesses lugares. E se você colocar pedaços de madeira compensada e tábuas, as lesmas se esconderão lá. E de manhã você pode coletar imediatamente as pragas acumuladas.
Você sabe Os índios combateram os ataques dos espanhóis com a ajuda de pimenta polvilhada em brasas.
Fitométodos
Nem todas as plantas são comestíveis para lesmas. Alguns eles ignoram. Estes incluem: alho, sálvia, tomilho, alecrim. Portanto, você pode plantar essas plantas entre linhas e ao redor do perímetro. Infusões de mostarda e alho são remédios comprovados e amplamente utilizados.
Produtos químicos
Os produtos químicos são eficazes, embora mais perigosos que os métodos anteriores. Às vezes, é necessário recorrer a esses meios quando as plantas já cresceram fortemente e não há como remover barreiras, e as iscas não funcionam muito bem. Considere como processar pimentas para destruir rapidamente pragas.
Os grânulos de metaldeído são um dos mais populares no controle de lesmas. Eles estão espalhados entre as linhas, o que atrai e afeta destrutivamente as pragas. O produto químico é perigoso para seres humanos e animais, portanto, use-o com cautela. Ajuda com o uso único.
Existem muitas ofertas no mercado, tais produtos também podem incluir sulfato de alumínio, sulfato de cobre, compostos de estanho, chumbo, alvejantes. As drogas mais famosas: Meta, Comedor de Lodo, Ferramol, Trovoada.
Você pode polvilhar superfosfato ou sal de potássio 30 g / m² nas camas. Também existem produtos biológicos que contêm nemátodos que matam lesmas. Nos nossos espaços abertos ainda não são muito populares, mas seguros para o meio ambiente. Os produtos de fosfato de ferro desidratam moluscos. Preparações contendo cobre também são adequadas.
Ao escolher produtos químicos, você deve estudar cuidadosamente seus possíveis efeitos sobre os organismos vivos e o meio ambiente.
Importante! Não é recomendado pulverizar o veneno durante o período de frutificação. Se você ainda precisava fazer isso, lembre-se de lavar bem as frutas.
Métodos populares
É melhor usar métodos populares seguros, por exemplo:
- o alho ou a pimenta são triturados em uma quantidade de 100 ge diluídos em um litro de água. Insista por dia, dilua com mais 4 litros de água e pulverize os arbustos;
- molhar com água quente (+40 ... + 50 ° С) da camada de cobertura morta, na qual podem estar lesmas;
- mostarda em pó 150 g é misturada em 10 litros de água e as plantas são pulverizadas;
- coloque urtiga seca e outras ervas aromáticas secas sob arbustos de pimenta;
- polvilhe o chão com temperos quentes: pimenta moída, mostarda;
- a cafeína é prejudicial para os moluscos, você pode pulverizar os arbustos com uma solução de 2 colheres de chá de café em um copo de água;
- pimentas à noite podem ser cobertas com um filme. Os moluscos se reunirão embaixo dela e durante o dia, sob o sol, morrerão de febre;
- uma mistura de cinzas e pó de tabaco produz polinização das plantas várias vezes ao dia, com um intervalo de 5 dias.
Às vezes, você pode seguir o conselho de que deve encher o solo com sal, mas isso não é recomendado: a salinidade afetará negativamente as plantas. Mas é razoável tratar o porão com uma solução salina (dissolver um copo em 10 litros de água), onde os vegetais serão colocados para armazenamento.
Prevenção
É mais fácil tomar medidas preventivas do que lidar com pragas posteriormente. Deve-se lembrar que as lesmas têm medo de secar e temperaturas acima de + 27 ° C; portanto, as medidas preventivas são reduzidas a criar condições adversas para elas.
Você sabe Na época da popularidade da pimenta, seu valor era tão alto que, em alguns países, comerciantes em alguns países podiam ser enterrados vivos com seus produtos durante o comércio de pimenta falsa.
Para evitar o aparecimento de lesmas na estufa, você precisa:
- evitar o excesso de umidade do solo e do ar, ventilar regularmente a estufa;
- limpar e soltar o solo de ervas daninhas e outros detritos de plantas;
- não engrosse a cama com pimentas;
- tornar as mudas fisicamente menos acessíveis para pragas: plantar em canteiros, usar gorros ou barreiras para arbustos, fazer recortes com enchimentos que impedirão seu progresso;
- inspecionar o solo perto dos arbustos quanto a alvenaria;
- planta ao longo do perímetro e entre fileiras de plantas que repelem pragas;
- verifique as lojas de vegetais, ventile e trate com solução salina.
Apesar da aparente inofensividade e lentidão, as lesmas podem se tornar um verdadeiro desastre na estufa. Felizmente, uma variedade de métodos para combater essas pragas pode lidar com sucesso com o problema. A maioria deles é simples e acessível de implementar.