Beterraba é uma cultura de raiz popular para o cultivo em hortas. É fácil de cuidar, cresce rapidamente. No entanto, mesmo jardineiros experientes às vezes encontram um problema como o amarelecimento das folhas de uma planta. Sobre o que pode causar isso, descreveremos no artigo abaixo.
Por que as folhas da beterraba ficam amarelas e como lidar com isso?
Há muitas razões pelas quais as folhas de beterraba ficam amarelas: invasão de pragas, falta de fertilização, rega inadequada, infecção por doenças, solo ou iluminação inadequados. Todos eles são causados por erros cometidos por uma pessoa ao plantar uma lavoura ou ao cuidar dela. Portanto, o sucesso da solução do problema da folhagem amarela depende da identificação desses erros, sua eliminação e prevenção no futuro.
Importante! O problema de folhas amareladas na beterraba não pode ser ignorado. A qualidade, o peso e o sabor das raízes dependem diretamente das condições da folhagem. É importante iniciar o tratamento com os primeiros sintomas.
Falta de umidade no solo
Esta é a razão mais comum pela qual as folhas de beterraba ficam amarelas. A planta adora umidade, mas com moderação. A norma da água é de cerca de 15 litros por 1 m², 1-2 vezes por semana. Se a rega for feita com menos frequência, é necessário aumentar o volume de uma rega para 60 litros por 1 m². Em dias quentes, você precisa regar com mais frequência. Em tempo chuvoso e frio, a frequência e o volume da irrigação devem ser reduzidos. Regar as beterrabas devem estar na raiz, evitando a água nas folhas e caules, para não provocar queimaduras solares.A melhor hora para regar é a noite. A água não deve estar fria. É aconselhável deixá-la se estabelecer. Para determinar se a cama está molhada o suficiente, você precisa enfiar o dedo no solo em vários lugares. Se repousar em solo úmido, o umedecimento é feito corretamente. Se as camadas superior e seguinte do solo estiverem secas, a rega deve ser aumentada.
Você sabe Além das suculentas raízes, as beterrabas podem ser úteis para os seres humanos. Meios baseados nele ajudam a normalizar o metabolismo, impedir o desenvolvimento da aterosclerose, melhorar a condição com gastrite e doenças hepáticas.
Além do fato de que a rega regular e de alta qualidade evitará o problema das folhas amarelas ou a eliminará, elas melhorarão a produtividade - aumentem em 2-3 vezes. Se muitas vezes não há como regar as beterrabas, então o solo no leito precisa ser mulled. Isso manterá a umidade nas raízes. Como cobertura morta, grama cortada, palha, turfa serve.
Lado ensolarado
Outra razão pela qual a beterraba pode virar folhas amarelas é porque a planta está quente. Esta cultura vegetal é termofílica, portanto, é plantada em canteiros abertos e ensolarados, protegidos dos ventos. Os raios do sol são necessários para que a planta se desenvolva e forme frutos de cores vivas. Mas, em um período seco, a planta pode ficar amarela ao sol. Neste momento, é importante fornecer rega abundante para que a umidade seja suficiente não apenas nas raízes, mas também na folhagem.
Deficiência de nutrientes
Beterraba não é exigente na composição do solo. Mas os melhores rendimentos podem ser alcançados plantando-o em solo previamente pré-fertilizado com minerais e orgânicos. No futuro, ela também precisará de nutrição adicional. Caso contrário, haverá um aumento de copas pequenas, amarelecimento e secagem das folhas e, portanto, a formação de pequenas raízes. O molho de beterraba é realizado 2-3 vezes por estação.
Pela primeira vez (durante o período de formação de 2 folhas), são introduzidas misturas líquidas - verbasco (1: 8), excrementos de pássaros (1:12). Depois, mudam para produtos secos e fertilizantes orgânicos (húmus, cinzas). O segundo curativo com adição de potássio e fósforo é realizado na fase de fechamento dos topos. O terceiro - durante a frutificação. Desta vez, é utilizada uma solução líquida de cinza de madeira (1:10). Os molhos com sal são úteis para beterraba (1 colher de sopa. L / 10 l de água).
Importante! Antes de aplicar fertilizante sob a raiz, as beterrabas precisam ser abundantemente regadas.
