Os alunos mais esforçados e promissores de uma das escolas politécnicas da Suíça começaram a trabalhar em um projeto único.
Estamos falando de jovens cientistas da cidade de Lausanne, que pretendem obter fertilizantes efetivos para agricultores de águas residuais por tentativa e erro.
O desenvolvimento experimental é realizado no território da estação de tratamento, localizada nas proximidades da cidade de Yverdon-les-Bains. Os alunos expõem a água do esgoto à destilação osmótica.
Sabe-se que, neste caso, dois tanques com capacidade para 25 litros cada são usados de uma só vez. Usando tanques, bem como cilindros de metal equipados com uma membrana de separação e bombas, os projetistas conduzem a água por várias etapas, após as quais a membrana libera nitrogênio obtido durante o processo de destilação.
É relatado que a concentração desse gás em fertilizantes excede quarenta gramas por litro. Tais indicadores classificam automaticamente o fertilizante como de alta qualidade.
Os experimentadores prevêem um grande futuro para sua invenção. No entanto, eles ainda não estão distribuídos em relação aos volumes estimados de produção e à data de início da venda do produto exclusivo.