Como parte da feira etnográfica “Southern Bazaar”, realizada recentemente na região de Astrakhan, os principais especialistas da faculdade tecnológica local compartilharam com os convidados do festival pratos extraordinariamente saborosos feitos de acordo com receitas antigas.
Em particular, entre as iguarias trazidas à atenção do público estava um nardik - o chamado “mel” feito com suco de melancia e polpa. De acordo com uma tecnologia de longa data, o interior da melancia foi fervido em um estado espesso e macio, de modo que a massa adquiriu uma apetitosa cor de café dourado.
Note-se que esta sobremesa era extremamente popular entre os russos de meia-idade há vários séculos. Os camponeses de Astracã preparavam ativamente o nardik a partir de melancias recém-colhidas em um melão.
No entanto, este doce incomum não obteve grande popularidade. Em particular, porque o “mel” da melancia, com base em receitas autênticas, deve ser cozido por quatro dias, evaporando todo o líquido da polpa.
Vale ressaltar que, no processo de realização da feira do Bazar do Sul, os tecnólogos da escola técnica local agradaram aos convidados do evento com iguarias como melancia fresca, geléia de melancia com limão e açúcar e muitas outras obras-primas da culinária.
Não será supérfluo acrescentar que os funcionários da faculdade elaborarão todas essas receitas na sala de aula com os alunos, e os produtos acabados dos chefs iniciantes serão vendidos no refeitório da instituição educacional.