A introdução de sódio é produzida no início e no final do verão. O uso de fertilizantes químicos deve ser evitado, pois eles são alimentados com raízes, que são consumidas. O uso de esterco fresco também é inaceitável. Se você perceber que as folhas começam a desbotar, aumentar e depois ficar amarelas, provavelmente o problema está na falta de nitrogênio. É necessário fazer fertilizantes contendo nitrogênio. Mas não é necessário zelo - a planta também não tolerará excesso de nitrogênio.
Alta acidez do solo
O nível de acidez do solo para o cultivo de beterraba é de 5 a 8 pH, ou seja, neutro ou levemente alcalino. Portanto, antes de plantar, deve ser reduzido aplicando cal ou cinza de madeira. Se esse procedimento não for realizado, aumenta o risco de doenças frequentes da lavoura vegetal, acompanhadas de amarelecimento das folhas.
Doença
Se as razões anteriores puderem ser eliminadas com a melhoria da qualidade dos cuidados, se ocorrer uma doença, o jardineiro precisará de mais esforço, porque precisará de tratamentos com medicamentos. Nos estágios iniciais, remédios populares são usados para tratar doenças. Mas muitas vezes acontece que a doença é negligenciada, cobriu grande parte do jardim e está ameaçada pela perda de safra. Nesses casos, recorra a tratamentos químicos.
Ferrugem
A ferrugem nas beterrabas se desenvolve se o tempo quente e úmido durar muito tempo. O agente causador é um fungo da família dos basidiomicetos. Sua distribuição leva ao amarelecimento e à morte das folhas, reduzindo o rendimento e o teor de açúcar dos frutos. O primeiro sintoma é a formação de manchas vermelhas e almofadas no fundo da placa da folha. O tratamento da ferrugem consiste na pulverização com fungicidas:
- “Ábaco” (2 vezes com intervalo de um mês, consumo - 1,5 l / 1 ha);
- "Alto Super 330" (2 vezes com intervalo de um mês, consumo - 0,5 l / 1 ha);
- Amistar Extra 280 (2 vezes, consumo - 0,5-0,75 l / 1 ha).
Importante! Ao usar produtos químicos, é necessário seguir claramente as instruções de uso. As mãos devem ser protegidas com luvas, os olhos com óculos, o nariz e a boca com uma máscara, o corpo com roupas de proteção.
Icterícia
Uma doença viral perigosa caracterizada pelo amarelecimento das folhas nos níveis inferior e médio. O vírus patógeno é transmitido com sementes, é transmitido por pulgões, se espalha mecanicamente. Vive de ervas daninhas. Como outras doenças virais, a icterícia não pode ser tratada. Você pode combatê-lo apenas com medidas preventivas.
Podridão marrom
A doença fúngica se espalha pelo solo. Afetando a colheita de raízes, o fungo leva à destruição de toda a planta. Peças podres são pintadas em um tom marrom. A doença se desenvolve em caso de falha na rotação de culturas, ao plantar uma planta em uma área pantanosa, com rega excessiva e estagnação de umidade.
A doença leva a uma diminuição da produtividade em 20-30%. Com o desenvolvimento da podridão parda, é necessário o processamento de PCB (pentacloronitrobenzeno) e Olgin. Antes do plantio, as sementes devem ser desinfetadas com Tachigaren e o solo com Nematocida.
Você sabe Beterraba começou a ser cultivada no II milênio aC. e Foi utilizado para fins medicinais e nutricionais.
Míldio fofo
Esta doença geralmente infecta plantas jovens. No estágio inicial da infecção, ocorre o amarelecimento e ondulação das folhas e, em seguida, o revestimento com um revestimento branco-acinzentado. O fungo é um patógeno transmitido através do solo, sementes e culturas de raízes uterinas. Condições favoráveis para a sua reprodução - clima frio contra um fundo de alta umidade.As plantas afetadas são destruídas. A beterraba saudável é processada com o Amistar Extra 280, Acrobat MC. Para evitar o desenvolvimento da doença, é necessário gravar a semente com a ajuda do medicamento "Avental XL 350".
Cercosporose
A doença se manifesta pelo aparecimento de manchas marrons com uma borda vermelha e um revestimento cinza nas folhas, que posteriormente ficam amarelas e secam. Distribuído durante a estação de crescimento em clima quente e úmido. Quando os primeiros sinais aparecem, eles são tratados com líquido de Bordeaux, cloreto de cobre, Tsinebom, Kaptan. A pulverização é interrompida o mais tardar 20 dias antes da coleta das raízes.
Perna preta
A doença começa com o escurecimento e a cárie da raiz do pescoço. Em seguida, ocorre o amarelecimento e a secagem dos órgãos do solo, na maioria das vezes nas folhas localizadas na camada inferior. A doença se desenvolve devido ao solo preparado inadequadamente, ajuste apertado, umidade excessiva, picos de temperatura. O tratamento da perna negra é realizado com as preparações “Enxofre coloidal”, “Fitosporina”, “Bactofit”, “Fundazol”. De remédios populares aplicam tratamento com cinzas de madeira, solução de refrigerante, casca de ovo.
Pragas
As folhas podem ficar amarelas devido à exposição a insetos nocivos na planta. Sua distribuição também ocorre com mais freqüência devido a práticas agrícolas inadequadas.
Pulgão de beterraba
Um pequeno inseto preto que se alimenta de sucos de beterraba, como resultado das quais as folhas ficam amarelas e secas na planta. Na ausência de medidas de controle, toda a planta é esgotada e morre. Além disso, o parasita pode infectar a cultura com doenças virais.Eles lutam com os pulgões por métodos populares, pesticidas biológicos ("Biostop"), compostos organofosforados ("Glifosato", "Clorofos" e outros).
Pulga de beterraba
Alimenta-se de folhas de beterraba. Você pode descobrir que uma pulga se instalou em uma colheita de vegetais observando as pontas amareladas das folhas e os pequenos orifícios na placa da folha. A atividade maliciosa ativa do parasita começa em julho. É difícil lidar com isso, é mais fácil evitar a ocorrência. Para fazer isso, use spray preventivo com infusões de cebola, alho, batata, celandine e também ervas daninhas regularmente. Com uma forte disseminação, são usados os inseticidas Imdor, Kinfos e Tarzan.
Escudo de beterraba
O besouro se instala em um cisne e, na ausência de comida, passa para beterraba. Alimenta-se de folhagem. Come toda a chapa, deixando apenas riscos. Ocorre de abril a maio. A luta consiste em eliminar ervas daninhas com a destruição de ervas daninhas e o tratamento com inseticidas ou uma solução de 6 a 7% de cloreto de bário.
Mosca de beterraba
As larvas causam danos à planta. Eles "minam" as folhas nas quais se formam manchas amarelas e inchadas. Com uma lesão grave, as folhas ficam completamente amarelas e subsequentemente secam. Destrua as larvas com inseticidas, solução de 4-5% de cloreto de bário e mecanicamente.
Prevenção
Para não procurar uma causa posteriormente e não perder tempo, esforço e dinheiro no tratamento de uma planta, é necessário executar medidas preventivas:
- Planta na composição recomendada do solo.
- Realize a colheita no outono de detritos de plantas.
- Realizar outono escavação profunda do solo.
- Siga as regras de rotação de culturas e não plante beterraba em um só lugar por 2 anos, bem como depois de espinafre, acelga, alho, repolho e próximo ao milho.
- Faça fertilizantes oportunos antes de semear beterraba e durante a estação de crescimento.
- Para processar o material de plantio antes da semeadura.
- Grave a terra no terreno antes de semear.
- Plante a planta em um local bem iluminado.
- Umedeça moderadamente com água aquecida pelo sol.
- Dilua o plantio a tempo.
- Ervas daninhas regularmente.
- Para repelir pragas, plante culturas com cheiro forte nas imediações.
- Realizar pulverização preventiva contra doenças e parasitas de insetos.
- Atrair insetos nocivos para o jardim de inimigos naturais.
Assim, o amarelecimento das folhas na beterraba pode provocar muitos fatores. Para corrigir o problema, você precisa encontrar a causa. É importante seguir as recomendações para composição do solo, seleção de locais, plantio e tecnologia agrícola. Se tudo for feito corretamente, as folhas não ficarão amarelas.